Falta de Apetite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bmartins
Membro Júnior
Registado: sexta nov 29, 2002 11:52 am

terça mar 25, 2003 8:52 am

Bom dia,

Ontem quando cheguei a casa ele já estava normal, tinha devorado tudo.
Ele nunca apresentou nenhum sintoma de doença, andou sempre a brincar.
A minha mulher acha que não come quando nós estamos com ele em casa, será possivel?

-----------------------------------

Bruno Martins
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

terça mar 25, 2003 9:59 am

Se calhar, nesses dias em que ele não comia muito, estava simplesmente enjoado da viagem. Tudo depende da capacidade de reacção e recuperação do animal. Ele pode também estar com medo de ter feito algo mal, associando o acto de comer a uma coisa que os donos não aprovam (daí só comer quando vocês não estão presentes). Tente ficar junto do cão quando lhe dá a comida para ver a reacção.

Saudações
bmartins
Membro Júnior

terça mar 25, 2003 10:05 am

Analipa,

Se estivermos presentes ele come.
Se lhe dou comida e ficar ao pe dele ele come.
Se sair ele vem comigo.

-------------------------

Bruno Martins
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça mar 25, 2003 10:07 am

Então já está bom....??????????????????'

Miau
analipa
Membro Veterano

terça mar 25, 2003 10:28 am

[quote=bmartins]
A minha mulher acha que não come quando nós estamos com ele em casa, será possivel?
[/quote]

Nesse caso, já não há razão para a sua esposa pensar deste modo, não é?
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça mar 25, 2003 10:39 am

bmartins Escreveu: Se estivermos presentes ele come.
Se sair ele vem comigo.
Bruno,

Nao me leve a mal, mas parece que o menino esta a sofrer um ataque de "mimalhite" aguda :lol: :lol: .

Se ele anda feliz e brinca, apesar de comer pouco, nao se preocupe demais. Leve-o de qualquer maneira ao veterinario para ver se ha uma causa organica na falta de apetite ou se ele esta de algum modo sub-nutrido.

Outro truque que se costuma usar nestes caso e fingir que come da racao dele antes de lhe estender o prato. Ja experimentou?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 25, 2003 10:51 pm

Nanico Escreveu:
bmartins Escreveu: Se estivermos presentes ele come.
Se sair ele vem comigo.
Bruno,

Nao me leve a mal, mas parece que o menino esta a sofrer um ataque de "mimalhite" aguda :lol: :lol: .

Se ele anda feliz e brinca, apesar de comer pouco, nao se preocupe demais. Leve-o de qualquer maneira ao veterinario para ver se ha uma causa organica na falta de apetite ou se ele esta de algum modo sub-nutrido.

Outro truque que se costuma usar nestes caso e fingir que come da racao dele antes de lhe estender o prato. Ja experimentou?

Eu sei de alguns animais que só comem na presença do dono.
Contudo não deixo de dizer q realmente deve de expor, de uma forma clara, ao vet, o que se está a passar.

O meu cão, aquando cachorrito, não tinha apetite.Comprei "n" marcas de ração e nada...até que por fim, como não podia vêr o animal a emagrecer cada vêz mais, resolvi começar a dar-lhe carne com arroz e legumes.Bem...foi um espectaculo vê-lo comer!!! Comeu com uma avidez que foi impressionante.
Mantive-o assim por uma semana e então depois resolvi começar a misturar ração nessa comida, confeccionada por mim, aos poucos e poucos até que passei a dar-lhe só a ração.
Resultou lindamente e ainda hoje é o que come e até bem demais. ;)
De qlq das formas este é tb um dos que come só qnd estou presente .
Como na maioria das vezes não me ausento por mt tempo, não lhe tem feito mal algum... :lol:

O problema maior , mas que nem por isso, é qnd vamos de férias para fora e ele fica sem comer por um dia ( mas nunca passou disso) mas depressa lhe vem a fome e volta á normalidade.

Leonilde
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mar 26, 2003 10:12 am

Olá

Haverá alguém aqui no fórum que não use uns truques para convencer os canitos a comer a ração? Cada um tem os seus métodos. Mas o que para mim é o mais giro é o sugerido pela Nanico. Essa de fazer de conta que se está a comer a ração deles antes de lhes estender o recipiente nunca experimentei. Mas está bem visto.
Bom, aqui para nós, se eu fizesse isso, eles pensariam lá para eles: "Ó pá, este Nel tem cada gosto mais esquisito..."

Quando eles eram cachorros eu usava um truque. Inicialmente misturava-lhes muito bem um pouco de carne cozida de bovino com massa na ração. Punha primeiro a carne e a massa e a ração a cobrir tudo. Pensamento ingénuo meu: eles para chegarem à carne, têm que comer primeiro a ração. A gente está sempre a aprender. Pensamos que eles são burros. Metiam o focinho e faziam a selecção com uma perícia absolutamente desconcertante. Depois de comerem a massa e a carne e deixarem as bolinhas da ração, olhavam para mim com aquelas carinhas descaradas: "então não há mais carne?"

Tive que usar outra estratégia. Passei a moer a ração naquelas trituradoras do tipo um,dois,três de modo a ficar do tipo pão ralado e envolver com a massa e a carne. Foi uma boa solução. Embora contrariados, lá se foram habituando àquela coisa esquisita que é a ração.

