Queria um aquário... mas qual e que peixes??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda mai 21, 2007 11:23 am

Olá!! Já estou registada há algum tempo mas esta é a minha primeira intervenção neste fórum!

A minha mãe há já uma data de tempo que anda a falar em ter um peixinho cá em casa mas eu não quero comprar um peixe qualquer e "espetá-lo" dentro de um aquário daqueles redondos...

Eu já tive um aquário há alguns anos quando era mais pequena mas não tenha grandes noções do que é preciso.

Tinhamos pensado num kit porque talvez seja mais fácil para principantes como nós.

O espaço que temos tem +- estas medidas:

- Comprimento: 35 cm
- Altura:30cm
- Largura:30cm

Queria colocar 2 perguntas:

- O preço +- destes kits, com um aquário com estas medidas? (entretanto devemos ir vendo em lojas).
- Muito importante: que peixinhos comprar para um aquário deste tamanho?

Vai ser de água fria e queria algo que não necessitasse de uma manutenção exagerada. É que tenho que ver o que é preciso para saber se temos as condições todas para os ter.

Obrigado :D
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda mai 21, 2007 11:36 am

O preço do aquario varia muito de loja para loja, mas tambem pode encontrar a venda em segunda mao por valores bem diferente, apesar de que com essas medidas em 2º mao nunca vi, e so mais um reparo o aquario ou é de 60x30x30 ou de 30x15x15 estas sao as medidas mais faceis de encontrar.

Em relaçao a peixes de agua fria existe pouca variedade, e um caso de chegar a loja e ver que cores e feitios deseja, se fosse de agua quente sempre podia dar uma ajudinha :D

Bem vindo ao forum e bem vindo ao mundo da aquafilia
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda mai 21, 2007 12:59 pm

Peixe de água fria cresce muito e esse aquário vai acabar por se tornar pequeno.
Com os peixes de água quente sempre tens mais escolha e não dá muito mais trabalho.
xikilana
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 4:27 pm

Pois os tamanhos era só medidas gerais. Assim tenho de me decidir por um desses!! Tenho de ir vendo nas lojas os aquarios.

Quais são as grandes diferenças, a nivel de equipamento entre aquas de água quente e fria?

Obrigada pelas respostas :D
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

segunda mai 21, 2007 5:43 pm

ola.

Para um aquário de água quente tens de ter um termostato, para aquecer a água.
Também convém teres um termómetro, para vigiares melhor a temperatura.

E por fim se arranjares um filtro que faça oxigenação (fazer bolhinhas..lol) é mais prático (pelo menos para mim), caso contrário tens que ter um filtro para filtrar a água e uma bomba de ar para fazer a oxigenação. - mas isto também é conveniente teres num aquário de água fria...

O tamanho do aquário a adquirir depende dos peixinhos que tenhas em mente colocar lá. Eu tenho guppys e néons no meu aquário. Os guppys reproduzem facilmente e têm uma mistura de cores espectacular..:wink:

espero ter ajudado...
cumprimentos
:wink:
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

segunda mai 21, 2007 5:48 pm

É mais difícil a manutenção de um aqua de pequenas dimensões que um maior, implica muito mais trabalho ao contrário do que os iniciantes possam pensar!!
A única diferença de equipamento é só mesmo um termostato e um termómetro, na minha opinião os filtros que vêm com os Kit's não são grande coisa.
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

segunda mai 21, 2007 5:48 pm

Esqueci-me

uma coisa que tens de ter em atenção, é a água que colocas no aquário.
A água da torneira tem que levar um produto (anti-cloro), e tens que ter muita atenção ao PH (acidez) da água (para qualquer peixe).
Há testes há venda nos supermercados, mas o melhor mesmo é ires a uma loja de animais onde te expliquem tudo direitinho...

Eu pessoalmente tenho sorte porque os meus avós moram perto de mim e têm um poço, cuja água tem o PH perfeito para os peixinhos :wink:

mais uma vez, espero ter ajudado..
xikilana
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 6:47 pm

Pois em relação à água com cloro e ao pH já sabia porque tenho pesquisado algumas coisas. A questão do tamanho do aquário é que o espaço de que disponho para o por não é muito grande, além do que não tenho muito dinheiro para gastar num.

