boas a todos
com a recente instabilidade climatica deparo-me com grande problemas de humidade para animais de ambientes secos .
as especies em causa sao algumas tartarugas como penso q se deva aplicar tb nomeadamente a dragoes barbudos .
ate aqui tenho utilizado os comuns desumidificadores de roupeiro para retirar alguma humidade dos terrarios mas recentemente n estou a conseguir alcançar o objectivo de humidade inferior a 30% efectivando-se valores actuais de +50% .
vivo numa zona perto da orla maritima pelo q humidade é o q n falta mas ate aqui tinha conseguido ..
tenho bebedouros/charcos nas zonas frias (ronda os 22-24º) e ate baixei um pouco a zona quente(de 32-35 para 28-30º) na esperança q a agua n evaporasse tanto ou algo do genero milagroso .
gostava q me ajudassem em "tecnicas" para manter baixos niveis de humidade em zonas de ambiente humido - tenho um potente desumidificador mas n me parece q o va deixar ligado 24/7 devido ao alto consumo energetico q iria acrescer aos ja 150-200€ .
desde ja obrigado !
p.s. o substrato normalmente sao as aparas para coelho pois absorvem muito bem a urina(mas criam mta humidade certo ?)
Humidade - Ajuda
Moderador: mcerqueira
Eu não mexia nas temperaturas! É como deitar abaixo uma parede porque a porta não abre.
Tens daquelas caixas plásticas para baixar a humidade dentro dos terrários? Humm.. leste os rótulos daquilo?
Aqui em casa tenho um quarto interior dedicado aos animais. Como não tem janelas, fecho a porta e com a menor circulação de ar e temperatura mais elevada, ajuda a baixar a humidade.
Não sei como são os teus terrários mas nos meus (quase) todos tem rede no topo. A água está sempre no lado frio, em recipientes pouco largos pois quanta mais superfície de água, mais evaporação. Tendo rede em cima esta não acumula dentro do terrário.
Tens daquelas caixas plásticas para baixar a humidade dentro dos terrários? Humm.. leste os rótulos daquilo?
Aqui em casa tenho um quarto interior dedicado aos animais. Como não tem janelas, fecho a porta e com a menor circulação de ar e temperatura mais elevada, ajuda a baixar a humidade.
Não sei como são os teus terrários mas nos meus (quase) todos tem rede no topo. A água está sempre no lado frio, em recipientes pouco largos pois quanta mais superfície de água, mais evaporação. Tendo rede em cima esta não acumula dentro do terrário.
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
obrigado rblrbl Escreveu:Eu não mexia nas temperaturas! É como deitar abaixo uma parede porque a porta não abre.
bem so mexi nas temps por 2 ou 3 dias a ver se o tempo estabiliza , n é correcto mas problemas respiratorios por excesso de humidade tb n me apetece .
qt às caixinhas de plastico sinceramente foi mais por ouvir aqui e ali , uso ha uns anos n sei ate q pto sao beneficas ou prejudiciais , o q é certo é q as tenho em cima das tocas , pelo q n ha contacto com os animais e ao fim do mes ficam quase cheios de agua .
a maioria dos meus terrarios tem respiradores laterais desnivelados n tem rede por cima , sendo uma boa ideia , atendendo a q o ar quente sobe receio q depois mantenham o calor necessario .
qt à agua sempre no lado frio , agora qt à dimensao nalguns casos n é possivel serem pequenos pois as tartarugas ja sao granditas .
umas ventoinhas(de encastre) dentro dos terrarios apenas faz circulaçao de ar n desaparece a humidade correcto ?
mais sugestoes ?
obg
Eu acho que a maioria dos terrários comerciais não tem ventilação suficiente. Se forem secos, menos mal mas se forem (semi-)tropicais apenas os terrários da exo-terra correspondem à minha concepção de ventilação satisfatória, pois possuem entradas de ar frontais e o topo totalmente em rede.
Quanto às temperaturas por ter o topo em rede, como disse antes, ter os animais num quarto interior onde a temperatura é mais ou menos constante ajuda muito.
Em setembro passado meti todos os dragões que trouxe da alemanha em caixas plásticas de arrumação que nem tampa tinham e conseguia ter as temperaturas adequadas. Gasto um pouco mais de energia mas não me importo.
As ventoinhas só ajudam se promoverem a troca de ar com mais humidade por ar com menos humidade. Se cá fora estiver mais húmido, não há interesse em fazê-lo.
Quanto às temperaturas por ter o topo em rede, como disse antes, ter os animais num quarto interior onde a temperatura é mais ou menos constante ajuda muito.
Em setembro passado meti todos os dragões que trouxe da alemanha em caixas plásticas de arrumação que nem tampa tinham e conseguia ter as temperaturas adequadas. Gasto um pouco mais de energia mas não me importo.
As ventoinhas só ajudam se promoverem a troca de ar com mais humidade por ar com menos humidade. Se cá fora estiver mais húmido, não há interesse em fazê-lo.
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
a palavra "comercial" ta meio apagada na minha cabeçarbl Escreveu:Eu acho que a maioria dos terrários comerciais não tem ventilação suficiente. Se forem secos, menos mal mas se forem (semi-)tropicais apenas os terrários da exo-terra correspondem à minha concepção de ventilação satisfatória, pois possuem entradas de ar frontais e o topo totalmente em rede.

compreendo mas isso para mim é meio impossivel .rbl Escreveu:Quanto às temperaturas por ter o topo em rede, como disse antes, ter os animais num quarto interior onde a temperatura é mais ou menos constante ajuda muito.
exacto , era o q eu temia .rbl Escreveu:As ventoinhas só ajudam se promoverem a troca de ar com mais humidade por ar com menos humidade. Se cá fora estiver mais húmido, não há interesse em fazê-lo.
obrigado pela atençao rbl !