Camaleão jovem agressivo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta mai 02, 2007 5:11 pm
Boas, sou novo aqui e algo inexperiente com répteis . Ofereceram-me um camaleão jovem (Calyptratus) e tenho-o há 4 dias. Tentei criar-lhe as melhores condições no terrário e ele alimenta-se muito bem a aparenta estar impecável. Ainda é novo (3 a 4 meses). O problema é que quando o pego ele fica stressado e abre a boca e chicoteia a cauda...depois acaba por acalmar um pouco e fica sossegado na mão...no entanto repete sempre a atitude agressiva quando o tento pegar...o que devo fazer? Esperar que passe?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Bem, sou tão ou mais inexperiente que tu. Tenho uma real californiana há poucos dias que também fica algo nervosa sempre que me aproximo dela com a mão, mas assim que a pego sossega e até é capaz de se enrolar nos meus dedos se assim lhe apetecer, estando sempre muito curiosa. Quanto ao problema que referiste, já foi muitas vezes debatido em relação aos mais variados répteis, mas geralmente, lagartos ou cobras. Segundo me parece e sempre foi defendido aqui no fórum, é uma questão de hábito, os repteis não animais que tenham prazer em ser mimados e receberem festinhas, apenas toleram e acostumam-se a ser manuseados, por vezes chegam até a ter algum prazer em estar na mão do dono por ser 'território conhecido'.
Por isso, tanto no caso do teu camaleão como no caso da minha cobra é tudo uma questão de tempo. Vai insistindo, respeitando sempre o espaço dele e não pressionando demasiado pois pode ser um factor de stress.
E com isto tenho dada a minha opinião de leigo no assunto, quando os pro's da coisa te responderem terás mais informação.
Fica bem.
Por isso, tanto no caso do teu camaleão como no caso da minha cobra é tudo uma questão de tempo. Vai insistindo, respeitando sempre o espaço dele e não pressionando demasiado pois pode ser um factor de stress.
E com isto tenho dada a minha opinião de leigo no assunto, quando os pro's da coisa te responderem terás mais informação.
Fica bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Quais são as dimensoes do terrario onde o tens?temperatura?humidade?
Se so está contigo à 4dias tens de lhe dar tempo para se adaptar á sua nova casa..Obviamente q nenhum reptil está habituado a ser manuseado e os camaleões não sao animais para se "pegar" pois stressam bastante!Por outro lado ainda es inexperiente e os camaleões não são aconselhaveis para iniciantes!
Ja agora o ofereceram te pq?foi uma prenda ou assim?se te ofereceram, presumo que n estivesses á espera..onde o colocas te?ja tinhas um terrario pronto?
Cumps
Se so está contigo à 4dias tens de lhe dar tempo para se adaptar á sua nova casa..Obviamente q nenhum reptil está habituado a ser manuseado e os camaleões não sao animais para se "pegar" pois stressam bastante!Por outro lado ainda es inexperiente e os camaleões não são aconselhaveis para iniciantes!
Ja agora o ofereceram te pq?foi uma prenda ou assim?se te ofereceram, presumo que n estivesses á espera..onde o colocas te?ja tinhas um terrario pronto?
Cumps
olha eu ja passei o mesmo o mesmo com o meu camaleao entao o que deves fazer é o seguinte, primeiro deves ter cuidado com a temperatura e humidade sao dois aspectos muito importantes, segundo deves ter um terrario o mais alto possivel ou seja de 60 cm para cima nunca mais baixo que 60cm ,terceiro nao é com 4dias que o camaleao vai ter confianca em ti ,por isso ainda vai demorar uns tempos ate ele ter confianca em ti por isso vais ter de paciencia. E deixa me dar um conselho deixa o camaleao um periodo de tempo sem pegares nele deixa esta a mao dentro do terrario mas nao peges nele. Espero ter ajudado
-
- Membro
Obrigado a todos pelas dicas...pelos vistos aqui há muita malta impecável..ainda bem.... realmente o meu terrário não é muito grande mas o camaleão também não..entretanto terei que construir um maior, no entanto tem um bom aquecimento...troncos e flores artificiais, tudo indicado para répteis... come 1 grilo por dia (será muito?) e é tb borrifado com água morna para manter a humidade..acho que vou mesmo deixá-lo sossegado por uns tempos para ele se ambientar e sentir-se bem. Conforme os dias vão passando fica mais activo e percorre lentamente todos os cantos do terrário.
Ele está ambientar-se e já não tem medo de percorrer o terrario todo á procura de uma saida
, quanto á alimentação, não sei o que o pessoal segue, mas pelo que tenho lido, crias devem ser alimentadas com varias presas de tamanho adequado duas vezes ao dia, adultos podem ser alimentados uma vez por dia ou dia sim dia não entre 7 e 14 grilos grandes, mas depois deves variar, embora o grilo deva ser o principal alimento mas podes dar, tenebrio, zophoba, larvas de cera, minhocas da terra, baratas etc. tudo criado ou comprado a um criador, apanhar insectos selvagens, é perigoso, pois transportam pesticidas aos quais já são imunes mas que podem ser prejudiciais ao camaleão.

