Olá
Só hoje é que vi este tópico, talvez porque não posso vir aqui todos os dias.
Para quem quer saber as diferenças entre o Jack e o Parson, pode consultar este site: [url]
http://www.lejack.com/differences.htm
Em "grandes linhas" posso explicar que a origem da raça é a mesma, só que se foi "separando" em dois tipos diferentes, como diz a SeaLords um mais baixo e comprido, o outro mais alto e quadrado. Com a evolução dos diferentes "tipos" foram-se distinguindo e hoje já pouco têm de semelhanças fisicas, apesar do carácter ser práticamente o mesmo (o Jack é um pouco mais barulhento).
A Raça foi reconhecida pelo KC inglês no final dos anos 80 e logo a seguir pela FCI como Parson Jack Russell Terrier, denominação que foi alterada em Agosto de 1999 para Parson Russell Terrier, para a distinguir do Jack Russell Terrier cujo reconhecimento europeu como raça própria se anunciava, sendo para estes seguido o estalão há muitos anos estabelecido na Austrália, País líder na criação do JRT. Em Junho de 2000, a Assembleia Geral da FCI reconheceu provisóriamente a raça Jack Russell Terrier, sendo admitida a inscrição dos primeiros exemplares nos livros de origens. Neste momento, a Holanda e a Bélgica lideram as inscrições de exemplares desta raça, que por lá é muito popular (e consequentemente demasiado divulgada, e com "qualidade" muito duvidosa em relação ao original, como acontece em tudo o que se torna popular e comercial

)
Em Portugal há apenas dois criadores de PRT e até agora nenhum de JRT, apesar de existirem já dois criadores de outras raças que importaram exemplares da Bélgica e da Austrália.
Quanto aos criadores de PRT, ambos criam para si. Quando há ninhadas, estas são feitas muito esporádicamente e com vista a seleccionar exemplares que ficarão para os próprios criadores. Como é óbvio, não podemos ficar com todos, pelo que os "não eleitos" terão de ser vendidos, mas como não são feitas ninhadas com o intuito do comércio, e como raramente qualquer um de nós faz mais de uma ou duas ninhadas por ano, nenhum dos cachorros vai parar a lojas.
Normalmente, e agora falo por mim, quando os meus cachorros nascem já têm "futuros donos" à espera (como já disse, um deles sou sempre eu que quando crio é com a ideia de guardar alguma coisa da ninhada), e, caso não tenham, ficam a viver comigo até mais tarde (tenho lá alguns velhotes que nunca expus, nem criei com eles, mas que ficaram lá a morar

). Sou por principio contra a venda em lojas de animais, e nunca recorri a tal sistema, embora possa por vezes ser contactado por elas no sentido de fazerem encaminhamento de encomendas, mas nunca um cachorro meu entrou ou entrará aí para ser vendido ou exposto.[/url]