Cortar Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

sexta jun 08, 2007 12:08 am

NiArCtAa Escreveu: E o terceiro ponto e o mais importante que muitas pessoas esquecem... Todo o animal que se lhe corta a cauda ou as orelhas deixa de ser capaz de manifestar os sinais fisicos. Ou seja, os animais com as orelhas cortadas nao as podem encostar a cabeça, por exemplo, dando sinal de sumbmissao... Ou o mesmo exemplo na cauda, porque nao a conseguem colocar por entre as pernas.. isto vai fazer que, para alem do animal nao se poder manifestar e ser entendido principalmente pelos outros caes que existam mais confrontos... Isto porque, por exemplo imaginemos um cao dominante e um submisso, em que o dominante como nao consegue ver os sinais de submissao no outro animal.. literalmente salta-lhe em cima de modo a afirmar quem manda...
Cara NiArCtAa,

Informe-se sobre o que é um CÃO, leia um pouco, pergunte a quem sabe o que é um cão e não diga tantos disparates... :roll: É que chega mesmo a cair no ridículo... :roll:

Explique-me lá porque é que um cão dominante não consegue ver que o outro é submisso só porque o outro não tem cauda??? Ou só porque o outro tem as orelhas cortadas em bico como nos Dobermanns por exemplo??? Já alguma vez ouviu falar em Linguagem Corporal? Não é linguagem "caudal", é mesmo CORPORAL... Se acha que é apenas a cauda que indica a submissão de um cão, então definitivamente não sabe o que é um cão... :roll:

D.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

sexta jun 08, 2007 12:15 am

Já expliquei o mesmo noutro tópico, em que uma forista escreveu quase a mesma coisa que a Niarctaa, mas ok, parece que não vale a pena..... Os cães só entendem os sinais se conseguirem ver a cauda, como estão as orelhas, etc... 8)
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

sexta jun 08, 2007 12:46 am

Deve ser como alguns homens, só conseguem "entender" uma mulher depois de olhar para a "cauda" 8) :lol: :lol:
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta jun 08, 2007 1:11 am

CindelP Escreveu:
sanxeri Escreveu:Electra mas para que? O cao nao o pede. So porque o Homem acha mais bonito?
O seu cão tambem não lhe pede para comer essa ração, para andar de trela, para tomar banho, para ser castrado pois não?

O dever do dono é esse mesmo, tomar em boa consciencia opções pelo seu animal.

E sinceramente, ao contrario de muitas outras, nunca vi um cão triste, alterado ou traumatizado por lhe terem sido cortadas as orelhas.

Se se preocupassem com as verdadeiras questões em vez de andarem incomodados com o que outros fazem ou deixam de fazer ...

E os presunhos? Ninguem fala? Ah pois é, não se vê, não serve para falar ...

Minha senhora eu dou banho ao meu cao, por exemplo... para ele nao ter pulgas ou carraças.

Dou-lhe determinada raçao porque é a melhor.

Nao estou a ver em que é que lhe cortar orelhas e caudas contribui para a felicidade do animal. Ouém que é que o ajuda. Que eu saiba não há nenhuma doença que se evite por cortar caudas e orelhas.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

sexta jun 08, 2007 1:20 am

Depois das premissas todas que li, assusto-me se qualquer dia virar moda ter um cão coxo.

Vai haver muita gente pronta de faca na mão, não tenho dúvida... :?
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 08, 2007 1:34 am

Isso talvez seja um bocadinho de mais... mas talvez depilar o cao pudesse pegar moda... tipo poodle
Migael
Membro
Registado: segunda mai 07, 2007 8:22 am

sexta jun 08, 2007 1:38 am

sanxeri Escreveu:Isso talvez seja um bocadinho de mais... mas talvez depilar o cao pudesse pegar moda... tipo poodle
Eu sei que é exagerado. Mas é mesmo para realçar aquilo que está em causa. :P
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 08, 2007 10:15 am

Vou-me repetir porque já escrevi isto noutros tópicos, mas como os tópicos se repetem tamém me repito:

Porquê que se cortam as orelhas? Se a natureza as faz assim não é assim que elas devem ficar?
Em primeiro lugar cortar as orelhas não é (salvo raras excepções) amputa-las completamente, mas sim talha-las de modo a que elas possam ficar direitas.
E quais são a vantagem de ter as orelhas direitas/cortadas?
Todas.
É por essa razão que todos os animais selvagens, em particular os canídeos, têm as orelhas direitas. De facto quem inventou as orelhas caídas foi o homem e não a natureza. As orelhas caídas são uma selecção contra natura que só trazem desvantagens para os animais.

