Moofy Escreveu: Acho que os cães que estão nas lojas têm tanto direito a um bom dono quanto os outros.
Eu juraria que não existe nenhum elemento daqui do fórum que não concorde com isto. E mais ainda. Que seria de tantos cães abandonados, na sua maioria SRDs, se as pessoas discriminassem os cães da forma como está a sugerir na sua mensagem.
Uma coisa é o cão em si, que merece todo o carinho e importância independentemente de ser isto ou aquilo. Outra coisa completamente distinta tem a ver com a produção intensiva e o negócio daí resultante, que não olha a meios minimamente decentes e sem escrúpulos.
O que se tem discutido aqui no fórum são estes dois aspectos: as "fábricas" de cães e o produto final, que são os cães que vemos à venda nas lojas, os quais, por força das circunstâncias, não merecem credibilidade no que respeita à sua pureza e não só.
Aqui é que se coloca a questão: mas então estes não são cães como os outros?
A esta pergunta responde-se com outra pergunta: quais outros e iguais em que aspecto?
A resposta não pode ser linear.
Em sentido lato, como ser vivos, claro que são iguais aos outros. Como exemplares puros, saudáveis, etc., tal como o vendedor os apregoa, (provavelmente) não são. Não existe qualquer garantia.
Este negócio mantém-se porque a esmagadora maioria do público é ignorante nesta matéria, tal como eu o era antes de chegar aqui ao fórum.