-
- Membro
Tenho informações, em especial da loja que os vende , que os camaleões jovens comem apenas um grilo pequeno por dia e que quando crescem no máximo 2 (aliás um dos funcionários até afirmou que bastava 1 grilo de 3 em 3 dias...que era assim que os alimentavam. Agora fiquei confuso sobre a alimentação porque não são como os cães que chegam até nós a babarem-se por comida...como saber a quantidade certa?
-
- Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii
Nas lojas dão as pessoas mta informação errada como parece o caso!um camaleão come mt mais q isso principalmente quando são jovens!teras de alimentar melhor o camaleão e ao fim de uma semana ves mais ou menos quantos grilos deves dar..
Cumps
Cumps
Ate me deu uma ataque de riso com essa informacao que te foi fornecida pela loja em relacao a alimentacao do camaleo , eu digo isto pk daqui a pouco eles vao te dizer que o camaleo nao precisa de comer. Se calhar tambem te disseram que ele so bebia agua nas folhas e que nao precisava de num bebedouro? Olha queres um conselho da ao camaleao os grilos que lhe apetecer pk uma coisa que eles gostam é de estarei com a barriga cheia e assim consegues ganhar mais de depressa a sua confianca pk ele vai associar-te a alimentacao e vai deixar de ser agressivo. Espero ter ajudado
-
- Membro
Obrigado por todas as vossas preciosas ajudas..é isso que vou fazer, tentar perceber qual a quantidade ideal para ele ficar saciado, sem exagerar...o problema é que pensava que isso não pesava no orçamento e com tantos grilos acaba por pesar... na loja vendem uma cx com un 15 grilos por 4€.... de qq modo o que quero é que ele esteja bem...e sim tem um bebedouro com água ...já agora outra pergunta...sei que tb existe uma ração (alimento morto) para eles..acham que vale a pena?
-
- Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii
Dificilmente eles irao comer alimento morto..eu n sou apologista de dar alimento morto aos animais, a n ser num caso de urgência em que n tenha alimento vivo...
Cumps
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 08, 2006 8:26 pm
- Localização: Uma cobra do milho (Elaphe Guttata) 2 Ciclideos Africanos
Desde já boa sorte com o bichinho.
Vou mandar uma pm com um sait onde poderas arranjar alimento vivo a bons preços.
Cumps
Vou mandar uma pm com um sait onde poderas arranjar alimento vivo a bons preços.

Cumps

<p>1.0.0 Pantherophis Guttatus</p>
<p>0.1.0 Eublepharis Macularius</p>
<p>0.1.0 Grammostola Rosea</p>
<p>0.1.0 Eublepharis Macularius</p>
<p>0.1.0 Grammostola Rosea</p>
-
- Membro
Bom...comecei a seguir os vossos conselhos e só hoje ele já comeu 8 grilos...até tenho medo que lhe faça mal...o que é facto é que se não fossem vcs ele teria morrido à fome por má indicação de quem vende estes bichos e tem responsabilidades...é que isto não pode ser só vender.
O que noto é que ele andava sempre castanho escuro e agora começa a apresentar umas tonalidades verdes (em especial qd vai dormir) muito bonitas...coincidência ou não o que é facto é que me parece mais saudável. Obrigado a todos pelso vossos contributos , em breve irei publicar umas fotos dele
O que noto é que ele andava sempre castanho escuro e agora começa a apresentar umas tonalidades verdes (em especial qd vai dormir) muito bonitas...coincidência ou não o que é facto é que me parece mais saudável. Obrigado a todos pelso vossos contributos , em breve irei publicar umas fotos dele
-
- Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii
Acredita que não lhe faz mal;) Boa sorte com ele!qunado puderes posta umas fotos:D
Cumps
Cumps