Atitudes estranhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LaDy-CrOfT
Membro Júnior
Registado: quarta jul 09, 2003 4:01 pm

sexta mai 18, 2007 1:50 am

Ola a todos...

O meu cao sempre agiu normalmente comigo e como qualquer cao/dono damo-nos as mil maravilhas... ou pelo menos era assim ate ha uns dois, tres dias... nao sei o que e passa. Ele come normalmente nao me parece nenhum problema de saude, vai à rua, convive com as outras pessoas normalmente, mas quando me aproximo dele para pr exemplo fazer festinhas ele rosna-me... e as vezes se nao me afastar tenho a sensaçao, embora nao acredite muito, que ele quer mesmo morder... isto eh normal?? Ha alguma coisa que se possa fazer? nao percebo a reacçao dele... alguem me pode ajudar? :( obrigada,

Andreia
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

sexta mai 18, 2007 8:41 am

Às vezes fazemos coisas às quais não damos importância mas que os animais compreendem mal (isso também acontece com as pessoas, portanto, não será de estranhar que aconteça com os animais).

Pondo de lado o problema de saúde, pense se não assustou o seu canito de alguma maneira (mesmo que não tenha sido intencional), por exemplo, falou alto para alguém na presença dele, partiu alguma coisa com que ele por perto, pisou-o, etc. Ou então não lhe terá tirado algum brinquedo de que ele goste particularmente?

Uma coisa muito importante é nunca mostrar medo ao seu cão, porque eles são muito sensíveis e percebem muito bem o que se passa. E o cão durante o crescimento desafia frequentemente o seu dono.

Se nada disto se passou, talvez seja melhor mesmo ir ao vet. O animal pode estar magoado sem que você tenha percebido.

Só depois destas questões todas respondidas é que eu consideria uma escola de treino...mas é só uma opinião :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 18, 2007 9:20 am

Que idade tem o seu cão?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

sexta mai 18, 2007 4:06 pm

Boas...

No meu ponto de vista, agiu de alguma forma estranha e "agressiva" em que ele ñ gostou ou ñ apreciou....
Ou então, ele quer mandar e não pode porque a dona é que manda e pra isso pode fazer esse "ar agressivo" para ver se realmente você tem medo ou nao... Faça uma coisa, enfrente-o e dei-a-lhe a entender que você é que manda...

Não se peocupe, isso é passageiro!!

Espero ter ajudado!!

Um abraço
Registado: terça mai 01, 2007 12:35 pm

sexta mai 18, 2007 8:20 pm

Podem ser várias coisas, como já aqui foi mencionado. Pode ser: 1) problema de saúde (convém sempre eliminar esta hipótese em primeiro lugar); 2) problema de quem manda aqui (mas isto é mais frequente acontecer quando o cão é relativamente novo (até 1, 2 anos) e/ou está há pouco tempo na família (digamos, se tiver sido adoptado já mais velho, até uns seis mêses) ou ainda 3) ter havido qualquer reacção da sua parte que ele não gostou (mas isto também acontece mais frequentemente nas situações mencionadas em 2).
Eu, se tivesse hipóteses, levava-o primeiro ao veterinário. Também é importante saber se o cão foi vacinado há pouco tempo, porque pode ser uma reacção temporária à vacina. Excluída esta hipótese, relativamente ao 2), li recentemente um livro (não sei se posso dizer o nome) de uma perita em comportamento canino, que diz que o melhor não é enfrentar o cão, quando ele é agressivo connosco, antes ignorá-lo, virar-lhe as costas. Se for uma questão comportamental, posso em mensagem privada, aconselhar o livro. Existe em português e é fabuloso.
Enfrentar um cão tem sempre os seus perigos: podemos ter menos força que ele e então aí é que o caldo está mesmo entornado. Ou podemos acabar a magoar o cão ou ele a magoar-nos a nós.
O livro menciona que, para impôr liderança a um animal, é importante que ele compreenda que nós controlamos as três coisas que ele mais adora na via: a comida dele, as carícias e as brincadeiras.
Acredite que, embora pareça à priori uma abordagem "mole", é bastante difícil, e eu tive que a utilizar no início com a Lómë, porque ela vinha extremamente dominante e custou-me bastante, ignorá-la, ao princípio, quando ela se portava mal... mas a verdade é que resultou.
De qualquer forma, eu excluiria sempre o problema de saúde primeiro.
Animais: L&oacute;m&euml; e M&eacute;lita.
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sexta mai 18, 2007 9:03 pm

não me parece que seja um problema comportamental, uma vez que cão e dono sempre se deram bem!

