"CONTRA-ATAQUE"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

segunda mai 06, 2002 11:37 am

ora bem!!!

agora já estamos a falar a mesma lingua! ;)
balao
Membro
Registado: segunda abr 22, 2002 2:01 pm

segunda mai 06, 2002 1:33 pm

Pronto!...ainda bem q já estamos em sintonia...
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda mai 06, 2002 3:58 pm

Viva,

Em relação a possiveis encontros que venham acontecer, antes de mais é fundamental criar uma sintonia. Esta deve passar por uma clarificação dos objectivos que se pretendem atingir. Alem disso, no “minimo”, será concerteza muito saudável o convivio entre as pessoas.

É importante começar por algum lado, com calma e bom senso. Penso que os primeiros encontros deviam servir para “divagar” um pouco sobre as questões colocadas pelos diversos participantes. Posteriormente, efectuar um filtragem dos pontos mais importantes e ou “polémicos”. A partir daqui, então, definir estratégias.

Nós que gostamos de animais e sabemos as injustiças que eles sofrem, temos tendência para ferver em pouca agua, e vontade de mudar tudo. Se possivel, já “amanhâ”. Temos que ser realistas porque tal não é possivel. Podemos correr o risco de cair-mos em fundamentalismos e perder a credibilidade daquilo que defendemos.

A minha posição passa por iniciar-mos uma caminhada lado a lado, alertando de forma vigorosa e pensada os problemas que os nossos cães e respectivos proprietários passam no seu dia a dia. Há que sensibilizar as pessoas e não atacá-las. Não vamos cometer os mesmos erros de partir de ideias pré-concebidas em relação a pessoas que não gostam de animais ou que deles tem medo. Vamos dizer que os queremos respeitar, mas atenção: Queremos ser respeitados.

“Violencia” gera “violencia” e muitas vezes participamos nela, sem saber porquê. Temos que mostrar às pessoas que somos civilizados (basta gostar de animais) e que há lugar para todos.

Só eu sei o que passei em termos de pressão (derivado aos Rottweiler’s), desde que estou na minha nova morada. Confesso, que inicialmente, estive quase a perder a cabeça e com vontade de fazer alarido. Acabei por ter calma e neste momento à excepção de uma pessoa, conquistei a confiança e o respeito da vizinhança. Alguns deles através da indiferença. Eles não me incomodam a mim e eu não os incomodo a eles.

Para aqueles que estejam a pensar: “Já vi que o Cláudio é brando”. Estão enganados. Sou uma pessoa de convicções e luto por aquilo que acredito. Não sou apologista da teoria: Se não consegues vence-los junta a eles.

Fico feliz de saber que existem pessoas cheias de vontade de lutar pelos direitos dos nossos amigos de quatro patas. Estou pronto para me juntar a vós na linha da frente.

Lembro também, que mesmo entre aqueles que gostam dos seus animais, existem divergencias. Se calhar deviamos começar por aí...
balao
Membro

terça mai 07, 2002 9:36 am

Acho q passa, em primeiro lugar, por nos conhecermos bem....nós e os nossos amigos.
A partir daí, lá está, acho q as coisas irão surgir naturalmente, com o convívio e a clarificação de objectivos e, mais tarde, dos meios para os atingir, sempre, com acções "bem planeadas" .

Pessoalmente, sei q esta união com os objectivos a q se propõem, não é tarefa fácil, muito menos rápida...."N" entraves pelo meio, mas, digo-lhe, quando me aplico nas coisas, não são os entraves q me tiram energia para continuar, antes pelo contrário, há sempre um caminho alternativo. O q realmente me decepciona e me tira energia é a desistência das pessoas durante o processo.

Eu próprio defendo a calma e serenidade neste tipo de processo, bem como o aproveitar de profissões, conhecimentos e facilidades de cada um, para atingir os objectivos.

