Tartaruga de carapaça mole

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
four
Membro Veterano
Registado: segunda set 05, 2005 12:13 pm
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

sexta jun 01, 2007 9:08 am

Oi!!

Gostava que me dessem umas dicas... eu tnh alguns conhecimentos e tnh livros e uma internet inteira pa explorar :p mas digam-me o que sabem desta espécie, pk no caso destas n tnh a prática. Alojamento, alimentação, cuidados especiais, a relação c outras tugas, etc.

Bigada! :)
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

sexta jun 01, 2007 10:11 am

Nome Científico: Apalone ferox

Identificação:
Nos adultos, a carapaça pode atingir 36 cm de comprimento, nos machos, e 19 cm, nas fêmeas; a carapaça é achatada, arredondada e revestida por uma pele coriácea macia e lisa, em vez de placas córneas, como acontece nas tartarugas em geral; nos machos adultos e nos juvenis a carapaça é castanha, esverdeada ou acinzentada, com pequenas manchas; as fêmeas apresentam uma coloração semelhante, mas as manchas são maiores; o plastrão é muito claro (branco ou bege). O pescoço é longo e a extremidade do focinho também é muito alongada, permitindo a procura de alimento nos espaços entre as rochas. Possuem membranas entre os dedos (membranas interdigitais), que servem para facilitar a deslocação na água.

Hábitos:
São diurnas e aquáticas. Os machos e juvenis reúnem-se, frequentemente, nas margens para tomarem banhos de sol, fugindo para abrigos subaquáticos ao menor sinal de perigo. As fêmeas são mais solitárias e nómadas, deslocando-se para águas mais profundas do que os machos. Estas tartarugas conseguem mover-se com grande rapidez, quer na água quer em terra. Estão activas de Abril a Outubro; fora deste período enterram-se na lama ou na areia do fundo dos cursos de água para hibernar.

Alimentação:
Alimentam-se de insectos, caracóis, crustáceos, peixes, anfíbios, restos de cadáveres e matéria vegetal (algas e plantas aquáticas).

Reprodução:
É uma espécie ovípara. Os acasalamentos ocorrem em Maio. As fêmeas realizam várias posturas de Maio a Julho. Em cada postura, a fêmea deposita 10 a 30 ovos, num buraco que escava nas margens. A incubação dura cerca de dois meses, ocorrendo os nascimentos de Agosto a Setembro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero ter ajudado
:wink:
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sexta jun 01, 2007 3:02 pm

desculpa ser tao vago e subjectivo mas tartarugas de carapaça mole ha mtas e de diferentes continentes por isso para poder aprofundar alguma coisa diz a especie ou as especies .
basicamente agua "parada"(pouca corrente) pouco profunda q lhes permita estar no fundo e consigam esticar o pescoço para fora dela para respirarem .
babys n se coloca substrato por razoes de segurança .
alimentaçao de 2 em 2h em pequenas quantidades - lombos de peixe gammarus sticks previamente desfeitos .
manter a agua sempre muito limpa pois sao bastante sensiveis .
calcio imprescindivel bem como vitaminas .
dada a altura do ano aquario destapado numa zona q apanhe bom sol .
zona seca basta uma pedra de rio redonda(sem bicos) suficiente para se banharem pelo menos metade do numero de habitantes .
da mais informaçao sobre o q procuras e recebes mais em troca.
four
Membro Veterano
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

sexta jun 01, 2007 3:46 pm

pox, eu sei k deveria ser mais clara, mas tb ainda n sei qual é... vou buscá-la hj ao fim da tarde e a pessoa tb n me soube dar mais indicações...
mas realmente o k me preocupa mais à partida é a relação destas com outras tartarugas, pois sei k podem ser agressivas! falem me acerca disto, por favor! Pk se for caso dixo n ficarei c ela, pois as k tnh são mt pacíficas e dão-se todas lindamente e n kero estragar a dinâmica k já têm e k é fantástica!! :)

assim k souber mais digo!

