setanimais Escreveu: Eu tenho um caniche anão de 10 meses. Ele sempre foi muito nervoso e desconfiado desde pequeno.
Quando é contrariado rosna a toda a gente incluindo aos donos que tanto amor têm por ele. Além de rosnar MORDE e não é pequenas mordidelas de brincadeira são mordidas que aleijam e fazem ferida.
Há uns dias para cá ele tem andado pior e ontem mordeu á minha filha com bastante força deixando-lhe a mão toda em sangue cheia de arranhões.
Todos gostamos muito dele, damos-lhe comida da melhor recomendada pela veternária, vamos ao veternario para çhe dar todas as vacinas e fazer as desparatisações, damos-lhe brinquedos e guloseimas mas ele acaba sempre por nos morder.
Estou a pensar dá-lo a uma pessoa que o queira ou pô-lo no canil mas esta decisão é muito díficil pois irá custar-nos muito disfazermos de um cão que cuidamos desde os seus 2 meses de idade e deixá-lo sem saber
se ele vai ter boas condições de vida e se vai sofrer!
Por favor, ajudem-m nesta decisão tão díficil
A sua história, parece-me a minha.
Há sete meses fui buscar um x de caniche c/ 2 anos a uma fat, durante duas semanas foi tudo uma maravilha, o pior foi depois.
Rosnadelas, mordidelas, cada uma melhor que a outra. Procurei a vet. e fiquei a saber que o procedimento que eu tinha estava deste o principio errado. Tratei-o como uma criança, esquecendo-me que era um cão.
1º - Come sempre depois de nós.
2º - Só come se não fizer asneira (morder, rosnar)
3º - Dorme fora da "matilha"
4º - Mimos, depois de obedecer a ordens
5º - Quando faz asneira, ignora-se (nem contacto visual)
6º - Recompensas e elogios sempre que merece.
7º - Quando fica sózinho em casa, nos 5 minutos que se seguem à n/ chegada é ignorado
8º - Arranjar sítio para ficar de castigo qd merece, isolado
9º - E o comando "NÃO" sempre que faz algo errado.
10º - Quando vem á rua, sempre de estrangulador e trela (máx. 1,5m), nada de trelas extensíveis.
11º - Ao sair de casa e ao entrar é sempre o último.
12º - Paciência, exercício e educação Q.B.
Se nada disto ajudar, qd puder procure alguém que lhe dê algumas lições sobre educação de cães, ou compre um livro "A paixão de César", ajudou-me muito a compreender os cães.
DEIXAR NO CANIL NÃO É SOLUÇÃO, APENAS ESTÁ A PASSAR A BATATA QUENTE A OUTRO, conforme foi feito comigo.