Olá:
Geralmente os cães quando são saudáveis aguentam muito mais do que imaginamos, tive essa experiência desde que comecei a praticar no princípio deste ano bike-joring (1 ou 2 cães a fazer tracção de bicicleta). Ao fim de 3 meses com 3 sessões de treino semanais eu e os meus cães fazíamos 5 km sem paragens (o que não é nada de extraordinário), a uma média de 16 a 22 km/h (dependendo do piso, declive e condições climatéricas).
No entanto, apesar de eles terem uma boa resistência, não invalida que sejamos obrigados a tomar algumas precauções para salvaguardar a integridade física dos nossos melhores amigos.
Como aqui já foi dito, as distancias que percorremos devem começar por ser curtas e irem aumentando gradualmente até aquela que pretendemos, não vale a pena forçar em excesso, pois dessa forma o exercício em vez de ser estimulante e divertido irá tornar-se penoso e entediante para os nossos cães.
Outra regra que para mim é de ouro, diz respeito ás condições climatéricas, eu por norma nunca faço os cães correr quando as temperaturas são superiores a 16 Cº, devido á dificuldade que os cães têm em fazer compensações térmicas. Por isso aconselho o exercício nas estações mais frescas, contudo se optar pelo verão deve escolher as horas mais frescas (de manha ou então de noite) e fazer percursos curtos.
Os cães contrariamente ao Homem perdem calor através da respiração, por isso, quando esta se torna demasiadamente ofegante, é um sinal para parar um pouco e descansar, até que tudo volte ao normal.
Deve-se também, fazer o cão beber muita agua 2 ou 3 horas antes do exercício, muito pouca logo após, e voltar a disponibilizar-lhe muita agua quando arrefecer.
A prática de exercício físico de média ou grande intensidade pelos nossos cães não deve ser feita de forma leviana, deve imperar o bom senso e devemos procurar boas orientações através de outras pessoas com mais experiência.
P.S:
PJFS aconselho-o/a a dar uma vista de olhos no link que indico abaixo, poderá ser uma boa opção para o que pretende:
http://www.skijor.com/canicross.html