Teste de gravidez para cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

felix8
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 9:50 am

sexta jun 01, 2007 10:09 am

Boas!
Tenho uma cadela que recentemente esteve com o cio e esteve com um cão, a questão é que ela mesmo no período fértil não aceitava o cão pelo menos que nós vissemos e esteve com ele durante a noite.
Agora não sei se a cadela ficou grávida ou não.
Há algum teste para saber se a cadela está realmente grávida ou terei mesmo de esperar um mês e meio para saber?

Obrigado
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta jun 01, 2007 1:19 pm

felix8 Escreveu:Boas!
Tenho uma cadela que recentemente esteve com o cio e esteve com um cão, a questão é que ela mesmo no período fértil não aceitava o cão pelo menos que nós vissemos e esteve com ele durante a noite.
Agora não sei se a cadela ficou grávida ou não.
Há algum teste para saber se a cadela está realmente grávida ou terei mesmo de esperar um mês e meio para saber?

Obrigado
Sim... compra na farmácia um daqueles normais... depois é só pôr a cadela a urinar ali para cima e ver se muda de cor!

:lol:
pitucas
Membro
Registado: quarta mai 30, 2007 2:13 pm

sexta jun 01, 2007 2:12 pm

Não ligues à resposta do frustadito.....
Que eu saiba não existe. Para saberes terás que levá-la ao vet.
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

sexta jun 01, 2007 2:27 pm

Por acaso, há ironias com as quais vocês deviam ter cuidado... é que se uma pessoa faz este tipo de pergunta é porque não sabe realmente se existem testes ou não...
pitucas
Membro
Registado: quarta mai 30, 2007 2:13 pm

sexta jun 01, 2007 2:52 pm

Artemysa Escreveu:Por acaso, há ironias com as quais vocês deviam ter cuidado... é que se uma pessoa faz este tipo de pergunta é porque não sabe realmente se existem testes ou não...
Não concordo com muitas coisas que diz, mas nisto estou 100% de acordo.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta jun 01, 2007 2:56 pm

não se vê com um teste, mas pode-se ver com uma ecografia. para isso tem de ir ao vet
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jun 01, 2007 3:34 pm

pitucas Escreveu:
Artemysa Escreveu:Por acaso, há ironias com as quais vocês deviam ter cuidado... é que se uma pessoa faz este tipo de pergunta é porque não sabe realmente se existem testes ou não...
Não concordo com muitas coisas que diz, mas nisto estou 100% de acordo.
Pois eu então, não concordo com nada disto.

Para quem teve um cão junto com uma cadela com o cio, deliberadamente, deveria, no mínimo, saber a resposta a esta questão.

Mas lá está... vamos juntar os caezinhos e depois... logo se vê.
felix8
Membro

sexta jun 01, 2007 9:45 pm

Pois eu então, não concordo com nada disto.

Para quem teve um cão junto com uma cadela com o cio, deliberadamente, deveria, no mínimo, saber a resposta a esta questão.

Mas lá está... vamos juntar os caezinhos e depois... logo se vê.[/quote]

Se tivesse uma cadela de caça com eu tenho que e extremamente nervosa, quer é correr e caçar e é preciso dedição e muito mas muito tempo a educá-la não dizia isso. A minha cadela descende de campeões de provas.
Já conheço e falei com muitos senhores donos de cães de provas e há cadelas que por serem tão "nervosas" não aceitam nenhuns cães durante o cio.
Eu deixei foi a minha durante uma noite com o cão podia ser que ela deixa-se com o tempo o cão acasalar porque enquanto eu vi nunca deixou o cão "montar".
Só queria saber se havia maneira de saber se a cadela estava grávida ou não e não ter de esperar um mês e meio.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jun 01, 2007 9:54 pm

felix8 Escreveu:
PauloSantos Escreveu:Pois eu então, não concordo com nada disto.

Mas lá está... vamos juntar os caezinhos e depois... logo se vê.
Se tivesse uma cadela de caça com eu tenho que e extremamente nervosa, quer é correr e caçar e é preciso dedição e muito mas muito tempo a educá-la não dizia isso. A minha cadela descende de campeões de provas.
Já conheço e falei com muitos senhores donos de cães de provas e há cadelas que por serem tão "nervosas" não aceitam nenhuns cães durante o cio.
Eu deixei foi a minha durante uma noite com o cão podia ser que ela deixa-se com o tempo o cão acasalar porque enquanto eu vi nunca deixou o cão "montar".
Só queria saber se havia maneira de saber se a cadela estava grávida ou não e não ter de esperar um mês e meio.

Escreveu, escreveu e eu não percebi pêvas daquilo que você disse... e também não quero perceber.

Aquilo que me interessava perceber, percebi logo no primeiro post, tudo o resto é converva.

