Separação de "louça humana"/"louça felina"?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça mar 25, 2003 2:03 pm

Olá amigos!

Aqui venho com mais uma questão...

Quando adoptei a Kira e o Garfield li todos os livros a que deitei a mão para me sentir informada de tudo o que devia fazer com os meus pequenos. Todos esses livros (que, acrescente-se, já têm uns aninhos) diziam que a louça dos gatos deve ser separada da nossa, mas nenhum diz porquê.

Eu sou daquelas pessoas que tem absolutamente de saber o porquê de TUDO, e não me satisfez dizerem-me que não devo fazer uma coisa sem explicarem porquê.

O que sabem vocês sobre esta questão? Referiam-se eles a juntar a louça na máquina de lavar (que não tenho) ou até de lavar a louça à mão separadamente? Posso adiantar-vos que até hoje nunca fiz qualquer separação. Eles comem em pratos de um conjunto de louça que tenho e que também uso. Junto a louça toda na hora de lavar e acho que se está lavado, está lavado, e serve tanto para eles como para mim.

Há aqui alguma questão de higiene ou saúde de que eu deva ter conhecimento ou estarão os livros a exagerar?

Beijinhos a todos e ronrons da Kira e do Garfield.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mar 25, 2003 3:52 pm

Oi

Daquilo que sei é apenas por uma questão de higiéne.
Eu para a minha gata comprei taças metálicas daquelas que têm borracha no fundo para se segurarem. O veterinário disse-me que pelo menos para a água eram melhores, porque os gatos não têm tendência para beber muita água e assim a água mantinha-se mais fresca.
Mas lavo as taças dela juntamente com a nossa louça. Como lavo sempre com água bem quente e detergente julgo que não existe nenhum problema... E o veterinário não me alertou para nada em termos de lavagem...

Beijokas
Kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça mar 25, 2003 4:10 pm

Eu acho que dizem para não se juntar a nossa louça com a dos animais por causa dos microbios, virus, etc...

Na minha opinião, desde que a loiça seja bem lavada não há problema. Até conheço quem coma do mesmo prato e nunca teve problemas. Eu lavo bem a loiça e vai tudo junto...

É claro que em determinadas situações deve-se ter mais cuidado, como por exemplo, quando a mulher está grávida, ou haja alguem com sistema imunitário em baixo!

Miau
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça mar 25, 2003 7:22 pm

Eu também sou das que lavam a louça em conjunto!
Eles têm os pratinhos deles...mas de vez em quando lá comem uma guloseimazita nos pires do café!
O conselho dos livros fica a dever-se a problemas de higiene e possível transmissão de doenças, como é o caso da toxoplasmose.
No caso duma mulher grávida acho que esses cuidados se justificam!
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

terça mar 25, 2003 8:11 pm

Eu tb lavo a louça toda junta, porque como tenho maquina de lavar louça, aquilo a lavar ferve tanto que fica bem limpo. ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça mar 25, 2003 10:57 pm

pois, eu embora possa usar de vez em quando a minha loiça para a bicharada e até a juntar no lava-louça, separo. até em termos de esfergão. questões de higiene, para ambas as partes. faço o mesmo com a roupa. quando vai para a máquina, vai separada. a roupa deles costuma ser lavada a temperaturas mais elevadas. higiene, de novo.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça mar 25, 2003 11:01 pm

Convém sempre por questões de higiene e tendo em conta as zoonoses que se separe:as máquinas são falíveis.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

terça mar 25, 2003 11:34 pm

Olá

Eu também não costumo separar as nossas louças, quer quando lavo à mão, quer quando lavo na máquina. Também não costumo fazer separação da roupa. Admito que o faça quando estiver grávida ou em relação à louça / roupa de uma criança.
Beijinhos

Elsa Pereira
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça mar 25, 2003 11:59 pm

Como não estava a ver o que eram "zoonoses" fui ver a um dicionário da Texto Editora. Diz lá: "doenças dos animais ou provocadas por animais".

Eu quando lavo roupa de animais faço como a Anjazul, uso temperaturas bem mais altas, quanto à louça costumo lavar à mão com a restante louça que houver mas com água bem quente.

Suponho que uma Tinha se poderia transmitir num programa de roupa lavada a temperatura baixa (inferior a 50 graus) pois certos detergentes só desenvolvem todo o seu potencial desinfectante a temperaturas bem quentes.

Caneco
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quarta mar 26, 2003 10:18 am

Pois olhem, não se escandalizem mas eu não só não separo as louças, como às vezes o meu marido está a jantar e os gatos servem-se da comida do prato dele (há que partilhar :) )

Até hoje estamos todos de boa saúde, graças a Deus.

Beijinhos
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

quarta mar 26, 2003 10:45 am

EU também lavo tudo junto :o

Tudo para a máquina, lavo a 75 º, acho que é temperatura suficiente para matar qualquer tipo de micróbio....
A roupa dela, como só são cobertores, normalmente faço 1/2 carga, não é por nada, mas como tem sempre muito pelo, embora eu os sacuda antes de irem para lá, nunca ficam totalmente bem, por isso opto por não juntar com a nossa roupa. :roll:
LadyRaf
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 7:50 pm

quinta abr 03, 2003 3:04 pm

Olá!
Eu lavo separadamente e com utensilios destinados só a eles.
Mesmo que os nossos amigos estejam vacinados e desparasitados é uma questão de higiene e saúde.
Concerteza também não lavam os dentes com a escova de dentes de outro familiar!
Eu pelo menos não.
Apezar de os encher de beijinhos, tanto a uns como aos outros, mas cada qual no seu lugar, eu não como dos pratos deles e eles não comem dos meus.
Não é uma questão de nojo, nem inferiorizar eles.È prevenção, pois mais vale prevenir do que remediar.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta abr 03, 2003 7:17 pm

Olá a todos,

Cada um dos meus animais tem o seu recipiente (prato para os gatos e tigela para os cães) de comida. As tigelas da água (4 espalhadas por vários sítios) é que são comuns. Toda a loiça deles é lavada duas vezes por dia, após as refeições deles e separadamente da nossa. Também o esfregão da loiça e o detergente (antibacteriano) é só deles. Ao fim-de semana junto toda a loiça num alguidar grande e fica de molho em água quente e lixívia. Algumas pessoas da minha família acham que é um exagero mas, eu prefiro ter um pouco mais de trabalho e ficar descansada. Acho que assim posso evitar contágios de doenças entre os animais mas principalmente, fico mais segura com eventuais contaminações de parasitas internos.
Maria João
estrelaluna
Membro
Registado: terça fev 18, 2003 1:35 am
Localização: samoyedo (john), husky (yara) e pinschers ( estrela e luna). 1 gato (Alex)

sexta abr 04, 2003 1:17 am

Ola,

Eu as vezes separo e outras vezes junto. Trata-se de uma questão de higiene!! Não so eles nos podem transmitir algo, como quem sabe, nos a eles, e mais vale prevenir que remediar!!

Jokas
Responder

Voltar para “Gatos”