A Tourada

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

sexta mai 18, 2007 4:00 pm

dinodane Escreveu: Restam os argumentos a favor:
- é bonito, é tradicional, é excitante, é uma festa,
- Sem tourada acabam as ganadarias.
Vamos la ver uma coisa, eu nao estou nem ai para os argumentos, nem sequer estou aqui para fazer mudarem de ideias, ou se gosta ou nao se gosta, e pronto.

Ate porque os argumentos nao valem de nada, e se fossemos a argumentar ambas as partes nunca mais saiamos daqui...

Eu AMO o toiro e adoro corridas e ponto final, quem gosta gosta quem nao gosta nao gosta, pois isto dos argumentos e uma prefeita anormalidade..

Sem querer chamar nomes a ninguem, que nao estou aqui para isso, sempre respeitei todos os pontos de vista, senao nem me estava aqui a preocupar em responder a bita
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 18, 2007 4:00 pm

Xaves Escreveu:Comecando pelo circo ..
:roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

sexta mai 18, 2007 4:03 pm

LuMaria Escreveu:
Xaves Escreveu:Todos eles vem de Lezirias..
Tem mesmo a certeza? Mesmo, mesmo, mesmo, mesmo? Isto é correcto?

Relembro:
Fang Escreveu:Eu quando me refiro a este tema, tenho em conta os touros criados em montado semi-natural (sobretudo no sul interior do país), não aos touros criados em leziria como por vezes acontece nalgumas zonas do ribatejo. Estes ultimos não aquecem nem arrefecem...

Sim porque essas ditas ganaradias nao sao recunhecidas, apenas fazem uma corrida ou no maximo duas por ano, e mesmo assim muitas delas acabam muito rapidamente, mas no alentejo como no ribatejo e pasto e todo plantado e tratado, ate o dos cavalos, nao e deixar nascer ervas daninhas e agora comam, nao sao pastos arranjados para que nao falte nada aos toiros..
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mai 18, 2007 4:04 pm

Mas eu já ultrapassei a parte do porque se gosta ou não do amor ou não do respeito ou não, eu estou agora muito mais interessada e centrada no argumento ecossistema...
Até porque essa não é uma questão de gosto é uma realidade, só quero tentar perceber é se essa realidade é assim tão linear como os afficionados o tentam fazer crer quando falam nela.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mai 18, 2007 4:09 pm

Xaves Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Relembro:
Fang Escreveu:Eu quando me refiro a este tema, tenho em conta os touros criados em montado semi-natural (sobretudo no sul interior do país), não aos touros criados em leziria como por vezes acontece nalgumas zonas do ribatejo. Estes ultimos não aquecem nem arrefecem...

Sim porque essas ditas ganaradias nao sao recunhecidas, apenas fazem uma corrida ou no maximo duas por ano, e mesmo assim muitas delas acabam muito rapidamente, mas no alentejo como no ribatejo e pasto e todo plantado e tratado, ate o dos cavalos, nao e deixar nascer ervas daninhas e agora comam, nao sao pastos arranjados para que nao falte nada aos toiros..
Ou seja as tais ganadarias que tem os tais touros que preservam o tal ecossistema aínda vão subsistindo com apenas uma ou duas corridas por ano, logo acredito que a preservação do ecossistema nao precisa de nao sei quantas centas touradas anuais.
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 4:13 pm

Ok Susana, perante o exposto, ainda por confirmar a exacta rectidão do que se fala, que tem a dizer do argumento ecossistema? Parece-me que é muito versada nesta questão. Gostaria de comentasse.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 18, 2007 4:17 pm

[quote="Xaves
Vamos la ver uma coisa, eu nao estou nem ai para os argumentos, nem sequer estou aqui para fazer mudarem de ideias, ou se gosta ou nao se gosta, e pronto.

