Ferroboy Escreveu:mja1964 Escreveu:Sim, a partir de amanhã já vai comigo para todo o lado que o possa levar, hoje notei que ele tem um pouco de receio dos barulhos da rua mas não insisti muito com ele, vai devagarinho.
Ñ vale a pena chatear-se com esses comentarios.. (...)
Que comentário?
Eu aconselho-a a ler sobre a socialização primária e secundária a respeito do desenvolvimento do cachorro desde que ele nasce, veja como cortou abruptamente, essa fase tão importante.
Na idade das 6/7 semanas, é a fase que o cão vai iniciar a aproximação à família humana, com a supervisão da progenitora, sem a vigilância dela pode ser desastrosa essa socialização e irá reflectir-se mais tarde. É uma fase de grandes mudanças, há um descréscimo dos cuidados da progenitora no que diz respeito à amamentação e o cachorro começa a comer sozinho e a progenitora vai ensinar-lhe limites e a ser um cão.
A socialização do cão é muito importante neste período, quando o cão recebe imensas lições que permitem no futuro a integração completa num novo ambiente. É importante para ele perceber novos conhecimentos que ir permitir que o cão tenha um comportamento normal, quando ele se deparar com situações mais diversas possíveis. Ele irá com mais facilidade saber distinguir o que são sinais bons e maus e terá a resposta adequada a cada um deles.
É por isso que lhe digo que é uma tremenda estupidez tirar um cão da sua progenitora. Um criador decente, não faz isso.
Pelas 8 semanas, se o dono souber socializar convenientemente o cão, acho que é muito razoável, caso não consiga garantir uma boa socialização, as 12 semanas é o conveniente, para uma "adopção" segura.
p.s.
Não posso dizer o mesmo à pessoa que foi buscar um cachorro abandonado, mesmo que estivesse com a progenitora, estava a correr vários riscos; é uma situação completamente diferente da sua.
Mas mesmo essa pessoa terá de ler artigos e informar-se com especialistas se fosse possível, a respeito de como socializar correctamente o cão, a fim de minimizar a lacuna que houve.
Nem todos temos o
know how que é preciso, para muitas situações, temos de procurar como... Não custa nada perguntar e procurar as respostas às nossas dúvidas, só assim irá aprender e vai evoluir e terá um cão saudável a todos os níveis.