A planta que eles comem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 27, 2003 11:04 am

Olá

Ando a prometer isto há que tempos.
Os meus cães normalmente não têm a tendência de comer erva, como acontece normalmente com outros cães. Numa zona relvada eles cavam um pouco, abrem um pequeno buraco (estragam a relva, claro) e comem mais as raizes da erva do que a erva propriamente dita. Mas só muito ligeiramente.
Mas há uma planta (de que tenho vindo a prometer colocar aqui a fotografia) que eles adoram e comem, esta sim, com aparente apetite.
Esta planta encontra-se normalmente em zonas onde outras ervas daninhas nascem espontâneamente, principalmente junto de urtigas (não sei se por coincidência).

Só muito raramente eles vomitam esta planta passado algum tempo depois de a terem comido. A maior parte das vezes comem-na felizes e contentes sem quaisquer consequências.

Merecerá isto algum comentário? Fica a curiosidade.

Imagem
Última edição por nel em sábado mai 10, 2003 9:31 pm, editado 2 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta mar 27, 2003 1:20 pm

Olá Nel,

Por acaso essa planta dá umas flores pequeninas brancas e posteriormente umas bagas redondas pretas? É que se fôr esse o caso, os meus cães são ao contrário dos seus. Detestam-na de tal forma, que eu aproveito, embora seja daninha, para plantar algumas em volta de alguns arbustos e flores de que gosto mais para evitar que eles as desenterrem e comam as raízes que adoram.
Maria Jo&atilde;o
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mar 27, 2003 1:52 pm

eu sempre tive ideia que os canitos comiam ervas para limpar o estômago, logo para provocar o vómito! Afinal parece que nem sempre!!!!!! :o
Sempre a aprender ;)

Catarina 8)
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta mar 27, 2003 5:39 pm

Olá cgtorres,

Os meus cães comem algumas ervas para limpar o estômago (graminhão e hortelã), gostam de saborear salsa e coentros (embora tenha os canteiros das ervas de cheiros vedados com rede de 60 cm) mas verdadeiro petisco são as raízes de arbustos e árvores pequenas. Adoram raízes, principalmente as de magnólia, hibisco, lúcia-lima e roseira anã mas as preferidas são mesmo as das prímulas. Imaginam então como é que tenho o jardim, não é verdade?
Maria Jo&atilde;o
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 27, 2003 6:20 pm

Olá mjoaomarques

Não, esta planta não dá flor nem bagas pretas. E, como disse, não provoca vómitos. Não faço a mínima ideia por que motivo as comem. Se é por puro gosto ou se é a natureza que os induz a comê-las com qualquer finalidade.

Aqui há uns tempos fez-se aqui uma recolha (lista) de plantas prejudiciais e tóxicas. A SeaLords deu (como sempre) um grande contributo na elaboração dessa lista). Na altura não liguei muito a isso porque os meus cães só são atraídos por esta que mostro na foto. No entanto, por considerar essa lista interessante para editar no site dos whippets, vou pesquisar lá para trás. Interessa ter a noção das plantas tóxicas porque, enquanto cachorros, julgo que não têm tanto a noção do que é ou não prejudicial. De facto, quando o Kiko era pequeno tinha a tendência de roer todas as plantas que há cá em casa.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

quinta mar 27, 2003 6:48 pm

Realmente o meu cão também adora comer essa mesma planta, com uma grande satisfação e depois de a comer nunca vomitou :lol:

Eu também sempre tinha ouvido que os cães comiam erva para se purgarem e que a seguir vomitavam, no entanto o meu cão, mesmo quando maldisposto, come algumas ervas e esta planta (qd a encontra) e fica mais bem disposto, sem jamais vomitar.

Já agora a titulo de curiosidade tenho um outro cão em casa da minha mãe que uma certa vez comeu um jardim inteiro de amores perfeitos :)

Moofy
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mar 28, 2003 10:52 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 6:12 pm, editado 1 vez no total.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta mar 28, 2003 11:06 am

mjoaomarques Escreveu: Olá cgtorres,

Os meus cães comem algumas ervas para limpar o estômago (graminhão e hortelã), gostam de saborear salsa e coentros (embora tenha os canteiros das ervas de cheiros vedados com rede de 60 cm) mas verdadeiro petisco são as raízes de arbustos e árvores pequenas. Adoram raízes, principalmente as de magnólia, hibisco, lúcia-lima e roseira anã mas as preferidas são mesmo as das prímulas. Imaginam então como é que tenho o jardim, não é verdade?
:lol:
Nem a propósito. Ontem estive em casa da minha mãe e confirma-se, elas destroem as plantas pelo prazer de destruir!! :o
A minha mãe chamou-me lá fora e disse "anda cá, anda ver o belo trabalho que a tua cadela andou a fazer às minhas flores"!! E se a minha mãe tem uma paixão pelas plantinhas que lá tem!!! :p

Enfim...são completamente apanhados os nossos canitos!!