Concerteza q entre todos nós, como o Claúdio mencionou, existem divergências, nomeadamente quanto aos pontos mais importantes da defesa do animal, mas há pontos q vão ter mais urgencia do q outros, ou pq são os menos difíceis, ou pq são os mais carentes de resolução.

Quanto ao ataque às pessoas, nunca foi um ponto assente, sendo por vezes o q realmente apetece, mas há q dar direito às diferenças, desde q as mesmas não prejudiquem ninguém. Já no caso do jornalismo sensacionalista e da má informação, a história muda de figura, aí sim, há q atacar, mas lá está.....com muita "cabecinha".
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça mai 07, 2002 10:21 am

Viva,

Para Balao:`

De acordo. Vamos dar tempo ao tempo.

Alguem dizia, qualquer coisa do genero:"Uma grande caminhada começa sempre por pequeno passo."
Crisantos
Membro Júnior
Registado: sexta abr 26, 2002 5:39 pm

terça mai 07, 2002 12:48 pm

Olá!

Digam o que disserem há e vai haver sempre raças ditas agressivas!
E uma prova disso é que não se pode educar um cão de uma raça denominada agressiva da mesma forma com que se educa um rafeiro, isto ninguém pode contestar. Tanto que muitas vezes dizem "Ele não é agressivo, não faz mal a ninguém" mas depois mais tarde vem-se a saber que o cão teve uma educação rigurosa para "dar a volta" ao seu comportamento natural. Vocês podem dizer que tem um e ele é muito manso, não duvido mas vai da educação que teve. O que é certo é que se se pode ter um certo "desleixe" na educação de um rafeiro, há que ter punho num cão de uma raça denominada agressiva.
Se reperarem faço sempre a comparação com rafeiros e tem razão de ser. Os animais tem várias característica e a agressividade é uma das que é eliminada em rafeiros e são as pessoas que o fazem. Se o rafeiro atacou alguém ou só se pode saír com ele há noite porque morde nas pessoas é mandado para um canil, se no canil faz mal aos outros animais ou aos tratadores é o primeiro a ser abatido. Não tenham dúvidas disso, as pessoas vão ao vet para abaterem o seu rafeiro porque mordeu no miudo que queria brincar enquanto o cão comia, é um cão mau e é abatido. Se acontecer as mesmas coisas mas neste caso tratar-se de um cão de raça (das tais ditos agressivos) o cão é logo considerado um bom exemplar, bom cão de guarda, protector do seu dono e um exemplar ideal para reprodução. É desta forma que as características se vão mantendo nos animais e até são apreciadas. Não digo que um cão por ser desta ou de outra raça seja agressivo mas tem essa tendência e qualquer situação pode despertar essa agressividade escondida por uma educação que cada vez mais tem de ser rigorosa.

Não é para ofender ninguém mas é verdade e quem negar é porque não está a par dos factos todos.

Xau
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 07, 2002 1:30 pm

Digam o que disserem há e vai haver sempre raças ditas agressivas!
Antes demais á que definir "agressividade". O que é agressividade ? Desejo de dominar ? Desejo de atacar ?

O que se pode dizer e bem é que há raças mais dominantes que outras. Com caracter mais forte que outras, mas nao nos esqueçamos que este caracter mais forte, também significa maior estabilidade psiquica !

Se querem chamar raças agressivas, primeiro digam-me o que é "agressividade" , e depois falamos !
Se acontecer as mesmas coisas mas neste caso tratar-se de um cão de raça (das tais ditos agressivos) o cão é logo considerado um bom exemplar, bom cão de guarda, protector do seu dono e um exemplar ideal para reprodução
Quem lhe disse isso ? Leu onde ? No quiosque da esquina ? Na revista FOCUS ??

