Criador de Câes Vs Produtor de Caes - Exemplo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 27, 2003 9:22 pm

Estalão e trabalho ou, melhor dizendo, morfologia e desempenho (estou a usar os termos correctos ?).
A verdade é que a morfologia de cada raça está condicionada para o seu trabalho original. Tanto a morfologia como o caracter.

Ou seja o basset tem aquela forma porque era a mais eficaz para o tipo de caça que se pretendia dele e para cada raça passa-se o mesmo.

O problema é que certos criadores a quem apenas interessa ganhar exposições e fazer campeões, concentram-se apenas na morfologia do cão.

Morfologia essa levado a extremos no meu ver. Basta olhar para alguns mastins napolitanos ou para uns mastins dos pirineus ou para as linhas dorsais dos pastor alemao.

O mesmo se passa com os temperamentos. Certas raças de cães que supostamente deveriam ser caes de guarda hoje são capazes de lamber a mão ao ladrão.

Como evitar isto ? Exigir ao criador provas de funcionalidade ...

Cá para mim, um cão pode ser mt bonito, mas se não for funcional ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta mar 27, 2003 9:41 pm

Olá

Voltando aos criadores...

Criar por amor, dedicação á raça, sem qualquer lucro previsto, até acredito que possa haver algun(s), mas, por amor de Deus, eu conheço quem leva os seus cães a ringue, cães que ganham monográficas da raça e se vissem as condições em que tem os cães... e a ração, da mais barata. E é um criador de Afixo. Afinal, em quem é que vamos acreditar!?

Acredito naquilo que disse a Sealords e o Fang mas, por exemplo, os meus primos há uns anos atrás, em visita à Bélgica trouxeram um casal de Boeiros da Flandres para guarda da quinta. No 1º cio da cadela, esta foi apartada do cão, mas no 2º, por descuido, o cão conseguiu "lá ir".

Quando descobriram já não havia nada a fazer. Eles acabaram por ser dados a pessoas amigas (amigas mesmo). Todos eles tiveram cauda amputada, as orelhas, quem quis cortou mais tarde. Os meus primos só ficaram com mais uma cadela, amarela, porque na raça é uma cor "indesejada". Deram os melhores cachorros, menos aquela porque dizem que não é aconselhável para criação. Está neste momento esterilizada.

Em termos de condições, afecto e cuidados, estes cachorros foram uns felizardos.

Não voltaram a ter mais crias e nem voltam, porque, como diz a mulher do meu primo: "Dá muito trabalho e é preciso muito tempo para eles".

Eles não são criadores, mas num lapso, podem muito bem dar os cachorros a quem quiserem, sem que por isso, os verdadeiros "criadores" da raça, tenham que ficar preocupados pelo "criação" desenfreada.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mar 27, 2003 10:01 pm

Shar-pei, o que acho é que antes de fazer cálculos matemáticos qualquer professor da mesma lhe diz que deve estar de posse de todas as variáveis...
O Nuno Rogeiro é que é capaz de opinar sobre tudo.Aliás ele quando era professor na faculdade causou furor pelo seu gosto de pé de gesso...

não vu entrar pela centéssima vez em testamentos sobre isto. Aconselho a ler melhor a diferença sobre criador/reprodutor/bimbo que está em muitos bits aqui. Faça uma pesquisa.
SeaLords
Membro Veterano

quinta mar 27, 2003 10:36 pm

mas, por amor de Deus, eu conheço quem leva os seus cães a ringue, cães que ganham monográficas da raça e se vissem as condições em que tem os cães... e a ração, da mais barata. E é um criador de Afixo. Afinal, em quem é que vamos acreditar!?
Nos olhos, no nariz e nos ouvidos. Por isso é que não se compram cães pelo telefone nem ao primeiro que aparece.
"Dá muito trabalho e é preciso muito tempo para eles".
Ora, nem mais. E é uma dor vê-los partir.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta mar 28, 2003 10:46 am

Criadores, Reprodutores, etc???

Um Criador faz sempre os cruzamentos para si, fica com os melhores da ninhada, ou até se puder fica com todos.Pode tambem oferecer a amigos ou então vende, mas o lucro nunca é um objectivo.
Os cachorros são sempre considerados "filhos" (do canil e de si próprio) e um cruzamento tem sempre gastos e esforços avultados.
Os Criadores/as costumam chorar quando vem partir um filhote, porque se pudessem ficavam com todos os seus bebes.

Do lado contrário temos os reprodutores que vivem exclusivamente de cães.....o resto são histórias e lendas, crueldades e injustiças!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta mar 28, 2003 5:17 pm

Olá a todos,

Respondendo à aisd:

[para que tipo de trabalho prepara os seus cães ?]

