O conselho da Fátima é igual ao que eu ia dar. O Garfield também foi adoptado à Catus e é facilmente enganado com comida. Já a irmã Kira não é conquistada pelo estômago... Mas tal como a Fátima diz é preciso calcular bem o "procedimento" e ter tudo a postos para a "Operação Caça à Gata". Nada de impasses. Será bem mais difícil ter sucesso se não for feito à primeira, porque aí ela vai perder a confiança e não se aproxima mais.
Se não conseguires que ela entre na transportadora, mesmo com comida lá, coloca-lhe a comida num prato e tenta agarrá-la pelo cachaço. Eu também não me habituava as primeiras vezes a isso, mas é a melhor forma de os agarrar enquanto não têm absoluta confiança em nós e fogem muito, como é ainda o caso da tua (descansa que com tempo isso passa). Também para isto é preciso fazê-lo com confiança. Nada de afrouxar a pressão senão ela foge... Se ela deixar, começa por fazer-lhe umas festas enquanto ela come e depois agarra-lhe a pele do cachaço. Eles têm tendência para ficar muito quietos nessa situação, pois relembra-lhes a forma como a mãe os agarrava para os transportar entre locais enquanto bebés. Se a caixa estiver longe, apoia-lhe as patas traseiras para ela sentir mais segurança durante o transporte. Se ela espernear, desiste do apoio mas não deixes de segurar o cachaço. Convêm afastá-la de ti para que ela não te magoe. Se a transportadora for de abertura apenas à frente, tem o cuidado de a deixar com a entrada para cima, para que consigas colocá-la lá dentro, patas traseiras primeiro.
Se nada disto resultar, talvez possas contactar o veterinário e perguntar-lhe se pode ir a tua casa. Muitos deles têm apoio domiciliário, embora não seja da preferência deles uma vez que não têm todo o equipamento disponível como têm na clínica.
Também tive de levar os meus gatitos ao vet 2/3 semanas depois de os ter adoptado, e acho que estava mais nervosa que eles... (atenção que eles também pressentem isso). Toda eu tremia enquanto pensava como agarrá-los para os colocar na transportadora... com o tempo e a experiência isso passa.
Uma dica: de futuro, mantém a transportadora num local visível, aberta e com um cobertor lá dentro, para que a Nikita possa eventualmente lá dormir ou descansar e para que não associe sempre a caixa a uma ida ao vet.
Espero que sejas bem sucedida. Depois dá notícias de como correu e do que o vet disse.
Ronrons de incentivo da Kira e do Garfield, que mandam também as melhoras rápidas.