Até onde eles aguentam a correr?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

terça mai 29, 2007 9:37 am

Viva,

Estava a pensar em começar a correr durante a semana uma vez que o desporto que faço ao fim de semana acho que não seja suficiente, e estava a pensar em fazer umas corridas, a uma velocidade normal, e o que queria saber é quantos kilometros é que um cão aguenta a correr, tenho uma golden retriever com 3 anos, ela é uma doida tem muita energia na rua em casa porta-se como uma senhora :).
Digam lá coisas.
Thanks, abraço
Paulo & Teca
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça mai 29, 2007 9:52 am

Eles aguentam certamente mais km que o dono... :lol:
<p>susana</p>
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

terça mai 29, 2007 10:12 am

susanastrat Escreveu:Eles aguentam certamente mais km que o dono... :lol:
Sim, sem dúvida :D

Mas, n sei se se aplica, terá de fazer uma abordagem gradual, ou seja, n vai já correr a maratona com a cadela :lol:
Se forem como as pessoas :!: convém q, n estando habituadas a exercício regular, o comecem a fazer com alguma calma. (Se bem q a calma deles já deve dar para uns bons metros :wink: )
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

terça mai 29, 2007 10:27 am

:) Eu não me imagino a ir correr com o meu Carioca...
Coitadinho já tou a imaginar.... antes de corrermos 1 km já tinha de o levar ao colo :lol: :lol:

Ele é tão pequenito... qd damos passeios mais longos à volta para trás já tenho de o trazer um bocado ao colo... Isto a andar, se fosse a correr......! :)

:wink:
susanastrat
Membro Veterano

terça mai 29, 2007 11:03 am

luckey Escreveu::) Eu não me imagino a ir correr com o meu Carioca...
Coitadinho já tou a imaginar.... antes de corrermos 1 km já tinha de o levar ao colo :lol: :lol:

Ele é tão pequenito... qd damos passeios mais longos à volta para trás já tenho de o trazer um bocado ao colo... Isto a andar, se fosse a correr......! :)

Estava a referir-me a cães, cães... :lol:
<p>susana</p>
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

terça mai 29, 2007 11:18 am

susanastrat Escreveu:
Q mázinha :lol: :lol:
Tb n se medem aos palmos :D é pequenito mas de certeza q é mto cão, cão!! :lol: :lol:
PJFS
Membro Veterano

terça mai 29, 2007 11:37 am

Viva,
Ainda bem que assim é :lol:, neste momento de certeza que corre mais ela que eu, porque basta eu correr 500m para ficar quase em coma lol, o que é estranho visto que todos os domingos de manhã faço pelo monte de bicicleta 30/40km :x

À semana como não dá tanto jeito andar de bike estou a pensar correr e levar a doida comigo, vamos ver como ela e eu nos vamos portar:)
Neste momento ela está a recuperar de vomitos e diarreia que teve desde 6ª feira, mas a diarreia hoje já passou por isso se tudo correr bem, para a semana já vamos os dois fazer uma maratona lol de 2km lol

Obrigado pela ajuda;)

Ah e em relação aos cães grandes vs pequenos, qt maior forem maior é o tombo como se costuma dizer heehe.
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

terça mai 29, 2007 12:16 pm

Olá:

Geralmente os cães quando são saudáveis aguentam muito mais do que imaginamos, tive essa experiência desde que comecei a praticar no princípio deste ano bike-joring (1 ou 2 cães a fazer tracção de bicicleta). Ao fim de 3 meses com 3 sessões de treino semanais eu e os meus cães fazíamos 5 km sem paragens (o que não é nada de extraordinário), a uma média de 16 a 22 km/h (dependendo do piso, declive e condições climatéricas).

No entanto, apesar de eles terem uma boa resistência, não invalida que sejamos obrigados a tomar algumas precauções para salvaguardar a integridade física dos nossos melhores amigos.
Como aqui já foi dito, as distancias que percorremos devem começar por ser curtas e irem aumentando gradualmente até aquela que pretendemos, não vale a pena forçar em excesso, pois dessa forma o exercício em vez de ser estimulante e divertido irá tornar-se penoso e entediante para os nossos cães.
Outra regra que para mim é de ouro, diz respeito ás condições climatéricas, eu por norma nunca faço os cães correr quando as temperaturas são superiores a 16 Cº, devido á dificuldade que os cães têm em fazer compensações térmicas. Por isso aconselho o exercício nas estações mais frescas, contudo se optar pelo verão deve escolher as horas mais frescas (de manha ou então de noite) e fazer percursos curtos.
Os cães contrariamente ao Homem perdem calor através da respiração, por isso, quando esta se torna demasiadamente ofegante, é um sinal para parar um pouco e descansar, até que tudo volte ao normal.
Deve-se também, fazer o cão beber muita agua 2 ou 3 horas antes do exercício, muito pouca logo após, e voltar a disponibilizar-lhe muita agua quando arrefecer.

A prática de exercício físico de média ou grande intensidade pelos nossos cães não deve ser feita de forma leviana, deve imperar o bom senso e devemos procurar boas orientações através de outras pessoas com mais experiência.