Caso nao saiba, os criadores (entenda-se por criador a pessoa que tem como objectivo manter a raça fiel ás suas origens) nao querem produzir maquinas de matar. Independentemente da raça, seja um caniche, um labrador, um Serra da Estrela, um rottweiler, ele só será um bom exemplar da raça, um bom protector do seu dono, um bom cao de guarda e um exemplar ideal para reprodução se e só se estiver dentro do estalao ( do ponto de vista psicologico e morfologico), e que eu saiba nao conheço nenhum estalão que diga que o temperamento do cão é instavel. Conhece algum ?
Nenhum cão instavel, de caracter duvidoso ( medroso, dificil de controlar) é um bom cão, muito menos fiavel na proteção do dono e como guarda !!!
Não tenham dúvidas disso, as pessoas vão ao vet para abaterem o seu rafeiro porque mordeu no miudo que queria brincar enquanto o cão comia, é um cão mau e é abatido
Ai está um exemplo tipico de irresponsabilidade por parte do dono ( seja dono de uma raça considerada perigosa ou se um rafeiro)
É desta forma que as características se vão mantendo nos animais e até são apreciadas.

Vão-se mantendo as caracteristicas tipicas de cada raça ! E como referi em cima em nenhum estalão se lê "maquina assassina" nem " psicologicamente insatvel" nem nenhum estalao tem uma bolinha vermelha no canto superior !!
Não digo que um cão por ser desta ou de outra raça seja agressivo mas tem essa tendência e qualquer situação pode despertar essa agressividade escondida por uma educação que cada vez mais tem de ser rigorosa.
Sem duvida que há raças "mais dificeis" que outras! Certas que precisam de um pulso mais firme que outras, mas daí a serem instaveis e agressivas .......
Será que são as raças consideradas perigosas pelo publico que mais mordem no miudo ??
Olhe para as estatisticas fiaveis (nao sei se existem em Portugal) e depois diga alguma coisa !!
Não é para ofender ninguém mas é verdade e quem negar é porque não está a par dos factos todos.
Não é para a ofender, mas, é dona da verdade ?
Se eu a contradizer com factos nao estou a par dos factos ?? Não será ao contrario ?

- Já agora, compara com os rafeiros. Mas não haverá rafeiros que cabem na sua descrição de cão agressivo ???
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça mai 07, 2002 2:34 pm

Desculpem lá, mas já estou a ficar farta deste Fórum.
Então abre-se um Tópico, em que se sugere a união, pela luta dos direitos dos animais e igualmente pelo esclarecimento desse assunto das raças ditas perigosas e no entanto, a maior parte das respostas, não passam de picardias. :o
Fazem isso porquê?!!
Já estamos todos fartos de saber os comportamentos canídeos, os factos que estão por detrás dos "ataques" de cães, a irresponsabilidade de certos donos, o abandono, a rejeição, etc, etc, etc, etc.
E então?!!!!! Vamos começar a pôr em prática as nossas iniciativas, ou vamos continuar nesta roda viva de troca de galhardetes?!!!
É para isto que serve o Fórum?!!! Para além do problema da unha encravada e da remela no olho do cão (questões que se colocam ao vet)?!!! :o
Fico sem energias, quando leio certas coisas e por outro lado, estou sempre com o "coração nas mãos", porque muitos leiêm tudo de qualquer maneira, não interpretam as palavras correctamente e depois, toca a atacar! :(
Olhem, nos entretantos, continuo à espera de resposta ao tópico "Novo Encontro"... porque esse tópico, é na sequência deste e está a ser, simplesmente ignorado! :o

Saudações
Crisantos
Membro Júnior
Registado: sexta abr 26, 2002 5:39 pm

terça mai 07, 2002 3:03 pm

No fundo não discorda muito de mim.

[quote]Antes demais á que definir "agressividade". O que é agressividade ? Desejo de dominar ? Desejo de atacar ?
[/quote]

A agressividade é um comportamento que tem várias naturzas. Há comportamentos defensivos, territoriais, dominantes (hierarquia), maternais, predadores. Qualquer destes instintos ou comportamentos vão originar comportamentos agressivos. Não concorda, não se trata de desejo mas de natureza e instinto que se podem manifestar com mais intensidade ou menos nos diferentes animais.

