Criador de Câes Vs Produtor de Caes - Exemplo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 27, 2003 11:19 am

Pois, não percebe mesmo.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mar 27, 2003 11:34 am

linda76 Escreveu: Por mais amor que se tenha aos animais, tem de existir uma motivação comercial (maior ou menor), nem que não seja para manter os custos do canil.....
digo eu, que não percebo nada disto! :lol: :lol: :lol:
Permita-me concordar!
A motivação é ver no fim os cachorros saudáveis, vendê-los ou dá-los (aqui respeito a acção de cada um) a pessoas responsáveis e vê-los depois mais crescidos. Lucro? :lol: E só ficou uma lá em casa porque mais que 2 boxers é mta areia para a nossa camioneta, porque por nossa vontade, tinhamos ficado com todos!!! Mas aquela que ficou já ninguém a deixava ir, e olhe que tive mto mais gente interessada do que cães para vender e pessoas dispostas a pagar o dobro para ficarem com a Zeta...claro que ficaram com o dinheiro...
O criador que me vendeu a Riskas, apareceu lá em casa um ano depois para ver como ela estava e oferecer um saco de ração (1 kg) à menina!

Qdo compra nas lojas, há este cuidado???
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta mar 27, 2003 12:48 pm

Olá outra vez....

Sealords,

Muito honestamente não acho que esteja a falar objectivamente. Não estou a querer dizer que ganha rios de dinheiro com a venda dos seus caezitos, (muito provavelmente o contrario) mas vende-os com que objectivo? Um deles (ok, até posso concluir que de longe, não seja o principal) terá de ser manter económicamente os seus cães adultos e/ou as futuras ninhadas.

Se me fala que existem tantas despesas para ter uma ninhada (despesas com pais e com crias), tem de se conseguir suportar essas despesas de alguma forma. A venda de cachorros não ajuda nesse suporte? Senão, porque simplesmente não dá os seus cães?

Eu nem falo em lucros, e não queria que julgassem que só penso em $$$. Mas objectivamente, para manter qq coisa (negócio, vicio, etc) que implique custos avultados, tem de existir algum tipo de conpensação, para equilibrar o balanço. E aqui estou só a falar de despesas de manutenção. Presumo que quantos mais cães se tem, maiores e melhores têm de ser as instalações.

Não estou a falar da retribuição que um cão possa dar, porque esse é infinita e nenhum $$$$ paga. :lol:
SeaLords
Membro Veterano

quinta mar 27, 2003 2:49 pm

Bom, temos aqui um candidato a criador que pensa que vai fazer muita massa fazendo as coisas bem feitas. Então deixa cá ver:
Muito honestamente não acho que esteja a falar objectivamente. Não estou a querer dizer que ganha rios de dinheiro com a venda dos seus caezitos, (muito provavelmente o contrario) mas vende-os com que objectivo?
Vendo-os, porque não posso ficar com eles todos e não conheço gente suficiente que os queira e os trate bem para os dar. Sendo assim, tenho que contar com estranhos que me fiquem com os cachorros que não posso guardar e, pedindo dinheiro por eles, parto do princípio que os irão tratar bem (não é garantia total, claro, mas sempre diz qualquer coisa). É claro que sempre dão para compensar as despesas, mas não conto com a venda de cachorros para as cobrir totalmente.
Se me fala que existem tantas despesas para ter uma ninhada (despesas com pais e com crias), tem de se conseguir suportar essas despesas de alguma forma.
Pois, tenho um emprego. Outras pessoas têm fortuna própria para se manter sem precisar de trabalhar. Já olhou bem para a história de todas as raças ? Reparou bem que os "pais" de todas as raças eram pessoas com massa ? Ainda hoje, já reparou que a maioria dos bons criadores são pessoas com montes de massa ?
Senão, porque simplesmente não dá os seus cães?
Já respondi acima. Não dou cães a pessoas que não conheço.

Bom, falta você fazer outra questão. Se não faço ninhadas para vender cães (embora tenha que vender cães que crio pelos motivos acima) porque é que então crio cães, não é ? Pois, aqui entra o gozo que dá ver um bom cão de raça e o gozo que dá tentar criar O cão perfeito. Não sou artista, mas presumo que seja o mesmo tipo de gozo que um pintor tem quando pinta o quadro da sua vida ou que um compositor tem quando compõe a sinfonia da sua vida. Criar cães, como já disse uma vez, é uma mistura muito misteriosa de conhecimento, arte, intuição e sorte. É isso que dá gozo à criação de cães. E é assim que eu encaro a criação de cães.

