Preciso de ajuda !!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

terça mar 25, 2003 9:51 am

Olá a todos!

Vou contar a história do início para que percebam:

Há coisa de 2/3 semanas adoptei uma gatinha que estava na Catus, ela tem +/- 7 meses, teve de ser apanhada com uma jaula, e foi logo esterelizada, de seguida veio para minha casa, claro.....completamente traumatizada com tudo o que lhe aconteceu em pouco espaço de tempo :( :(
Até agora, mal lhe consegui fazer festas, só quando lhe estou a dar comida... ela vem muito desconfiada .....e deixa-se fazer meia dúzia de mimos. :|
Agora tenho notado que ela se lambe muito, fui ver, até porque eu sei que os gatos são muito higiénicos, e vi umas feridas, que ela não para de lamber e parece-me que está maior, agora dizem-me vcs:
- Tem de a levar ao Vet...
Pois é.... :(

Não a consigo agarrar para a meter na transportadora........
Sinceramente não sei o que hei-de fazer, aquelas feridas deixam-me completamente preocupada, mais ainda que quero a levar ao Vet e não consigo.
Por acaso isto já alguma vez vos aconteceu?? :(
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

terça mar 25, 2003 10:09 am

No sitio onde a costuma alimentar ponha a transportadora devidamente montada e coloque a taça da comida bem no fundo. Como ela tem confiança em si é bem provável que entre. Nessa altura feche a porta com segurança porque se ela pressentir vai tentar fugir e se falhar a primeira vez depois é mais complicado. Convinha ser numa altura em que ela tenha fome. Uma coisa é certa. Ela tem que ser vista pelo vet. Não especifica muito bem que tipo de feridas são, mas não é normal.
O ideal seria à noite deixa-la sem comida e fazer isso de manha. Mas para não passar mais um dia tente fazer hoje. Faça as coisas com calma e não transmita nervosismo porque os gatos são muito espertos e pressentem quando algo não está bem.
Boa sorte e diga alguma coisa depois
Fátima
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

terça mar 25, 2003 10:11 am

Só mais um pormenor. De-lhe comida que ela goste muito. Não ponha ração. Para estes casos costuma resultar comida de lata bem cheirosa. Os gatos são gulosos e já apanhei algumas de rua assim. Essa não é completamente vadia por isso será mais facil (penso eu)
Um abraço
f
Nikitagatita
Membro Veterano

terça mar 25, 2003 10:28 am

Hoje vou tentar isso, eu tb consegui ganhar a confiança dela com as tais latas.... :oops:
As feridas eu tb não as consigo ver bem, sei que elas lá estão porque como a Nikita é toda branca nota-se logo, mas a mim, que sou mto pessimista, parecem-me mesmo feias..... :( :( :(
Vou experimentar fazer isso hoje e como tenho um veterinário uma rua abaixo de mim vou lá.

Obrigado pelo conselho
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça mar 25, 2003 11:04 am

O conselho da Fátima é igual ao que eu ia dar. O Garfield também foi adoptado à Catus e é facilmente enganado com comida. Já a irmã Kira não é conquistada pelo estômago... Mas tal como a Fátima diz é preciso calcular bem o "procedimento" e ter tudo a postos para a "Operação Caça à Gata". Nada de impasses. Será bem mais difícil ter sucesso se não for feito à primeira, porque aí ela vai perder a confiança e não se aproxima mais.

Se não conseguires que ela entre na transportadora, mesmo com comida lá, coloca-lhe a comida num prato e tenta agarrá-la pelo cachaço. Eu também não me habituava as primeiras vezes a isso, mas é a melhor forma de os agarrar enquanto não têm absoluta confiança em nós e fogem muito, como é ainda o caso da tua (descansa que com tempo isso passa). Também para isto é preciso fazê-lo com confiança. Nada de afrouxar a pressão senão ela foge... Se ela deixar, começa por fazer-lhe umas festas enquanto ela come e depois agarra-lhe a pele do cachaço. Eles têm tendência para ficar muito quietos nessa situação, pois relembra-lhes a forma como a mãe os agarrava para os transportar entre locais enquanto bebés. Se a caixa estiver longe, apoia-lhe as patas traseiras para ela sentir mais segurança durante o transporte. Se ela espernear, desiste do apoio mas não deixes de segurar o cachaço. Convêm afastá-la de ti para que ela não te magoe. Se a transportadora for de abertura apenas à frente, tem o cuidado de a deixar com a entrada para cima, para que consigas colocá-la lá dentro, patas traseiras primeiro.

Se nada disto resultar, talvez possas contactar o veterinário e perguntar-lhe se pode ir a tua casa. Muitos deles têm apoio domiciliário, embora não seja da preferência deles uma vez que não têm todo o equipamento disponível como têm na clínica.

Também tive de levar os meus gatitos ao vet 2/3 semanas depois de os ter adoptado, e acho que estava mais nervosa que eles... (atenção que eles também pressentem isso). Toda eu tremia enquanto pensava como agarrá-los para os colocar na transportadora... com o tempo e a experiência isso passa.

Uma dica: de futuro, mantém a transportadora num local visível, aberta e com um cobertor lá dentro, para que a Nikita possa eventualmente lá dormir ou descansar e para que não associe sempre a caixa a uma ida ao vet.

Espero que sejas bem sucedida. Depois dá notícias de como correu e do que o vet disse.

Ronrons de incentivo da Kira e do Garfield, que mandam também as melhoras rápidas. :D
Nikitagatita
Membro Veterano

terça mar 25, 2003 12:52 pm

Phil Escreveu: ... é preciso calcular bem o "procedimento" e ter tudo a postos para a "Operação Caça à Gata".

