Tronco sujo, o que fazer?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
RicardoMoreira
Membro Júnior
Registado: segunda abr 17, 2006 12:36 pm

quarta mai 30, 2007 8:29 pm

Olá.
Tenho um novo tronco no aquário. Antes de o colocar dentro de água tirei-lhe as cascas velhas. O problema, é que este tronco está a segregar algo como um muco que cobre toda a superficie do tronco criando um manto meio esbranquiçado. O que será? Foi por ter retirado as cascas? E o pior é que suja a àgua toda e fica feio, parece ranho...
Comprei 2 limpa vidros para ver se limpavam aquilo, mas nada, nem lhe tocam.

Alguem me pode ajudar a acabar com isto?

Obrigado. ;)
Última edição por RicardoMoreira em quinta mai 31, 2007 3:25 pm, editado 1 vez no total.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta mai 30, 2007 8:48 pm

Que tronco é?
Ferveste antes de o colocar no aquário?
Zogli
Membro Júnior
Registado: sexta mar 30, 2007 12:20 am

quarta mai 30, 2007 8:56 pm

Olá! Essa substância branca deve ser segregada pelo tronco, e sem saberes se é inofensiva ou não aconselho-te a retira-la e mudar 30% da água do aquário.
RicardoMoreira
Membro Júnior

quarta mai 30, 2007 9:55 pm

Comprei o tronco numa loja especializada, mas nao sei qual o nome que se dá a este tronco. É um tronco muito utilizado em aquários, em qualquer loja o vemos nos aquários.
Onde comprei, disseram que nao era necessário ferver o tronco, que bastava lava-lo bem, visto que iria ser para tartarugas.

Mas o mais engraçado, é que este muco numa tarde cresce cerca de 1cm em comprimento. Cresce muitissimo rápido.

Por acaso já mudei cerca de 40% da àgua e retirei a maior quantidade possivel deste muco. E continua a crescer a crescer...muito rapidamente.

Penso que nao contamina a àgua, visto ser fruto de um tronco próprio para estes fins.

Será que há algum animal que possa acabar com isto?

Cumprimentos e obrigado pela ajuda! :)
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sábado jun 02, 2007 12:32 pm

é estranho isso acontecer num tronco comprado numa loja, que deveria ter um pré-tratamento...

No entanto tudo o que entra num aquario (mesmo de tartarugas), se for possivel deve ser fervido.

Esse muco que falas é estranho, será que a madeira é resinosa?! :?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
RicardoMoreira
Membro Júnior

sábado jun 02, 2007 1:27 pm

Nao sei...foi logo isso que eu pensei, que pudesse ser resinosa. Mas à partida nao.
Vou esperar que isto desapareça... Se nao desapareçer num espaço de 10 dias vou à loja onde comprei para saber como é afinal... :|

Obrigado
biten
Membro Júnior
Registado: segunda jun 16, 2003 11:13 pm

quarta jun 06, 2007 2:26 am

RicardoMoreira Escreveu:Nao sei...foi logo isso que eu pensei, que pudesse ser resinosa. Mas à partida nao.
Vou esperar que isto desapareça... Se nao desapareçer num espaço de 10 dias vou à loja onde comprei para saber como é afinal... :|

Obrigado
boas!!!

se o tronco que compraste é próprio para aquário não o deves ferver porque se é uma raiz tropical como 90% dos troncos para aquários só vais acelarar o processo de decomposição e apodrecimento da mesma, mas sim deixar de molho mt tempo e trocar a água onde eles se encontram mtas vezes (de preferência tds os dias)( já tive troncos meses dentro de água)

isto é a minha humilde opinião já uso troncos a muitos anos em aquários e aquaterrários.
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quarta jun 06, 2007 10:24 pm

se o tronco que compraste é próprio para aquário não o deves ferver porque se é uma raiz tropical como 90% dos troncos para aquários só vais acelarar o processo de decomposição
Podes explicar isto? :)
biten
Membro Júnior
Registado: segunda jun 16, 2003 11:13 pm

quinta jun 07, 2007 1:19 am

paulop Escreveu:
se o tronco que compraste é próprio para aquário não o deves ferver porque se é uma raiz tropical como 90% dos troncos para aquários só vais acelarar o processo de decomposição
Podes explicar isto? :)
Não tem mt que explicar, os troncos que se vendem em lojas normalmente são de árvores ou plantas qur vivem com as raizes dentro de água, essas raízes enquanto estão "vivas" praticamente não se decompoem dps de serem cortadas para serem vendidas ficam mortas e comecam em decomposição logo se forem fervidas vão se tornar mais moles e vão se decompor mais depressa. eu já uso raízes e troncos há mt tempo e elas dentro dos aquários estão sp a desfazer, por exemplo tenho um tronco com 6 anos que pesava 7 kilos quando o pus no aqua hoje pesa 3 e pouco.

