Anja, é um pensamento que me ocorre diversas vezes. Que raios estamos a fazer aos nossos animais? Parece-me um pensamento correcto. Principalmente no que toca aos gatos, porque os cães, de certa forma têm a sua liberdade.anjjazul Escreveu:como não sou psicóloga animal, não sei avaliar se o gato ou o cão está feliz. mas sei se está em segurança. porque a "felicidade" costuma pagar-se bem cara. os meus gatos eram mais felizes se lhes abrisse a porta e os deixasse andar na rua. os cães eram mais felizes, se não lhes pusesse trelas e os deixasse andar à solta. eu era mais feliz se pudesse dormir todos os dias até ao meio dia e me saísse o euromilhões.
mas a felicidade dos animais, mesmo os de 2 patas, nem sempre está no instinto. já não vivemos no país das maravilhas,onde, por exemplo, os carros são substituídos por burrinhos. portanto, antes infelizes, mas seguros
GaTitos Siameses ou Persas
Moderador: mcerqueira
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jul 18, 2006 3:11 pm
Concordo c/ tudo o que a Lumaria tem dito.
Um gato caça ratos, um cão gatos. Um cão é fiel ao dono o gato é fiel á casa. Sempre ouvi dizer isto, não acho nada normal terem um gato ou um cão ou qualquer animal que precise de espaço dentro de um quarto uma vida inteira e ainda para completar dão-lhe uma amiga neutra para fazer companhia. Um dia deste já nem se podem ver.
Desculpem lá, passo os olhos todos os dias por este forum e nunca disse nada, mas esta não podia deixar passar. Com diz um forista no forum dos cães, comprem animais de louça. Esses sim é que existem para estarem fechados dentro de casa.
Um gato é um animal que precisa de espaço, precisa de ar livre, de correr atras de passaros, tentar apanhar algum coisa na relva, subir arvores andar nas ramadas. E muitas mais coisas.
Adoro gatos, sempre tive gatos e o que mais me dava prazer era ver-los a caçar, a espreguiçarem-se na relva, subirem arvores e atirarem-se a nós quando passamos ou então dormir uma soneca comigo ao sabado á tarde...
fico por aqui
Um gato caça ratos, um cão gatos. Um cão é fiel ao dono o gato é fiel á casa. Sempre ouvi dizer isto, não acho nada normal terem um gato ou um cão ou qualquer animal que precise de espaço dentro de um quarto uma vida inteira e ainda para completar dão-lhe uma amiga neutra para fazer companhia. Um dia deste já nem se podem ver.
Desculpem lá, passo os olhos todos os dias por este forum e nunca disse nada, mas esta não podia deixar passar. Com diz um forista no forum dos cães, comprem animais de louça. Esses sim é que existem para estarem fechados dentro de casa.
Um gato é um animal que precisa de espaço, precisa de ar livre, de correr atras de passaros, tentar apanhar algum coisa na relva, subir arvores andar nas ramadas. E muitas mais coisas.
Adoro gatos, sempre tive gatos e o que mais me dava prazer era ver-los a caçar, a espreguiçarem-se na relva, subirem arvores e atirarem-se a nós quando passamos ou então dormir uma soneca comigo ao sabado á tarde...
fico por aqui
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm
e não é tão bom vê-los a ir dar uma voltinha e nunca mais voltarem
e realmente óptimo vê-los atropelados na rua em frente a casa, ou envenenados no quintal do vizinho.
todos arranhados por andarem à luta com outros gatos, apanharem doenças com outros gatos, terem uma vida bem curtinha
isto sim é fantástico

isto sim é fantástico

-
- Membro Júnior
- Registado: terça jul 18, 2006 3:11 pm
"terem uma vida bem curtinha"
mas pelo menos são felizes, nessa vida curtinha (agora estou a ser muito má
)
mas pelo menos são felizes, nessa vida curtinha (agora estou a ser muito má

