Golfinhos do Sado

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta jan 17, 2003 11:42 am

" As águas acastanhadas do rio Sado guardam um tesouro incalculável. Neste estuário vive uma comunidade de golfinhos roazes única na Europa. A sua vida nunca foi fácil e agora, ultrapassada a ameaça dos pescadores, enfrentam outros perigos de morte: A poluição dos metais pesados agravada pela transferência da indústria naval do Tejo para o Sado

in "Forum Ambiente"
População envelhecida. Águas eventualmente envenenadas. Elevada mortalidade juvenil. A requalificação do estuário do Sado é um caso de vida ou morte para os golfinhos-roazes, alertam os biólogos.
O biólogo, que preside à associação Projecto Delfim/Centro Português de Estudos dos Mamíferos Marinhos e que observa os animais selvagens nestas águas há mais de 17 anos, admite a hipótese da população se tornar inviável no prazo de uma década. Hoje, ainda resistem cerca de 30 indivíduos, mas as crias e jovens estão a morrer e os adultos a envelhecer. A suspeita cai sobre os químicos utilizados pelos estaleiros navais e os pesticidas usados na agricultura. Substâncias tóxicas que se acumulam no leite das mães e que podem estar a produzir "injecções letais". A sobrevivência da espécie em Portugal parece depender unicamente da reabilitação do estuário do Sado. A modernização da indústria, o aperto das pressões das autoridades ambientais e a adopção de uma "ética ambiental" pelos agentes económicos da região são algumas das pistas. Numa frase: "Deixá-los em paz e limpar-lhes o ambiente".

in Público, 2 de Junho de 2001
A juntar a isto existe outro risco acrescido que são as motas de água e os barcos de recreio, que se aproximam demasiado dos golfinhos, provocando impactos na sua vida social e nos seus hábitos de caça. A comunidade de golfinhos do Sado tem diminuído progressivamente nos últimos anos: desde 1980, o número de espécimes baixou de 50 para cerca de 30.

Para fugir um pouco á "rotina" dos tópicos sobre os nossos animais de estimação decidi compartilhar convosco a minha admiração e preocupação por um animal que é o ex-libris da cidade de Setúbal(minha terra natal) : o Golfinho-Roaz do Sado :lol: :lol: :lol:

O sentimento de parentesco entre humanos e golfinhos vem desde a milhares de anos atrás. Os cidadãos da Grécia Antiga honoravam os golfinhos como Deuses, e mantinham um santuário do que eles consideravam ser o Deus Golfinho.
Actualmente, estes mamiferos, ja não se encontram elevados ao estado de Deuses, mas para muitas pessoas são considerados como "os humanos do mar". Alguns aquários contribuem para este ponto de vista, promovendo os seus golfinhos como personalidades.
Certo é que não nos podemos esquecer que o golfinho é um animal selvagem e independente e q deve de ser respeitado como tal. Em vez de lhes confiarmos o titulo de personalidades humanas ou o estatuto de deuses, devemos apreciar a sua independência e liberdade.

Desde há muitos anos que vivem golfinhos no estuário do sado e no litoral de tróia e da arrábida. Porque vivem ali durante todo o ano a população de golfinhos diz-se residente. Esta população é um dos poucos exemplos existentes na europa. Os pescadores chamam roaz a esta espécie de golfinho, que quer dizer o peixe que rói as redes. Os roazes ao roubarem o peixe preso nas redes, fazem um grande buraco nestas. Em tempos o numero de roazes atingia as largas dezenas, com o passar dos anos este número tem vindo a decrescer. Isto deve-se ao facto do o estuário do Sado apresentar graves dificuldades, nomeadamente a nível da qualidade da água, da ocupação humana e consequente destruição dos ecossistemas.

Pensa-se que daqui a dez anos os roazes deixarão de existir no rio sado e acreditem que fico realmente triste com isso, porque desde que me conheço como gente que os vejo no rio, sempre que faço a travessia de barco para Tróia...

No entanto fica aqui o alerta e não se esqueçam: quando passarem por Setúbal, façam uma visita aos nossos amigos roazes que de certeza que não se irão arrepender ;)

"...e o sonho transforma-se, modela-se, constroi-se, renasce das águas cristalinas do oceano e toma a forma acarinhada de um golfinho azul... sereno... pacifico..."