Bigada! :)
four
Membro Veterano

sexta jun 01, 2007 3:53 pm

desculpem mais uma pergunta k n sei se será mt estúpida!! :oops:
em termos de ferimentos, estão mais susceptíveis a estes?
qd me aproximo com comida nas mãos as minhas "atropelam-se" :p e obviamente arranham-se... no caso de uma carapaça mole, até k ponto pode ser mais frágil neste sentido?
shanebeschen
Membro Veterano

sexta jun 01, 2007 7:38 pm

four n deves juntar as de carapaça mole com as restantes .
1º pq requerem ambientes diferentes
2º pq sao mt mais frageis
3º n me lembro mais..mas ha! :D

qt À tua duvida as minhas qd eram pequenitas comiam à mao mas depois começaram a preferir outros metodos ; as unhas das de carapaça mole n sao tao proeminentes como as da generalidade das aquaticas ; estao substancialmente mais susceptiveis de ferimentos q as de carapaça rija , dai q ,mais uma vez, n se devam juntar .
orienta la a tua depois diz a especie dimensoes(ou idade) q ja se pode ir mais longe .
four
Membro Veterano

segunda jun 04, 2007 7:56 pm

oi..
n tnh qq duvida em relação à forma de alimentar as minhas, a n ser k me dissessem k as mordeduras n magoam… mas tb n ia acreditar pk já fui várias vezes mordida!!! :p as minhas tb comem à mão, eu é k prefiro dar com uma pinça pk plo menos me dá uns cm de segurança, pk enquanto uma abocanha a comida tão as outras atrás da minha mão… n é fácil!!! :p o problema é k neste processo elas atropelam-se pa xegar à comida (ou à minha mão) e imaginando uma carapaça mole no meio mete-me confusão!!! Vou ter de pensar bem…
sei k se devem ter em atenção as particularidades dos ambientes das várias espécies, ela neste momento ta num aquário, demasiado pequeno, mas n tenho mais aquários e tenciono por outra no lago um destes dias e já a mudo pa um maior!!! Mas tou a pensar seriamente se fico com ela pk apesar de axar k tnh condições pa fazer alterações no lago (futuramente), tnh principalmente medo dela c as outras!!!
Se paxo um dedinho k seja à frente dela, ela estica logo o pescoço pa me apanhar!!!
Ela foi “despachada” pk tava num aquário c peixes… a ficar sem peixes por causa dela!!! :p e a sra kis despachá-la… de certeza k foi avisada qd a comprou, mas mm assim arriscou!!!!
Bem, pla peskisa parece-me uma Pelodiscus sinensis… n me digas outra vez k é coisa rara cm me dixeste c a graptemys k falei noutro post… :p se tivesse tempo e paciência punha a foto, mas n tnh… :(
Bem, grande testamento, desculpem… fui!!!!
shanebeschen
Membro Veterano

terça jun 05, 2007 3:53 pm

laranja no plastrao e verde azeitona na carapaça com umas manchinhas/pintinhas negras ?
bem eu penso q disse claramente q n se deve juntar carapaça mole com as outras .. :lol:
quem n pode arreia ,eu tb gostave de ter uns crocodilos ... :lol:
four
Membro Veterano

quarta jun 06, 2007 9:21 am

sim a descrição é essa!

pox, se tiveres os crocs num ambiente minimamente parecido c o deles, ngm te impede... (ou se calhar sim, mas seria outra kestão)

dixeste k são ambientes diferentes, e eu dixe k futuramente, qd for maior, terei condições para fazer adaptações no lago ou até fazer outro laguito mais pekeno só pa ela! k é o k realmente ando a pensar fazer, por isso já nem se poe em causa elas tarem juntas...

