Eh eh eh...
Vocês não têm gatos, têm anjos!!!
O meu Garfield faz jus ao nome escolhido e salta para todo o lado, rouba-nos a comida, mia bastante quando quer alguma coisa, enfim, um típico gato de 8 meses. Colo e agarranços nem pensar, mas festas adora e até beijinhos aceita.
Também gostava de saber a idade do Duarte, pois claro que isso tem influência. Quando são bastante pequenos não têm o costume de saltar para cima de coisas altas (mesas, bancadas da cozinha, etc), mas à medida que crescem vão-se aventurando (até se tornarem autênticas pestes!

). Depois há sempre os mais medrosos que coisas altas nem vê-las, independentemente da idade.
Quanto a gostar de água, é verdade que a generalidade dos gatos não aprecia, mas não são assim tão poucos como se pensa aqueles que, pelo contrário, adoram!!!

Os meus não gostam, mas a gata da minha mãe salta para dentro do banho com ela e adora chapinhar na água...

e já não é a primeira vez que ouço estas histórias dos gatos e das suas "relações de paixão" com a água.
Cada gato, tal como cada ser humano, tem a sua personalidade, às vezes muito diferente do que está instituído como "normal". Podem ser autênticos anjos como autênticas pestes

. Devemos entendê-los, aceitá-los (e às vezes, tentar educá-los) mas principalmente amá-los tal como nos são dados a conhecer, pois todos eles têm o seu encanto particular.
Não esquecer ainda que eles também passam por diferentes fases na construção da sua personalidade (mais uma vez, tal como as crianças). Um gato pode ser a maior meiguice enquanto pequenino e tornar-se, ao crescer, um gato arisco e arruaceiro. Ou pode ser um pequeno terrorista, fugidio e nada simpático e tornar-se na maior "melga" entre os gatos, desejoso de festas e mimos. Tudo depende da convivência diária com os amigos de 2 patas e com a educação, mas a sua personalidade terá também uma quota parte.
Aproveita enquanto podes o teu anjinho, Rst, não vá dar-se o caso de ele ficar mais atrevido e começar a saltar para cima das mesas, arranhar os móveis e roubar o teu lugar na cama (pode ainda não parecer, mas a tua casa é agora o território dele e mais cedo ou mais tarde ele começará a reclamar a sua posse).
Ronrons da Kira e do Garfield, que adoravam conhecer o teu Duarte.