[quote]O que se pode dizer e bem é que há raças mais dominantes que outras. Com caracter mais forte que outras, mas nao nos esqueçamos que este caracter mais forte, também significa maior estabilidade psiquica !
[/quote]

Pois há raças mais dominantes que outras e a dominancia é um dos instintos que promove a agressividade. Carácter e estabilidade psiquica não tem nada uma com a outra. O carácter é uma característica do animal, quanto mais forte é o caracter mais manifestados se encontram os instintos e são sempre estes que controlam o comportamento, logo a agressividade. A estabilidade psíquica provém da sua educação, do comportamento do dono com o animal e do ambiente em que vive, se o animal for instável está claro que também é agressivo.

[quote]Caso nao saiba, os criadores (entenda-se por criador a pessoa que tem como objectivo manter a raça fiel ás suas origens) nao querem produzir maquinas de matar. Independentemente da raça, seja um caniche, um labrador, um Serra da Estrela, um rottweiler, ele só será um bom exemplar da raça, um bom protector do seu dono, um bom cao de guarda e um exemplar ideal para reprodução se e só se estiver dentro do estalao ( do ponto de vista psicologico e morfologico), e que eu saiba nao conheço nenhum estalão que diga que o temperamento do cão é instavel. Conhece algum ?
[/quote]

Pois era bom se os criadores fossem todos assim, e agora não digue "pois há alguns que não são, mas são alguns" ñão são assim tão poucos. Se chegares perto de um rot ou dbman e bateres com o pé no chão e fizeres "buh", se o cão se esconder é maricas, até fica mal um cãozarrão dessa raça com esse comportamento.
Há criadores que não querem animais assim para reprodutores, querem é um cão que reaja com um rosnas e/ou ladrar. É pena mas acontece.

[quote]Ai está um exemplo tipico de irresponsabilidade por parte do dono ( seja dono de uma raça considerada perigosa ou se um rafeiro)
Já agora, compara com os rafeiros. Mas não haverá rafeiros que cabem na sua descrição de cão agressivo ???
[/quote]

E eu disse que era exemplar?????? O que é certo é que mais depressa vai um rafeiro a abater porque mordeu em alguém do que um de raça em que a desculpa é normalmente "Ele é assim, está educado para isto e a raça dele tem essa função" Eu já ouvi isto.

É preciso que note que o que eu escrevo não é o que eu penso ou concordo mas o que vejo e ouço acontecer á minha volta.

[quote]Vão-se mantendo as caracteristicas tipicas de cada raça ! E como referi em cima em nenhum estalão se lê "maquina assassina" nem " psicologicamente insatvel" nem nenhum estalao tem uma bolinha vermelha no canto superior !!
[/quote]

Chama-se selecção natural das espécies mas neste caso não é bem natural, é o homem que a faz ao escolher como reprodutor um animal com um "caracter forte", "porque se compro um rot ou dbman é para ninguém se chegar ao pé de mim, ele nem rosna, ataca logo". Era uma quantidade de gente que dizia isso quando a moda destes cães surgiu.

[quote]Sem duvida que há raças "mais dificeis" que outras! Certas que precisam de um pulso mais firme que outras, mas daí a serem instaveis e agressivas .......
Olhe para as estatisticas fiaveis (nao sei se existem em Portugal) e depois diga alguma coisa !!
[/quote]

As raças mais difíceis, que lindo dizer assim, são as raças que tem que ter uma educação adequada, o que não acontece na maior parte das vezes. E porque é que precisam de um pulso mais firme??? Porque são mais burros??? Os animais não podem ser educados todos da mesma forma porque tem carácteres diferentes e carácteres especificos de raça para raça.