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm
chame-me maluca, mas tenho a impressão que os meus são bastante felizes
sobem aos móveis, à torre instalada para eles, brincam a apanhada entre eles, caçam os brinquedos e os outros gatos, correm atrás das moscas que teimam em cá entrar (insecticida biológico
).
acho que sim: felizes e em segurança

acho que sim: felizes e em segurança

Esta frase deixa-me bastante apreensiva.MARROQUINO Escreveu:Um gato caça ratos, um cão gatos.
Acho optimo que os gatos possam sair de casa, subir ás arvores e tal.
Mas e quem vive em apartamentos nesse caso, não teria o direito de ter animais?
Eu tenho em casa 3 exemplos de como é bom andarem em liberdade.
Ola,MARROQUINO Escreveu:Concordo c/ tudo o que a Lumaria tem dito.
fico por aqui
De facto acredito que qualquer animal domestico teria mais liberdade se vivesse na rua.
Agora o facto de viverem em apartamentos nao os transforma obrigatoriamente em pachas os peluches de decoração, isso obviamente se os donos estiverem mais preocupados com os animais e menos com os biblots, moveis, etc.
Os meus gatos fazem montes de exercicio, e o apartamento ate nem é grande, tirando o escritorio, correm pela casa toda, saltam dos sofás para a mesa da sala, da cama para o parapeito da janela, para cima da comoda, para cima dos armarios etc e isto geramente em corrida levando tudo á frente.
Deixei de ter biblots caros, tenho daqueles que quando partem nao custa muito ver os cacos, ou entao madeiras que sempre sao mais resistentes.
Os sofás por baixo tem o tecido desfeito porque eles adoram andar a rastejar com as unhas cravadas no tecido...
No hall de entrada (sim porque é o sitio que eles escolheram para ter o arranhador) quem entra no apartamento depara com um daqueles arranhadores com troncos, poleiros, um novo tipo de decoração

Caçar de facto nao caçam ratos, mas caçam mosquitos, aranhas, moscas e ficam num verdadeiro delirio a caçar os bichitos.
As janelas tem uma decoração muito "bonita" também , tem umas grades que lhes permitem deitar-se no parapeito a apanhar ar e sol.
Sei que lhes proporciono uma vida boa, com cuidados medicos , boa alimentação e segurança que não teriam na rua.
Tenho uma casa limpa, mas não a tenho decorada como gostaria mas isso é o demenos comparado com a alegria de os ver a trepar, correr e saltar e isso eles também o podem fazer num apartamento, com caracteristicas diferentes de uma quinta, sim sem duvida, mas serão menos felizes por isso?Os meus nao acredito.
Cumps
Eu não penso no meu direito de ter animais. Penso no direito de os animais terem uma vida digna.lagutrop Escreveu:Mas e quem vive em apartamentos nesse caso, não teria o direito de ter animais?
Bem vistas as coisas, cometemos violências atrozes como castrar e esterilizar. Sejamos honestos nas razões, porque de outra forma era impossivel conviver com eles. Como exemplo dou os cães, como é perfeitamente suportável conviver com o cio das cadelas, poucos são os donos que as esterilizam. Os machos castrados, contam-se pelos dedos da mão.
Até aproveito para perguntar à Bita, o Luby é castrado?
Depois confinamo-los a espaços interiores com o pensamento que os estamos a proteger. Até pode ser, mas onde fica o direito inquestionável de um animal ter direito à vida que é propria da espécie? Está bem descrito na declaração dos direitos dos animais: Todos os animais devem viver de acordo com a sua espécie. Os gatos de apartamento estão muito longe disso.
Depois alimentamo-los com ração porque é melhor para eles. Tretas, é melhor para nós, cozinhar comida saudável implica tempo, conhecimentos que nós não temos, logo optamos pelo mais viável e dentro do pior, escolhemos o menor dos males.
O que me pergunto e parece-me que com legitimidade, que raios estamos a fazer aos gatos? É que antes dos nossos direitos, estão certamente os deles.
Arranjem as desculpas que quiserem, mas dentro da nossa forma pouco natural de viver, arrastamos os animais connosco. E não me ilibo, faço o mesmo ou quase o mesmo, mas pondero muito nisso e sinto-me atrozmente egoista. O verdadeiro amor não é egoista.
E ainda, para terminar, que isto já vai longo, ainda temos a horrorosa frase dos peludinhos, peluchinhos mimados e mimalhos, coitadinhos tão inocentes e desprotegidos. Mentira! Estamos perante um predador resistente, que não precisa de nós, eternamente indomável. Quem vê o gato de forma diferente, não respeita o animal que tem em casa.
Última edição por LuMaria em quarta mai 16, 2007 6:18 pm, editado 1 vez no total.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
adoro os defensores da felicidade animal. tenho uma vizinha que tb. achava que a cadela era muito feliz por andar na rua 24 horas por dia. desapareceu. mesmo assim, continuava na dela.
caso a cadela tenha ficado horas a penar atropelada, tenha servido de alimento no circo, tenha ido para lutas, ou bater com os costados ao canil - que alegria
é por estarem em casa, que os meus animais são infelizes. é por isso que 2 morreram com 16 anos e mesmo o i,r. já vai com 11. a caçarem ratos envenenados, a passearem nos quintais dos bons vizinhos e a andarem à frente dos carros, deviam ter um lindo funeral
caso a cadela tenha ficado horas a penar atropelada, tenha servido de alimento no circo, tenha ido para lutas, ou bater com os costados ao canil - que alegria

