Proibidos cães potencialmente perigosos nos bairros sociais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 30, 2007 6:57 pm

PauloC Escreveu:Os problemas existem de facto, mas como sempre opta-se pela via mais fácil. Em vez de irem a esses bairros à procura de quem causa os problemas e puni-los individualmente, atira-se a 'bomba' e 'mata-se' tudo de uma vez ?
Pune-se hoje e amanhã está na mesma. Isso já mais ou menos é feito hoje em dia. Há rusgas, "limpa-se", pune-se quem há a punir. Daqui a uma semana está tudo na mesma. E sabem que é verdade. E de facto, quem se vai lixando são os cães. Nascem hoje, lutam amanhã e daqui a um tempo canil e com sorte eutanásia. Com azar morrem feridos à fome e a sangrar.

Além disso, deve haver excepções:
A discussão centra-se no artigo 4º do documento, aprovado pela maioria dos autarcas. A nova regra é clara o incumprimento da proibição de manter animais perigosos nas casas e nos espaços públicos dos bairros, "em termos tais que comprometam a segurança, a ordem pública, a paz social ou a salubridade dos fogos e espaços municipais", poderá determinar o despejo administrativo pelo Município do Porto.
Não me parece que quem tenha um animal em situação legal, que não cause disturbios e cumpra as regras de salubridade vá ter problemas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

segunda abr 30, 2007 7:09 pm

LuMaria Escreveu:
PauloC Escreveu:Os problemas existem de facto, mas como sempre opta-se pela via mais fácil. Em vez de irem a esses bairros à procura de quem causa os problemas e puni-los individualmente, atira-se a 'bomba' e 'mata-se' tudo de uma vez ?
Pune-se hoje e amanhã está na mesma. Isso já mais ou menos é feito hoje em dia. Há rusgas, "limpa-se", pune-se quem há a punir. Daqui a uma semana está tudo na mesma. E sabem que é verdade. E de facto, quem se vai lixando são os cães. Nascem hoje, lutam amanhã e daqui a um tempo canil e com sorte eutanásia. Com azar morrem feridos à fome e a sangrar.
Ok, tudo bem. Mas será com a tomada de medidas radicais que lá vamos?

Daqui a pouco parecemos o Hitler, face a negros, judeus e por demais raças... erradicamos e ponto final!
Não me parece que quem tenha um animal em situação legal, que não cause disturbios e cumpra as regras de salubridade vá ter problemas.
Talves ainda não tenha entendido, mas o dono de QUALQUER CÃO CONSIDERADO POTENCIALMENTE PERIGOSO será convidado a sair de sua casa, não só os animais já classificados de perigosos e esses sim, devem ser tratados de outra forma
[/quote]
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 30, 2007 7:22 pm

O que eu li, diz isto:
A discussão centra-se no artigo 4º do documento, aprovado pela maioria dos autarcas. A nova regra é clara o incumprimento da proibição de manter animais perigosos nas casas e nos espaços públicos dos bairros, "em termos tais que comprometam a segurança, a ordem pública, a paz social ou a salubridade dos fogos e espaços municipais"poderá determinar o despejo administrativo pelo Município do Porto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