Ate porque os argumentos nao valem de nada, e se fossemos a argumentar ambas as partes nunca mais saiamos daqui...
Eu AMO o toiro e adoro corridas e ponto final, quem gosta gosta quem nao gosta nao gosta, pois isto dos argumentos e uma prefeita anormalidade..
[/quote]

A Xaves é demais, então estamos aqui há quase 20 páginas a falar de quê???
Não estamos a argumentar uns com os outros, os que gostam e os que não gostam? É verdade que nunca mais vamos sair daqui, quem gosta não vai deixar de gostar e quem não gosta não vai passar a gostar, mas estamos a discutir as ideias de cada um ou não? A isso chama-se ARGUMENTAR, mas eu já vi que o meu dicionário é diferente do seu...

PREFEITA anormalidade diz a Xaves??? PERFEITA ANORMALIDADE é responder taco a taco a cada post com as suas ideias e depois sair-se com esta, que argumentar ideias é anormal...
:roll:
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 5:04 pm

Mas a carissima forista Xaves não gosta de argumentar. Porque às páginas tantas já não tem argumentos e como lhe falha a leitura de vários postes pelo caminho, porque é PREFEITAMENTE chato perder tempo a ler, chega às tantas que diz: Começando pelo circo.... O que tem tudo a ver.

Aguardemos plácidamente por quem defende os ecossistemas com tanto afinco e dedicação.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 18, 2007 5:13 pm

Mas quais ecossistemas LuMaria??

Eu sem grandes "googlamentos" e afins já percebi que essa história do ecossistema acaba por ser mais um argumento da treta, e quanto mais leio mais chego a essa conclusão, se a grande entendida na tauromaquia me diz que as ganadarias do montado não são as principais fornecedoras de touros bravos então em que é que ficamos?? Acabam as lezírias se não houver lá touros bravos a pastar?
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 5:31 pm

dinodane Escreveu:Mas quais ecossistemas LuMaria??

Eu sem grandes "googlamentos" e afins já percebi que essa história do ecossistema acaba por ser mais um argumento da treta
Pois, mas há foristas que insistem com imensa insistência e "conhecimento de causa". Estou à espera dos argumentos... nomeadamente da forista susanastrat.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta mai 18, 2007 9:00 pm

Eu sei tanto como a maior parte de vocês... com experiências diferentes ou semelhantes, com informações correctas ou não tão correctas.

Fang, não sabia que o touro nas lezírias não tinha qualquer importância.

As lezírias que têm terrenos na área protegida do Estuário do Tejo(Vila Franca de Xira, Benavente e Loures). Os touros não são importantes na preservação de algumas espécies? Em especial pelas aves que lá nidificam... :? Porquê que não é importante como nos montados?

Até agora sei que os montados, no sul e interior do país estão a passar por maus bocados devido às alterações climatéricas, e sendo a cortiça uma das grandes fontes de receita, cada vez mais árvores a morrer, está previsto anos negros.
<p>susana</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 18, 2007 9:52 pm

bita322 Escreveu:
fang Escreveu:Bom dia,
Eu não percebo nada de touradas nem de aficcion. Não ligo, nunca liguei e não simpatizo com o espectáculo.

O que fui contatando durante o meu trabalho no campo (in loco) foi que:
1- Os montados semi-naturais não cultivados onde existe touro estão em melhores condições do que aqueles onde existe gado para produção de carne e do que aqueles que estão sem nada.
2- Ninguem entra em zonas com touros de ânimo leve, minimizando os abates, pilhagens e outros vandalismos sobre fauna protegida.

Portanto, o que fui notando foi que a forma de pastoreio de touros era benéfica na manutenção do habitat fundamental para muitas das espécies selvagens em risco no nosso país. O factor "dissuasão" potencia essas zonas contra perturbação e vandalismo, tornando-as em alguns casos em verdadeiros "oásis" para determinadas espécies.

