URGENTE - Pardal caido. Como Alimentar!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

segunda mai 07, 2007 8:32 am

Olá.

Na sexta feira passada caiu um filhote de pardal (Passer domesticus) no meu jardim, e devia ter cerca de 1 dia de vida. Como não sei onde é o ninho não o posso colocar lá.

Entretanto coloquei-o junto de uma luz de 60w para a noite não ter frio. E desde então tenho-o alimentado com bocadinhos de maçã, pão, gema de ovo cozido e alface. Mas não sei se é o suficiente! Vou ver se compro hoje papa especial para crias.)

Mas o que me preocupa mais é as quantidades de comida que se deve dar ao animal. Como é que eu sei as que são correctas?

E já agora, desde ontem que ele tem piado mais... não sei se será fome ou outra coisa qualquer. Ele baixa a cabeça, enrola-se e dá pequenos "pios" como se fossem suspiros. Será normal?

:|

Imagem
israel
Membro
Registado: sábado jul 13, 2002 6:05 pm

segunda mai 07, 2007 9:42 am

Bom dia!..Como é que está o pardalinho?Eu tive um por 6anos tb alimentado por mim dava-lhe carne de vaca picada crua (semenhante a minhocas) já que têm mt valor energético e comprei uma papa de criação de canarios ou outras aves (BABYPAPEX) vem com uma seringa k nao usei pq o pardal preferia assim, papa feita e com a parte d tras d uma colher de cafe comia tudo.Mas n se eskeça de dar carne crua picada e de o manter quente.os suspiros sao ondas de calor.piar mt é normal, sente-se só (se imitar o piar ele vai lhe responder)

Espero ter ajudado de alguma forma.

Aguardo Noticias

Cump

Luisa Rocha
Migael
Membro

segunda mai 07, 2007 11:39 am

Reparei hoje que de sexta para segunda cresceu-lhe um pouco as asas e como estava cheio de hematomas de uma queda provável de 4 metros no cimento, estas também estão a desaparecer assim como umas pequenas feridas que também tinha.

Agora dei-lhe de comer e meti-o numa posição mais vertical aconchegado e deixou de piar. Fica todo enrolado na posição fetal.

Quanto à carne, um familiar tinha-me falado disso. Mas pensei que não seria muito aconselhável :roll: também lhe dei um bocado de bolacha, para variar um bocado.

Bem. Obrigado pela ajuda.
Vou ver se arranjo a papa de tarde.
Migael
Membro

segunda mai 07, 2007 7:04 pm

:cry: Não sei o que se passa... mas agora não pia e esta sempre enroscado.

:|
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

segunda mai 07, 2007 7:55 pm

ola!

nao se deve preocupar muito, provavelmente ele esta a dormir e a digerir o alimento que voce lhe deu pelo que so reclamara quando quiser mais;P
pessoalmente eu aconselho-o a dar-lhe leite morno com bolacha dissolvida com uma seringa se ainda nao tiver a papa. comigo resultou pelo que agora os meus tres periquitos estão grandes e saudaveis :D
29nina29
Membro Júnior
Registado: quarta abr 25, 2007 6:07 pm

segunda mai 07, 2007 8:41 pm

ola.. eu tenho 4 pardais pequeninos, faz amanha uma semana que os tenho, e tenho alimentado com uma seringa a dar cerelac e eles gostam mt, e tao a crescer mt lindos :D
Migael
Membro

segunda mai 07, 2007 11:03 pm

Bem. Morreu... :cry: não entendi bem o porquê.

Estava bem ainda hoje de manhã e piava que se fartava... mas decaiu muito rapidamente durante a tarde, e deixou de reagir.

Obrigado pela ajuda na mesma pessoal.
Ippon
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha

terça mai 08, 2007 12:52 am

Lamento muito.... :(

É horrivel tentarmos salvar algum ser vivo, tentar fazer a diferença entre a vida e a morte e depois vermos que não conseguimos...