volto a dizer que não passa da minha humilde opinião

carlos luiz
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quinta jun 07, 2007 4:23 am

Será que foi numa loja de animais.
A loja de animais é uma verdadeira loja de animais?
Terá as autorizações necessárias para exercer a actividade?
Terá o vendedor formação para vender o que vende?
O conteudo do seu topico estará completo e com os pormenores todos?

Para não estar a ofender um colega lojista gostaria de não fazer mais comentarios e fazer a seguinte oferta.

Liga-me para ajudar a resolver o assunto, pois existem erros no processo.

21 840 90 17
91 631 51 90

Nota: Durante a semana e durante o dia.
RicardoMoreira
Membro Júnior

sexta jun 08, 2007 2:48 am

Silly_Bublle Escreveu:Que tronco é?
Ferveste antes de o colocar no aquário?
Boas Silly_Bublle!

É um tronco mopani.
E nao fervi.

Cumprimentos,
Ricardo Moreira
RicardoMoreira
Membro Júnior

sexta jun 08, 2007 2:59 am

Em relaçao àquele muco no meu tronco, posso dizer que já está quase resolvido. :) Aleluia.
Tenho limpo todos os dias aquele tal muco branco e o seu crescimento tem vindo a diminuir progressivamente. Agora penso que irá desaparecer.

Este muco talvez tenha surgido devido ao facto de este tronco ainda estar muito verde para colocar num aquário, ainda é muito clarinho, castanho clarinho/amarelo. Mas pronto, penso que agora vai melhorar.

Obrigado a todos pela vossa ajuda e preocupação!
RicardoMoreira
Membro Júnior

sexta jun 08, 2007 3:13 am

Aquapet Escreveu:Será que foi numa loja de animais.
A loja de animais é uma verdadeira loja de animais?
Terá as autorizações necessárias para exercer a actividade?
Terá o vendedor formação para vender o que vende?
O conteudo do seu topico estará completo e com os pormenores todos?

Para não estar a ofender um colega lojista gostaria de não fazer mais comentarios e fazer a seguinte oferta.

Liga-me para ajudar a resolver o assunto, pois existem erros no processo.

21 840 90 17
91 631 51 90

Nota: Durante a semana e durante o dia.

Boas!

Respondendo às questões, eis as respostas por ordem:

- Sim, fui a uma loja de animais supostamente bem especializada e com boa fama. (nao vou fazer publicidade lol)
- É uma verdadeira loja de animais.
- Dúvido que nao possua capacidades e autorizaçao para exercer a sua actividade. Deverá estar autorizada.
- Pelo menos esforçou-se para mostrar que sabia o que estava a dizer... Mas na verdade negava eu muita coisa para mim mesmo em relaçao a certas coisas que ele ia dizendo... :roll: mas pronto...
- Todos os pormenores talvez nao, mas apresentei todos os que achei mais importantes na altura.

Cumprimentos,
Ricardo Moreira
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo jun 10, 2007 10:08 pm

RicardoMoreira Escreveu:Olá.
Tenho um novo tronco no aquário. Antes de o colocar dentro de água tirei-lhe as cascas velhas. ...
RicardoMoreira Escreveu:... É um tronco mopani. ...
Um tronco mopani não tem cascas velhas.
Esse foi o motivo pelo qual fiquei com a ideia que tinha erros nas suas mensagens ou da parte do vendedor.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta jun 14, 2007 12:31 am

e uma foto nao se arranja?

talves fosse mais facil de analisar com uma fotografia... digo eu

pelo menos o tipo de tronco e respectivo muco...
Responder

Voltar para “Peixes”