Uma coisa acho que temos que concordar, se as raças tem de ter uma educação diferente umas das outras é porque tem comportamentos diferentes uns dos outros, afinal o que a educação faz é controlar esses comportamentos, logo há raças com comportamentos mais agressivos que outras e são esas as raças que tem que se ter punho forte e uma boa educação.

[quote]Será que são as raças consideradas perigosas pelo publico que mais mordem no miudo ??
[/quote]

Não sejamos burros não é, se calhar é mesmo o contrário porque as raças consideradas mais perigosas tem uma melhor educação enquanto as restantes como não tem tal fama não se "esmeram" na educação e depois acontece o que acontece. Mas talvez se não fosse a má fama de algumas raças aconteceria o mesmo que acontece ás outras em relação á educação, esta seria desleixada.
A má fama também não surje do nada, afinal todas as raças chamadas de perigosas tem uma força de maxilares que não é brincadeira nenhuma.

Espero ter-te esclarecido das minhas opiniões

Xau[/quote]
balao
Membro

terça mai 07, 2002 3:20 pm

Para Crisantos:

Parabens!!...finalmente alguem q nos explica o comportamento canídeo e, outras coisas, q todos nós estavamos equivocados e um pouco nublados!

Primeiro ficamos a saber q afinal há raças agressivas e q tal característica é impossivel de eleminar......
Depois ficámos tb , a saber q pode haver desleixe na educação de um rafeiro, pois este por ser rafeiro, é genéticamente eliminada a caracteristica da "agressividade".

...então mas se eu tiver um rafeiro, cruzado com duas raças "agressivas"...perde-se essa "agressividade?

Mas afinal, depois não é bem assim.....afinal eles mordem!!!...os rafeiros...?!?!

OK....DESCULPEM A IRONIA.....AGORA A SÉRIO:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Caro sr/sra:

Caso não tenha reparado, neste forum, quando existem tópicos com um título, estes, servem para os cibernautas comunicarem entre si, no contexto do tópico. Daí q não percebo o seu "post" neste tópico.

Aconselho tb, a si e a muitas outras pessoas q por aqui andam, a criar um novo tópico....chamem-lhe "PARVOCONVERSA"....assim poderão dizer, com toda a imperatividade e imposição, as vossas mais sinceras parvoíces, e sem incomodarem quem realmente aqui anda para falar "à séria" sobre assuntos importantes.
fabi
Membro
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

terça mai 07, 2002 10:49 pm

:D Deeeesculpem lááá...
...a intervenção... simplória...
não tem nada a ver, mas...
...parece-me que os donos são mais...
...muito MAIS...
...agressivos que ...
...OS BICHINHOS!? :roll:
luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

quarta mai 08, 2002 12:19 am

é verdade!
mas a questão é q não estamos aqui para discutir quais os cães agressivos e quais não são. mais agressivo q o bicho homem não há!! no entanto , se calhar nenhum de nós concorda com a pena de morte, não é? então porque raio continuamos com a mesma arrogância de acharmos q temos mais direito á vida q os outros seres?????por sermos racionais? então bolas, deviamos era ter menos desculpa para a nossa agressividade, poi somos os únicos q o fazemos com consciencia e racionalidade.
é como dizermos q não existem seres para além deste mundo...porque é q temos q ser tão cagões(desculpem o termo) e acharmos q somos os únicos no universo?(desculpem a analogia, se calhar não tem nada a ver).
antes de andarem atrás dos cães, andem atrás das pessoas assassinas,dos violadores, dos pedófilos... mil vezes 1 filha minha ser mordida por 1 cão, q ser abusada por 1 pedófilo...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 08, 2002 12:40 am

Olá a todos,
Desculpem lá... mas ao ler este tópico, tal como o membro CRISANTOS, fiquei com pouca fé na não agressividade dos cães!!! :o
De facto, começo a ler um tópico que pretendia promover a não agressividade dos animais, e o que vejo?!! :? Pois é.... os donos em animada troca de galhardetes! Hummm.... não me parece que seja assim que se convence ninguém.
Umas boas 'relações públicas' sobre 'NÂO AGRESSIVIDADE' começa, ANTES DE MAIS, por uma atitude calma e responsável por parte dos donos. Tal como é um dono que pode tornar um cão agressivo, é também, em primeiro lugar, a atitude e a maneira de estar do dono que transmite a confiança ás pessoas que nos circundam!