As orelhas direitas/cortadas têm vantagens na:

- Comunicação. Os cães usam muito as expressões faciais para a comunicação e o que mais se destaca na cabeça do cão (quer pela visibilidade quer pela mobilidade) são as orelhas. Razão pela qual as orelhas são uns dos principias elementos de comunicação.
As orelhas quando grandes e caídas perdem muita da sua visibilidade e mobilidade (por vezes perdem a mobilidade toda) pelo que prejudicam as expressões faciais dos cães. Já toda a gente viu um cão de orelhas caídas a fazer um esforço, em vão, para as por direitas quando está atento ou numa situação em que quer realçar a sua dominância, ou por outro lado, a tentar baixar ainda mais as orelhas quando cumprimenta o dono, numa atitude de submissão. As orelhas caídas, ou as partes caídas das orelhas não passam de apêndices “mortos” que não têm qualquer utilidade para os cães - só estorvam.

- Ouvido. É obvio que as orelhas direitas/cortadas favorecem a audição e principalmente a localização dos sons.
Os cães têm um ouvido muito desenvolvido e conseguem mover as duas orelhas separadamente de modo a melhor identificar a origem do som. Os cães de orelhas caídas tentam, em vão, mover as orelhas quando ouvem algum som, de forma a localiza-lo. Tenho verificado, por experiência própria, que os cães de orelhas caídas, embora ouçam razoavelmente, têm bastante dificuldade em localizar os sons.

- Infecções. É sabido que as orelhas caídas estão mais sujeitas a infecções e exigem mais cuidados de higiene devido à falta de arejamento.

- Danos. As orelhas, quando grandes e caídas tornam-se um apêndice muito vulnerável às feridas. Um amigo meu que é matilheiro passa a vida a pregar contra essas leis feitas para os lulus da cidade e que fazem com ele tenha que cortar as orelhas aos cães clandestinamente se não quer que os cães andem com as orelhas cheias de sangue.

Se só trás vantagens ter as orelhas direitas quais as razões de termos seleccionado cães com orelhas caídas?
A meu ver são três as razões pelas quais a maioria dos cães tem as orelhas caídas

1 De todas as qualidades dos cães, a que mais seduziu o homem, principalmente na caça, foi o seu faro. Por esta razão o homem, na selecção de várias raças de caça, tentou desenvolver ao máximo o faro e para isso tentou aniquilar o outro principal sentido usado na caça (o ouvido) para que o cão se concentre unicamente no faro como único sentido a usar. É por esta razão que os cães que têm as orelhas maiores e mais caídas são os cães de caça, Nomeadamente os cães de parar e principalmente os cães de rastro.

2 O homem foi seleccionando cães de orelhas caídas porque estes se parecem mais humanos (cabeça redonda), mais submissos (as orelhas erguidas são sinal de dominância) e mais infantis (os lobos nascem com as orelhas caídas).

3 O cruzamento entre um cão de orelhas erguidas e um de orelhas caídas dá, em geral, um cão de orelhas caídas. Logo o nº de cães de orelhas caídas tende a aumentar.

Por todas estas razões, e porque as orelhas caídas não têm qualquer utilidade (só desvantagens) a não ser para certo tipo de cães de caça (como atrás referi), era comum os nossos antepassados cortarem as orelhas à maioria dos cães que têm as orelhas caídas. Essa pratica era comum não só nas raças que hoje conhecemos com as orelhas cortadas mas também em quase todos os cães de campo e de trabalho.
Por exemplo:
- Os pastores costumavam cortar as orelhas aos seus cães. Serras , Cães de gado transmontano, Mastins Espanhóis, serras D’aire, e todos os cães de pastor pelo mundo fora.
- Era comum, no Brasil, cortarem-se as orelhas ao Fila Brasileiro.
- Nas matilhas de caça ao javali cortam-se as orelhas a todos os cães que as tenham caído (excepto aos cães de rastro)

