Peixe Betta :)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ShangaiMoon
Membro Júnior
Registado: domingo mai 06, 2007 11:15 pm

segunda mai 07, 2007 12:17 am

Boa Noite. :)

Eu sou nova neste fórum e pela primeira vez, tenho peixe Betta. Acontece que ontem o meu namorado me ofereceu um peixinho Betta mas começou a ficar no fundo do aquário e acabou por morrer, ainda não sabemos bem porquê... Achamos que talvez já viesse doente ou assim. No entanto, o peixinho de ontem vinha num aquário pequenininho:

Imagem

Imagem

Hoje, no entanto, fomos buscar um outro Bettinha e a senhora de uma outra loja (no Loures Shopping), disse-me que deveriamos ter um aquário maior e considerar ter um de água quente... Na realidade já tinha pensado nisso pois pretendo ter mais peixes. Queria então a vossa ajuda na decisão do tamanho do aquário e do que mais precisarei pois não percebo muito disto. :) Se me pudessem indicar os melhores sítios para comprar e o que comprar, eu agradecia... :)

Tenho ainda uma outra dúvida... O peixinho não mexe a "cauda" nem a barbatana dorsal? É normal que não o faça? É que esta está sempre para baixo e, a nadar só mexe as da frente, as pequeninas. Está assim:

Imagem

Imagem

Será isto normal?

Uma outra dúvida... O que faço quando estiverem doentinhos ou assim? Os peixes vão ao veterinário? :P Haverá problema em ficar no mesmo aquário que o anterior até comprar o grande (amanhã ou depois), mesmo tendo sido convenientemente limpo?

Se tiverem alguma dica ou assim, eu agradeço. :))

Obrigada pela vossa atenção e ajuda.
Última edição por ShangaiMoon em segunda mai 07, 2007 1:01 am, editado 3 vezes no total.
<p>Eu tenho dois amores... O mAriU e o Sasha (o meu peixinho Betta). :)</p>
<p>Ao &uacute;nico que o posso realmente dizer:</p>
<p>Amo-te imenso... :)</p>
mAriU
Registado: sexta out 22, 2004 3:06 pm

segunda mai 07, 2007 12:28 am

Por acaso tem cores muito muito bonitas, é quase tão bonito como a dona :lol: :lol:
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

segunda mai 07, 2007 1:08 am

Ola! Nao se pode colocar dois bettas machos juntos no mesmo aquario..possivelmente um terá morrido por causa do outro betta!o q compras te agora tb e macho?

O aquario q vais comprar é so para os bettas?ou vais qerer um grande para ter mais peixes?

Cumps
ShangaiMoon
Membro Júnior

segunda mai 07, 2007 1:13 am

Sim, disso já tinha sido avisada. :) Não, eles nunca estiveram juntos! Só compramos este depois do outro ter morrido... Nem sequer se chegaram a "ver". :(
Este suponho que é macho sim...
O aquário que vou comprar queria grande para ter mais peixes sim. :)

Obrigada. :)
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

segunda mai 07, 2007 1:23 am

Tb tem as barbatanas grandes como o da foto?se sim é macho;)

Agr tens de ver que espaço tens disponivel para um aquario!e dps e so ir comprar:P

Cumps
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda mai 07, 2007 1:27 am

ShangaiMoon, bem-vinda.

Peaceandlove, a ShangaiMoon comprou outro betta depois do primeiro ter morrido.

Ok. Vamos começar pelo inicio.
A água que tens no aquário ainda tem cloro, o que é muito prejudicial para os peixes, deve ter sido essa a causa principal.
Antes de teres comprado outro betta, deverias ter-te informado primeiro do que estes peixes necessitam, já que o primeiro morreu.

Convém comprares um aquário maior, com areão de rio, plantas, filtro, termostato, bomba de ar e luz.
Tens que deixar o aquário a ciclar durante 1mês, com o filtro a funcionar, etc, antes de colocares qualquer tipo de peixe.
Fazer trocas parciais de água(TPA's), todas as semanas.
A água não poderá ter cloro, por isso, tens que encher uns garrafões com água e deixares destapados, durante 2dias, para o cloro sair por completo e só depois podes colocar no aquário.

O Betta é um peixe que gosta de água quentinha, a rondar os 25º.
Podes colocá-lo com uma ou mais fêmeas, mas nunca com outro macho, pois vão lutar até só sobrar um.
Podes colocar pedras de xisto ou vulcânicas para decorares, mas NUNCA conchas, pedras apanhadas na praia. As pedras da praia são calcárias, o que vai fazer com que o pH dispare e seja prejudicial para o peixe.
Qualquer coisa que entre no aquário tem que ser fervida, excepto o filtro, termostato, plantas, tudo o resto tem que ser fervido.
A luz tem que fazer o ciclo de dia/noite, por isso deve estar ligada entre 10h/12h.