na minha opiniãoo cºao está magoado nalgum sitio e não quer que lhe toquem! pode ser umacoisa tão insignificante como ter arrancado uma unha ou um corte na almofadinha da pata...
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta mai 18, 2007 9:14 pm

omega2 Escreveu:não me parece que seja um problema comportamental, uma vez que cão e dono sempre se deram bem!

na minha opiniãoo cºao está magoado nalgum sitio e não quer que lhe toquem! pode ser umacoisa tão insignificante como ter arrancado uma unha ou um corte na almofadinha da pata...

hummm, será? Imagem

Como ainda não se conhece a idade do cão, fica complicado dizer seja o que for...mas ou muito me engano, ou é um cão extremamente dominante e, está a marcar as suas posições na "matilha" como líder.

A dona depois de descartar problemas de saúde, não deve mostrar medo e repreender o cão, quando rosna, se não o faz tem um grave problema entre mãos para inverter; e mostrar que é o líder.
<p>susana</p>
parsn
Membro Júnior
Registado: segunda fev 05, 2007 10:33 pm

sexta mai 18, 2007 9:59 pm

De-lhe com um pau :D
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado mai 19, 2007 12:23 am

LaDy-CrOfT Escreveu:Ola a todos...

O meu cao sempre agiu normalmente comigo e como qualquer cao/dono damo-nos as mil maravilhas... ou pelo menos era assim ate ha uns dois, tres dias... nao sei o que e passa. Ele come normalmente nao me parece nenhum problema de saude, vai à rua, convive com as outras pessoas normalmente, mas quando me aproximo dele para pr exemplo fazer festinhas ele rosna-me... e as vezes se nao me afastar tenho a sensaçao, embora nao acredite muito, que ele quer mesmo morder... isto eh normal?? Ha alguma coisa que se possa fazer? nao percebo a reacçao dele... alguem me pode ajudar? :( obrigada,

Andreia
Típica situação de mudança de hierarquia... O cão acha que é ele que manda e você lhe obedece. Quanto mais cede, mais ele toma a liderança.

Cães meus que me rosnassem, só me lembro de 3. A reação foi uma lambada a toda a força no focinho e foi remédio santo!!!
E tenho 10 cães entre os 2 e 10 anos...

Imponha-se ao cão antes que tenha um bico de obra!!! Antes um cão "quebrado" do que um cão "anarca" e problemático.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CALAO
Membro
Registado: terça fev 27, 2007 3:48 pm

sábado mai 19, 2007 12:35 am

eu gosto mais de usar um jornal enrolado... eles pensam que doi... mas nem por isso.. é só barulho...

tambem depende da força, logico :D e se nao o tiver á mao... :D

mas nada melhor que ir ao veterinario, para descartar possiveis doenças.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado mai 19, 2007 2:40 am

Doenças? Só se for doenças selectivas... 8)

Isto não passa de problemas de relacionamento entre cão/dono. Alguem tem dúvidas?

Se a dona não consegue perceber ou lidar com o problema, o melhor é mesmo recorrer a uma escola de treino antes que a coisa ganhe maiores proporções e depois resolve o problema com Eutasil... :?
LaDy-CrOfT Escreveu:
... Ele come normalmente nao me parece nenhum problema de saude, vai à rua, convive com as outras pessoas normalmente, mas quando me aproximo dele para pr exemplo fazer festinhas ele rosna-me... e as vezes se nao me afastar tenho a sensaçao, embora nao acredite muito, que ele quer mesmo morder... ...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sábado mai 19, 2007 9:33 am

parsn Escreveu:De-lhe com um pau :D
hein???? :o
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

sábado mai 19, 2007 2:42 pm

é verdade sim senhor. os cães também guardam mágoas. o meu srd quando era pequenino foi atacado por um caniche e nunca mais se esqueceu disso. mesmo depois de grande continuava sempre a querer morde-lo e cheguei até a ter problemas com isso. de-lhe muito carinho para ele o perdoar por algo que tenha feito mesmo sem querer :wink: esperemos que passe a birra, vá dando notícias 8)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 21, 2007 6:12 pm

Bloodberry Escreveu:de-lhe muito carinho para ele o perdoar por algo que tenha feito mesmo sem querer :wink: esperemos que passe a birra, vá dando notícias 8)
:roll: Está a brincar, não está?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 21, 2007 7:22 pm

de-lhe muito carinho para ele o perdoar por algo que tenha feito mesmo sem querer esperemos que passe a birra, vá dando notícias
Eu também pergunto: isto é a brincar, certo?
Responder

Voltar para “Cães”