Estou cheia de medo da esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Viscosa
Membro Júnior
Registado: segunda jan 23, 2006 12:36 pm

segunda mai 21, 2007 12:58 pm

Olá amigos dos nossos amiguinhos.

Venho desabafar porque marquei hoje a esterilização da minha gatinha e tenho muito medo que lhe aconteça alguma coisa. Gostava que me ajudassem a ficar mais tranquila partilhando as vossas experiências (de sucesso :lol: ).

Para além de ter medo que lhe acontece alguma coisa durante a intervenção (a veterinária está sempre a dizer que é simples e não há qualquer perigo mas mesmo assim :? ) também vou ter pena se a personalidade dela mudar. Já li neste mesmo fórum casos de que ficaram mais agressivas (e ela é muito muito meiga), outros que deixaram de brincar, ...

Não é por nenhuma destas razões que deixarei de a esterilizar mas agradecia que falassem de experiências que tenham tido.

Obrigada.
tania1978
Membro Júnior
Registado: segunda abr 16, 2007 2:51 pm

segunda mai 21, 2007 1:26 pm

Olá
Eu tenho um gato q foi esterilizado. Sei q a tua preocupação é relativamente a uma gata e realmente a intervenção é mais "profunda". Por isso, no que toca ao perigo da coisa, não te posso tranquilizar mt, mas em relação à mudança de carácter do animal, acho q isso depende mt de caso para caso. Tb dizem q é normal começarem a comer mt mais e engordarem mt, mas tudo depende de cada gato e da forma como os tratamos depois.
O Tigre, nos primeiros dias realmente comeu mt mais q o normal, mas eu depois habituei-me e comecei a dosear-lhe melhor a comida durante o dia.
Em relação ao carácter, é verdade q ficou mais molinho, menos brincalhão, mas tb é normal q isso aconteça à medida q eles crescem. Tal como com as crianças humanas.
Espero q corra tudo bem com a tua gatinha. Vai dando notícias, pq eu daqui a uns meses largos, tb vou ter uma para esterilizar.
Bjs
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

segunda mai 21, 2007 1:47 pm

Tenho 8 gatas esterilizadas e a personalidade pouco ou nada se alterou... Mas penso que isso já vai depender dos gatos... :) Boa sorte, e certamente que vai correr tudo bem na cirurgia!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mai 21, 2007 2:07 pm

olá, boa tarde...

ora aí está um grande medo que eu tenho... :(
ainda é cedo, ela tem apenas 2 meses, mas eu tenho uma gatinha que um dia também vai ter de ser esterilizada...

dizem que nas gatas custa mais do que nos gatos...
não tenho a certeza se será assim ou não...
o mais importante é que o veterinário está lá para assegurar que tudo corre bem e uma pessoa tem de ter confiança e acreditar que nada vai correr mal :wink:

na mudança de personalidade...
dizem que @s gat@s tedem a ficar mais calm@s com a idade...
e dizem até que geralmente as gatas costumam ficar mais mansas...
mas é esperar para ver :?

boa sorte para a gatinha :!:
e não se preocupe, vai tudo correr bem!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

segunda mai 21, 2007 3:42 pm

Boa tarde,

Ambas as minhas gatas foram esteriliziadas e honestamente não notei diferença nenhuma na sua personalidade.
Claro que ficaram um pouco xôxas nos primeiros dias mas depressa lhes passou. Uma pediu mais mimo mas foi só no periodo pós-operatório - tal era o estado carente!! :roll: :wink:, a outra ficou mais sossegada mas sempre procurou a nossa companhia. Tenha em consideração q este periodo pode variar, nos 2/3 primeiros dias ela ainda estará mto dorida e ainda sob as consequências da anestesia, por isso tenha paciência e n stresse pq está + sossegada, etc... depois é aos poucos e n tarda já está aos pinotes!
Em relação ao apetite tb n notei diferenças mas creio q varia consoante o animal.

Siga todas as indicações do Vet e tudo correrá bem, n se preocupe, é evidente q há sempre um risco mas é mesmo mínimo.

Boa sorte! :D :wink:
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

segunda mai 21, 2007 4:34 pm

olá. tenho duas gatas e dois gatos em casa, está tudo esterilizado e não tive problemas com nenhum. as minhas meninas são e eram umas rebeldes e nada mudou, continuam com o seu feitio peculiar.
elas nos primeiros dias ficam choquitas mas, pelos menos as minhas, voltam ao normal.
olhe que a primeira ao 2º dia já se ensaiava para saltar para cima dos móveis e já não queria colo (outra vez :roll: )
tenha confiança que tudo vai correr bem e ela vai continuar a ser meiguinha como sempre foi (exatamente como os meus meninos que eram e continuam uns bébés de colo impressionantes)
beijos da malta de 4patas daqui de casa :D
vanette
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 11:25 am

terça mai 22, 2007 9:36 am

Olá, a minha Margarida foi esterilizada há menos de um mês, os primeiros dias (e noites) foram complicados e andou duas semanas mais calma, sem grande vontade de brincar e perdeu um pouco o apetite.

Findo o período pós-operatório e a ferida totalmente cicatrizada, voltou a ser o que era: uma gata vivaça, brincalhona, traquina e que acha que todo o tempo a dormir é tempo perdido...voltou a ser a gata feliz que era.
Notei que está um pouco mais mimalha, conversa mais e quer mais mimo...nada de colo, mas quer mais atenção...mas continua super activa! :lol:

Uma Observação, o Pipoca esteve sempre com ela, mas só começou a brincar com ela quando ela recuperou totalmente, até lá apenas lhe dava mimo e lambidelas na cabeça, era só cuidados com ela, os animais são mesmo incríveis. :wink:
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça mai 22, 2007 10:44 am

Eu so tenho machos mas correu tudo bem!

