REGULAMENTOS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 18, 2007 6:26 pm

Boa tarde,

Dada a adesão em massa aos passeios com os gatos que tenho detectado e sabendo que quem levantou o assunto fui eu, de repente, fiquei aterrorizada. Não quero transportar na consciência o peso de ter dado ideias a donos menos lucidos que acabam por transformar uma ideia, numa situação dramática.

1. Dificilmente um gato já adulto que sempre viveu em casa vai apreciar o passeio. Podendo colocar a sua vida em risco e até magoar o dono, como foi o caso do meu gato que se colou à minha cabeça e me deu um novo look durante semanas.

2. Qualquer tentativa que queiram colocar em prática deve ser muito bem ponderada e num local adequado.

3. Os passeios servem para aqueles que têm zonas adequadas ao pé de casa. Um jardim, uma praceta. Por favor, não levem os animais para a Rotunda do Marquês de Pombal.

4. Antes de mais o animal deve aceitar pacificamente o peitoral que deve estar à medida do gato. Deve aceitar a trela, caminhando à vontade com ela.

5. Convém lembrar que os gatos como qualquer um de nós podem tomar atitudes imprevisiveis quando se assustam, portanto, antes de curtir seja que passeio for, o animal deve ter contacto aos poucos com tudo o que vai encontrar pelo caminho. Cães, pessoas, carros, crianças aos gritos e a correr.

6. Se tudo correr bem até aqui, e o gato for passear lembrem-se que não são vocês que passeiam o gato, mas sim o gato que vos passeia. Pelo que vejo pelos gatos daqui, tanto lhes pode dar para iniciar uma maratona como qualquer cão, como para se empoleirarem meia hora em cima de uma árvore, ou simplesmente aterrar na relva e ficar a olhar para os pássaros. Acreditem que é chato ficar parado a olhar para o gato que já se esqueceu que nós estamos ali.

7. Se o vosso gato já aqui chegou ganharam uma responsabilidade igual à de um dono de um cão. O gato vai começar a pedir para vir à rua, eventualmente até aprende a ir buscar a trela e vocês donos vão ter que o levar, porque quando um gato quer uma coisa, não se diz: Cala-te e senta. Ele não vai ligar nenhuma, vai continuar a miar à porta até ela abrir ou caír.

8. Iniciado o processo não há como travar. Portanto, ponderem muito bem no que se vão meter e como se vão meter.

Por favor, não quero nas noticias de repente, que Portugal de um momento para o outro é invadida por gatos atrelados histéricos, que morderam donos, arranharam vizinhos e crianças, atiçaram cães pacificos e provocaram acidentes de carro e passaram também a constar da lista de potêncialmente perigosos.

Com isto tudo quero dizer... Sejam conscientes por favor!

Se alguém se lembrar de mais qualquer coisa, por favor acrescente :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mai 18, 2007 6:36 pm

Tipo, não sair se o gato nao tiver as vacinas em dia, é que ha muita gente que não os vacina por causa daquela teoria do "ah e tal dentro de casa não precisa " o mesmo se aplica ás desparazitações.

Olha outra gira assim de repente, se calhar nao deve ser boa ideia sair com gatas que estejam no cio.

Se me for lembrando posto mais, os meus não vão á rua, porque sei que seria de certeza um filme de terror, mesmo que que gostassem do peitoral e da trela, mesmo que em casa isso fosse um sucesso, tenho a certeza que mal chegassem á rua ficavam em panico ou descontrolados.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 18, 2007 6:40 pm

Eu tenho uma coisa a acrescentar, sim senhora, que é o seguinte:

- Ou habituam o gato desde muito bébe ao peitoral e aos passeios na rua ou então esqueçam, gatos criados e mantidos dentro de casa muito dificilmente se vão habituar a passear de trela na rua, e o que esperam ser uma bela experiência para ambos vai-se tornar num filme de terror se não numa tragédia e resultar na fuga do gato aterrorizado.

Cumprimentos para todos.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta mai 18, 2007 7:13 pm

olá, boa tarde...

exactamente...

eu comprei um peitoral para a minha gatinha, e fui passear com ela...
mas antes de sair de casa com ela presa pelo peitoral, durante cerca de 2as semanas todos os dias lhe punha o peitoral e deixava-a andar assim pela casa... e só quando percebi que ela já se sentia algo à vontade com o peitoral é que arrisquei vir à rua com ela...
além disso, a minha gatinha tem cerca d 2 meses... é muito mais fácil habituar e controlar um gato de 2 meses, que ainda se encontra na fase de conhecer novas coisas, do que um gato de 1/2 anos que passou a vidinha inteira dentro de casa...
e há mais uma coisa...
nem todos os gatos são iguais, cada um tem a sua própria personalidade, o dono tem de ter consciência e saber até onde pode ir... os gatos podem ser animais muito fofos, mas também podem ser muito imprevisíveis...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 7:14 pm

mOreirinha01 Escreveu:nem todos os gatos são iguais, cada um tem a sua própria personalidade, o dono tem de ter consciência e saber até onde pode ir... os gatos podem ser animais muito fofos, mas também podem ser muito imprevisíveis...
Podemos chamar as coisas pelos nomes, podem tornar-se de um momento para o outro completamente selvagens e impossiveis de controlar. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 7:17 pm