é por estarem em casa, que os meus animais são infelizes. é por isso que 2 morreram com 16 anos e mesmo o i,r. já vai com 11. a caçarem ratos envenenados, a passearem nos quintais dos bons vizinhos e a andarem à frente dos carros, deviam ter um lindo funeral
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Nem ligo. A única coisa que me interessa é que os meus bonecos de peluche morram de velhos e não de doenças horríveis, debaixo de um carro ou na boca do cão do vizinho.
Mais, tenho a certeza absoluta que não andam por aí a espalhar filhotes que depois almas caridosas têm que resgatar e ... amontoar em gatis.
E só mesmo quem não conhece um Persa é que acha que um macho inteiro e em plena maturidade vai atacar uma neutra (que aliás sempre amou) só porque vive com ela. Ridículo.
Ó pessoas das liberdades felinas: um Persa há anos que não é um gato "natural" como vocês diriam. Anos!
É um gato gordo, de pata curta e grossa, de estrutura pesada e sem qualquer capacidade de saltar para as árvores (essa só mesmo de quem nunca viu um Persa a sério). Basta fazer uma pesquisa em Gatis conceituados e olharem os exemplares: o mais alto que eles saltam é para um arranhor médio e mesmo assim ...
E deve ser devido a esse saudável espírito libertatário que têm aparecido abandonados em locais públicos Persas de companhia cuja pelagem se transformou em autênticas couraças.
Mais, tenho a certeza absoluta que não andam por aí a espalhar filhotes que depois almas caridosas têm que resgatar e ... amontoar em gatis.
E só mesmo quem não conhece um Persa é que acha que um macho inteiro e em plena maturidade vai atacar uma neutra (que aliás sempre amou) só porque vive com ela. Ridículo.
Ó pessoas das liberdades felinas: um Persa há anos que não é um gato "natural" como vocês diriam. Anos!
É um gato gordo, de pata curta e grossa, de estrutura pesada e sem qualquer capacidade de saltar para as árvores (essa só mesmo de quem nunca viu um Persa a sério). Basta fazer uma pesquisa em Gatis conceituados e olharem os exemplares: o mais alto que eles saltam é para um arranhor médio e mesmo assim ...

