Nome Científico: Apalone ferox
Identificação:
Nos adultos, a carapaça pode atingir 36 cm de comprimento, nos machos, e 19 cm, nas fêmeas; a carapaça é achatada, arredondada e revestida por uma pele coriácea macia e lisa, em vez de placas córneas, como acontece nas tartarugas em geral; nos machos adultos e nos juvenis a carapaça é castanha, esverdeada ou acinzentada, com pequenas manchas; as fêmeas apresentam uma coloração semelhante, mas as manchas são maiores; o plastrão é muito claro (branco ou bege). O pescoço é longo e a extremidade do focinho também é muito alongada, permitindo a procura de alimento nos espaços entre as rochas. Possuem membranas entre os dedos (membranas interdigitais), que servem para facilitar a deslocação na água.
Hábitos:
São diurnas e aquáticas. Os machos e juvenis reúnem-se, frequentemente, nas margens para tomarem banhos de sol, fugindo para abrigos subaquáticos ao menor sinal de perigo. As fêmeas são mais solitárias e nómadas, deslocando-se para águas mais profundas do que os machos. Estas tartarugas conseguem mover-se com grande rapidez, quer na água quer em terra. Estão activas de Abril a Outubro; fora deste período enterram-se na lama ou na areia do fundo dos cursos de água para hibernar.
Alimentação:
Alimentam-se de insectos, caracóis, crustáceos, peixes, anfíbios, restos de cadáveres e matéria vegetal (algas e plantas aquáticas).
Reprodução:
É uma espécie ovípara. Os acasalamentos ocorrem em Maio. As fêmeas realizam várias posturas de Maio a Julho. Em cada postura, a fêmea deposita 10 a 30 ovos, num buraco que escava nas margens. A incubação dura cerca de dois meses, ocorrendo os nascimentos de Agosto a Setembro.
Espero ter ajudado