Em adultos já não é necessário moer a ração. Continuo a misturá-la com carne magra cozida de bovino e massa numa dose certa. De puser comida a mais eles comem a carne e a massa e deixam a ração. Se der a dose certa, primeiro vão à carne, depois à massa e por último (que remédio) à ração. Mas comem tudo.

À noitinha, antes de deitar, comem só ração (um pouco) à qual adiciono um pouco de óleo de milho.
É muito provável que se eu tivesse teimado em lhes dar apenas ração, aos poucos eles se tivessem habituado. Mas este regime talvez não seja mau de todo. Eles comem com mais prazer e sempre vão ingerindo uma dose diária razoável de ração com os necessários nutrientes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bmartins
Membro Júnior

quarta mar 26, 2003 10:25 am

Bons dias,

O Pit já devora tudo o que lhe pomos a frente. Desde segunda feira que come tudo, começa-mos a trrabalhar nesse dia.
Ele só come ração, e um iogurte por dia (receitado pelo Vet), será melhor
dar-lhe outra coisa (carne cozida, Etc.), misturando com a ração?

---------------------------------------------

Bruno Martins
analipa
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 11:40 am

É engraçado o facto do Nel ter mencionado a escolha meticulosa que os canitos fazem à comida que lhes damos. Nos primeiros dias do Boris em minha casa eu dava-lhe muitas vezes frango cozido com arroz (por sugestão do vet, pois o bichinho tinha um dente que teimava em permanecer na gengiva e, por isso, a ração não era bem aceite - provocava dores, com certeza). O malandreco, fazia a coisa de tal modo que no fim, o frango tinha desaparecido e o arroz...estava todo lá! Descobri como é que ele conseguia fazer essa peripécia. Com o focinho enfiado no comedouro, o Boris soprava pelas narinas de modo a que o arroz "voasse" e assim ficava só o frango que ele comia em segundos!
Realmente, nós a tomá-los por parvos e quem nos troca as voltas são eles! ;)
Saudações
Filipa
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mar 26, 2003 11:52 am

As minhas comem tudo e só não comem mais porque não lhes damos..acho que falta de apetite não é doença de Boxer, mas o canito do meu namorado, o Billy (SRD, lindo, lindo), só come, imaginem, depois de ter dado patadas no prato e tudo o que é grãozinho de ração esteja espalhado no chão..depois parece um aspirador!!! E se voltamos a por no prato..ele volta a entornar, mto ofendido..enfim, manias...não se preocupe, se não for nada de grave, que não há-de ser se Deus quiser, nunca vi cão nenhum morrer à fome com comida à frente..pode até ficar 3 dias sem comer, mas há-de lá ir.. ;)

Catarina
cgtorres
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 11:57 am

analipa Escreveu: O malandreco, fazia a coisa de tal modo que no fim, o frango tinha desaparecido e o arroz...estava todo lá!
:lol: Isso faz-me lembrar a Riskas a tomar comprimidos. Guarda-os nas bochechas até estar sozinha e depois cospe...fora as vezes em que não tem tempo e começa o comprido a desfazer-se e a baba a ficar amarela (se for desparasitante)!!! Agora tem que ser goela abaixo com ela!! :o
São danados Analipa, assim que ganham "galões", temos que ter mta atenção!!!

Catarina ;)
nina1
Registado: sábado dez 21, 2002 11:51 pm

quarta mar 26, 2003 11:57 am

olá

eu utilizo o método de "temperar" a ração:
Cozo um pedaço de frango, desfio, misturo na ração, e "rego" a comida com a agua da cozedura. Some tudo num instante.
cgtorres
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 12:00 pm

bmartins Escreveu: Ele só come ração, e um iogurte por dia (receitado pelo Vet), será melhor
dar-lhe outra coisa (carne cozida, Etc.), misturando com a ração?
Bruno Martins
Oi Bruno,
Se foi por receita do Vet, eu aconselhava a manter até lá voltar e ele mudar a dieta, se for caso disso. Embora tenham um bom sistema de defesa imunitário, podem ter um sistema digestivo delicado e com cachorros, todo o cuidado é pouco.
Felicidades para si

Catarina ;)
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quarta mar 26, 2003 12:04 pm

cgtorres Escreveu: (...)só come, imaginem, depois de ter dado patadas no prato e tudo o que é grãozinho de ração esteja espalhado no chão..depois parece um aspirador!!! E se voltamos a por no prato..ele volta a entornar, mto ofendido..enfim, manias...(...)
Catarina
Olá a todos,

eu tive um cão (já morreu, de velhinho) ainda em casa do meu pai, que também dava com a pata e entornava tudo...na altura não era costume dar-se ração aos cães, ele comia arroz com carne, a carne ficava sempre em baixo e o arroz em cima! pois ele tinha sempre que entornar tudo...era uma porcaria...

Então o meu pai teve uma ideia fantástica (pensamos nós!!!), e construiu, no jardim, um recipiente quadrado em cimento onde se colocava a taça da comida do cão...ele olhou, olhou, começou a comer, olhou novamente e... :idea: toca de enfiar as patas dianteiras na taça e começar a "cavar"...não era só o chão com comida, era ele também... :lol: :lol: :lol: Tivemos que nos render às evidências...não havia nada a fazer! Era o único que comia cá fora, assim passava-se a mangueira e já está! :D :D :D
Responder

Voltar para “Cães”