Para saberes quantos peixes podes colocar no aquário, faz um pequeno calculo que é uma espécie de regra, 1l de água por cada centímetro que o peixe atinge quando adulto.

Podes dar flocos e alternares com comida congelada, como artémia, larvas de mosquito.

Acho que não me esqueci de nada....
mAriU
Registado: sexta out 22, 2004 3:06 pm

segunda mai 07, 2007 1:29 am

hmmm, esqueces-te de uma coisa.

A dona do peixe e A Shangaimoon, eu ofereci o peixe, logo sou O mAriU

:roll: :wink:
ShangaiMoon
Membro Júnior

segunda mai 07, 2007 1:38 am

Boa Noite novamente, hehe. :)

Obrigada PeaceandLove e Silly_bubble. Ok, compreendi tudinho excepto uma coisa... Ciclos de dia e Noite, a luz deve estar ligada entre as 10h e as 12h? Como assim? 10 da manhã e meia-Noite? Ou é mesmo entre as 10 da manhã e o meio-dia? :)
E a outra pergunta... O que faço quando estiveres doentitos ou assim?
Vou-me apressar a fazer isso tudo então, a ver se tiro o meu Betta da água com cloro...
De qualquer maneira... Eu tenho um produto que é supostamente para tirar o cloro... Isso não serve? Deixo de usar? Ou isso impede do tal descanso de 2 dias da água?

Muito obrigada pela ajuda. :) *********
ShangaiMoon
Membro Júnior

segunda mai 07, 2007 1:40 am

Ahh... E silly_buble... Aquelas barbatanas assim para baixo... Sem mexer... É normal?
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

segunda mai 07, 2007 1:28 pm

bem vamos la por partes!!
O ciclo dia\noite como podes imaginar não pode ser só das 10 de manha as 12 da tarde, mas sim da noite, o que não implica que tenhas que fazer este "horário" a luz normalmente faz-se um horário de 8 horas.
Quanto a doenças, não é necessário ir ao vet. porque praticamente as que se conhecem a cura, uma loja boa arranja-te logo medicamento para isso, os bettas sofrem muito de doenças de fungos por causa das barbatanas!!
Quanto ao anti-cloro há quem não goste de usar, eu não, basta mesmo fazeres aquilo de deixar a agua descansar 2 dias e o cloro PUFF!!
A barbatana é mesmo assim quando não estão armados ficam com elas assim, podes vê-lo com elas armadas se chegares um espelho perto dele (não o faças muito tempo nem muitas vezes porque stressa o peixe, pois pensa estar na presença de outro macho).

Agora com urgência muda-lhe o aquário!!
Última edição por paulop em terça mai 08, 2007 12:09 am, editado 1 vez no total.
Silly_Bublle
Membro Veterano

terça mai 08, 2007 12:05 am

O que quis dizer era que terias que recriar o dia e noite, no aquário. Durante o dia terás que deixar a luz acesa durante 10horas ou 12horas, e não das 10h às 12h.
Tal como o paulop, não sou apologista dos produtos para tirar o cloro, pois quanto menos químicos colocares na água,melhor.
Neste momento, tenta fazer as mudas do aquário já com água sem cloro.
Tenta arranjar o outro aquário e colocares a ciclar e só depois de estar tudo ok é que colocas o betta no novo aquário.

Não te preocupes que quando as pessoas não sabem e entram para a aquáriofilia cometem alguns erros, comigo aconteceu o mesmo.;)
paulop
Membro Veterano

terça mai 08, 2007 12:11 am

Silly_Bublle Escreveu: 10horas ou 12horas
Num aquário sem plantas pode ser muito tempo de luz.
Silly_Bublle
Membro Veterano

terça mai 08, 2007 12:50 am

Mas a informação que dei, é já para o aquário novo com plantas...esqueci-me foi de o mencionar. :oops:
paulop
Membro Veterano

terça mai 08, 2007 1:52 pm

8) não tinha percebido a ideia...
ShangaiMoon
Membro Júnior

quarta mai 09, 2007 12:01 am

Hehe, ok. :)
Eu já tratei disso logo ontem... Fui comprar um aquário q.b. grande (com 54 litros)... Tive um problema com o aquecedor mas já está resolvido, acabei de lhe pôr as pedrinhas e plantas... Se puderem, digam-me a vossa opinião... O que devo pôr, o que não devo... Se devo mover algo de algum lado, etc. :) hehe.

Aqui está ele:

Imagem

Ainda não está muito elaborado mas depois trato disso. :) Vou deixá-lo agora a fazer a "rodagem". :)

De qualquer maneira, muito obrigada pela vossa ajuda. :)))
Responder

Voltar para “Peixes”