O meu Sam foi castrado ha duas semanas. Correu tudo bem. No dia estava um bocado tonto da anestesia mas ficou logo bem.

Agora bebe muito mais do que antes.

uanto à personalidade. o vet disse que ele poderia ficar mais calmo e eu nao queria isso, gosto dele assim maluco! olha, ficou pior! anda mais maluco, sempre a atacar-me as pernas e a correr. É absolutamente delicioso! :lol:

Nao tenhas receio que vai correr tudo pelo melhor.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

terça mai 22, 2007 11:04 am

Olá Bom dia!

Eu tenho um casalinho esterilizado lá em casa, que passado o pós-operatório voltaram ao normal, malucos e maravilhos. Com os macho é bastante mais facil, dois dias depois já estão aí para as curvas, as meninas é um bocadinho mais lento, mas normalmente sem grande problemas. A minha menina precisou de 2 semanas até voltar totalmente ao activo, mas logo no dia seguinte á cirurgia já ia sozinha à areia, devagar, devagarinho, mas lá ia ela toda catita. É normal elas ficarem mais "molinhas" durante a recuperação, não nos podemos esquecer que é uma cirurgia, mas aos pouquinhos tudo volta ao normal. Durante esse periodo facilitei as coisas lá em casa, retirei a tampa do WC para ser mais facil para ela, coloquei a água e a papinha bem pertinho. A partir do terceiro dia ela já dormia com o maninho (varia de gato para gato, eu juntei-os porque eles adoram-se e ela fica mais calminha com o maninho ao lado).

Entretanto, também já esterilizei duas gatinhas da rua e um gatinho. O periodo de recuperação foi o mesmo e tudo correu muito bem.

A nivel de comportamentos, melhoraram porque deixaram de ter cios e de andar tão agitados e nervosos, de resto estão iguais malucos, traquinas, irrequietos e muito activos. Um doces que me fazem babar de orgulho! :) ;)

Sou da opinião que esterilizar é o melhor que se pode fazer pelos animais.

Vá em frente, vai correr tudo bem! ;)
Viscosa
Membro Júnior

terça mai 22, 2007 12:17 pm

Muito obrigada a todos.

Acho que já estou menos irrequieta em relação à cirurgia. E já falei com um colega que esterilizou o gato na mesma clínica e diz que eles são impecáveis. É um pouco caro mas vale a pena, não queria mandá-la para nenhum carniceiro. Só espero conseguir ajudá-la na sua recuperação.

Já não tenho dúvidas nenhumas que vai ser o melhor para ela porque está agora com o cio e está super irrequieta. Não sabe onde estar nem como, está sempre a miar e mal me deixa escrever esta mensagem. Vê-se que sofre por não poder ir procurar gatinhos. :)

A esterilização é na segunda feria. Depois digo como correu.
klaura
Membro Júnior
Registado: quarta jun 07, 2006 7:16 am

terça mai 22, 2007 12:17 pm

Olá Viscosa,

Fique calma q correrá tudo bem.

A minha gata recuperou muito bem. No inicio claro q tava mais sossegada mas a recuperação foi rápida. Nem precisou de tirar pontos. A cicatriz hj mal se nota.

Em termos comportamentais, hj a minha gata é muito endiabrada e cheia de energia. Mas na minha opinião essa mudança ocorreu com o crescimento e não por causa da operação.

Tranquilize-se.
Beijinhos
Laura
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

terça mai 22, 2007 5:17 pm

Olá.
O seu medo foi o meu medo, eu nem conseguia dormir.
A kity foi esterelizada fez um ano em Dezembro e correu tudo muito bem. Qd veio da clínica eu dormi com ela essa noite pq ela nem mechia as patinhas de trás, no dia seguinte vomitou durante a manhã mas o vet disse q deveria ser assim. no terceiro dia já comeu e andou bem. Só ficou mais sossegada enquanto andou de funil mas qd tiramos voltou a ser a mesma. A unica alteração no comportamento foi deixar de ter aqueles cios horriveis, pq ´~ao notámos mais nada. A Sininho teve agora o primeiro cio, não incomodou, foi muito calminho mas assim que chegarem as férias vai também à faca. É o melhor para eles, não se vai arrepender, e vai correr tudo bem.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça mai 22, 2007 8:49 pm

mas vai esterelizar a gata com cio? não faz nada bem. aumentam as probabilidades de hemorregias
Viscosa
Membro Júnior

terça mai 22, 2007 9:24 pm

Não. A esterilização é só para a semana.
Flavita
Registado: sexta mar 02, 2007 3:32 am

terça mai 22, 2007 11:41 pm

Olá!! Meu nome é Flavia e sou do Brasil!!!! Também fiquei morrendo de medo de "castrar" a minha gatinha, mas foi necessário. Ela foi castrada hoje e ainda estou apreensiva, pois ela ainda está deitadinha e sem muitos reflexos. Está de olhos abertos e pisca quando aproximo a minha mão do seu focinho. De resto, nada!! Nem andou ainda!!! Estou bem nervosa. Coloquei um casaquinho meu cobrindo-a para proteger do frio pois ela está com as patinhas frias!!! ai, Tomara que passe logo!!!! Alguém sabe me informar se isso é normal? Ela foi castrada hoje por volta das 13:30h. Obrigada!!!
Responder

Voltar para “Gatos”