Os meus cães são meus auxiliares em tudo. Eles guardam a quinta (passam o dia a correr de um lado para o outro), eles velam pelas crianças, eles ajudam a pôr as galinhas no galinheiro, eles encontram coisas perdidas ou esquecidas ou escondidas (conhecem-nos a todos, incluindo os gatos, pelo nome), eles levam a merenda ou chaves ou ferramentas ou ... àquele que precisa, eles avisam se o telefone está a tocar em casa, eles sabem andar na horta sem pisar o que está plantado, eles avisam quem está em casa se está a ocorrer algo de anormal, eles fazem companhia, consolam-nos, ..., amam-nos incondicionalmente. Claro que cada pastor alemão está mais adaptado para determinado tipo de coisas. Nenhum é igual a outro, tal como as pessoas.
Eu sei que o que referi não é nenhuma novidade e que estão a pensar que qualquer cão, nas mesmas condições, faz o mesmo. Mas eu acredito que os pastores alemães têm um sentido, uma vocação especial, para fazerem o que eu pretendo deles que nenhuma outra raça tem. Eu só consigo explicar melhor contando situações, mas não o vou fazer porque o post já está bem longo. Vou só deixar o comentário que fiz à raça e que exprime o que sinto por eles:

Comentários: É uma raça tão especial que desde que tive o primeiro pastor alemão, já há 25 anos, nunca mais deixei de os ter. Actualmente tenho um casal, o Bonga de 5 anos e a Nina de 2. É uma delícia ver como eles se complementam um ao outro ou como cuidam e mimam os meus 12 gatos ou o amor que têm às crianças, não só brincando com elas mas, acima de tudo protegendo-as dos disparates que fazem. Era também comovente ver o cuidado que eles tinham com o meu pai, já muito doente numa fase terminal, desviando-se do caminho dele quando andava pela casa ou deitando-se, cada um do seu lado, da cadeira onde o meu pai repousava. É pelo carácter humano, que esta raça demonstra ter, que o cão da minha casa será sempre um pastor alemão.

O facto de exemplares que obedecem ao estalão não servirem para o que pretendo não se deve tanto ao carácter mas, como referi anteriomente à morfologia:
Quanto ao carácter, e já sei que muitos criadores vão afirmar que o que vou dizer não tem qualquer fundamento, e se calhar não, mas por enquanto afirmo-o porque se deve à minha experiência, [b]a côr e o tipo de pelagem de um pastor alemão está directamente relacionado com o seu temperamento e aptidão[/b]. Ou seja, quanto mais escuro é um cão mais obediente ele é. Quanto mais comprida é a sua pelagem mais curioso, mais vontade ele tem de agradar ao dono. Pronto, está dito.
É por isso que faço o possível por escolher cachorros bem escuros e com uma pelagem densa e comprida, bem o contrário dos campeões que têm uma pelagem curta e são quase todos amarelos só com parte do manto preto.
Mas condicionante é o facto de eu residir numa zona acidentada perto de Caldas da Rainha, muito fria e húmida no Inverno. Nestas condições os pastores de garupa inclinada não aguentam a guarda da quinta. Ficam todo o dia deitados abrigados dentro das casotas. Quando se levantam gemem imenso, chegam mesmo a ganir. Embora, só tivesse tido um, tenho falado com vizinhos que os têm (há um criador conceituado aqui na zona, soube-o quando entrei no fórum) e que estão decepcionados com eles por causa disso. Chegam mesmo a dizer que pastor alemão nunca mais.
Será por isso que a sua colega diz que são muito maricas? É que me parece que não será problema de temperamento já que a guarda é instintiva nos pastores alemães (tenho imensas histórias). Aliás eu tenho sempre o cuidado de habituar os meus a várias pessoas e crianças porque é raro o dia que não tenha em casa “estranhos” e quando isso acontece nunca os largo de vista porque sei que eles estão sempre super atentos e que são muito territoriais.

[Frequenta provas de trabalho com eles? Têm treinos específicos ?]

Na verdade os meus cães não frequentam provas de trabalho nem treinos específicos. Aliás, não gosto nada desta palavra porque a imagem que me vem à cabeça é um ensinamento de determinadas regras em determinados horários, tipo tropa ou animais de circo. O que os meus cães aprendem resulta de uma convivência, de toda a família, íntima e diária com eles. Aprendem o que é preciso na altura.
Longe de mim estar a dar a idéia que não precisem de aprender o que chamam “ensino básico de obediência” e outros treinos específicos. Eu que acho os meus cães o máximo, vi-me aflita porque terei que passar umas semanas em Lisboa no Verão e sabia perfeitamente que eles precisavam de ser ensinados a viver na cidade. Os meus sinceros agradecimentos a Cláudio M. Nogueira e a Rosinha 2000 que muito me ajudaram na altura.
Maria João
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 28, 2003 10:29 pm

a côr e o tipo de pelagem de um pastor alemão está directamente relacionado com o seu temperamento e aptidão[/b]. Ou seja, quanto mais escuro é um cão mais obediente ele é. Quanto mais comprida é a sua pelagem mais curioso, mais vontade ele tem de agradar ao dono.