LuMaria Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu:nem todos os gatos são iguais, cada um tem a sua própria personalidade, o dono tem de ter consciência e saber até onde pode ir... os gatos podem ser animais muito fofos, mas também podem ser muito imprevisíveis...
Podemos chamar as coisas pelos nomes, podem tornar-se de um momento para o outro completamente selvagens e impossiveis de controlar. :wink:
bem...
é verdade... mas selvagem é um termo muito forte :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta mai 18, 2007 7:19 pm

Fez bem em abrir este topico.

Os meus mesmo de peitoral o mais longe que irão é ao terraço comigo mas as pessoas podem pensar que irão dar grandes passeios com os gatos.

Aconselharia tambem a pegarem sempre no gato quando aparecer um cão.

E claro, mesmo o peitoral deve estar bem ajustado porque os gatos são como enguias e alguns conseguem escapar-se.

Nunca pensem pôr uma trela numa coleira porque facilmente sai pela cabeça do gato.
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 7:24 pm

mOreirinha01 Escreveu:
LuMaria Escreveu:
bem...
é verdade... mas selvagem é um termo muito forte :wink:
Diz isso porque se calhar nunca teve o seu gato agarrado com as unhas todas à sua cabeça. Um gato em pânico é um animal selvagem e não se controla.

Lagutrop, abri o tópico porque de repente apercebi-me da responsabilidade daquilo que dizemos e defendemos. Não quero sequer pensar que poderei eventualmente ter colocado algum animal em perigo, porque o dono não pensa. :wink:
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 7:31 pm

Deixo aqui a minha primeira e ultima experiência com o meu gato mais pacholas, avaliem por vocês próprios.
Ao ver que os vizinhos traziam os gatos à rua, resolvi na minha inocência, fazer o mesmo. Comprei um peitoral magnifico cheio de gatinhos num lindo tom de vermelho e uma trela a condizer. Resolvi então, testar o primeiro passeio com o macho da casa que é o mais aventureiro e também o mais dócil. Vesti-lo foi de uma simplicidade incrivel, passea-lo casa fora com a trela foi um sucesso, parecia que o gato tinha nascido para aquilo. Toda contente, abro a porta e lá vamos nós. Entrámos no elevador e maravilha, o gato estava encantado. Cheirava aqui, ali, tudo nice! Saimos no patamar e a aventura continuava a ser um sucesso, gato calmo, dona embeiçada e uma linda trela para mostrar aos vizinhos. Baixei-me, acariciei o Zaiá e disse: Meu amiguinho, este vai ser o primeiro passeio de muitos outros maravilhosos. Levantei-me, abri a porta e assim que o gato vê a porta aberta, cheia de cheiros desconhecidos e perigos impensados, trepa-me pelas calças acima como um foguetão e aloja-se em cima da minha cabeça com as unhas bem ferradas não fosse a aragem da rua arrancá-lo dali. Foi tudo tão rápido, que a primeira reacção foi arrancá-lo da minha cabeça, pior a emenda que o soneto, ainda se agarrou mais e desatou no maior pranto. A vizinha do R/Chão, assustada com o barulho veio ver o que se passava e encontrou-me a cambalear com o gato na cabeça, tentou ajudar-me, mas nada, o gato colou-se. Ok, não havendo outra hipótese, lá me enfiei com gato na cabeça e vizinha no elevador. Quando entrei em casa ainda o gato se agarrava com unhas e dentes. Depois de fechar a porta e com muita calma, lá consegui tirar aquele novo tipo de cabeleira, resultado: Parecia uma doida, desgrenhada, cheia de arranhões, enfim, tinha agora uma nova cara. Passados 5 minutos e tudo mais calmo, guardei a trela numa gaveta e ainda lá está. Passeios, só na varanda, foram precisas semanas para curar os arranhões. A vizinha quando me vê ainda se ri, se bem que ficou muito mal impressionada com os felinos, diz que gatos só de porcelana.
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 7:34 pm

LuMaria...