Como pelos vistos, a sua única preocupação foi a de juntar os dois cães sem se preocupar com nada mais, e ao que parece, também sabe o que é um Veterinário, faça como disse o amus... compre um teste de gravidez na farmácia e veja se o resultado é positivo ou negativo.
felix8
Membro

sexta jun 01, 2007 9:57 pm

Acho que não escrevi de maneira extremamente dificil de entender mas ok.
Posso ser jovem mas não sou parvo.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

sexta jun 01, 2007 11:27 pm

felix8 Escreveu:...a questão é que ela mesmo no período fértil não aceitava o cão...
E para si, quando foi o período fértil?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 02, 2007 12:49 am

felix8 Escreveu:Acho que não escrevi de maneira extremamente dificil de entender mas ok.
Posso ser jovem mas não sou parvo.
Até agora tudo aponta para que seja ambas as coisas.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sábado jun 02, 2007 8:24 am

Boas!

Epa não sejam mauzinhos...que coisa, não tarda estão a dizer ao rapaz pra fazer o teste do calipo...

Arcanjo
felix8
Membro

sábado jun 02, 2007 9:16 am

VitorN Escreveu:
felix8 Escreveu:...a questão é que ela mesmo no período fértil não aceitava o cão...
E para si, quando foi o período fértil?
O período fértil é depois de a cadela deixar de sangrar e só dura 2 ou 3 dias ou estou enganado?
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sábado jun 02, 2007 9:21 am

Boas!

Para aprenderes um pouco ;)
O CIo

Informação Geral

O primeiro cio da cadela ocorre entre os 6 e os 14 meses de idade, repetindo-se a cada 6 meses, podendo ocorrer variações dependendo do estado de saúde, uso de hormonas, clima, presença de outros animais e outros factores.
O tempo de duração de cada cio também pode variar, mas de uma forma geral fica entre 15 a 20 dias.
O período fértil ocorre nos últimos 4 dias, quando ocorre a ovulação, ou seja, por volta do 11º dia, quando cessa o sangramento e a cadela aceita o macho.
Percebemos que o período fértil chegou quando a vulva incha e se posiciona e a cauda desloca-se para o lado, ao passarmos a mão próxima à base.
No entanto algumas cadelas não apresentam sangramento, tendo somente o que se chama “cio seco”, apresentando somente edema na vulva, que é o aumento de tamanho da mesma.

A melhor época para acasalar a cadela é com 18 meses ou a partir do terceiro cio. Nessa fase de idade ela já estará madura o suficiente para ter os seus filhotes, o seu desenvolvimento físico já terá completo e a gestação não lhe trará problemas de saúde.

Não se deve permitir o acasalamento no 1º cio!!! A cadela não está em desenvolvimento para uma gestação e se por ventura ela ficar prenha, corre-se o risco de a cadela ter insuficiência nas contracções uterinas, na dilatação da bacia, na produção de leite, sem falar que se corre o risco de perder a cadela e os filhotes no momento do parto.

O macho pode cruzar a partir de 1 ano de idade, antes disso ele poderá não conseguir fertilizar a femea.
O cio da cadela cessa quando ela estiver entre 13 e 14 anos, mas em alguns casos, termina aproximadamente aos 10 anos. Uma cadela servirá como boa reprodutora até os oito anos de idade aproximadamente.

Indentificando o Cio
No início do cio, ocorre em geral uma modificação do temperamento da cadela, que parece tornar-se mais dócil, com micções mais frequentes, emite ganidos sem causa aparente, demonstrando também maior actividade e movimentação.

A vulva congestiona-se, apresentando um ligeiro aumento de volume e deixando em seguida escorrer corrimento (amarelado) de início e em seguida asanguentado. Esse corrimento sanguinolento ocorre portanto no início do cio das cadelas, diferentemente do que ocorre com a mulher, quando tal corrimento chamado de menstruação ocorre no final do ciclo sexual.

A partir desse corrimento sanguinolento nas cadelas, conte sete dias (primeira semana), período esse que em geral as cadelas não aceitam ainda o macho para acasalamento. Ao fim desses sete dias, as cadelas quando acariciadas com a mão no seu dorso, elevam ligeiramente a cauda e deixam-se também acariciar em seus órgãos sexuais externos, ou então, deitam-se de costas com as pernas para cima exibindo sua barriga para ser acariciada.

Se estes sinais estão presentes, considera-se que a cadela está pronta para o encontro do macho para o acasalamento, porém, não é indicado fazê-lo antes do terceiro cio, pois o organismo da fêmea ainda não está pronto para a maternidade.

CICLO SEXUAL DA CADELA

Fases
Duração
Características

Proestro
7-10

Vulva inchada

Corrimento asanguentado

O macho sente-se atraído

Recusa-se ao coito

Estro
5-10
Perdas vulvares reduzidas

O macho sente-se atraído

Reflexo de postura de receptividade ao macho

Metoestro
110
Nidação, gestação, parto e lactação (ou PSEUDOCIESE).

Anestro
variável
Ausência de sinal externo
Arcanjo
Responder

Voltar para “Cães”