segunda abr 30, 2007 8:04 pm

Ia colocar um tópico, mas acho que a minha questão se enquadra neste...
Fui questionada por um familiar relativamente a um problema com que se estão a deparar os moradores da zona onde vive, que não é um bairro social. Vivem nessa zona um grupo de "meninos" a quem já foram retirados dois Pitt's (imagino o destino dos desgraçados dos cães...), mas isso não é um problema para eles: arranjam sempre outro. O problema é que os dois cães que têm neste momento se estão a tornar agressivos (porque será :?: ), um dos moradores ousou chamar a atenção para o facto e os ditos meninos já lhe ameaçaram a mulher e os filhos...
Ora, neste momento, e porque os rapazes em questão têm um historial muito extenso de assaltos, agressões, etc, as pessoas sentem-se encurraladas...têm medo. E eu compreendo perfeitamente porque já tive ocasião de ver e me informar das actividades "lúdicas" dos meninos. Quero deixar bem claro que não comungo de todo com a opinião generalizada dos "cães assassinos"...Acho que essa discussão já está mais do que gasta, vão existir sempre péssimos donos, os cães vão continuar a ser vitimas destes anormais e convenhamos que toda a publicidade feita pelas televisões à volta dos potencialmente perigosos deveria, essa sim, ser considerada e catalogada como potencialmente perigosa e um açaime num ou noutro locutor/comentador não ia nada mal...Bem, estava a pensar pedir um conselho ou orientação sobre o que deve ser feito...mas enquanto escrevia, cheguei à conclusão que provávelmente não se pode fazer nada...faz-se uma denúncia, os meninos vão levar um puxãozito de orelhas ao tribunal, como tem acontecido, os pobres cães são levados para o canil, com morte anunciada e eles depois arranjam outras vitimas para intimidar...depois acontece qualquer coisa (este familiar já desistiu de levar o cão lá fora, pelos sustos que apanhou...), os cães "assassinos" são abatidos e os rapazes lá vão outra vez dar um girito pelo tribunal. Quando voltarem riscam os carros, fazem mais uns estragos, ameaçam mais meia dúzia de pessoas, arranjam mais umas vitimas caninas e assim continua a alegre rotina naquela zona residencial...
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

segunda abr 30, 2007 8:15 pm

Curioso, eu leio no mesmo artigo, o capítulo já citado também por outra pessoa:
Além das raças de cães potencialmente perigosas , a Câmara proíbe a permanência de "animais perigosos". Ou seja animais que atacaram alguém ou outro animal; que seja declarado pelo dono e/ou pela Junta de Freguesia como agressivo; ou seja considerado pelas como um risco para a segurança.
Que foi o mesmo que ouvi na Sic, no telejornal, em notícia de abertura.

O melhor mesmo é esperar que saia a promulgação do documento em questão para descodificar estas contradições jornalísticas...
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
Santoam4
Registado: sábado abr 28, 2007 10:15 pm

segunda abr 30, 2007 11:23 pm

Caríssimo(as)s foristas, :D

Li com atenção este tópico e permitam-me que esponha a minha opinião.

Antes de mais esta medida não é inconstitucional! Ainda não percebi porque é que agora o termo "Inconstitucional" anda tão na moda! :D

O termo bairro social advém da necessidade das nossas autarquias criarem condições físicas habitacionais para acolhimento de famílias / cidadãos carenciados com algumas ou noutros casos extremas debilidades financeiras. As habitações são ARRENDADAS por um valor simbólico e em alguns casos ao fim de um determinado período os arrendatários podem adquirí-las por valores exponencialmente baixos. :wink:

Pretende-se com as habitações sociais criar uma uniformização e integração social no âmbito do bem comum.

Cabe às nossas autarquias definir em que condições (regras) é que as referidas habitações podem ser atribuídas e ARRENDADAS.

Tal e qual como num contrato de arrendamento entre duas pessoas - não pensem que é só a C. M. do Porto que tomou esta atitude.

Caríssimos a realidade dos bairros sociais que "obrigaram" a autarquia portuense a tomar esta decisão é muito específica e os cães estão a ser literalmente "adulterados", ou se quiserem manipulados, a praticarem violência em prol do enriquecimento (social e financeiro) do dono.

Por acaso já pensaram quantos milhares de contratos de arrendamento proibem linearmente a presença de todo e qualquer tipo de animal de estimação na habitação durante o período de arrendamento? :wink: Pois é...

Obviamente que isto não acontece só nos bairros sociais mas temos que combater estes actos criminosos. Aí sim, estamos a proteger os animais! Acham que os direitos dos animais estavam garantidos se estes actos totalmente reprováveis e condenáveis continuassem a passar ao lado da lei?

Quanto às raças potencialmente perigosas, não passam disso mesmo. Potencialmente perigosas - quando nas mãos erradas.

Permitam-me uma comparação - o fogo de artifício quando manipulado por um inexperiente pode dar mau resultado. As raças em causa, pelas suas características foram consideradas potencialmente perigosas mas não quer dizer que sejam menosprezadas, muito pelo contrario!