:lol: :lol: :lol: Essa foi gira!!!

Phil Escreveu:Uma dica de futuro, mantém a transportadora num local visível, aberta e com um cobertor lá dentro, para que a Nikita possa eventualmente lá dormir ou descansar e para que não associe sempre a caixa a uma ida ao vet.
É engraçado, que assim que ela chegou á nossa casa, foi a 1ª coisa que eu fiz, desmontei a parte de cima da transportadora, é daquelas que abrem á frente, e pus lá um cobertor, mas ela ainda esteve uma semana debaixo da nossa cama, nem a víamos, depois tive que lhe "passar a perna", um dia esperei que ela fosse comer e fechei-lhe a porta do quarto.....para que ela ficasse na sala ao pé de nós e se fosse habituando á nossa presença, ela tem medo de tudo, e quando está a comer está sempre desconfiada, é mesmo muito assustadiça :| :|
É normal, tanto tempo na rua teve de aprender a sobreviver não é?
Bem eu vou fazer tudo o que me disseram, se eu conseguir, o que eu espero bem que sim, amanhã já dou notícias.
Muito obrigado pelos v/ conselhos.

Um abraço!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça mar 25, 2003 3:49 pm

Olá!
Venho só desejar que corra tudo bem. Estou a torcer por ti. Os gatos com o tempo acabam por se aperceber quem trata deles e se preocupa e de uma forma ou de outra dão a entender a sua gratidão. Mas nem todos os gatos são "gatos de colo", isso é mesmo assim. Mas eu também acho piada aos bravitos, se pudesse ter mais gatos, adoptava um desses esquivos porque acho que são um espanto em termos de carácter.
Se calhar a gata também anda um pouco medrosa por não estar bem de saúde, com o tempo ela há de ir ganhando confiança, há de ir com calma.
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça mar 25, 2003 7:24 pm

Boa sorte e espero que não seja nada de grave!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mar 25, 2003 9:10 pm

:)

Olá, então já conseguiu levar a fera ao veterinário? E o que é que ele disse?
Eu tive uma amiga a quem a gata apareceu com um problema que pela descrição é semelhante e era um equizema que teve de ser tratado. Mas aconselho-a a ir ao veterinário rapidamente pois pode ser alguma coisa mais grave.

beijokas e as melhoras
Kathleen
Nikitagatita
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 10:21 am

Olá a todos,

Fui ontem ao final da tarde ao Vet, nem imaginam como foi difiícil apanhá-la :roll: :roll: :roll: :roll:

Ao que parece, existem 3 hipóteses para o que a Nikita tem, a 1ª ,e na qual a Vet acredita mais, é que se trate de uma alergia a picada de pulga, como eu lhe contei que ela se fartava de lamber e dar "trincas" e de vez em quando levava a patita á cabeça para se coçar.... e pelo aspecto das feridas e no sítio tb onde elas estavam é o que dá a entender, a 2ª hipótese é de ela ter apanhado muito sol durante todo o tempo que andou na rua, como ela é branquinha torna-se muito perigoso, mas o que eu acho pouco provável porque quando ela chegou a nossa casa não aparentava qualquer tipo de ferida ou reação com a que tem tido, a única coisa era mesmo as orelhitas que estavam um bocadito peladas, a 3ª é que seja mesmo do próprio organismo, mas essa é a mais remota.
Bem resumindo, levou uma injecção de cortisona para tirar a comichão, uma para matar os parasitas que se encontravam no interior das orelhitas, que daqui a uns dias possivelmente iriam lhe causar uma otite, o que felizmente já não vai acontecer ;) e uma bisnaga de advantage.
Tenho que lá voltar daqui a 8 dias para se confirmar o diagnóstico.
Até lá é por pomadinha nas orelhas e mais nada.
Sinto-me bastante mais aliviada.
Agradeço-vos a todos pela vossa atenção e conselhos. ;)

Para todos um abraço.!!!! ;) ;)
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 26, 2003 11:04 am

:D
Fico contente por saber que tudo se irá resolver. Agora uma pergunta já pensou qual vai ser a técnica para da o Advantage??? Vai ter de dominar essa ferinha.

Boa sorte e as melhoras dela
Beijokas
Kathleen
Nikitagatita
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 11:20 am

Pois é.... agora tenho um mês para pensar nisso ;)

Mas vai-me dar muitas dores de cabeça :roll: ai vai vai!!!! :D

Bem , mas espero que o pior já tenha passado, agora quando lá for outra vez logo vos dou a certeza do que é.
Kathleen
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 12:19 pm

:)

Aqui´ha um tempo deram aqui no forum uma técnica para dar a a pasta do pêlo quando eles enjoavam, que era besuntar as patas deles e o focinho com a pasta. Como eles são muito limpinhos, senten-se sujos e lambem, pode ser que assim consiga.

Beijokas
Kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta mar 26, 2003 1:08 pm

Olá,

Há uma técnica muito boa para dominar os gatos mais ariscos, para lhe dar medicamentos, levar à rua, etc.

É uma questão de imobilizar a gata com uma toalha enrolada à volta do corpo e só fica a cabeça de fora. Tem que se segurar a toalha de baixo do pescoço para que não consiga lá enfiar uma patita.

Com os meis dá resultado, espero que funcione.

Miau
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta mar 26, 2003 2:04 pm

Pôr pomada nas orelhinhas?! :o :o :o
Credo....
Como é que vais conseguir fazer esse milagre? ;)
Depois conta as aventuras e quem é que ganhou! :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”