mas foi exactamente pa saber este tipo de coisas k pus este post, n te parece? até pk foi exactamente a relação desta espécie c outras tartarugas k tive mais interesse em saber e se vires foi exactamente nisso k mais insisti... e k já foi esclarecido, obrigada!!!
shanebeschen
Membro Veterano

quarta jun 06, 2007 4:30 pm

four Escreveu:mas foi exactamente pa saber este tipo de coisas k pus este post, n te parece? até pk foi exactamente a relação desta espécie c outras tartarugas k tive mais interesse em saber e se vires foi exactamente nisso k mais insisti... e k já foi esclarecido, obrigada!!!
n stresses q so estou a tentar ajudar ;)
entao pela descriçao sao pelodiscus sinensis umas das mais bonitas mas sao tartarugas solitarias n gostam mt de amizades , so para o acasalamento .
four
Membro Veterano

quinta jun 07, 2007 8:22 pm

ok... :) e tou agradecida!!
sim, tenho "estudado" e já percebi isso, de serem bixinhos solitários!!

pa ja ta num aquário claro, é pekenita, mas vou mm fazer um laguito mais pequena só pa ela...

mas a gaja é mazinha à força toda, hj tava a vê-la por baixo, ela esticou o pescoço todo pa tras (k n é pekeno) e quase me mordia!!! :x

Bigada :)
shanebeschen
Membro Veterano

quinta jun 07, 2007 8:30 pm

@four
bem eu agora ja a divagar , mas com sentido , isso de esticar o pescoço em direcçao à cauda presumivelmente deve ser uma defesa extra dada a natureza fragil da sua carapaça .
as tartarugas mordedoras p.ex. da para agarrar com relativa facilidade pela cauda , ja q demora muito a mexer-se , no caso das apalones em geral , qd maiores , fica quase impossivel sequer tocar-lhes .
é agressivinha sim mas tb para que queres uma q n se mexa o dia todo penso eu de que ..
abraço e boa sorte , qq duvida chuta.
p.s. da-lhe comida em pequenas quantidades muitas x's ao dia(de tudo um pouco) e "exagera" no calcio agora nos primeiros tempos para passar a fase critica . n te esqueças de manter pouca corrente e a agua sempre limpa .a temperatura tb pode estar ligeiramente aumentada(num ou 2º).
four
Membro Veterano

sexta jun 08, 2007 9:21 am

oi...

n percebi o k kiseste dizer em aumentar a temperatura num ou 2º ?!?!

bem, realmente n tnh mt o hábito de pegar nas minhas tartarugas, ms tnh uma k adora festinhas e uma ou outra k suporta e outras k n gostam mm... tudo bem!!! Mas a ideia de n csguir pegar numa... :? esta k é pekenita eu pego nela c as duas mãos, pa já pk escorrega!! :p e pa se sentir uma mão em "perigo" n a deixar cair!!! :p

so tnh uma tartaruga k comprei à uns anos, as outras são as "rejeitadas" pk cresceram demais, ou tão em lojas de animais k balhamedeus :(, e às vezes realojo-as... as k tnh neste momento são todas mt minhas e a ideia de ter uma carapaça mole soou-me bem, mas vou ter de pensar se fico c ela, ainda!! :( N sei se gosto dela!!! :? Qd ela crescer tnh de usar akelas luvas tipo de talhantes pa pegar nela?!!?? :x

Bem, xplica o k kiseste dizer da temperatura...

bjs
shanebeschen
Membro Veterano

sexta jun 08, 2007 11:30 am

boas four
o q quero dizer é teres a temperatura(no caso de usares termostato) 1 ou 2 graus acima do considerado normal para ela , so numa primeira fase para se desenvolver mais ter mais apetite e ultrapassar esta fase de bebe .
four
Membro Veterano

sexta jun 08, 2007 12:00 pm

é, dp eu percebi o k kiseste dizer, mas li tão à pressa k à primeira n entrou!!! :P
ela por acaso já ta a comer bem ração e dou uns gammaruzitos de vez em qd pa comprar!! :p Pa outros tipos de comida é k pa já inda ta eskisitinha...

Bem, bigada por tudo!!!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”