E deve ser devido a esse saudável espírito libertatário que têm aparecido abandonados em locais públicos Persas de companhia cuja pelagem se transformou em autênticas couraças.
São pontos de vista.
Acho que a vida e o mundo mudaram não só para as pessoas como tambem para os animais.
Parece-me impossivel que todos os animais pudessem ser livres.
Se eles falassem poderiamos perguntar-lhes o que pensam do assunto mas assim teremos de ficar na duvida.
Cá em casa não estão confinados a um quarto.
São livres de andar por onde quiserem, saltar, brincar e eles aproveitam bem isso.
Claro que á conta disso tenho moveis e sofás arranhados, cortinados rasgados, bibelots partidos e tal mas estou habituada.
Todos os que tenho em casa vieram da rua.
Todos passaram muito maus bocados e não sei se quereriam uma liberdade que lhes custou tão caro.
Mas, talvez vocês estejam certos.
Acho que a vida e o mundo mudaram não só para as pessoas como tambem para os animais.
Parece-me impossivel que todos os animais pudessem ser livres.
Se eles falassem poderiamos perguntar-lhes o que pensam do assunto mas assim teremos de ficar na duvida.
Cá em casa não estão confinados a um quarto.
São livres de andar por onde quiserem, saltar, brincar e eles aproveitam bem isso.
Claro que á conta disso tenho moveis e sofás arranhados, cortinados rasgados, bibelots partidos e tal mas estou habituada.
Todos os que tenho em casa vieram da rua.
Todos passaram muito maus bocados e não sei se quereriam uma liberdade que lhes custou tão caro.
Mas, talvez vocês estejam certos.
Nops o meu lubinho aínda os tem pretinhos e no sitio
Obviamente que castrei os gatos por interesse meu, acredito que a castração previne doenças, mas isso se eu quiser prevenir um cancro no utero que me pode acontecer, podia sempre fazer uma operação e tira-lo e aos ovarios tb, é obvio que o principal em quem esteriliza e castra passa pelo seu interesse. É errado? não sei, se é uma decisão egoista? É.
Os animais domesticos existem também para conviverem com o Homem, e se os tempos mudam e hoje não vivemos em quintas ou solares do sec passado e temos que nós proprios viver engaiolados, é nataural, que os animais de companhia também acabem por sofrer essa alteração social, se nós apesar de nao gostarmos nos adaptamos a viver em apartamentos, acredito que os animais também se adaptem, os meus até nem conheceram outra realidade...
Agora deixo a pergunta: se todos nós achassemos que não se deve ter animais domesticos em apartamentos, será que daqui a uns anos aínda haveriam caes e gatos? é que me parece que há muito mais população a viver em apt do que em casas e com tendencia a aumentar esse numero.
O nao permitir que eles se adaptem a esta nova realidade nao estaria de alguma forma a condena-los a que desaparecessem daqui a uns anos e não falo daqui a 10 ou 20 tenho uma visão mais afastada no tempo ?
As zonas rurais cada vez mais são invadidas por alcatrão e não tenho duvidas que um dia serão qualquer coisa muito rara.