Para o membro CRISANTOS, e sem querer ser 'agressivo' aconselho-o(a) apenas a que se informe um pouco mais, e não 'fale de cór' apenas pelo que leu ou pelo que ouviu dizer. Parece-me que muito do que disse revela, sobretudo, 'pouca experiência', ou nenhuma, daquilo que está a falar! Posso assegurar-lhe que QUALQUER CÂO de QUALQUER RAÇA ou de RAÇA NENHUMA, pode ser agressivo! Não entendi, minimamente a sua afirmação sobre a possibilidade de se poder descurar a 'educação' de alguns cães!! A única coisa que eu vejo que obriga a um pulso firme na educação de algumas raças mais dominantes ou com características de guarda ( não se confunda dominancia com agressividade) é a possibilidade de causarem maiores estragos se 'mal educados'. MAs mesmo aqui, esta afirmação terá muitas reservas, porque o que acontece na prática é que as raças ( ou os rafeiros) cuja educação é descurada ( por pessoas que pensam como você), acabam por causar maior quantidade de estragos que os outros! Mas..... UMA perna mordidada por um PitBull é sempre melhor, e mais sensacional, noticia do que CINQUENTA dentadas de Cockers ou Caniches. Se um PIT BULL mordesse a perna do FIGO, mesmo que de raspão, tenho a certeza que nas semanas seguintes era motivo para debates e para ocupar tempo previligiado em todos os noticiários ( já para não falar num qualquer novo Decreto da Assembleia para um genocidio em massa desta raça). Mas poucos sabem que o Ciclista Joaquim Agostinho morreu porque um cãozinho de pequeno porte se atravessou à frente e lhe provocou uma queda que veio a ser mortal. Este cão, sem raça definida, provavelmente pertencia a um desses donos que acham que eles não precisam de educação e que podem andar soltos porque não fazem mal a ninguém.

Um abraço
Paulo C.
Pin
Membro

quarta mai 08, 2002 4:38 am

Crisantos:

Acho que está a fazer uma confusão muito grande entre dominância e agressividade,além de estar a demonstrar a sua inexperiência a lidar com cães.Mas tem direito a ter a sua opinião e uma mensagem aqui no forum não será talvez o suficiente para conseguir explicar-lhe porque está a ser injusto com determinadas raças mas vou dar-lhe um exemplo prático:
Tenho dois rafeiros(como você lhes chama) e um pit bull, o líder incontestado desta mini matilha é claro o mais dominante e perigosíssimo pit bull,no entanto se for a minha casa garanto-lhe que o pit bull o vai receber amistosamente à espera de umas festas ,que se você lhe der em troca vai ser contemplado com umas valentes lambidelas ,no entanto se tentar fazer festas à minha cadela ela vai fazer o que sempre faz quando algum estranho lhe tenta tocar,uma forte rosnadela e se tentar insistir a dentada é garantida,quanto ao outro é um pequenito que também detesta estranhos e não se faz rogado em espetar-lhe o dente se porventura quebrar a distancia mínima por ele admitida.
O engraçado do comportamento dos meus cães é que se eles o virem a conversar comigo deixam de mostrar a sua desconfiança.Quanto à educação que receberam foi a mesma,no entanto o pit é mais equilibrado e seguro de sí logo mais estável enquanto os outros são muito desconfiados e por consequência mais agressivos.
Responder

Voltar para “Cães”