Aperfeiçoar... ou estragar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo mai 13, 2007 1:14 pm

Irrita-me um bocadinho que tentem aperfeiçoar a raça para uma coisa que esta nao é. Antes o siames era robusto e agora é aquela coisa esqueletica. Claro que se tem de tentar preservar a pureza do animal... mas pelas minhas pesquisas na internet o siames era um gato robusto e porque raio agora o querem magricelas?

Segundo a revista "Instinto", dedicada aos bichanos... "os criadores modelaram-no e, de gato robusto e forte, transformou-se nos exemplares magros e delicados dos nossos dias". Nao me parece correcto. Uma coisa é preservar o siames, outra é modifica-lo.

Imagem

Porquê ter isto?

Se se pode ter isto? :D

Imagem
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo mai 13, 2007 6:31 pm

Boa pergunta :wink:
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 13, 2007 6:39 pm

Éu acho-os bem mais giros gorduchos e fortes. nao há necessidade de os por tao esguios assim. :?
kim_haha
Membro Veterano

domingo mai 13, 2007 6:52 pm

pelos vistos não é só agora que ele é magricelas, ainda me lembro de ir com a minha filha ao cinema á alguns anos atrás ver isto:

www.youtube.com/watch?v=3Rrxr9cCqWQ&mod ... ed&search=
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

domingo mai 13, 2007 8:58 pm

Bem o filme da Dama e o vagabundo tem quase 20 anos :|
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 13, 2007 10:34 pm

Mas também o persa original decerto não tinha este aspecto, assim como n raças de cães são muito diferentes hoje em dia do que eram há 50 anos atrás, chama-se isso selecção:

Imagem

O gatito da segunda foto é um europeu comum colorpoint.
Aqui têm um exemplar de siamês tradicional, ou "apple head" como chamam os criadores:

Imagem

Cumprimentos a todos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 13, 2007 10:41 pm

Complemento retirado do "standard" do gato siamês, retirado da página do Clube Português de Felinicultura:

"Na verdade, hoje em dia existem diversos tipos de Siameses :
- O Americano : cabeça em forma de triângulo isósceles, crânio estreito, olhos reduzidos a fendas, orelhas enormes, pescoço espectacular, corpo tubular, patas delgadas. Trata-se do hiper-tipo ou super-tipo.
- O Inglês : intermédio entre o tipo antigo e o tipo americano : cabeça em forma de triângulo equilátero, orelhas grandes, corpo longo mas não em excesso.É o mais popular, especialmente em França.
Para além disso, os criadores fiéis ao Siamês tradicional criaram Siameses que não obedecem aos standards actuais. Como tal, têm novas designações : o Apple Head ou Apple Face ( cabeça de maçâ ) : tipo antigo, de cabeça redonda, recriado pelos criadores agrupados no Trdicional Cat's Association ( T.C.A. ) fundado em 1987.
O Thai : tipo antigo, obtido na Alemanha através do cruzamento entre Siameses e British Shorthair e com europeus de cor uniforme."

In http://www.cpfelinicultura.web.pt/siames.htm
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 14, 2007 2:40 pm

Triângulo isósceles, triângulo equilátero, cabeça de maçã... LLLOOOLLL esta gente é no minimo passada da cabeça.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça mai 15, 2007 1:54 pm

ando eu com tanto trabalho para engordar a bicharada e depois, vejo estes trinca espinhas. não fazem o meu género. prefiro os siameses rafeiros :P
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 15, 2007 2:59 pm

Lamento contrariar estas informações tão acertadas, mas só mesmo quem nunca pegou num Siamês genuíno é que pode afirmar que é um ser frágil.

Aqueles melgas são feitos de aço, são só músculo e saltam direitinhos do chão para o móvel mais alto que encontrarem sem qualquer impulso.

Correm, pulam, comem qualquer tecido que apanhem a jeito, pintam a manta o dia inteiro e estão só a aquecer para a noite.

Frágeis? Nem sequer os nervos dos criadores da raça podem ser frágeis, quanto mais os gatos.
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

quarta mai 16, 2007 10:14 pm

eu nunca tinha visto um gordo :o
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 18, 2007 7:45 pm

Na revista é que diz que ele é frafgil!

e se eles eram gorduchos nao deviam ter sido seleccionados. O homem nao tem o direito de os moldar! mante-los sim! agora modifica-los nem pensar!

Eu ja vi um gordo. Mora na casa de uma vizinha. E é a coisa mais fofa do mundo.
kim_haha
Membro Veterano

sábado mai 19, 2007 2:24 pm

Todos os "siameses" (não tenho a certeza que são puros) que conheço são gordos, e não os imagino de outra forma, são lindos :wink:
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 19, 2007 9:01 pm

O siames, quando apareceu, era robusto. Pelo menos segundo a revista "Instincto" e segundo algumas pesquisas que fiz na net. So que o homem foi-o "modelando". Gordos é que eles sao fofos. :lol:
123a
Membro
Registado: domingo abr 15, 2007 7:27 pm

domingo mai 20, 2007 4:11 pm

Ola
o gato persa sei que sempre teve esta aparencia, linda e majestosa!! :D
Pode ter sofrido algumas alteraçoes, mas poucas!! :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”