Repteis Legais

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
exoctic
Registado: quarta mai 30, 2007 2:04 am

quarta mai 30, 2007 2:10 am

Ola gostaria de saber ate que ponto uma pessoa comum pode vender repteis, estou a pensar comecar a vender mas ja procurei informações sobre isso e nao encontro nada, posso fazer uma encomenda de espanha mandar vir alguns animais coloca-los em terrarios em minha casa e depois vender ou preciso de mais algum coisa

se alguem souber me informar agradecia

Obrigado
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta mai 30, 2007 7:39 am

Uma "pessoa comum" não pode fazer isso. Uma empresa ou pessoa individual, devidamente colectada etc etc etc, pode.

Há algumas pessoas cá a fazer isso, totalmente por "baixo da mesa" e no meio não tem grande credibilidade...

De um ponto de vista meramente economico, não me parece muito viável pois precisa de fazer um investimento considerável para adquirir equipamento para alojar devidamente os animais e gastar sabe-se lá quanto dinheiro para os alimentar enquanto não os vender.
Depois vai posicionar-se entre as lojas e os criadores, o pior lugar de todos pois não tem a credibilidade do criador (pois meteu-se nisto pelo dinheiro) e como não é loja não tem de cumprir com determinados requisitos de qualidade. Ora se a situação dos animais nas lojas muitas vezes já é terrível q.b., nas mãos de pessoas que não são fiscalizadas nem quero imaginar.
Pessoalmente não compro nada a estas pessoas pois não tenho qualquer garantias da qualidade do que pretendo adquirir e muito menos da capacidade destas pessoas em cuidar dos animais.
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
zurik
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2003 10:14 am
Contacto:

quarta mai 30, 2007 9:28 am

Para além do facto de a grande maioria das lojas (no caso de se pretender ser fornecedor de lojas) exigir facturas de todos os animais que adequire. Essa é a unica forma de justificar a sua posse legal dos animais que as lojas têm perante as autorirades (no caso de fiscalizações). Facturas essas que só podem ser passadas por pessoas devidamente colectadas.

Realmente tentar o meio da comercialização de animais requer muito mais que arranjar bons fornecedores ;)
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta mai 30, 2007 10:32 am

compreendo as vossas posiçoes e aceito(que remedio tenho lol) os vossos pts de vista mas so queria fazer umas ressalvas , sem querer puxar a brasa à minha sardinha , pois faço-o ocasionalmente .
Uma pessoa n DEVE fazer mtas coisas à luz da lei da etica da moral etc
Poder podemos fazer tudo levando o conceito de liberdade ao seu sentido mais amplo .
Ha varias pessoas realmente a operar entre criadores e lojistas mas nao sao assim tao mauzinhos como os pintam , em termos genericos .
Essas pessoas funcionam mtas vezes como o elo de ligaçao nao so do pto de vista economico como logistico e social entre o criador e o lojista .
O estatuto de criador n existe em portugal em termos oficiais ou se existe é desde mt recentemente pelo q criador se é aquele q teve uma ninhada de qq animal pois entao ha centenas de criadores em portugal .ainda acerca do criador , este se bem q o faz(ou pode faze-lo) para acompanhar toda a evoluçao/curso do animal desde a sua nascença à sua morte obviamente que tb o faz pelo $$$ .o q pode acontecer na melhor das hipoteses é faze-lo para pagar custos de produçao/manutençao enquanto q o lojista o faz para pagar custos de manutençao e lucro , sendo este o seu primario objectivo - n é condenavel , afinal todos precisamos e vivemos de e para os outros .
A figura intermedia normalmente n está colectavel pq o seu volume de negocios n lhe permite e nao por querer fugir à colecta e se a sua credibilidade poderá ser posta em causa , n existindo uma relaçao proxima com o cliente , está numa situaçao em muito similar à do lojista em termos de responsabilizaçao pois se as leis existem n se fazem cumprir a julgar pela absoluta falta de escrupulos de grande parte dos lojistas , alem do seu risco ser largamente maior pois pode ser acusado de varios tipos de fraude .
eu peço desculpa pelo desabafo mas parece-me q esta figura intermedia é vista como um traficante de droga o q me parece injusto .
tb quero ressalvar q o mercado a q me refiro , e dado o local , é o dos repteis e n o mercado em geral .
Se o lojista pratica margens de lucro de 70% ao preço de custo a figura intermedia consegue praticar preços 30% abaixo do preço final do lojista .
Se a figura intermedia n está colectada n podendo passar factura o lojista normalmente faz o q pode para n ter de passar factura ao cliente pelo q entre n poder e n querer parece-me bem mais serio o nao poder .
Nada contra ninguem tudo pelos animais , é como em tudo , ha bom e mau ..
abraços
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta mai 30, 2007 11:19 am

shanebeschen, quando falei que se colocavam entre lojas e criadores não me estava a referir a pessoas que profissionalmente fazem essa ligação mas sim ao espaço que elas vão ocupar no mercado. São particulares que não são criadores a vender a outros particulares, logo ficam entre o criador e a loja.

O único profissional que conheço cá a fazer isso (julgo que até é amigo do Filipe (zurik)) é um bom profissional com muitos anos de experiência prévia como lojista.
Os particulares que eu conheço a comprar por atacado lá fora para vender cá a outros particulares, são normalmente apelidados de "comerciantes" no pior sentido que podes dar ao termo.

Não pretendo santificar os criadores ou rotular todas estas pessoas como "traficantes de droga". Há bons e maus em todas as áreas mas infelizmente a fazer isso cá só conheço maus! Se há bons, que saiam debaixo das pedras =)
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quarta mai 30, 2007 12:37 pm

Boas a todos.
Eu estive a ler os posts colocados, e a pontos que concordo e outros que nao, porque para qualquer negocio é preciso ter sorte, quanto a questao da legalidade dos negocios entre particulares este facto está consagrado na lei, e nada se pode opor a este facto, relativemente a colecta toda a gente sabe que qualquer pessoa singular pode se colectar nao significar com isto que tenha que pagar a colecta porque para que essa colecta seja feita a pessoas colectiva tem de atingir um valor declarado e todos sabemos que so se atinge esse valor se quisermos, agora relativamente a responsbilidade da pessoa que vende é exactamente igual a de um qualquer comerciante porque seja lojista, fornecedor ou particular as obrigacoes sobre o produto que vende sao as mesmas.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”