Olá Bom dia!
Eu tenho um casalinho esterilizado lá em casa, que passado o pós-operatório voltaram ao normal, malucos e maravilhos. Com os macho é bastante mais facil, dois dias depois já estão aí para as curvas, as meninas é um bocadinho mais lento, mas normalmente sem grande problemas. A minha menina precisou de 2 semanas até voltar totalmente ao activo, mas logo no dia seguinte á cirurgia já ia sozinha à areia, devagar, devagarinho, mas lá ia ela toda catita. É normal elas ficarem mais "molinhas" durante a recuperação, não nos podemos esquecer que é uma cirurgia, mas aos pouquinhos tudo volta ao normal. Durante esse periodo facilitei as coisas lá em casa, retirei a tampa do WC para ser mais facil para ela, coloquei a água e a papinha bem pertinho. A partir do terceiro dia ela já dormia com o maninho (varia de gato para gato, eu juntei-os porque eles adoram-se e ela fica mais calminha com o maninho ao lado).
Entretanto, também já esterilizei duas gatinhas da rua e um gatinho. O periodo de recuperação foi o mesmo e tudo correu muito bem.
A nivel de comportamentos, melhoraram porque deixaram de ter cios e de andar tão agitados e nervosos, de resto estão iguais malucos, traquinas, irrequietos e muito activos. Um doces que me fazem babar de orgulho!
Sou da opinião que esterilizar é o melhor que se pode fazer pelos animais.
Vá em frente, vai correr tudo bem!