Temos que pensar de forma menos pragmática e não julgar as decisões tomadas olhando só para quem as toma!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 01, 2007 9:00 pm

Caro Santo,
Não obstante concordar em parte com o que escrever, não posso deixar de considerar esra medida discriminatória e injusta. Desde que vi o primeiro projecto de lista de raças potencialmente perigosas que tento perceber os critérios de definição da sua "Potencial perigosidade". De facto, em função de critérios de capacidade de causar danos consigo vislumbrar uma lista com centenas de raças, ou melhor dizendo com todos os cães. Há de facto raças que, pelo seu tamanho força conseguem causar mais danos. É impensável dizer que um Chihuahua poderá causar tantos danos como um Serra da Estrela. Mas o que dizer se compararmos, por exemplo, esse mesmo Serra da Estrela com um Rottweiler? Porquê dizer que o segundo é mais 'potencialmente perigoso' que o primeiro?
É lógico que quem ARRENDA pode ditar as regras, mas quando estas se revelam discriminatórias, por referirem especificamente raças de cães (podiam definir tamanhos, pesos, etc.) e injustas , porque aplicam sanções indiscriminadamente e igualmente a pessoas que prevaricaram e a outros que se portaram devidamente, devem ser contestadas.
No entanto, há que ver exactamente o que a Camara vai 'proibir' porque por exemplo o texto que a Lumaria aqui colocou já me parece perfeitamente aceitável.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mai 01, 2007 11:04 pm

Dou-lhe a razão. Mas já agora vai ser giro ver quem vai fiscalizar isso.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nunomdl
Membro
Registado: segunda jul 21, 2003 10:49 am

quarta mai 02, 2007 12:29 am

CasadeAnaval Escreveu:Dou-lhe a razão. Mas já agora vai ser giro ver quem vai fiscalizar isso.
Ja estou a ver um fiscal da camara ir la mandar bitaites...

So se forem os GOE's...
JCalheiros
Membro Júnior
Registado: segunda dez 20, 2004 11:15 pm

terça jun 05, 2007 1:32 pm

Boa tarde!
Como havia prometido á autora deste forúm aqui estou para deixar "alguma ideias" embora que muito pessoais!
Alguém teve a ideia de rotular um certo número de raças de cães como sendo isto ou aquilo, sendo essas raças condenadas, vítimas de perseguição e motivo de abertura de telejornais....
Entristece-me muito porque outras raças perante situações idênticas têm um tratamento completamente diterente. De referir que temos três crianças nestas ultimas semanas agredidas por cães da raça Husky Siberiano. São cães muito populares, lindos, aos quais os comentários gerais apontam as culpas para a traquinice das crianças... sim porque aqueles cães não fazem mal a uma mosca!!!!!!!!!
Por outro lado, temos a lei também a dizer algo como, perigoso além das raças mencionadads é também todo o cão que mate, cause danos a outros animais ou pessoas. Pergunto, houve alteração da classificação deste ou daquele cão além das raças "marcadas" que tenha passado a ser considerado perigoso??????
Se fosse um qualquer rafeiro, mas que fosse sabido que tinha uma costela de rot, era certamente manchete de telejornais, levado imediatamente para um canil e era abatido!!!!!!
Mas um Husky.... coitadinho, até têm os olhos azuis.... tão lindos!!!!!
Não sou a favor do abate dos animais mas há coisas que não se compreendem!!!!!!!!
Então essas histórias de proibir cães em bairros sociais, banir esta ou aquela raça, como já ouvi, ser maltratado porque tenho um rot...... Acho fabuloso!!!!! Cada vez mais me surpreende até onde consegue ir o HOMEM.
Já alguma vez tentaram saber se os animais têm algum tipo de prazer ou pediram para ser treinados para lutas????
Quem ganha com as apostas???? São eles para ir de férias!!!!
Quem é abandonado principalmente em época de verão!!!!!! São eles porque discordaram do destino de férias dos donos.....
Porque será que um particular com um rot é visto de lado porque tem um cão mau, e acham-nos tão lindos, sossegados e obedientes, nos estádios de futebol junto das forças policiais....
Há coisas fantásticas..... E uma coisa vos posso garantir, tenho mais medo de certos donos que de muitos animais classificados como potencialmente perigosos!!!!!!!!.....
<strong>JC</strong>
Responder

Voltar para “Cães”