É claro que a criação pode dar muita massa. Olá se pode. É funcionar de acordo com o "meu sonho": 20 cadelas de raça na moda, de preferência dos pequeninos (tipo Cocker ou Yorkie) e metê-las em bateria, tipo coelho. Ter um macho em casa, para fazer o serviço. Cobrir as cadelas em todos os cios. Vender os cachorros às 6 semanas sem lhes dar um cheirinho de ração, sem os desparasitar e sem os vacinar. Claro que o melhor é vendê-los através de uma loja de animais, para as pessoas não verem em que condições em que os cães são criados. E quando as cadelas já não derem nada (assim como o cão): injecção atrás da orelha.

Agora a questão é: a quem é que as pessoas se deviam dirigir para comprar um cachorro ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
SeaLords
Membro Veterano

quinta mar 27, 2003 2:52 pm

repetida
Última edição por SeaLords em quinta mar 27, 2003 5:06 pm, editado 1 vez no total.
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

quinta mar 27, 2003 3:13 pm

Criador sofre :)

Mass production é que dá $$$$ :)

Enfim, o que é pena é que as pessoas não podem ou não sabem distinguir os bons dos maus criadores (ou produtores) de cães.

Acho que a descrição do Sealords é honesta e perfeita, e sinceramente só não vê a diferença quem não quer...

(E eu nem sou criador, senão devia tar a bater com a cabeça nas paredes por esta altura :p)
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 27, 2003 3:27 pm

sealords,

Eu não sou candidatA (acho que dá para perceber que sou uma menina... :D :D ) a criadora e de facto, parece-me que não está a perceber onde eu quero chegar.... mas pensa da mesma maneira que eu.

Eu percebo que não se crie cães por dinheiro mas sim, por gozo. Mas que de facto o $$$ é um factor a ter em conta, é....e a venda de chachorros é uma ajuda para gerar receitas é. A propria sealords o diz.

O facto de os vender porque acha que as pessoas vão cuidar deles porque os estão a pagar, é relativo. há casos em que sim, há outros em que nem por isso.... não vale a pena entrar por aqui, porque havia então discussão com pano para mangas.....

Pois, tenho um emprego. Outras pessoas têm fortuna própria para se manter sem precisar de trabalhar. Já olhou bem para a história de todas as raças ? Reparou bem que os "pais" de todas as raças eram pessoas com massa ? Ainda hoje, já reparou que a maioria dos bons criadores são pessoas com montes de massa ?
Então assim, estamos a condenar os pobretanas, ou os remediados a não poderem ser bons criadores.....eles podem ter o mesmo gosto e o mesmo direito de fazer criação, mas como não têm massa, já não podem.... não me parece justo.

Eu concordo consigo, no snetido do bom criador fazer a coisa pelo gosto do animal que tem e pela mágica de conseguir ter um cão perfeito.
Mas o dinheiro conta sempre..... era aí que eu queria chegar.

Mais uma vez, não sou candidata a criadora. É o meu ponto de vista....
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

quinta mar 27, 2003 3:49 pm

[quote=linda76]
sealords,

Então assim, estamos a condenar os pobretanas, ou os remediados a não poderem ser bons criadores.....eles podem ter o mesmo gosto e o mesmo direito de fazer criação, mas como não têm massa, já não podem.... não me parece justo.
[/quote]

A questão é que para um BOM criador, escrupuloso, poder pagar a criação teria de vender os cães a um determinado preço X€. Já para não falar no lucro que sinceramente acho que também merece. Trabalha para isso também.

Só que ao lado têm um pseudo-criador sem escrupulos que gasta 1/3 da despesa, e por isso pode vender os cães com os mesmo "LOP" e bonitinhos "desparasitados" e se for preciso "vacinados" logo a um mês de idade a 1/2 X€. Há muitos factores onde se pode cortar nas despesas. Os cachorros parecem todos iguais...

É como nas cirurgias (puxando a brasa á minha sardinha)...pode-se fazer suturas com Safil e Supramid por 10€ ou usar CatGut e Seda por 4€...qual acham que é melhor? Já para não ser alarve e falar em fio de pesca que também deve dar (tb nao conheço ng que faça isso, é só um exemplo extremo).

Por isso acho que compreendo bem o dilema dos criadores...muitas pequenas despesas que, para as coisas serem bem-feitas TÊM de existir...mas que muita gente atropela para poupar.

Quem é que ganhará mais dinheiro? A pessoa séria e escrupulosa ou quem faz as coisas a martelo?

Enfim, o crime compensa. :cry:
SeaLords
Membro Veterano

quinta mar 27, 2003 4:59 pm

Nem tudo na vida é justo. E pode crer que um pobretanas nunca será um bom criador. Para se criar bem é preciso muito dinheiro. Eu para cobrir uma cadela (e vou lá fora, que é onde estão os bons cães) gasto, contas feitas por baixo, entre 300 e 400 contos. Pagos à cabeça. Sem garantia sequer que nasça uma ninhada. E se nascer, que os cachorros sejam da qualidade que eu esperava que fossem. E por aí fora.

