piriquitos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm
sim sai albinos
cump
EDIT: é periquitos

cump
EDIT: é periquitos

<p><strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 03, 2007 9:15 pm
Boas.
Nao saiem albinos sempre. Podem sair albinos e normais, mas tem mais tendencia pra sair albinos do que normais.
Cumps.
Nao saiem albinos sempre. Podem sair albinos e normais, mas tem mais tendencia pra sair albinos do que normais.
Cumps.
<p>1.3.0 Eublepharis macularius</p>
<p>0.0.1 Pogona viticeps</p>
<p> </p>
<p>0.0.1 Pogona viticeps</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Um casal de albinos penso que dará sempre filhos albinos porque tem o genótipo completamente recessivo e como tal os ifihos sairão completamente recessivos também! Se tiver enganado corrijam-me se faz favor 

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro Veterano
hum...Phuzerd Escreveu:Boas.
Cumps.
Sou da mesma opinião do Ricardo

cump
<p><strong></strong></p>
-
- Membro
- Registado: sexta jul 11, 2003 9:54 am
3 Cadelas_ YARA, TARI, MAGUIE (falecidas)
3 cadelas Tari II, NINA e Tweety
crazyboy Escreveu:Um casal de albinos penso que dará sempre filhos albinos porque tem o genótipo completamente recessivo e como tal os ifihos sairão completamente recessivos também! Se tiver enganado corrijam-me se faz favor

-
- Membro Veterano
isso é muito estranho
os albinos são completamente recessivos, lutinos ainda compreendo porque também são recessivos...
...eu acho que já vi qualquer coisa sobre isso, vou ver se encontro
cump
EDIT: encontrei qualquer coisa: http://periquitos.no.sapo.pt/genetica/ael.html
(vejam mais para o fim)
sempre pode não sair periquitos com o factor ino...e eu já tinha visto isto

os albinos são completamente recessivos, lutinos ainda compreendo porque também são recessivos...
...eu acho que já vi qualquer coisa sobre isso, vou ver se encontro

cump
EDIT: encontrei qualquer coisa: http://periquitos.no.sapo.pt/genetica/ael.html
(vejam mais para o fim)

sempre pode não sair periquitos com o factor ino...e eu já tinha visto isto

<p><strong></strong></p>
De um casal de albinos, ou seja inos azuis só podem sair albinos, é completamente impossivel que dois albinos tirem crias não albinas, já que como é obvio os pais são homozigoticos para as duas mutações terminais dos pigmentos melanicos e psitacinas, logo... tudo albino
-
- Membro Veterano
Boas...Pedro21 Escreveu:De um casal de albinos, ou seja inos azuis só podem sair albinos, é completamente impossivel que dois albinos tirem crias não albinas, já que como é obvio os pais são homozigoticos para as duas mutações terminais dos pigmentos melanicos e psitacinas, logo... tudo albino
...o Pedro viu o site que referi em cima?
devo ter percebido alguma coisa mal então...
pode explicar?
(aquela informação está em mais sites)
cump
<p><strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Attila_portugues Escreveu:Boas...Pedro21 Escreveu:De um casal de albinos, ou seja inos azuis só podem sair albinos, é completamente impossivel que dois albinos tirem crias não albinas, já que como é obvio os pais são homozigoticos para as duas mutações terminais dos pigmentos melanicos e psitacinas, logo... tudo albino
pode explicar?
(aquela informação está em mais sites)
cump
A mutação INO é uma mutação recessiva ligada ao sexo
Ao contrário do que acontece no mamiferos, nas aves, nos répteis e nas borboletas, os cromossomas que definem o sexo, são não homólogos (iguais) nas fêmeas, ou seja, as fêmas possuem apenas um cromossoma X e um cromossoma Y, enquanto que os machos, possuiem 2 cromossomas X.
Femêa = X Y
Macho = X X
O factor INO, é um factor ligado ao sexo, e transportado no cromossoma X.
Deste modo, se um macho ( X X ) da linha azul, possuir o factor INO, nos 2 cromossomas X, ele é Albino.
As fêmeas, por seu lado, como só possuiem um cromossoma X, se esse mesmo cromossoma transportar o facto INO, ela é Albino.
Vamos designar o cromossoma X que transporta o factor INO, como sendo Xino.
Macho Albino = Xino Xino
Fêmea Albino = Xino Y
As crias de um casal Albino, irão receber, de cada um dos progenitores, um destes cromossomas, que juntos, determinarão o seu sexo.
Se uma cria receber do Macho, um cromossoma Xino e da Fêmea outro cromossoma Xino, então teremos uma cria com 2 cromossomas Xino, logo, um Macho Albino.
Cria com 2 cromossomas Xino Xino = Albino (macho)
Se a cria receber do Macho, um cromossoma Xino e da Fêmea, um cromossoma Y, então, teremos uma fêmea Albino.
Cria com 1 cromossoma Xino e Y = Albino (fêmea)
Devido ao cromossoma Y das fêmeas não poder transportar o alelo INO, elas NUNCA são portadoras desse mesmo factor. Portanto, uma fêmea ou é Albino/Lutino, ou não é, mas nunca é portadora desta mutação.
Espero que isto não tenha sido muito confuso.
-
- Membro Veterano
humm...
acho que não percebi bem uma parte:
o cromossoma Y (da femea) pode, ou não, tranportar o facto INO?
se transportar sai femea albina, se não, não. (lol!)
é assim? ou voltei a perceber mal?
bgd, cump

é assim? ou voltei a perceber mal?

bgd, cump

<p><strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
O cromossoma Y, não pode transportar o factor INO.Attila_portugues Escreveu:humm...![]()
é assim? ou voltei a perceber mal?![]()
bgd, cump
O factor INO só aparece no cromossoma X.
Por esse motivo, e porque a fêmea só tem 1 cromossoma X, é que não podem ser portadoras do factor INO. Desde que o tenham, ele aparece visivelmente.
Vou tentar explicar de outra forma.
Um macho, pode ser de outra cor, por exemplo Verde, mas transportar o factor INO, porque como tem 2 cromossomas X, o factor INO, pode estar num desses cromossomas, se tiver em ambos, ele exibe esse mesmo factor, é Lutino ou Albino.
Com as fêmeas isso não acontecesse. Se ela tiver o factor INO, ou é albina ou lutina, consoante a linha a que pertença, Azul ou Verde.
Albinos pertencem à linha Azul
Lutinos pertencem à linha Verde.
PS: quando se fala em "portador" quer dizer que uma ave, carrega no seu código genético determinada mutação que não é fenotipicamente visivel.
O que está no site é basicamente aquilo que eu disse, mas de qualquer modo a explicação do Paulo está clara, cruzado duas aves inas( tendo em atenção que estamos a falar do factor ino ligado ao sexo e não do autossomico) temos sempre 100% de descendência ina, como do mesmo modo se cruzarmos duas aves homozigoticas para o azul temos sempre aves homozigoticas para o azul, logo se cruzarmos duas aves que são ambas homozigoticas para o ino e para o azul temos obrigatoriamente de ter 100% inos azuis ou seja Albinos, é que não existe realmente outras hipóteses.Attila_portugues Escreveu:
Boas...