Mas tem que ser forte, agora para a próxima já tem mais conhecimentos e verá que conseguirá melhores resultados. Eu também já tentei salvar um pardalinho bebé e não durou mais do que 2 dias... e eu apenas tinha 12 anos, dei-lhe formigas e pão, coitado do bicho... :o Mas ainda hoje me lembro dessa sensação. Agora sei que se houver uma próxima vez, já sei mais umas coisinhas e talvez consiga! :wink:

É preciso nunca desistir! e sabem uma coisa?? acho que este site é uma forma maravilhosa de aprendermos a fazer um pouco mais pela natureza! :D Parabéns a todos por se esforçarem e entre-ajudarem! são todos heróis!!
29nina29
Membro Júnior

terça mai 08, 2007 7:38 pm

:( pois... mas olha pensa que pelo menos tentas-te :wink: eu tenho aqui 4 à uma semana e nunca pensei que sobrevivessem todos, mas com a cerelac e mante-los quentinhos dá resultado, para a proxima experimenta assim :wink:
Ippon
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha

sexta mai 11, 2007 2:11 am

OLá Nina,

Como estão os teus pardalitos? Espero que consigas salvá-los... E viva o Cerelac!!! 8) :lol: :wink:
Ana111
Membro Júnior
Registado: terça mai 08, 2007 9:32 pm

sexta mai 11, 2007 4:26 pm

Também estou a alimentar um pardal. já fiz várias tentativas de encontrar o ninho, mas não resultaram. A minha maior preocupação é como fazer para que depois ele se adapte ao meio lá fora. Os pardais não são animais domésticos, e dentro de 3 semanas terei que pensar em libertá-lo... Só espero que ele sobreviva depois disso...
Uma técnica para o manter quente é ferver água, colocar um prato a servir de tampa no tacho e colocar o cestinho com o pardal em cima, tudo dentro de um caixote coberto por cima. Fica um ambiente muito quentinho e não há preocupações com candeeiros acesos durante a noite. Quanto ao comer, ando dar-lhe caracóis migados e pão.
29nina29
Membro Júnior

sábado mai 12, 2007 11:57 am

ola Ippon. os meus pequenitos estão grandes e gordinhos :D n teêm é muitas penas na cabeça taditos :D eu fiz um ninho um toalhas e panos e tapava-os com um pano e mantiam-se muito quentinhos, se calhar também por serem 4 e aqueciam-se uns aos outros :wink: ahh e agora também lhes estou a dar uma mistura que é para melros. dou com uma colher mas ja há um pequenito que vai ao prato esfregar-se :D
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo mai 13, 2007 5:10 pm

Migael Escreveu:Bem. Morreu... :cry: não entendi bem o porquê.

Estava bem ainda hoje de manhã e piava que se fartava... mas decaiu muito rapidamente durante a tarde, e deixou de reagir.

Obrigado pela ajuda na mesma pessoal.
O bicho era muito precoce e só quase com um milagre sobreviveria.
De qualquer modo, os pardais alimentam as crias com grande quantidade de proteina animal, pelo que não seria mal pensado, quando por acaso acontecer algo no género, socorrer-se de alimento vivo (larvas de tenébrio, pe) que se vende nas lojas de animais, fazer uma papa com juntando água e alimentá-lo através de uma seringa.
Cerelac deserasca, mas é preciso que eles estejam já mais cresciditos...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
29nina29
Membro Júnior

domingo mai 13, 2007 8:40 pm

Não concordo. Pois os meus não tinham mais de 8 dias e sobreviveram a comer cerelac. É claro que dá muito trabalho, a alimentar e a manter quente, mas resulta, a prova disso é que estão aqui os 4 grandes e gorduxos :wink:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado mai 19, 2007 12:53 am

29nina29 Escreveu:Não concordo. Pois os meus não tinham mais de 8 dias e sobreviveram a comer cerelac. É claro que dá muito trabalho, a alimentar e a manter quente, mas resulta, a prova disso é que estão aqui os 4 grandes e gorduxos :wink:
Pela foto, acha que aquele pardal tinha 8 dias??

É que em cada dia que passa a diferença é abismal...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Aves”