Catarina
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

sábado mar 29, 2003 11:34 pm

Não será Cannabis :oops: :oops: :oops:

Cãopedrado :p

Dizem "os Velhos do restelo" que é uma necessidade de se purgarem.

Como dizem os Brasileiros: (Carece de confirmação)
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 30, 2003 9:46 am

anavaz Escreveu: Não será Cannabis :oops: :oops: :oops:

Cãopedrado :p

Nunca me tinha lembrado dessa.
Mas que droga! :lol: :lol: :lol:
Só cá me faltava a cãonabis!!!!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo mar 30, 2003 1:17 pm

Nel,

Os meus cães sempre só comeram exclusivamente gramíneas, e quanto mais longas melhor.

Nunca vomitaram. As gramineas saem inteiras nas fezes, arrastando montes de pelos, (as coisas que os donos bisbilhotam, credo!) que eles engolem quando se lambem. Segundo o vet, é mesmo essa a ideia.

Um aparte: tive uma SRD que tinha a mania que era galinha, e adorava comer milho cru. Este não era digerido, pelo que depois ela fazia cócó castanho com pintinhas amarelas.... muito artístico!!!!
:lol: :lol: :lol:
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 30, 2003 3:51 pm

Olá

O prometido é devido.
Aqui vai a lista de plantas tóxicas que fui pescar àquele tal tópico lá atrás. Nesta lista estão algumas árvores incluídas.

Plantas tóxicas
Abacateiro
Alfavaca
Aloés
Amarillis
Anthurium
Azálea
Azevinho
Caladium
Castanheiro da Índia
Crocus
Damasqueiro
Dedaleira
Dieffenbacchia
Ervilha de Cheiro
Espargo
Estrelícia
Filodendro
Hera
Hortênsia
Iris
Madressilva
Narciso
Narciso
Oleandro
Poinsettia
Redodendro
Rícino
Robinia (pseudo acácia)
Salsaparrilha Bastarda
Solanáceas (Batateiras, Tomateiros, etc.
Teixo
Tremoceiro
Tulipa
Vinha Virgem

Plantas boas para se purgarem
Festuca
Milhãs
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano

domingo mar 30, 2003 6:05 pm

Olá Nel,

Obrigada pela lista. Fiquei descansada pois cheguei à conclusão que os nossos cães sabem muito bem escolher aquilo que podem ingerir. Não é que os meus têm quase todos as plantas mencionadas à disposição? Só não reconheci uma meia dúzia de itens de modo que nem sei se as tenho cá ou não.
Maria Jo&atilde;o
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 30, 2003 9:03 pm

Olá

Eu estou a colocar esta lista no site dos whippets, mas com a imagem de cada planta.
Grande parte das plantas não conseguia identificá-las apenas pelo nome, mas ao ver as respectivas fotos encontrei muitas plantas "domésticas" e conhecidas, nunca supondo que eram tóxicas.
Quando tiver a página pronta coloco aqui o endereço.

Uma questão que me parece bastante pertinente: então e os cogomelos?
Quais serão os mortíferos?
Às tantas, todos, não é? À cautela...
Ainda por cima têm um aspecto tão apetitoso...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo mar 30, 2003 11:46 pm

[quote=nel]
Olá

Uma questão que me parece bastante pertinente: então e os cogomelos?
Quais serão os mortíferos?
Às tantas, todos, não é? À cautela...
Ainda por cima têm um aspecto tão apetitoso...
[/quote]

Com garantia absoluta de segurança, em Portugal, só os míscaros, e colhidos no momento de despontar da terra, depois também podem ser confundidos pelos não peritos com uma outra variedade venenosa.

Apesar de ter aprendido a apanhá-los, e por falta de treino, não arrisco...
;)

PS.: Lá na terra, a teoria era: quanto mais apetitoso o aspecto, mais perigoso o cogumelo...
:!:
Responder

Voltar para “Cães”