Quanta a isto, já tinha referido algo do género aqui:
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... &start=150
bita322 Escreveu: Quanto aos ecossistemas, vou aqui fazer uma pergunta que para os entendidos ate pode ser uma coisa muito parva, mas eu que admito nao entender nada, e é uma coisa que me tem feito pensar cá vai:

Antes do touro , o ecossistema que dele depende não existia, podemos dizer que esse ecossistemá foi criado a partir da existencia do touro?
Esse ecossistema (habitat) sempre existiu. Não à conta de touros, mas de outros ungulados selvagens que o homem veio progressivamente a extinguir e a substituir por animais domésticos.

...com o desaparecimento do touro bravo de certeza que esse ecossistema desapareceria ou ha alguma possibilidade de ele se manter?
Haver há. Não me parece é haver vontade política para proibir encabeçamentos excessivos de outras raças de gado. Medidas compensatórias são unicamente dinheiro deitado fora (enfim... ao bolso dos produtores) e que tanta falta faz para investir na conservação de espécies em perigo.

Explico: qual é a possibilidade de em vez de touros esse ecossistema se manter com outro tipo de gado que também vive em liberdade?
Tratam-se de tipos de pastoreio diferentes e consequentemente encabeçamentos diferentes. O montado gerido de forma "natural" não suporta muitos efectivos por hectar. Encabeçamentos excessivos estão a dar cabo de zonas de montado em portugal.

É que quando se fala em gado bovino ha mais especies que vivem anos em liberdade, sei la tipo gado barrosão que também vive a pastar pelos campos e não confinado a vacarias ou coisas do genero.
Estamos a falar de realidades e habitats diferentes. No norte temos ecossistemas (ou o que resta deles) de influência atlantica ou continental e não mediterrânica como no sul.

O ecossitema é mantido pelo animal touro, ou pelo facto de ser uma especie bovina que vive em semi liberdade, afinal o que faz o touro tão unico e insubstituivel no ecossistema, mas não estamos "apenas" a falar em gado?
Sim estamos a falar em gado,mas em gado algo diferente e com criação algo diferente como referi no início.
Qualquer outro ungulado pode fazer o papel de "gestor" de habitat (desde que com encabeçamento compatível com a área em questão). Agora como "dissuasor", não estou a ver o pessoal a ter medo de entrar numa zona com veados ou com vacas alentejanas...

Agora outro pensamento:
A carne de touro é comestivel e por aquilo que andei a ver na net em algumas pesquisas parece que é inclusivé bastante apreciada, será que manter o touro com um objectivo apenas de consumo é assim tão inviavel?
Nunca comi... e pelo que me têm dito, não é nada de especial...
De qualquer modo criar touros apenas com objectivos de consumo é estourar com o resto dos bons montados que ainda restam... a qualidade e quantidade são opostos...

É que a crise neste tipo de gado parece-me geral, afinal nao comemos uma posta mirandesa diariamente , mas aquilo que vamos comendo aínda vai fazendo com que certas raças bovinas se mantenham.
Resumindo se a carne do touro fosse mais trabalhada e divulgada na nossa gastronomia estaria o touro realmente em risco de extinção?

O problema da extinção do touro até seria um mal menor. O problema é que não vejo substitudo (pelo menos a curto prazo...) na manutenção de habitat devido á característica peculiar de criação desta raça.

Se tiver dito muita asneira junta, em vez de baterem agradeço que me expliquem.
Cumps
PS: Creio que me parece haver por vezes confusão nesta estória do touro versus manutenção de habitat.
Eu quando me refiro a este tema, tenho em conta os touros criados em montado semi-natural (sobretudo no sul interior do país), não aos touros criados em leziria como por vezes acontece nalgumas zonas do ribatejo. Estes ultimos não aquecem nem arrefecem
...
Boas, obrigada pela explicação, no fundo vai um pouco na direcção daquilo que eu pensava que poderiam ser as respostas, mas perguntei para ficar devidamente esclarecida e no fundo tinha esperança que algum afficionado me desse as respostas já que eles usam tanto este argumento acreditava que estariam devidamente documentados para o sustentar ...mas sabia que inevitavelmente quem iria responder seria alguem que não um afficionado :wink:

Fang,
Em relação ao que coloquei a bold, queria fazer uma pergunta se souber responder agradeço.
Quem são os maiores "fornecedores" de touros para toureio os criados em montado semi natural, ou os criados em leziria?

