sexta mai 18, 2007 8:20 pm
Podem ser várias coisas, como já aqui foi mencionado. Pode ser: 1) problema de saúde (convém sempre eliminar esta hipótese em primeiro lugar); 2) problema de quem manda aqui (mas isto é mais frequente acontecer quando o cão é relativamente novo (até 1, 2 anos) e/ou está há pouco tempo na família (digamos, se tiver sido adoptado já mais velho, até uns seis mêses) ou ainda 3) ter havido qualquer reacção da sua parte que ele não gostou (mas isto também acontece mais frequentemente nas situações mencionadas em 2).
Eu, se tivesse hipóteses, levava-o primeiro ao veterinário. Também é importante saber se o cão foi vacinado há pouco tempo, porque pode ser uma reacção temporária à vacina. Excluída esta hipótese, relativamente ao 2), li recentemente um livro (não sei se posso dizer o nome) de uma perita em comportamento canino, que diz que o melhor não é enfrentar o cão, quando ele é agressivo connosco, antes ignorá-lo, virar-lhe as costas. Se for uma questão comportamental, posso em mensagem privada, aconselhar o livro. Existe em português e é fabuloso.
Enfrentar um cão tem sempre os seus perigos: podemos ter menos força que ele e então aí é que o caldo está mesmo entornado. Ou podemos acabar a magoar o cão ou ele a magoar-nos a nós.
O livro menciona que, para impôr liderança a um animal, é importante que ele compreenda que nós controlamos as três coisas que ele mais adora na via: a comida dele, as carícias e as brincadeiras.
Acredite que, embora pareça à priori uma abordagem "mole", é bastante difícil, e eu tive que a utilizar no início com a Lómë, porque ela vinha extremamente dominante e custou-me bastante, ignorá-la, ao princípio, quando ela se portava mal... mas a verdade é que resultou.
De qualquer forma, eu excluiria sempre o problema de saúde primeiro.
Animais: Lómë e Mélita.