sábado mar 29, 2003 6:07 pm
Olá Kika,
Eu tenho doze gatos, mas o meu preferido é o Papuça, o maine-coon. Não só pela sua beleza mas, sobretudo, pelo seu temperamento. É que embora seja muito meigo com as pessoas e animais de casa, é um verdadeiro selvagenzinho com os estranhos. É um felino em toda a acepção da palavra. Basta dizer que, embora seja castrado, é o gato dominante das redondezas expulsando com a maior das facilidades os machos inteiros que aparecem na quinta à procura das nossas fêmeas quando se encontram com cio. Também é um caçador exímio e já por várias vezes apareceu em casa com coelhos bravos, melros, uma galinha de um vizinhoe agora a especialidade dele são as toupeiras. Tem um físico impressionante (8 kg em Fevereiro, quando tomou a vacina, mas esta raça só atinge o apogeu depois dos dois anos e meio e por isso, ainda estou à espera que cresça mais) e salta directamente do chão para o telhado da casa apoiando as patas posteriores no parapeito das janelas. Enfim, é um gato especial que nunca se adaptaria a estar fechado num apartamento pois tem demasiada energia e gosto pela liberdade para tolerar estar confinado durante o dia. À noite é ele que pede para entrar em casa e então, mesmo no Verão, gosta de dormir em cima de uma manta quente nas costas do sofá. Às vezes, principalmente nos dias frios e só depois das crianças estarem deitadas, gosta de saltar para o meu colo mas para permanecer lá não tolera que lhe faça muitas festas. Um ou dois mimos de vez em quando é o máximo que ele suporta. No entanto, enquanto está em casa, chega a ser aborrecido pois anda sempre a roçar-se pelas nossas pernas ou então deita-se junto aos nossos pés, quase nos fazendo cair quando tentamos evitar pisá-lo. Não é um gato barulhento porque quase não mia. Limita-se a dar grunhidos roucos e baixos quando quer que se lhe abra a porta ou a janela. Também não estraga a mobília e os sofás mas as árvores preferidas dele no pomar e jardim encontram-se todas arranhadas. Nalgumas tivemos mesmo que pôr uma protecção de rede à volta do tronco pois as garras dele são muito grossas, muito mais fortes que as garras de qualquer outro dos meus gatos.
Maria João