Susycat, mikenela e colateral:
Não me parece ser um juízo de valor algumas coisas que aqui foram ditas. Veja a Susycat, se não tivesse deixado o gato sair não tinha passado pelo momento horroroso de ver o animal agonizar em sofrimento por ter sido envenenado. Isto não é um juízo de valor, é a constatação de um facto. Os acidentes evitam-se. Se somos donos de um animal devemos protegê-lo e responsabilizarmo-nos por ele.
Vamos lá a ver uma coisa: vocês pretendem ter gatos domésticos ou gatos semi-vadios? Há muita gente que "tem" gatos mas no fundo limitam-se a alimentá-los e a permitir que durmam em suas casas. Não os esterilizam, permitem que façam a sua "vida sexual" (que no caso dos gatos é violenta) à la gardere, não os vacinam nem levam ao vet... enfim, não estou a afirmar que esse é o vosso caso mas...
Um gato com liberdade tende a ter uma vida curta. Estão sujeitos a ser atropelados, envenenados, apanhados por cães, envolvem-se em lutas territoriais com outros gatos, apanham parasitas e doenças transmissíveis por outros gatos tais como o SIDA felino, enfim, eu concordo com que o/a Bolota 2006 escreveu e outros. O instinto felino, Mikenela? por favor, se as deixarem as gatas parem duas vezes por ano e também é instintivo... Mikenela, em casa os acidentes acontecem, mas não os acidentes que referi acima, ou não será assim?
E, Colateral, um gato persa a sair para a rua? Tem noçaõ que o persa é uma raça trabalhosa e muito dependente do ser humano? Tem ideia da quantidade de persas que são abandonados pelos donos quando começam a perceber que o gatito dá imenso trabalho? Aquele pêlo tem que ser escovado diáriamente, eles precisam de tomar banho quinzenalmente, os olhos precisam de atenção especial... Se o deixar sair à rua vai perdê-lo, ou por roubo ou por "acidente", garantidamente. Já o siamês que fala, concerteza fala de um gato rafeiro colour point (com a coloração do siamês e olhos azuis), esses aparecem às dezenas para adopção.
Isto não são críticas maldizentes, são factos que deve ponderar.
Um pouco off-topic e pegando no desabafo da Susycat, como sabe que o que provocou a morte do seu cão tenham sido os comprimidos receitados pelo vet para a alergia?
Cumprimentos a todos.