:roll:
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta mar 28, 2003 10:37 pm

Pela experiência na côr ?

Por essa ideia tão cientifica eu poderia dizer que os meus cães arleqiins são mais inteligentes.
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta mar 28, 2003 11:39 pm

a côr e o tipo de pelagem de um pastor alemão está directamente relacionado com o seu temperamento e aptidão[/b]. Ou seja, quanto mais escuro é um cão mais obediente ele é. Quanto mais comprida é a sua pelagem mais curioso, mais vontade ele tem de agradar ao dono.
;) :) :)

Eu já sabia que esta minha afirmação ia provocar reacções incrédulas. E de científico não tem nada, VascoV. É meramento fruto da experiência com os meus cães. Aliás eu faço esta afirmação para pastores alemães porque de outras raças não tenho absolutamente experiência nenhuma. Mas talvez criadores ou donos de vários pastores alemães ou treinadores possam relatar se notaram alguma relação entre pelagem e aptidão.
Maria João
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta abr 02, 2003 5:33 pm

Olá...

Peço desculpa por voltar à mesma discussão de sempre, mas não resisti:
Espreitem lá este site (ok, precisam de fazer a conversão para euro...) e depois digam-me qq coisa:

http://www.dogstuff.info/finances_index.html
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda abr 14, 2003 3:13 pm

Olá

Como é que deixei escapar esta!
Quanto ao carácter, e já sei que muitos criadores vão afirmar que o que vou dizer não tem qualquer fundamento, e se calhar não, mas por enquanto afirmo-o porque se deve à minha experiência, a côr e o tipo de pelagem de um pastor alemão está directamente relacionado com o seu temperamento e aptidão. Ou seja, quanto mais escuro é um cão mais obediente ele é. Quanto mais comprida é a sua pelagem mais curioso, mais vontade ele tem de agradar ao dono. Pronto, está dito.
É por isso que faço o possível por escolher cachorros bem escuros e com uma pelagem densa e comprida, bem o contrário dos campeões que têm uma pelagem curta e são quase todos amarelos só com parte do manto preto.

Bom eu não percebo grande coisa, até porque sou um pobre duplicador .

Em relação aos P.Alemães já tive de tudo e nunca consegui tirara um conclusão destas.
Dados actuais:
Gary, preto é um baril . morde quando tem que morder mas o que ele gosta é de festas.
Satã, preto, desde que sai do canil está sempre desconfiado e, tirando o dono ou o tratador está-se borrifando para festas.
Jeff, amarelo e preto, não passa grande cartuxo ás festas, faz o que tem que fazer e não o incomodem.
Berry, amarelo e preto, falecido, não mordia nem que lhe dessem um bife, festas TODAS.
Witus, preto e amarelo, se for (mesmo) preciso morde porque o que quer é comer e rénar, já nem tanto que as pernas vão faltando.

Bom dos pastores que tive e tenho, não me lembro que a cor da pele fosse determinante. Há-os mansos e bravos, de tocas as cores, e os cinzentos como o Bug que era uma máquina e a Kei que também é cinzenta muito dócil excepto quando a malta não entra pelos sitios normais. Mas também não tenho grande experiencia nisto.
Hum! olhe que não é por aí.
Um abraço
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda abr 14, 2003 3:14 pm

repetida
Última edição por gary em terça abr 15, 2003 8:25 am, editado 1 vez no total.
Um abraço
mjoaomarques
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 12:06 am

Olá Gary,

Não seja tão irónico, pois com tantos pastores alemães como é que pode dizer que "não tem experiência nisto" ? ;)

Só quero notar que não relacionei a pelagem com docilidade vs ferocidade (até porque o primeiro cuidado que tenho com o cachorro é amenizar-lhe a agressividade natural que ele manifesta) mas sim com obediência e vontade de aprender. De qualquer modo a diferença não é tão relevante que à partida ponha de parte a aquisição de um exemplar x pela côr que tem. O que eu acho é que os cães mais claros são mais distraídos, não se aplicam tanto em aprender. Por isso tento sempre escolher o cão mais escuro e peludo da ninhada. Mas como referi, é uma convicção pessoal. :)
Maria João
Responder

Voltar para “Cães”