Quem é pobretanas cruza a cadelita que comprou a 20 contos com o cão do vizinho do lado. Acha que com este esquema alguma vez conseguirá criar cães de jeito?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 27, 2003 5:12 pm

SeaLords Escreveu: Não sou artista, mas presumo que seja o mesmo tipo de gozo que um pintor tem quando pinta o quadro da sua vida ou que um compositor tem quando compõe a sinfonia da sua vida. Criar cães, como já disse uma vez, é uma mistura muito misteriosa de conhecimento, arte, intuição e sorte. É isso que dá gozo à criação de cães. E é assim que eu encaro a criação de cães.

...é uma mistura muito misteriosa de conhecimento, arte, intuição e sorte.

É por esta e por outras que eu gosto deste fórum.
Quem escreve isto tem de ser artista. Aliás, tem de ser ARTISTA. Com todas as letras grandes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 27, 2003 6:24 pm

Sealords....

Aí tenho de concordar consigo (alguma vez teria de ser carambas.... :lol: :lol: :lol: ).

Provavelmente não conseguia gastar esse $$$ para ir cobrir lá fora, mas era capaz de gastar centol e tal contos para cobrir a cadela cá. E porque a cadela lhe teria custado 20 e não 120? por exemplo..... entende o que lhe digo? Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Um criador neste caso podia não ser optimo, mas não fazia dele um BYB, ou fazia?

Eu acredito, e muito francamente gostava de me poder dedicar ao mesmo que a sealords (um dia, quem sabe) qie o principal motivo seja o gosto pela raça e produzir um cão melhor, mas de facto não se pode abolir de todo o $$$ desta questão. Não é o principal motivo, mas tem de estar incluido com algum peso.

Eu não vou especular sobre o seu trabalho e sobre o seu ordenado (longe de mim, a sério!!!), mas concerteza que tem tb de vender alguns cachorros para sustentar o seu canil, além de todas as outras razões que deu anteriormente.

cordialmente, sem segundas intenções e sem vedetismos.... eu confesso que estou relativamente pouco a par desse seu (e de mais alguns) mundo, e que isso funciona muito por carolice. Mas não pode ser somente assim. digo eu...

:lol: :) :D
SeaLords
Membro Veterano

quinta mar 27, 2003 7:00 pm

Eu também percebo o seu ponto de vista. É o de que nem tudo é branco ou preto e que no meio há lindos tons de cinzento. Normalmente também penso assim. Não no que toca a criação de cães. Aqui acho que ou se faz as coisas bem feitas ou não vale a pena. Se tiver uma cadela bonitinha e cruzar com um cão bonitinho - vai ter cães bonitinhos. Cães que não acrescentam nada à raça. Cães para vender. Pode crer que, para mim, a pior coisa na criação de cães é mesmo ter que os vender. Por mim, as coisas eram assim: lá estudava a coisa e fazia os meus cruzamentos malucos; nascia a ninhada; via o que dava e escolhia o meu cachorro; então fazia "rewind para trás" e fazia com que só nascesse o meu cachorro. Infelizmente as coisas não são assim e há que arranjar donos para os cachorros. Como não dou cães a desconhecidos, acho que não outra hipótese que não os vender. Claro que o dinheiro dá para pagar (algumas) despesas. Mas não é isso que me move, nem estou à espera de ganhar dinheiro. Aliás, se conseguir recuperar o dinheiro que gastei na ninhada, já fico contente. Ganhar dinheiro para sustentar os adultos é uma miragem. É mesmo por carolice, pode acreditar. Não somos muitos (também lhe digo), mas há alguns. Eu conheço um punhado deles, a maioria estrangeiros, claro.

Já agora, e relativamente a massas, eu incluo-me no grupo dos remediados. Só que como não passo férias fora, não janto fora, não saio à noite, não fumo, não bebo, não compro roupas de marca - lá vai dando para sustentar as grandes bocas que lá estão por casa.

Vemo-nos por aí
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta mar 27, 2003 7:51 pm

Olá a todos.

Quero apenas esclarecer o seguite:
O facto de se pedir uma lista de criadores da raça x ao CPC não nos dá a garantia de que vamos comprar o cão a um criador responsável que sabe, minimamente, o que está a fazer pela raça já que o clube dá-nos apenas uma lista de n pessoas que tiveram ninhadas e que as registaram e passo a citação:

[CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA
Lista de Criadores e Informação de Ninhadas
O Clube Português de Canicultura adverte que a presente informação não representa qualquer tipo de aconselhamento na escolha do produtor ou garantia de qualidade dos animais.
O Clube Português de Canicultura só fornece esta informação a pedido, e esta indica somente que os criadores nela presentes registaram regularmente os seus produtos no CPC.]

