Para Crisantos e não só...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quarta mai 08, 2002 2:38 pm

Viva,

Porque cada caso é um caso e não devemos generalizar, coloco aqui a seguinte noticia. A mesma foi-me enviada pelo o meu irmão. Não sei de que revista portuguesa foi retirada. Rottweiler está mal escrito, mas....

Imagem

Penso que a questão levantada por Crisantos é uma questão pertinente. A mesma devia ser analizada quer pela propria quer pelos restantes participantes, de forma a perceber o que está mal com determinados comportamentos. Sejam estes humanos ou caninos.

Não vou entrar na conversa das raças perigosas por razões, que na minha opinião não fazem sentido, e já foram aqui largamente discutidas. Contudo, estou inteiramente de acordo que existem determinadas raças, caso do Rottweiler e outras raças mais dominantes, que exigem uma educação mais rigida. Não porque sejam agressivas por natureza, mas sim pelo facto de em determinadas circunstancias (questões de território, fome, Medo, Disputa de cadela, provocadas, Definição hierarquica aquando em grupo), tenham um temperamento menos tolerante, podendo em alguns casos tornarem-se agressivas.

O papel dos proprietários destas raças, é moldar esse temperamento, de forma a que percebam que não necessitam de tal comportamento para garantirem o seu lugar e ou sobrevivencia.

O problema quando diz que existem determinadas raças que não necessitam de grande preocupação em termos de educação, infelizmente o que se verifica é que não tem nenhuma. Tal facto, pode ser incomodativo ou mesmo perigoso para terceiros.

Quanto aos rafeiros, não tenho dúvida nenhuma que tenham um tratamento diferente dos de Raça. Existem rafeiros lindos e de excelente caracter, contudo em igualdades de circunstancias as pessoas optam pelos de raça por pensarem e com alguma lógica que vão ter um cão mais equilibrado. No entanto, em termos de saude os problemas são normalmente maiores e requerem maior cuidado.

Num post que em tempos coloquei no forum, relatei os problemas que tive com a minha cadela rafeira, quando a trouxe da rua para casa. Era independente e agressiva. Tinha crescido na rua e em matilha. Um ano depois e após muito trabalho, com altos e baixos, tornou-se numa cadela docil para todas as pessoas. Com as crianças, parece um boneco. Fazem-lhe tudo. Se não se tratasse de uma cadela rafeira, inicialmente teria sido muito facil, acusar a raça a que pertencesse, de agressiva. Ou no caso de ser rafeira, acusá-la de desiquilibrada e mandá-la abater. Afinal, era um conjunto de experiencias vividas durante a fase de crescimento que a marcaram e moldaram para sempre o seu caracter. A educação, teve a função de moldar e minimizar determinados comportamentos.

Dizia uma conhecido meu, criador de Doberman, que o melhor decreto-lei que poderia ter saido sobre raças perigosas, era sensibilizar e responsabilizar os donos de cães a conhecer os seus deveres (dignificar a vida do cão) e obrigações (educar e inserir o cão na nossa sociedade).

Pessoalmente, não me considero um “sabão”, até porque tenho um longo percurso a fazer, para ambicionar dizer que percebo de cães. Se tiver a capacidade de um dia evoluir, a minha unica preocupação é partilhar tudo o que souber com todos os que necessitem.

A minha vinda com regularidade a este forum, é porque aqui tenho aprendido muita coisa. Este forum só será util, na minha opinião, se soubermos “discutir” pela positiva, os aspectos relacionados com os nossos amigos de quatro patas.

Vamos todos contribuir para a qualidade deste forum que deve ser dos poucos que a tem. Tudo graças aos seus participantes, ou seja a vocês!!!
Crisantos
Membro Júnior
Registado: sexta abr 26, 2002 5:39 pm

quarta mai 08, 2002 4:10 pm

Olá!

O que diz é certo e não discordo, em relação à minha mensagem acho que ouve desentendimentos de interpretação e de conceitos pouco explicitos mas acho que já fiz ver o meu ponto de vista numa responta a AnaS que se encontra noutro post.
Responder

Voltar para “Cães”