Saudações a todos
PJOC
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm
Localização: 1 Cão (Springer Spaniel Inglês) Chamado Nick

sexta jan 17, 2003 11:57 am

Cara Sonia!

A muito que ouço falar dos golfinhos do sado e fico muito feliz por saber que existem.
A minha questão é a seguinte:
É facil ve-los? ou seja para uma pessoa que passe por ai e pretenda observar este maravilhoso animal, existe algum local especifico onde eles andem mais? Gostaria muito de vê-los e uma vez que vou Sesimbra com alguma frequência gostaria de dar um salto a Setubal para os ver.
Se me puder dar alguma indicação sobre o local ou epoca do ano em que seja mais facil vê-los agradecia-lhe.

Abraço
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta jan 17, 2003 12:15 pm

Olá Paulo :lol:

Fico mt contente pelo seu interesse nos golfinhos. Bem não é muito fácil de os ver pelo menos muito perto. A altura mais facil é realmente no verão e em tróia perto do cais dos ferrys visto eles se apróximarem muito da praia quando se estão a alimentar e posso garantir que é um espectaculo fantástico (mas tb é preciso um bocado de sorte).No entanto há uma empresa especializada que faz visitas e passando a publicidade, podes dar um pulo ao site e pedir informações. É o http://www.vertigemazul.com/

Espero ter ajudado
papoila
Membro Veterano
Mensagens: 575
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

sexta jan 17, 2003 2:40 pm

Estive há pouco tempo em Setúbal e tive a sorte de os ver ao longe :D , pois estava com uma amiga perspicaz que já os «topa» à distância. Esperemos que uma ETAR ajude a resolver o problema. A bem de todos.

Beijos,

Carla
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta jan 17, 2003 4:44 pm

Hehehehe,

Papoila, essa tua amiga deve mesmo de ter olho para a coisa ;)

Mas falando de coisas sérias, infelizmente não é só a ETAR que poderia resolver todo o problema, temos também as fábricas, que não são poucas e a falta de civismo das pessoas que os perseguem... de barco e de motas de água :evil: :evil:

Enfim, é preciso quase um milagre para que eles não desapareçam!!! :o

Jokas
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta jan 22, 2003 4:20 pm

Aqui estão algumas fotos

Imagem

Autor: Pedro Narra
Vertigem Azul


Imagem

Autor: Pedro Narra
Vertigem Azul


Imagem

Autor: Pedro Narra
Vertigem Azul


Imagem

Autor: Pedro Narra
Vertigem Azul


Imagem

Autor: Pedro Narra
Vertigem Azul
PJOC
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm
Localização: 1 Cão (Springer Spaniel Inglês) Chamado Nick

quarta jan 22, 2003 4:48 pm

Olá Sonia!

Antes de mais obrigado pela informação.
Com as fotos que colocaste aqui no forum fiquei ainda mais "picado" para ir a Setubal ver esta maravilhoso animal.
Tenho mesmo de tentar arranjar um tempinho e ir aí.
Obrigado

Abraço
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta jan 24, 2003 1:36 pm

Olá novamente Paulo :lol:

Ainda bem q fiz despertar essa vontade de vir a Setubal ver os golfinhos ;)

Serás certamente bem vindo :D

Sónia
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

sexta fev 14, 2003 3:29 am

Sonia,
Posso dizer, com orgulho, que já convivi de perto com os golfinhos do Sado. Penso que seria uma família, a julgar pelo tamanho, pai, mãe e filho, que me acompanharam durante bastante tempo num mergulho. Mas não muito perto da costa.
Já nadei com golfinhos nas Caraibas e no Mar Vermelho. Mas os nossos são maiores e muito mais bonitos (pelo menos na minha opinião).
Segundo informação de um especialista, o maior problema deles é a fome...
o Roaz (dito corvineiro) alimenta-se preferencialmente de corvinas, as quais já não existem na zona. Agora contentam-se com tainhas e outras coisas que conseguem arranjar, mas não chega para manter o seu metabolismo.
As motas d'água incomodam muita gente. A pesca de arrasto feita na zona incomoda muito mais.... destroí tudo!!!! E é aquilo um parque natural... olha se não fosse!!!!
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta fev 14, 2003 8:51 am

Olá Musky :lol:

Infelizmente nunca estive muito próxima dos roazes, apesar de já os conhecer á muitos anos. Mas estou a pensar fazer este ano uma visita através de uma empresa e aí sim, acho q o contacto com eles é muito próximo e deve de ser espectacular. O q me leva a fazer isto é a triste realidade q daqui a ñ muitos anos eles deixarão de existir no sado :cry:
Musky Escreveu: As motas d'água incomodam muita gente. A pesca de arrasto feita na zona incomoda muito mais.... destroí tudo!!!! E é aquilo um parque natural... olha se não fosse!!!!
Nem mais!!!!
Isabella
Membro
Mensagens: 145
Registado: sexta nov 15, 2002 1:45 pm
Localização: Cão - Doberman

sábado fev 15, 2003 12:02 pm

Aqui ficam os contactos da VERTIGEM AZUL que organiza Circuitos para Observação de Golfinhos no Sado:
Av. Luisa Todi, 375, 2900-464 Setúbal
Tel. 265 238000
Fax 265 238001
Telm. 91 7843304/5
E-Mail [email protected]
Responsável operacional: Maria João

Espero ter ajudado.
Bom fim de semana

Isabella
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

domingo fev 16, 2003 2:04 am

Olá Isabella,

Antes de mais quero agradecer a tua informação. Eu já conheço a empresa e já dei aqui o endereço do site para quem estiver interessado.
Eles parecem ser mt prestáveis pq me de deram logo toda a informação por mail. Ainda não fiz nenhuma visita com eles, mas espero fazê-lo este ano.

Cumprimentos
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sábado mar 29, 2003 2:07 am

Marina e novo cais incomodam golfinhos

O estudo de impacte ambiental da marina e novo cais dos ferries do Troiaresort, que está em processo de consulta pública até 7 de Março, aponta aspectos positivos na área sócio-económica e impactes negativos na população de roazes.

Florindo Cardoso

"Os maiores riscos prendem-se com a perturbação da população de roazes, de magnitude mal conhecida à insuficiência de informação disponível". Esta é uma das conclusões do estudo de impacte ambiental da marina e do novo cais dos ferries do Troiaresort, que se encontra em consulta pública até 7 de Março e aponta a "implementação das medidas como um programa de monitorização adequado e rigoroso e a promoção de uma gestão integrada do estuário do Sado" para a minimização destes perigos.
O estudo de impacte ambiental refere ainda que "a população de roazes será efectivamente afectada à escala local, com possível alteração dos locais que hoje em dia mais utiliza", adiantando que "num cenário pessimista", o "aumento do tráfego marítimo irá adicionar e reforçar todas as perturbações já existentes", levando os roazes a "desaparecer do estuário".
O documento explica ainda que "a perturbação da Caldeira, pode variar de insignificante a muito relevante, consoante o melhor ou pior controlo da navegação de recreio e a eficácia da sensibilização dos utentes da marina". Além disso, a entrada em funcionamento do novo cais dos ferries "levará sempre a uma diminuição da perturbação pela redução do tráfego de atravessamento da península".
Globalmente, tanto a marina como o novo cais apresentam "impactes muito positivos no domínio sócio-económico e impactes pouco negativos no domínio biofísico".
A construção de ambos os projectos em avaliação terá início após a obtenção das licenças e das autorizações legalmente necessárias, apontando-se que a execução da marina seja de cerca de 18 meses e a do novo cais de cerca de dois anos.
Os prazos de concessão são de 50 e de 20 anos, respectivamente para a marina e para o novo cais, ambos a contar do início da sua exploração.
A entidade licenciadora é a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
In jornal O Setubalense
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

sábado mar 29, 2003 12:51 pm

:evil:

Eu, que sou uma profunda apaixonada pela zona, só posso comentar... :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

:evil:
estrelaluna
Membro
Mensagens: 112
Registado: terça fev 18, 2003 1:35 am
Localização: samoyedo (john), husky (yara) e pinschers ( estrela e luna). 1 gato (Alex)

quarta abr 02, 2003 1:04 am

Ola,

Eu por acaso tambem ja vi os golfinhos ao longe nessa zona!

É pena que não se façam esforços para que eles tenham melhor condições de vida. Esses animais a mim fascinem-me muito, adoro-os. foi uma excelente ideia colocar este topico ni forum!






Bjokas
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”