Teste de gravidez para cadela
Moderador: mcerqueira
Boas!
Tenho uma cadela que recentemente esteve com o cio e esteve com um cão, a questão é que ela mesmo no período fértil não aceitava o cão pelo menos que nós vissemos e esteve com ele durante a noite.
Agora não sei se a cadela ficou grávida ou não.
Há algum teste para saber se a cadela está realmente grávida ou terei mesmo de esperar um mês e meio para saber?
Obrigado
Tenho uma cadela que recentemente esteve com o cio e esteve com um cão, a questão é que ela mesmo no período fértil não aceitava o cão pelo menos que nós vissemos e esteve com ele durante a noite.
Há algum teste para saber se a cadela está realmente grávida ou terei mesmo de esperar um mês e meio para saber?
Obrigado
Sim... compra na farmácia um daqueles normais... depois é só pôr a cadela a urinar ali para cima e ver se muda de cor!felix8 Escreveu:Boas!
Obrigado
Não concordo com muitas coisas que diz, mas nisto estou 100% de acordo.Artemysa Escreveu:Por acaso, há ironias com as quais vocês deviam ter cuidado... é que se uma pessoa faz este tipo de pergunta é porque não sabe realmente se existem testes ou não...
-
PauloSantos
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Pois eu então, não concordo com nada disto.pitucas Escreveu:Não concordo com muitas coisas que diz, mas nisto estou 100% de acordo.Artemysa Escreveu:Por acaso, há ironias com as quais vocês deviam ter cuidado... é que se uma pessoa faz este tipo de pergunta é porque não sabe realmente se existem testes ou não...
Para quem teve um cão junto com uma cadela com o cio, deliberadamente, deveria, no mínimo, saber a resposta a esta questão.
Mas lá está... vamos juntar os caezinhos e depois... logo se vê.
Pois eu então, não concordo com nada disto.
Para quem teve um cão junto com uma cadela com o cio, deliberadamente, deveria, no mínimo, saber a resposta a esta questão.
Mas lá está... vamos juntar os caezinhos e depois... logo se vê.[/quote]
Se tivesse uma cadela de caça com eu tenho que e extremamente nervosa, quer é correr e caçar e é preciso dedição e muito mas muito tempo a educá-la não dizia isso. A minha cadela descende de campeões de provas.
Já conheço e falei com muitos senhores donos de cães de provas e há cadelas que por serem tão "nervosas" não aceitam nenhuns cães durante o cio.
Eu deixei foi a minha durante uma noite com o cão podia ser que ela deixa-se com o tempo o cão acasalar porque enquanto eu vi nunca deixou o cão "montar".
Só queria saber se havia maneira de saber se a cadela estava grávida ou não e não ter de esperar um mês e meio.
Mas lá está... vamos juntar os caezinhos e depois... logo se vê.[/quote]
Se tivesse uma cadela de caça com eu tenho que e extremamente nervosa, quer é correr e caçar e é preciso dedição e muito mas muito tempo a educá-la não dizia isso. A minha cadela descende de campeões de provas.
Já conheço e falei com muitos senhores donos de cães de provas e há cadelas que por serem tão "nervosas" não aceitam nenhuns cães durante o cio.
Eu deixei foi a minha durante uma noite com o cão podia ser que ela deixa-se com o tempo o cão acasalar porque enquanto eu vi nunca deixou o cão "montar".
Só queria saber se havia maneira de saber se a cadela estava grávida ou não e não ter de esperar um mês e meio.
-
PauloSantos
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
felix8 Escreveu:Se tivesse uma cadela de caça com eu tenho que e extremamente nervosa, quer é correr e caçar e é preciso dedição e muito mas muito tempo a educá-la não dizia isso. A minha cadela descende de campeões de provas.PauloSantos Escreveu:Pois eu então, não concordo com nada disto.
Mas lá está... vamos juntar os caezinhos e depois... logo se vê.
Escreveu, escreveu e eu não percebi pêvas daquilo que você disse... e também não quero perceber.
Aquilo que me interessava perceber, percebi logo no primeiro post, tudo o resto é converva.
Como pelos vistos, a sua única preocupação foi a de juntar os dois cães sem se preocupar com nada mais, e ao que parece, também sabe o que é um Veterinário, faça como disse o amus... compre um teste de gravidez na farmácia e veja se o resultado é positivo ou negativo.