Outra razão que me parece válida para o corte das orelhas, é que certas raças (principalmente aquelas que incluem o corte no estalão) têm sido seleccionadas tendo em conta que as orelhas são para cortar e isso implica duas coisas:
1 Os cães têm sido “desenhados” (principalmente a cabeça) tendo em conta que as orelhas vão ser cortadas.
2 Nunca houve nenhum cuidado em seleccionar um certo tipo de orelha e por essa razão é natural que os cães apresentam orelhas que não servem para o cão quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista funcional.
3 As orelhas cortadas dão um aspecto mais feroz ao cão, o que num cão de guarda é desejável. Sei que estes aspectos ferozes não são nada politicamente correctos, mas de “politicamente correctos” e hipocrisias ando eu farto.

Cumprimentos
Francisco Bica
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sexta jun 08, 2007 2:12 pm

Deamon
sim a cauda conta e muito...

Enfim eu ja nem comento quem quizer corte quem nao quizer nao corte esta na consciencia de cada um...

Cada pessoa pensa o que quizer e eu nao disse que nao vai ser por causa de ter caudsa ou nao que nao se vai dar com todos os caes.. nada a ver... simplesmente disse o´que costuma acontecer...

E ja tivo em formaçoes com pessoas FORMADAS NO ASSUNTO, no comportamento e bem estar dos animais que para se especializarem mais ate foram para o estrangeiro... agora façam e pensem o que quizerem..
kaka1966
Registado: sábado fev 17, 2007 10:30 pm

sexta jun 08, 2007 5:03 pm

Saudações!

Apesar de ser a primeira vez que participo, visito o forum quase diariamente. Mas, desta vez, não consegui apenas ler...

Tenho um Rottie que nasceu em 2003, altura em que "já não fazia parte do estalão da raça" cortar a cauda.... porque mesmo que fizesse não a cortaria seguramente.

Não querendo, ferir susceptibilidades, deixo a pergunta: os cortes das orelhas e caudas estão "dependentes" de quem determina o que é o estalão de cada raça?! Dos caprichos dos donos?! O que antes era o máximo, parece que agora já não é... e daí, dentro de algum tempo, talvez apareça alguém a dizer que afinal o cúmulo da beleza seria cortar tudo quanto seja protuberâncias....

Cumprimentos,

Kaka
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta jun 08, 2007 5:17 pm

kaka1966 Escreveu:Apesar de ser a primeira vez que participo, visito o forum quase diariamente.
Mas, pelas perguntas que deixa, tem lido pouco... :D
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 08, 2007 5:45 pm

kaka1966 Escreveu:Saudações!

Apesar de ser a primeira vez que participo, visito o forum quase diariamente. Mas, desta vez, não consegui apenas ler...

Tenho um Rottie que nasceu em 2003, altura em que "já não fazia parte do estalão da raça" cortar a cauda.... porque mesmo que fizesse não a cortaria seguramente.

Não querendo, ferir susceptibilidades, deixo a pergunta: os cortes das orelhas e caudas estão "dependentes" de quem determina o que é o estalão de cada raça?! Dos caprichos dos donos?! O que antes era o máximo, parece que agora já não é... e daí, dentro de algum tempo, talvez apareça alguém a dizer que afinal o cúmulo da beleza seria cortar tudo quanto seja protuberâncias....

Cumprimentos,

Kaka
Os cortes são funcionais, não têm nada a ver com beleza!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta jun 08, 2007 7:09 pm

Deamon Escreveu:Deve ser como alguns homens, só conseguem "entender" uma mulher depois de olhar para a "cauda" 8) :lol: :lol:
:lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 08, 2007 7:14 pm

Se as vantagens sao tantas... porque é que os animais sao assim? se sao assim é porque certamente terá outras vantagens...
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

sexta jun 08, 2007 9:14 pm

Tenho 4 pit's. 2 com orelhas inteiras e 2 com elas cortadas.
O Atilla mandei cortá-las com 4 meses e foi uma recuperação rápida, sem dor. Não deu o minimo de problemas. Continuou a ser um cachorro feliz.
A Sakura cortaram logo à nascença.

Acho que isso é daquelas coisas que fica ao critério do dono.
Existem coisas bem piores :?
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”