Ensinar o Cão a fazer as nec no sítio certo - Repelente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

OscarDona
Registado: quarta jun 06, 2007 12:48 pm

quarta jun 06, 2007 12:58 pm

Boas,

Tenho um cachorro com 7 semanas e tenho lido muito sobre, como ensinar o cachorrinho a fazer as necessidades no sítio certo. Criei-lhe um espaço (jornal) afastado do espaço de dormir e comer, para esse efeito. Procuro estar atenta quando acorda, come e brinca para o inclinar para esse espaço, mas ainda não obtive grande resultado.

Eu também tenho lido que é necessário ter muita paciência e, claro, que estou disposta a isso, no entanto, li tambem que se pode usar uma substância diluída em água, nas áreas de onde se pretende afastar o cachorro, substancia essa designada por CITRONELA.

Assim, se alguém conhecer esta "mézinha" e me pudesse elucidar, eu agradecia.

DonaOscar
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 06, 2007 1:15 pm

Eu, só conhecia o efeito replente da citronela em melgas e mosquitos. Já vi velas , óleos para archote com essencia de citronela mas esse sinceramente não sabia...
Se alguem souber por favor pronuncie-se que eu tambem agradeço.
OscarDona

quarta jun 06, 2007 2:19 pm

Vou transcrever o que li

"Coloque uma substância de odor desagradável no sítio onde ele não deve fazer suas necessidades.
O odor das fezes ou urina em determinados locais irá fazer com que o animal volte a defecar ou urinar naquele mesmo local. Da mesma forma, se encontrar uma substância com odor desagradável no local, o animal irá evita-lo como suposto WC. Sugestão : Citronela diluída em água."

Alguém tem ideia se se deve ou não fazer? e onde adquirir?

Obg :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 06, 2007 2:33 pm

Com um bocadinho de tempo e paciência ensina o seu cachorro a utilizar o jornal. A minha aprendeu numa semana. Nunca usei qualquer tipo de repelente. Tempo e disponibilidade dedicados ao cão são uma mais valia no vosso relacionamento. Penso que ninguém utilize repelentes quando as crianças largam as fraldas ou fazem xixi na cama, portanto faço desta analogia o meu lema. Tudo a seu tempo, com empenho e dedicação.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

quarta jun 06, 2007 2:37 pm

Boas.

Eu já tinha falado sobre a existência de um produto deste género, pois comprei no Continente à alguns anos. Funciona é de maneira contrária a esse método e era um spray manual, semelhante a isto. (Link)

Na embalagem dizia que era aconselhado para cães novos, sendo que a aplicação desse spray num certo local "obrigaria" o animal a fazer as suas necessidades nesse mesmo local, causando habituação ao fim de algum tempo. No entanto já deve ter sido à uns bons 7 anos que comprei aquilo mas posso dizer que não me custou mais do que 400 escudos (não havia euro) :lol:

No entanto como o meu cão já deveria ter 3 anitos na altura aquilo não resultou muito. E como tenho muito espaço em casa para ele fazer também não insisti.
OscarDona

quarta jun 06, 2007 2:46 pm

Obrigada.

Vou averiguar em casas da especialidade.

Não tenho dúvida que a paciência e tempo são "ferramentas" necessárias nesta tarefa, mas se tivermos uma ajudinha, que não seja prejudicial ao animal, porquê não a usar?

LuMaria, só não gostei muito da sua analogia. Na minha opinião, Crianças e Animais não são comparáveis. No entanto, agradeço a sua atenção sobre a minha questão.

Até :wink:
vashco
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 4:34 pm

quarta jun 06, 2007 3:00 pm

OscarDona Escreveu:Obrigada.

LuMaria, só não gostei muito da sua analogia. Na minha opinião, Crianças e Animais não são comparáveis. No entanto, agradeço a sua atenção sobre a minha questão.

vai estoirar outra vez.isto andava calminho demais.

Quanto as necessidades ,embora hajam mil e um topicos e informaçoes sobre isto na net,requer como lhe disseram paciencia e tempo e alguns pequenos truques.Quando estiver em casa preste-lhe atençao e quando ele der sinais que vai fazer alguma das necessidades,pegue instantaneamente nele e coloque-o sobre o sitio onde quer que ele faça.Depois de ele ja ter feito nao vale a pena.É antes que tem de ser.As primeiras vezes nao ira resultar mas depressa ele ira aperceber-se do sitio onde costuma fazer ou ser colocado.E atençao que nao é por ele proceder correctamente uma vez que nao ira de novo errar.Tem que continuar com alguma paciencia.E por favor nao faça como ja aqui disseram em tempos que o colocavam no sitio depois de ter feito e lhe ralhavam.È antes e mais nada.Quando ele acertar as primeiras vezes pode recompensa-lo.Nao insista nas recompensas.
Leninha81
Membro Veterano
Registado: segunda dez 04, 2006 10:29 am

quarta jun 06, 2007 3:06 pm

vashco Escreveu:
OscarDona Escreveu: LuMaria, só não gostei muito da sua analogia. Na minha opinião, Crianças e Animais não são comparáveis. No entanto, agradeço a sua atenção sobre a minha questão.