P.S:
PJFS aconselho-o/a a dar uma vista de olhos no link que indico abaixo, poderá ser uma boa opção para o que pretende:
http://www.skijor.com/canicross.html
Última edição por vald em terça mai 29, 2007 12:35 pm, editado 1 vez no total.
susanastrat
Membro Veterano

terça mai 29, 2007 12:31 pm

lotus_ghost Escreveu:
susanastrat Escreveu:
Q mázinha :lol: :lol:
Tb n se medem aos palmos :D é pequenito mas de certeza q é mto cão, cão!! :lol: :lol:
huuummm tenho dúvidas... :oops:

(estou a brincar :lol: )
(tenho de dizer que é a brincar, porque a dona daqui a nada chateia-se) :)
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 29, 2007 12:59 pm

PJFS Escreveu:Viva,
Ainda bem que assim é :lol:, neste momento de certeza que corre mais ela que eu, porque basta eu correr 500m para ficar quase em coma lol, o que é estranho visto que todos os domingos de manhã faço pelo monte de bicicleta 30/40km :x
O problema está na respiração. Vai ter de aprender a respirar. Eu também não entendia como fazia 30 ou 40 Km de canoa e não aguentava 5m a correr. O truque está na forma como se respira.

E só acrescentado ao post do Vald que me pareceu excelente, fazia um alerta para as almofadas dela. Se não está habituada a este género de exercicios provavelmente tem almofadas suaves que devem ser "calejadas" com alguns passeios em alcatrão.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PJFS
Membro Veterano

terça mai 29, 2007 2:20 pm

LuMaria Escreveu: O problema está na respiração. Vai ter de aprender a respirar. Eu também não entendia como fazia 30 ou 40 Km de canoa e não aguentava 5m a correr. O truque está na forma como se respira.

E só acrescentado ao post do Vald que me pareceu excelente, fazia um alerta para as almofadas dela. Se não está habituada a este género de exercicios provavelmente tem almofadas suaves que devem ser "calejadas" com alguns passeios em alcatrão.
Respiração? humm acho que não porque canoagem e correr não tem nada a haver, está a falar de braços para pernas, agora de bicicleta está-se a falar de pernas para pernas, acho estranho.

Qt às almofadas acho que não haverá problemas porque ela costuma andar muito em alcatrão.
Abraço
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

terça mai 29, 2007 4:51 pm

A condição das almofadas das patas é, entre outros, um aspecto importante a ter em conta, só não os expus anteriormente porque penso que muitos deles são do senso comum para quem já tem cães, e por outro lado a descrição de todos eles tornaria o post demasiado entediante.
Embora pense que a finalidade da/o PJFS não seja a prática de mushing, aconselho a leitura do livro escrito por Marco Taylor com o titulo “Mushing sem trenó – guia prático de introdução ao canicross, bikejoring e skijoring-“ , certamente existirão outros, mas este é o único que conheço em português, e por outro lado, consegue explicar determinados aspectos técnicos muito melhor do que os meus posts.

De todo não acho prudente, os cães correrem grandes distâncias em alcatrão, principalmente se forem a fazer tracção, até duvido que ao fim de alguns quilómetros alguma pata de cão aguente a correr nestas condições, pelo facto deste material ser bastante abrasivo. O melhor será correr em piso de terra batida tendo sempre o cuidado de no fim de cada sessão observar o estado das patas.
Existem no mercado umas botas para cães que podem ser usadas para a prevenção deste tipo de lesões.
susanastrat
Membro Veterano

terça mai 29, 2007 5:06 pm

De todo não acho prudente, os cães correrem grandes distâncias em alcatrão, principalmente se forem a fazer tracção, até duvido que ao fim de alguns quilómetros alguma pata de cão aguente a correr nestas condições, pelo facto deste material ser bastante abrasivo. O melhor será correr em piso de terra batida tendo sempre o cuidado de no fim de cada sessão observar o estado das patas.

Exactamente....alcatrão é muito incompativel com as almofadinhas deles.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 29, 2007 6:01 pm

Quando referi o alcatrão, era apenas andar. Para calejar. É dessa forma que calejo as almofadas das minhas cadelas. Como caminhamos muito, fazemos sempre um pequeno percurso pelo alcatrão. Excelente para almofadas e unhas em forma.

Quanto à corrida, acredite, o truque está na respiração. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano

terça mai 29, 2007 7:44 pm

LuMaria Escreveu:Quando referi o alcatrão, era apenas andar. Para calejar. É dessa forma que calejo as almofadas das minhas cadelas. Como caminhamos muito, fazemos sempre um pequeno percurso pelo alcatrão. Excelente para almofadas e unhas em forma.

Apenas a andar ao nosso ritmo, não prejudica nada, antes pelo contrário, também concordo.

No entanto, por experiência própria, o dono a correr no alcatrão, as almofadinhas do cão ficam um pouco mal tratadas...nunca mais fui correr muito em alcatrão por isso, em especial ao final do dia no Verão...o Alcatrão está ainda quente.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”