Obviamente que castrei os gatos por interesse meu, acredito que a castração previne doenças, mas isso se eu quiser prevenir um cancro no utero que me pode acontecer, podia sempre fazer uma operação e tira-lo e aos ovarios tb, é obvio que o principal em quem esteriliza e castra passa pelo seu interesse. É errado? não sei, se é uma decisão egoista? É.
Os animais domesticos existem também para conviverem com o Homem, e se os tempos mudam e hoje não vivemos em quintas ou solares do sec passado e temos que nós proprios viver engaiolados, é nataural, que os animais de companhia também acabem por sofrer essa alteração social, se nós apesar de nao gostarmos nos adaptamos a viver em apartamentos, acredito que os animais também se adaptem, os meus até nem conheceram outra realidade...
Agora deixo a pergunta: se todos nós achassemos que não se deve ter animais domesticos em apartamentos, será que daqui a uns anos aínda haveriam caes e gatos? é que me parece que há muito mais população a viver em apt do que em casas e com tendencia a aumentar esse numero.
O nao permitir que eles se adaptem a esta nova realidade nao estaria de alguma forma a condena-los a que desaparecessem daqui a uns anos e não falo daqui a 10 ou 20 tenho uma visão mais afastada no tempo ?
As zonas rurais cada vez mais são invadidas por alcatrão e não tenho duvidas que um dia serão qualquer coisa muito rara.
Parece-me que entende o que estou a dizer. Ao menos assim.lagutrop Escreveu:Cá em casa não estão confinados a um quarto.
Watermonitor, não estou a falar dos persas em especifico, mas dos gatos em geral. Se fosse a falar dos persas, ía ser um drama, porque para mim, nos moldes em que existem hoje, nem deveriam existir.
Este é um tema sobre o qual penso, não é para ferir susceptibilidades.
Não precisam de arranjar argumentos como tadinho tão feliz e morreu debaixo de um carro. Não é nisso que falo.
Se me dessem a optar entre uma vida curta e feliz e uma vida longa e infeliz, a minha escolha era mais que óbvia. Com base nas minhas necessidades enquanto humana, penso nas necessidades deles enquanto gatos. Se não atingem, não vale mesmo a pena debater o assunto.
Bita, não falo de não ter animais domésticos, falo de lhes tentarmos proporcionar uma vida mais ou menos de acordo com a sua espécie. Um animal criado como um "filho" dentro de 4 paredes que é olhado como algo frágil e sedento de cuidados e carinhos é anti natura. Acho que entendes perfeitamente do que falo.
Declaração Universal dos Direitos dos Animais
Artigo 5º
1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.
Entendo pois, os meus gatos não sao meus filhos, nem são bébés ou coisa que o valha, são gatos.LuMaria Escreveu:Parece-me que entende o que estou a dizer. Ao menos assim.lagutrop Escreveu:Cá em casa não estão confinados a um quarto.
Watermonitor, não estou a falar dos persas em especifico, mas dos gatos em geral. Se fosse a falar dos persas, ía ser um drama, porque para mim, nos moldes em que existem hoje, nem deveriam existir.
Este é um tema sobre o qual penso, não é para ferir susceptibilidades.
Não precisam de arranjar argumentos como tadinho tão feliz e morreu debaixo de um carro. Não é nisso que falo.
Se me dessem a optar entre uma vida curta e feliz e uma vida longa e infeliz, a minha escolha era mais que óbvia. Com base nas minhas necessidades enquanto humana, penso nas necessidades deles enquanto gatos. Se não atingem, não vale mesmo a pena debater o assunto.
Bita, não falo de não ter animais domésticos, falo de lhes tentarmos proporcionar uma vida mais ou menos de acordo com a sua espécie. Um animal criado como um "filho" dentro de 4 paredes que é olhado como algo frágil e sedento de cuidados e carinhos é anti natura. Acho que entendes perfeitamente do que falo.
Tento espicaçar-lhes o instinto , não os reprimo quando andam á "porrada" entre eles, volta e meia lá anda um com um tufo de pelo na boca que arrancou ao outro

Mas será que dar carinho é assim tão anti natura?Quantas vezes é que vais na rua e ves um gato vadio que se chega a ti arrebita o traseiro e te pede uma festa e se lha das desanda a ronronar?
Eles são independentes e conseguem desenvencilhar-se sozinhos, isso sem duvida, mas será que a domesticação não os fez de alguma forma também desejarem o contacto com o Homem?Não sei, prefiro acreditar que sim.
É que estamos a falar em animais domesticos e não em animais selvagens.
Watermonitor quando falou em ter o gato dentro de uma só divisão da sua casa era a isso mesmo que se referia? O seu gato vive confinado a um quarto?
É que se é desculpe mas não entendo, os meus gatos eu tenho-os porque quando estou em casa convivo com eles e parece-me que ter um animal confinado a uma divisão é dificil a convivencia com o dono, desculpe mas acho estranho.
1 em cada 10 ou 15 gatos faz isso. O fantástico no gato é que nunca foi domesticado, simplesmente achou por bem partilhar a existência dele connosco.Bita Escreveu:Eles são independentes e conseguem desenvencilhar-se sozinhos, isso sem duvida, mas será que a domesticação não os fez de alguma forma também desejarem o contacto com o Homem?Não sei, prefiro acreditar que sim.
É que estamos a falar em animais domesticos e não em animais selvagens.
Os que estão em casa não têm opção. Mas se lhes abrires a porta ou a janela, rápidamente escolhem.