É que se for os segundos deita por terra em grande parte o argumento dos ecossistemas, ou não será?

PS: eu hoje estou lerda, adormeci já passava das 4 da manha por causa dos concertos da queima que nao deixam ninguem dormir nesta cidade, se disser muita baboseira relevem :P
Não faço a minima ideia. Não estou ligado ao meio e não sei mesmo quais são os principais fornecedores de touros para arena.
O que posso adiantar é que a MAIORIA dos touros que tenho observado estão ligados a montados ou a misto de montados com várzeas de pasto.
Mas mesmo sem conhecimento de causa, poderia afirmar empiricamente que os touros criados nas condições acima referidas são touros com procura para lide. Se assim não fosse, porque é que lá existem?? Para carne não são de certeza!!

Enfim... como eu me preocupo é mesmo com os touros no campo, são pormenores que me passam ao lado... (de facto nunca tinha sequer pensado nisso)...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

sexta mai 18, 2007 10:13 pm

Desculpem a minha ignorância mas os toiros utilizados nas corridas são apenas aqueles que são criados em lezirias ???
Existe leziria em Évora????
Eu já corri tudo e não vi leziria nenhuma em mapa nenhum em Évora. Nem sequer vi nenhum rio com a dimensão necessária para que haja leziria suficiente para a criação de gado bravo. No entanto existe (pelo menos) uma ganadaria em Évora

Segundo sei uma leziria é uma terra plana e alagadiça nas margens de um rio, ora sendo assim não entendo como é que apenas podem existir toiros de lide nas lezirias e existirem ganadarias onde não existem lezirias.
Não sei se fui explicita na minha questão!?
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 18, 2007 10:18 pm

Nao tinha percebido a pergunta obrigada :wink:
Ora essa... querem ver que temos conceitos diferentes para o mesmo termo??
lezíria

do Ár. al-jaza'ir, ilhas

s. f.,
terra plana e alagadiça nas margens de um rio.
É com a designação acima citada que me refiro a lezirias. De facto alguns touros no ribatejo são criados em lezirias, mas e o resto??

Ainda em 2005 corri vários dias ambas as margens do Tejo desde a Golegã até Vila Nova da Rainha e vi muito milho, tomate, vinhas, culturas para forragem, etc, etc, mas touros vi muito poucos... isto na lezíria... :roll:
Em contrapartida, a cotas um bocadinho superiores, vi bastantes touros em montados com orlas de pasto, como é típico no ribatejo.

Em Azambuja, que é o único local onde conheço pessoas ligadas á lide, ganadarias como Hortigão Costa e Brito Paes têm mais touros em zona de montado do que em lezíria...
Mas pronto... pode ser dos binóculos que me toldam a vista... :?

PS: "montados", para quem não saiba, correspondem a povoamentos mais ou menos esparsos de sobreiros ou azinheiras. Povoamentos densos e cerrados designam-se por sobreirais ou azinhais.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 18, 2007 10:35 pm

Xaves Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Relembro:

Se são reconhecidas ou não, pouco me importa, mas é sobretudo aí que o touro é importante.
Mas curiosamente... tenho a leve sensação que alguns "ferros" bem conhecidos criam touros no Alentejo em zonas de montado... e não é em Vila nova de Milfontes...

Que existem zonas nas herdades em que existe melhoramento de pastos, tenho conhecimento, mas por favor... essa das ervas daninhas... até parece que quer transparecer que só falta lavar o cuzinho do touro com água de malvas... isso não é respeitar o touro, antes pelo contrário.
<p>Francisco Barros</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”