Mais uma dúvida sobre iguanas.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta mai 11, 2007 4:19 pm

Olá a todos. Peço desculpa de colocar esta questão mas procurei respostas no fórum e não cheguei a nenhuma conclusão.
A minha iguana deve ter uns seis meses , mede 55 cm ( cabeça e rabo incluídos). Costumo ir todos os fins de semana para o Alentejo e gostava de a levar comigo. Vi algumas referências a trelas para iguanas e pergunto:
Onde se vendem essas trelas?
Já posso usar uma dessas na minha iguana?
Há para iguanas juniores como a minha?
Desvantagens?
Agradeço desde já a vossa paciência para tanto amadorismo. :lol: :lol: :lol:
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sexta mai 11, 2007 4:55 pm

As iguanas não devem ser levadas a passear...mas para quem o faz a unica vantagem do arnes é mesmo para não fugir, eu no meu caso estou seguro que a minha não fugia, pois sente-se mais seguro em cima de mim, quando está num ambiente que não é dela.
Desvantagens, para além de algumas não aceitarem muito bem a ideia de estarem presas podendo começar a rebolar como um jacaré para tentar-se libertar, o arnes enrrolar no corpo e cauda, ela entrar mais em panico soltar a cauda ou magoar-se...tudo isto pode ser muito stressante e estragar o trabalho de intracção conseguido até aí pois pode leva-la a não confiar no dono durante uns tempos a partir dai, outra desvantagem é quebrar os bicos da crista que no meu ver são muito importantes no sentido estetico da iguana não faço ideia se é doloroso para ela ou não essa situação. Isto acontece principalmente quano se usa o arnes de peito, o de usar nas patas trazeiras, é mais aceite pelas iguanas, parte menos os bicos, pois são menores nessa zona mas continuo a não aconcelhar nenhum embora quando a minha tinha dois anos e para leva-la de casa até uma arvore proxima para tirar fotos, colocava um feito por mim de patas trazeiras, mas nunca a passeei com ele, apenas a levava na mão e quando colocava na arvore tirava o fio que ligava ao "cinto".
Imagem
Imagem
nicosa
Membro Veterano

sexta mai 11, 2007 6:09 pm

A ideia não é levá-la a passear é antes permitir que apanhe sol directo. Mas o tenho medo que me fuja. Já uma vez o fez e foi um caso sério para a apanhar pois subiu para uma árvore. Embora as ervas já tenham sido cortadas continuam a haver muitas árvores, buracos e etcs. E tambem não me agrada deixá-la sózinha dois dias inteiros.
Mas a tua é muito maior que a minha. Nem sei se existe arnez para uma iguana assim pequena como a minha.
Psycopt
Membro Júnior
Registado: segunda abr 23, 2007 12:39 pm

sexta mai 11, 2007 10:27 pm

[quote="nicosa... Nem sei se existe arnez para uma iguana assim pequena como a minha.[/quote]

Um arnez é muito facil de fazer, aqui tens um exemplo. eu uso algo do género :wink:

Imagem

Mas atenção, tal como o Ophi já referiu a iguana pode aleijar-se a sério,convém evitar situações de stress. se ela ficar muito inquieta experimenta a levanta-la acima da tua cabeça, segurando com as duas mãos,
estando mais alta sente-se mais segura e acalma mais depressa. :)
Cumps
nicosa
Membro Veterano

sábado mai 12, 2007 12:06 am

Psy, não deu para ver.....
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

sábado mai 12, 2007 12:59 am

Boas
Eu a 1s tempos comprei 1a para a minha iguana,porque normalmente no verao levo-a comigo e para na viagem nao estar a levar dentro do terrario meto a coleira para ficar mais descansado que ela nao fuja,mas nao faço disto rutina desde que tenho a trela ainda so devo ter usado 1as 3 vezes e nao penso usar muitas mais so mesmo em casos que nao haja outra opçao!
A trela que comprei nao e para iguanas e 1a que e para hamsteres que e para as patas de tras!
Deixo aki 1a foto da coleira!
Imagem

agora deixo 1a como ficou na iguana!

Imagem

Ela nao estranhou a trela,so tive o cuidado de ver se nao stava a embaraçar com a cauda!

Espero ter ajudado!

Cumps, :wink:
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
Trigolimpo
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 3:47 pm

sábado mai 12, 2007 11:51 am

entao e aqueles que levam a iguana para a praia???
o ano passado peguei numa no tamariz, tava super calma, mas é estranho tando ali com tanta gente tanto barulho...mas muito sol..
E na concentraçao de faro, aparece sempre um com uma na mota, ate tem capacete e tudo :D acho incrivel como é que o animal se habitua a essas condiçoes, pois eu acho que não é nada normal...andamos aqui a falar que mudas de terrario, e algo de novo na area onde temos a iguana pode leva la a stress é impressionante como elas aguentam e habituam se a isto...
falamos do tolerar...será que é so mesmo tolerar nestes casos???é que a mim sinceramente parece que o animal gosta destas aventuras pelo menos os que vi...tambem, foram só 2 :D
contudo deve haver excepçoes e serem demasiado meigos e calmos...
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sábado mai 12, 2007 1:30 pm

Eu tb já vi o Dragão que anda nas costas do motoqueiro na concentração e tb já comentei com mais pessoal, mas talvez o facto de super-protegermos o nosso o animal, façamos dele mais bixinho do mato e menos tolerante a mudanças de ambiente, embora cada individuo seja um individuo, mas o facto de talvez desde novas serem expostas a varios tipos de ambiente, tendo sobrevivido a isso, embora decerto não seja saudavel, fazendo disso a sua rotina e elas toleram aparentemente sem problemas....
nicosa
Membro Veterano

terça mai 15, 2007 11:55 am

Pessoal, obrigado pelas vossas respostas. Talvez seja melhor esperar que a minha "lagartixa" cresça um bocadinho mais. Talvez um bocadinho maior ( mais visivel no campo ) seja melhor para as duas . ( ela e eu ). Sinceramente a ideia da trela não me atrai muito.....Obrigado a todos.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”