De qualquer forma tenho de ver bem isso dos aqua de água quente e fria, e ver, no meu caso, qual o melhor!
O melhor é começar a ver preços nas lojas, assim como o tipo de peixinhos. E já vi que tenho que ter atenção ao equipamento que vem nos kits não é??

Obrigada pela ajuda :wink:
paulop
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 8:02 pm

xikilana Escreveu: A questão do tamanho do aquário é que o espaço de que disponho para o por não é muito grande, além do que não tenho muito dinheiro para gastar num.

De qualquer forma tenho de ver bem isso dos aqua de água quente e fria, e ver, no meu caso, qual o melhor!
O melhor é começar a ver preços nas lojas, assim como o tipo de peixinhos. E já vi que tenho que ter atenção ao equipamento que vem nos kits não é??
Olha que depois te arrependes se comprares pequeno!
Agua fria se realmente fores por esse tamanho de aqua, para além de teres menos variedade que agua quente, não podes ter muitos peixes nesses tamanhos!
Para iniciantes o único defeito que encontro são mesmo os filtros, numa fase seguinte é a luz, sem duvida!
xikilana
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 8:31 pm

Tive a ver melhor as medidas. O aqua pode ir até um máximo de 50 cm de comprimento por 30/35cm de profundidade. Tenho que achar é um assim mais em conta.

Em relação aos peixinhos de água fria, quais os mais indicados para um aqua deste tamanho? Há alguns que se mantenham num tamanho adequado?

Obrigado pela ajuda que têm dado ;-)
Zogli
Membro Júnior
Registado: sexta mar 30, 2007 12:20 am

segunda mai 21, 2007 9:22 pm

xikilana Escreveu:Tive a ver melhor as medidas. O aqua pode ir até um máximo de 50 cm de comprimento por 30/35cm de profundidade. Tenho que achar é um assim mais em conta.

Em relação aos peixinhos de água fria, quais os mais indicados para um aqua deste tamanho? Há alguns que se mantenham num tamanho adequado?

Obrigado pela ajuda que têm dado ;-)
Olá ! Se queres ter um aquário desse tamanho aconselho a montares um aquário de água quente onde podes ter peixes que não crescem muito como néons, guppys,etc. Peixes de água fria crescem muito e o aquário rapidamente ficaria pequeno.Porque não um Betta Combatente? Basta comprares um filtro e um termóstato e deixares o aquário a trabalhar sozinho 3 a 4 semanas. Na segunda semana coloca um pouco de comida para o ciclo do azoto começar. Põe bastantes plantas naturais,peixes limpa-fundos e limpa-vidros para te limparem o aquário.
xikilana
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 9:31 pm

Hum... então arranjava um beta e depois daqueles peixinhos que limpam o aquário??!! Era uma boa hipótese. Só preciso de mais informações acerca de como funciona um aqua de água quente.

Qual é a temperatura indicada para manter o Beta?
Tenho que ter o termostato sempre ligado?

É que o único aqua que tive era de água fria... :-)
paulop
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 9:39 pm

Os cuidados básicos são os mesmos, num de agua quente basta ligares o termostato e um termómetro, no termostato regulas a temperatura ai para 25/27º, ele depois desliga por ele e liga quando necessário.
xikilana
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 9:47 pm

Ah, ok! Entao acho que o proximo passo vai ser ir vendo em lojas para comparar preços. Depois em relação aos peixinhos a colocar ainda tenho que ver melhor...

:D
xikilana
Membro Veterano

segunda jan 21, 2008 9:53 pm

Olá, resuscitei este tópico porque depois de ter "desistido" da ideia de montar um aqua voltei à carga :wink:

Por isso queria pedir-vos uma ajuda. Tenho procurado na net, e já vi numa loja também alguns aquários que me interessem mas não tenho muito ideia do preço a dar por um...

Ou seja, eu queria um água com 30 a 60 cm de comprimento, em principio será para por uns neons e guppies e pouco mais...

O que eu queria é que me dissessem por quanto, +-, compravam um aqua destes, tendo em conta que sou uma principiante e que não necessito de materiais muito "sofisticados"? Queria saber se seria compensador um kit, ou depende da marca...

(se me quiserem mandar por mp nomes de lojas na zona de Lisboa que recomendem agradeço)

:D
Responder

Voltar para “Peixes”