Bem...
A minha gata já me espetou as unhas na cabeça, mas foi só a brincar... e se doeu da forma que doeu, não quero imaginar as dores que um gato em pânico pode provocar...
Também sei que a minha gata é ainda muito pequena, e qualquer arranhão que faça, não será nada comparado a um arranhão de um gato adulto (suponho que o seu fosse adulto)...
Mas dá para ter uma ideia, e acredito que não é nada agradável :(

É certo que há pessoas que não pensam, e que eram capazes de pôr em risco o gatinho sem sequer perceber o erro que estava a cometer...
Mas se alguma coisa acontecesse a um gatinho depois de o dono ter lido o outro tópico, a culpa não seria de todo sua...
Apartir do momento que uma pessoa tem um gato, tem de ter uma certa responsabilidade para o ter... senão vais vale estar quietinho...

os gatos têm o seu quê de selvagem... e por muito que uma pessoa tente, um gato nunca vai ser como um cão!! :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 8:04 pm

LuMaria Escreveu:Deixo aqui a minha primeira e ultima experiência com o meu gato mais pacholas, avaliem por vocês próprios.
Ao ver que os vizinhos traziam os gatos à rua, resolvi na minha inocência, fazer o mesmo. Comprei um peitoral magnifico cheio de gatinhos num lindo tom de vermelho e uma trela a condizer. Resolvi então, testar o primeiro passeio com o macho da casa que é o mais aventureiro e também o mais dócil. Vesti-lo foi de uma simplicidade incrivel, passea-lo casa fora com a trela foi um sucesso, parecia que o gato tinha nascido para aquilo. Toda contente, abro a porta e lá vamos nós. Entrámos no elevador e maravilha, o gato estava encantado. Cheirava aqui, ali, tudo nice! Saimos no patamar e a aventura continuava a ser um sucesso, gato calmo, dona embeiçada e uma linda trela para mostrar aos vizinhos. Baixei-me, acariciei o Zaiá e disse: Meu amiguinho, este vai ser o primeiro passeio de muitos outros maravilhosos. Levantei-me, abri a porta e assim que o gato vê a porta aberta, cheia de cheiros desconhecidos e perigos impensados, trepa-me pelas calças acima como um foguetão e aloja-se em cima da minha cabeça com as unhas bem ferradas não fosse a aragem da rua arrancá-lo dali. Foi tudo tão rápido, que a primeira reacção foi arrancá-lo da minha cabeça, pior a emenda que o soneto, ainda se agarrou mais e desatou no maior pranto. A vizinha do R/Chão, assustada com o barulho veio ver o que se passava e encontrou-me a cambalear com o gato na cabeça, tentou ajudar-me, mas nada, o gato colou-se. Ok, não havendo outra hipótese, lá me enfiei com gato na cabeça e vizinha no elevador. Quando entrei em casa ainda o gato se agarrava com unhas e dentes. Depois de fechar a porta e com muita calma, lá consegui tirar aquele novo tipo de cabeleira, resultado: Parecia uma doida, desgrenhada, cheia de arranhões, enfim, tinha agora uma nova cara. Passados 5 minutos e tudo mais calmo, guardei a trela numa gaveta e ainda lá está. Passeios, só na varanda, foram precisas semanas para curar os arranhões. A vizinha quando me vê ainda se ri, se bem que ficou muito mal impressionada com os felinos, diz que gatos só de porcelana.
humm...
experiência traumática :(
uma pessoa, na sua inocência, pensa que o gatinho vai adorar e depois ele tem este tipo de reacção :o
muito mau mesmo...
os gatos são realmente animais perigosos... imprevisiveis... como diz a LuMaria, selvagens :?
mas não se pode culpar o gatinho... viu-se num ambiente novo, não se sabe o que lhe poderá ter passado pela cabecita... :|
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta mai 18, 2007 8:21 pm

LuMaria:

Em primeiro lugar deixe-me dar-lhe os parabéns pelo tópico que abriu, acho que está muito bem explicado.
Fartei-me de rir na última parte do tópico :lol: , comecei logo a imaginar uma notícia na TVI "Notícia de última hora. Portugal foi invadido por gatos atrelados histéricos...." :lol: :lol: :lol:

Li o seu relato e fiquei completamente :o :o . Sei e não por experiência própria (por enquanto... e espero que nunca), mas sei que os gatos são imprevisíveis e bastante perigosos, até aquele gatinho amoroso que não faz mal a uma mosca o pode ser.

Agora, que eu até ponderava a hipótese de experimentar com as minhas meninas, fiquei com imenso receio. Prefiro não experimentar, tenho medo que lhes aconteça algo.

Mas fez muito bem em colocar este tópico, deve ser muito útil para quem queira aventurar-se.

Beijinhos
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta mai 18, 2007 10:14 pm

mOreirinha01 Escreveu: os gatos têm o seu quê de selvagem... e por muito que uma pessoa tente, um gato nunca vai ser como um cão!! :wink:
Os gatos como os cães, qualquer outro animal ou até nós proprios, quando nos sentimos em perigo fazemos tudo para nos salvar.

Não vejo nada de selvagem nesse tipo de comportamento.
Será mais instinto de sobrevivência.
Responder

Voltar para “Gatos”