Focaste um ponto interessante que "não gostei" nele: parece que, como conviveu de tão perto com os cães que só isso é que o torna um bom líder, às vezes parece que é um dom dele e que mais ninguém o pode igualar... isso derrota qualquer um, na minha opinião Qualquer pessoa, quer tenha vivido com cães a vida toda quer só tnha visto um cão aos 40 pode ser um bom lider após aprender as técnicas e as dicas (ok, nem todos têm perfil de líder, mas perceberam o que quiz dizer )
Eu não interpretei assim.
O que eu percebi ele não é licenciado, em comportamento animal, ele refere que descobriu essa capacidade inata e o que possívelmente contribuiu para ter essa capacidade, e o que faz é explicar como é que as pessoas, com problemas de liderança, podem ultrapassar essa situação. A maior parte das pessoas, não conseguem comunicar com os seus animais, estão em níveis diferentes de diálogo, o que faz um discurso surdo e cansativo sem sucesso.
O que ele faz é explicar aos outros o que ele faz e como o faz. É fazer do outro mais consciente da comunicação que estabelecem com o cão. Antes das palavras que usam para comunicar, há toda uma linguagem corporal, estado de espírito, etc, que faz parte do diálogo com o cão. E que este tem também uma linguagem e tem de ser entendida pelo dono.
A Jan Fennel, é excelente
também, mas com outra um estudo diferente, eu acho muito curioso no Cesar Millan, precisamente ele não ter estudado como outros, especialistas em comportamento animal, mas ele faz o que eles fazem.
O que eu penso é que se complementam, aliás quanto mais se aprofunda um tema é necessário "beber", de várias fontes.
O César Millan, tem agora o seu momento de fama, tal como outros já tiveram.
Mas penso que ele seja mais atrito a uma certa hostilidade, por parte dos "colegas" letrados na matéria, porque ele não é propriamente credenciado pela mesma, escola. Estou admirada que ainda não tenha sido processado estratégicamente por nenhum "cliente". A fama dele é grande, não faltará pessoas a querer ter uns minutos de fama, a falar mal dele e a criticar os seus métodos.
Eu sei que conheço várias pessoas que melhoraram a comunicação delas depois de lerem e verem material do Cesár Millan. E imagino que haja imensas na mesma situação que beneficiaram com as leituras da Jan fennel.
Ambos são bons, tudo depende de quem vê. Qual dos dois usa a comunicação mais acessível? Eu acho que depende de quem vê.