Mas isso os criadores "vão de escada" também fazem.

Pessoalmente, costumo aconselhar amigos que pretendem adquirir cachorro de raça a consultarem revistas de canicultura para pesquizar afixos de cães premiados ou clubes específicos da raça ou ainda melhor, visitarem exposições.
Mas fica a sugestão: Talvez fosse melhor um criador sério abrir um tópico (perdoem-me, não pesquizei se já havia algum) a aconselhar o modo de obter um bom cachorro.

CindelP e SeaLords é claro que percebo e concordo com a maioria do que escrevem mas, na minha perspectiva, acho que não se pode generalizar e radicalizar tanto e dou como exemplo o meu caso:
Já escrevi diversas vezes o amor que sinto pelos pastores alemães. São cães magníficos de trabalho e de companhia. Já tenho pastores alemães há mais de 25 anos. Quase sempre dois (geralmente um casal), mas às vezes três ou quatro simultâneamente. Só comprei um a um criador de exposições. Porquê? Em primeiro lugar custa-me (nem sempre monetáriamente, felizmente) dar tanto dinheiro por um cão embora calcule muito bem os custos de levar uma cadela a ser coberta no Estrangeiro, custos de viagens e estadias para levar cães a exposições fora do país, eu sei lá que mais. Mas custa-me, não consigo ficar bem com a minha consciência. Ainda bem para os criadores que não são todos como eu.
Em segundo lugar e isto já especificamente para a raça, os pastores alemães standard têm a garupa demasiado inclinada, não se encontram adaptados para o que eu pretendo deles. Sofrem imenso das articulações. A CindelP e a SeaLords imaginam o tempo que eu perco em visitar "produtores" que tenham os cães que eu pretendo (bons cães de trabalho, que não fujam em demasia ao estalão da raça, sejam bem cuidados, sejam bem educados e sociabilizados), de cada vez que necessito de um cachorro? Felizmente tenho encontrado. É por isso que embora tivesse pensado algumas vezes em criar eu própria a "minha linha" de pastores alemães que serviriam perfeitamente para mim e alguns vizinhos nunca o fiz, pois o que faria aos restantes cachorros? É que ao contrário de muitos criadores de exposições seria incapaz de escolher os três ou quatro maiores/melhores e eliminar os restantes com o argumento de que é assim que se passa na Natureza.
Desculpem o testamento só para dizer que há produtores e produtores tal como há criadores e criadores. Não se pode generalizar. Principalmente quando as pessoas adquirem cachorros não só pela companhia mas pela utilidade que têm.
Maria Jo&atilde;o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 27, 2003 8:18 pm

Interessante esta intervenção da MjoãoMarques.
Leva-nos a outro tema recorrente deste fórum.
Estalão e trabalho ou, melhor dizendo, morfologia e desempenho (estou a usar os termos correctos ?).

Gostaria de perguntar à MJoão (posso abreviar o seu ´nickname ?) para que tipo de trabalho prepara os seus cães ?
Frequenta provas de trabalho com eles ?
Têm treinos específicos ?

É que acontece que uma colega minha está interessada num cão de guarda mesmo a sério (a casa dela já foi assaltada mais do que uma vez) e eu falei no pastor alemão e ela disse que não serviam, que hoje em dia são (vou citar) "muito maricas".
Fiquei caladinha que não topo nada do assunto.

Será que a raça deste cão está desvirtuada ?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 27, 2003 9:22 pm

Estalão e trabalho ou, melhor dizendo, morfologia e desempenho (estou a usar os termos correctos ?).
A verdade é que a morfologia de cada raça está condicionada para o seu trabalho original. Tanto a morfologia como o caracter.

Ou seja o basset tem aquela forma porque era a mais eficaz para o tipo de caça que se pretendia dele e para cada raça passa-se o mesmo.

O problema é que certos criadores a quem apenas interessa ganhar exposições e fazer campeões, concentram-se apenas na morfologia do cão.

Morfologia essa levado a extremos no meu ver. Basta olhar para alguns mastins napolitanos ou para uns mastins dos pirineus ou para as linhas dorsais dos pastor alemao.

O mesmo se passa com os temperamentos. Certas raças de cães que supostamente deveriam ser caes de guarda hoje são capazes de lamber a mão ao ladrão.

Como evitar isto ? Exigir ao criador provas de funcionalidade ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”