-
CasadeAnaval
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Até agora tudo aponta para que seja ambas as coisas.felix8 Escreveu:Acho que não escrevi de maneira extremamente dificil de entender mas ok.
Posso ser jovem mas não sou parvo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
O período fértil é depois de a cadela deixar de sangrar e só dura 2 ou 3 dias ou estou enganado?VitorN Escreveu:E para si, quando foi o período fértil?felix8 Escreveu:...a questão é que ela mesmo no período fértil não aceitava o cão...
-
Arcanjo
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!
Para aprenderes um pouco
Para aprenderes um pouco
ArcanjoO CIo
Informação Geral
O primeiro cio da cadela ocorre entre os 6 e os 14 meses de idade, repetindo-se a cada 6 meses, podendo ocorrer variações dependendo do estado de saúde, uso de hormonas, clima, presença de outros animais e outros factores.
O tempo de duração de cada cio também pode variar, mas de uma forma geral fica entre 15 a 20 dias.
O período fértil ocorre nos últimos 4 dias, quando ocorre a ovulação, ou seja, por volta do 11º dia, quando cessa o sangramento e a cadela aceita o macho.
Percebemos que o período fértil chegou quando a vulva incha e se posiciona e a cauda desloca-se para o lado, ao passarmos a mão próxima à base.
No entanto algumas cadelas não apresentam sangramento, tendo somente o que se chama “cio seco”, apresentando somente edema na vulva, que é o aumento de tamanho da mesma.
A melhor época para acasalar a cadela é com 18 meses ou a partir do terceiro cio. Nessa fase de idade ela já estará madura o suficiente para ter os seus filhotes, o seu desenvolvimento físico já terá completo e a gestação não lhe trará problemas de saúde.
Não se deve permitir o acasalamento no 1º cio!!! A cadela não está em desenvolvimento para uma gestação e se por ventura ela ficar prenha, corre-se o risco de a cadela ter insuficiência nas contracções uterinas, na dilatação da bacia, na produção de leite, sem falar que se corre o risco de perder a cadela e os filhotes no momento do parto.
O macho pode cruzar a partir de 1 ano de idade, antes disso ele poderá não conseguir fertilizar a femea.
O cio da cadela cessa quando ela estiver entre 13 e 14 anos, mas em alguns casos, termina aproximadamente aos 10 anos. Uma cadela servirá como boa reprodutora até os oito anos de idade aproximadamente.
Indentificando o Cio
No início do cio, ocorre em geral uma modificação do temperamento da cadela, que parece tornar-se mais dócil, com micções mais frequentes, emite ganidos sem causa aparente, demonstrando também maior actividade e movimentação.
A vulva congestiona-se, apresentando um ligeiro aumento de volume e deixando em seguida escorrer corrimento (amarelado) de início e em seguida asanguentado. Esse corrimento sanguinolento ocorre portanto no início do cio das cadelas, diferentemente do que ocorre com a mulher, quando tal corrimento chamado de menstruação ocorre no final do ciclo sexual.
A partir desse corrimento sanguinolento nas cadelas, conte sete dias (primeira semana), período esse que em geral as cadelas não aceitam ainda o macho para acasalamento. Ao fim desses sete dias, as cadelas quando acariciadas com a mão no seu dorso, elevam ligeiramente a cauda e deixam-se também acariciar em seus órgãos sexuais externos, ou então, deitam-se de costas com as pernas para cima exibindo sua barriga para ser acariciada.
Se estes sinais estão presentes, considera-se que a cadela está pronta para o encontro do macho para o acasalamento, porém, não é indicado fazê-lo antes do terceiro cio, pois o organismo da fêmea ainda não está pronto para a maternidade.
CICLO SEXUAL DA CADELA
Fases
Duração
Características
Proestro
7-10
Vulva inchada
Corrimento asanguentado
O macho sente-se atraído
Recusa-se ao coito
Estro
5-10
Perdas vulvares reduzidas
O macho sente-se atraído
Reflexo de postura de receptividade ao macho
Metoestro
110
Nidação, gestação, parto e lactação (ou PSEUDOCIESE).
Anestro
variável
Ausência de sinal externo