pois vai, pois vai :lol: e não falta mt... querem ver?
vashco
Membro Veterano

quarta jun 06, 2007 3:08 pm

Leninha81 Escreveu:
vashco Escreveu:
OscarDona Escreveu: LuMaria, só não gostei muito da sua analogia. Na minha opinião, Crianças e Animais não são comparáveis. No entanto, agradeço a sua atenção sobre a minha questão.

pois vai, pois vai :lol: e não falta mt... querem ver?
e é engraçado que as razoes sao quase sempre as mesmas.comparar crianças e caes ou nao comparar,eis a questao?
OscarDona

quarta jun 06, 2007 3:25 pm

vashco Escreveu:Quanto as necessidades ,embora hajam mil e um topicos e informaçoes sobre isto na net,requer como lhe disseram paciencia e tempo e alguns pequenos truques.Quando estiver em casa preste-lhe atençao e quando ele der sinais que vai fazer alguma das necessidades,pegue instantaneamente nele e coloque-o sobre o sitio onde quer que ele faça.Depois de ele ja ter feito nao vale a pena.É antes que tem de ser.As primeiras vezes nao ira resultar mas depressa ele ira aperceber-se do sitio onde costuma fazer ou ser colocado.E atençao que nao é por ele proceder correctamente uma vez que nao ira de novo errar.Tem que continuar com alguma paciencia.E por favor nao faça como ja aqui disseram em tempos que o colocavam no sitio depois de ter feito e lhe ralhavam.È antes e mais nada.Quando ele acertar as primeiras vezes pode recompensa-lo.Nao insista nas recompensas.
Obrigada.

Todas as dicas são importantes :wink:
Leninha81
Membro Veterano

quarta jun 06, 2007 3:37 pm

Como fazer para ensinar meu cão a fazer suas necessidades no lugar certo?
A velha tática de pegar no focinho e esfregar no lugar onde o animal fez xixi e repreendê-lo com palmadas não adianta. Essa medida inclusive atrapalha o aprendizado do cão, que vai ter medo do dono e defecar e urinar escondido. Repreendê-lo depois que ele fez no local errado também não é eficaz, pois o cão não assimila a bronca com o ato e, por mais que ele faça aquela cara de culpado, não vai entender porque está tomando uma bronca. O ideal é entender a rotina do cão e saber que hora ele faz suas necessidades (ao acordar, depois do almoço etc) e levá-lo ao lugar desejado na hora certa. Depois de fazer no lugar certo, elogie o cão, faça carinho ou dê um prêmio, como um biscoito. Se ele ainda não aprendeu, só adianta repreendê-lo na hora em que estiver defecando no lugar errado. Neste caso, deve-se criar uma situação desagradável ao cão, como fazer ruído com uma lata jogada ao seu lado ou bater com um jornal no chão. O cão nunca deve assimilar a situação desagradável ao dono. Se você não conseguiu surpreendê-lo na hora, limpe totalmente os dejetos - sem que ele veja - e, principalmente, não deixe nenhum rastro de odor.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 06, 2007 4:06 pm

Pessoal, a sério digam lá se a citronela funciona como replente para evitar que os cães façam os seus xixizinhos em determinados sitios, por ex : nos muros da casa dos outros ( lá dentro o território é teu mas cá fora ...) , nos vasos ,canteiros e outros que tais. A sério isso é um mau Karma que carrego...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 06, 2007 4:25 pm

:o :o :o :o :o
Dai-me paciência!

Oh senhores, entendam uma coisa, com paciência, tempo e persistência até se ensina um cão a lavar a loiça. O que quero dizer, é que não escolham o caminho mais fácil e rápido porque é o mais cómodo.

Tanta coisa, porque falei em carinho, tempo e paciência... olhem, quem já perdeu a paciência fui eu. Cada um faz o que quer, infelizmente, dos seus animais!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Leninha81
Membro Veterano

quarta jun 06, 2007 4:40 pm

Vashco :lol: :lol: :lol:
ja tava a demorar muito, mas sempre veio :lol: :lol: :lol: :lol:

isto é cada uma que parecem duas :lol: :lol: :lol: :lol:
vashco
Membro Veterano

quarta jun 06, 2007 4:47 pm

Eu nao disse??? Ate parece que tenho um dedo que adivinha!!!
Assim que souber qual deles todos é ,pergunto-lhe a chave do euro-milhoes!!!
Mas olha que prever "chuva" aqui por estes lados ate é facil!!!
Responder

Voltar para “Cães”