sem stress amigo(a) , so falei para n se achar q as tartarugas estao mortas em portugal , n tem é a mesma dimensao q as cobras e os geckos , mas existe

@luckey
da-lhe fruta so tipo 1x por semana menos citrinos bananas e kiwis .
alfafa n exageres pois tem mta proteina para alimento principal e faz prisao de ventre .
olha feno , alfafa , dente de leao , flores varias(rosa dalia dente de leao etc) e depois vegetais agriao couve coraçao rucola etc .
se quiseres mais detalhes diz pois tenho algumas especies diferentes e por vezes faço confusao .
@NhamNham
é o meu conselho , agora quem sou eu ? lol =)
na minhaa perspectiva quem nunca teve tartarugas devia começar pelas tipicas aquaticas 1 ano ou 2 para se acostumar .
mas n é problematico gostar de ter uma terrestre sem entender nada . de qq modo :
"brincar" com uma aquatica é brincar com 5 ou 10€ , brincar com uma terrestre ja sao mts aereos lol , para alem da irresponsabilidade q é querer ter um animal sem pescar nada do assunto claro .
as graecas tendencialmente sao mais caras q as russas pq estao a começar a escassear mas rondam sensivelmente os mesmos valores para animais da mesma idade ou dimensao .
quase todas as testudo tem 4 meses de grande actividadee e o restante tempo hibernam estivam ou sao mt pacatas . sao das tartarugas terrestres mais comuns as mais resistentes de mais facil manuseio e mais interactivas(esta ultima ja é uma opiniao pessoal) .
a informaçao n é escassa alias pelos nomes cientificos consegues uma ampla informaçao tanto a nivel de edificaçao do terrario , condiçoes de temperatura/humidade , disposiçao das zonas , alimentaçao , doenças , tudo . experimenta testudo graeca e/ou testudo horsfieldii no google .
ha mtas sub-especies de graecas ate se diz q uma das suas variantes ainda existe em algumas zonas de portugal , sendo as diferenças basicamente por zonas ja q a nivel morfologico e comportamental sao em tudo identicas com algumas excepçoes como a kleimanni e a hermanni.
n te sei identificar essa sub-especie pq é uma cria e nesta fase de desenvolvimento é tudo mt parecido lol .
pergunta nas lojas q vendam exoticos/repteis q normalmente eles arranjam essas especies .
deixa-me so ressalvar q esta n é boa altura para comprar tartarugas , costuma ser fraca de maio a agosto devido a n haver crias e os preços costumam estar puxados .
o q vais encontrar agora ja sao juvenis e , como disse , o preço é feito pela epoca pela idade pela dimensao e pela escassez/raridade .
neste momento tenho sulcatas baby para venda , pardalis pardalis , pardalis babcocki , carbonarias cherry head e graecas mas se n pescares nada do assunto n te vou poder ajudar .
vai la ler mais umas coisinhas tira notas aponta duvidas imprime esquemas e depois eu ajudo-te no q puder e souber .
boa sorte