A rafeira, como é muito jovem, está cheia de energia. Talvez tenha começado por querer apenas brincar com as suas "velhotas". Mas elas, como diz e muito bem, não têm já paciência. E a rafeira está a crescer e na altura mais crítica, porque até aos 12 mêses é quando os território fica marcado.
Quando os meus cães se pegam, eu evito interferir (é raro e normalmente não se magoam muito e trata-se de resolverem entre eles quem é o líder). Agora que tenho um cão enorme e um cão mínimo, tenho um pouco mais cuidado, e não deixo que a Mélita tente sequer assumir a liderança (pois sei que ela não tem a mínima hipótese). Tenho conseguido uma paz santa assim.
Mas também neste seu caso existe um perigo real da rafeira matar uma das mais pequenas, pela simples razão de que pode, por ser maior e mais forte. No entanto, se quiser ficar com as três, eu penso que quem tem de disciplinar é a rafeira. Ela tem de perceber que não é ela que manda e que não pode chatear as outras. Deve exsitir aqui algum ciúme, também, por parte das três e se calhar agora dão um enorme mimo à rafeira, porque é novinha, porque é gira e tudo isso. Ao fazerem isso, estão a fazer crer à rafeira que ela "é a principal". Isto está errado. Não sei se é o que fizeram, mas se o fizeram, têm de ter muito cuidado. Se a rafeira perceber que ela está em último lugar na matilha, talvez consigam reduzir o problema. Mas eu reconheço que é um problema muito difícil...
Como é que fazem isto? A rafeira deve só poder comer depois das outras. Não fazem festas à rafeira, antes de fazerem às outras. Não podem autorizar de maneira nenhuma que a rafeira vá chatear as outras, zanguem-se mesmo com ela se ela o tentar. E na vossa ausência, mantenham-nas separadas.
Se se pegarem, não comem, não há festas, não há nada. Castiguem as duas (ou as três).
A rafeira tem de lhe obedecer. Talvez tenha mesmo de receber um treino de emergência. Ela tem de obedecer ao comando "Pára" e "Deita", deve escolher um destes comandos para usar sempre que a rafeira se aproximar das outras duas.
Quando se introduz um animal novo na família, há sempre que ter muito mais cuidado do que se pode pensar. Temos que colocar o animal novo sempre "no último lugar". Eu nunca cheguei a ter problemas sérios com o Micas, só o afastei, porque o tipo de confrontação que seria necessário eu fazer às minhas cadelas naquela fase da vida delas, iria provocar demasiado stress nelas. O Micas começou por dormir no jardim (numa casota que fizemos para ele), durante os primeiros tempos. Foi "entrando" devagarinho para a família. Mesmo assim, ele era uma bomba de energia e muito pequenito, saltava e mordiscava e fazia todas as coisas que os cães pequenos fazem. Isso é que chateava as outras, que naquela fase só queriam era dormir e estar sossegadas.
Outra coisa: separe-os sempre para comer. Ainda hoje os meus cães comem separados, senão a Mélita não comia nada... imaginem a malamute, que é um aspirador... devora a comida para ir comer a da outra... nem a outra conseguia comer, porque a Lómë põe-se a comer muito depressa e vai ameaçando a outra com pequenas rosnadelas e com olhares fulminantes.
Se fez mal a introdução do novo elemento, tem de recomeçar. O princípio básico é: as velhotas estão primeiro em tudo, mais perto de si, comem primeiro, recebem mais festas... e o outro princípio básico: a rafeira tem de lhe obedecer a comandos básicos.
Penso que para ajudar também seria importante que alguns membros dessem ideias sobre como separar cães que lutam, porque nesta fase, infelizmente, acho que ainda vai haver mais umas quantas... eu já dei as minhas, porque disto também não tenho muitas experiência.
Aqui estão alguns conselhos que eu encontrei (podem ler o artigo inteiro aqui:
http://www.veterinarypartner.com/Conten ... ourceID=47), aliás, aconselho que o CALAO leia, pode ajudá-lo.
Stopping a Dog Fight
Be careful not to put your focus on learning how to break up dog fights. If you have dogs who are fighting, the fights need to be immediately stopped by management and possibly remedial training. You don’t want one more fight to happen.
Punishment escalates fights and teaches the dogs nothing at all. So don’t punish either dog. Hitting or even yelling while dogs are fighting (or just fussing) can escalate it. Sometimes the best thing to do is step back, stay quiet, and wait. If it’s over in 10 seconds with no injuries, that’s a fuss, not a fight. There may be a lot of hope for remedial training.
Keep your hands off fighting dogs. Grabbing them is how people get bitten. Perhaps you are willing to take that risk for yourself in order to protect the dogs. But it’s worse for the dogs if you get bitten, too! Here’s why:
1. You are very likely to escalate the fight and set the stage for worse fights.
2. Your injury gets the dogs in more legal trouble, as well as more disfavor with other members of your family who will play a role in deciding the dogs’ fate.
3. If you are injured, you may not be able to take care of the dogs. If it’s bad enough, you may not even be able to go to work to earn the money to feed them and pay for their medical care. Dog bites can put you in the hospital, from infection as well as damage.
Rather than using your body, separate fighting dogs with physical barriers. Different things work for different dogs. Some things to try include:
1. Water spray from a hose—or maybe drop the hose between them.
2. Slam a door or make another noise as loud as you can. Try not to break the door.
3. Get a closed door between the dogs (good reason not to break the door when you slam it).
4. Pop open a large, automatic umbrella and get it between them.
5. Block them from each other with a folding chair or anything else you can use without getting your body between them.
6. Spray them with whatever your veterinarian recommends for the purpose.
7. Get a fence between the dogs, or get at least one of them into a crate or dog exercise pen.
8. If you know how and have help, you might need to pry the jaws of a clamped-on dog open. A sturdy wooden stick on each side may make it possible to do this without injuring the dog. In one case, the people separating the dog’s jaws from a smaller dog broke a broomstick and used the two halves.
Infection from bite wounds that can look minor is a risk. After any fight, a dog with injury needs to be checked by a veterinarian, even if injuries don’t look serious.
Animais: Lómë e Mélita.