Cortar Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 08, 2007 9:28 pm

sanxeri Escreveu:Se as vantagens sao tantas... porque é que os animais sao assim? se sao assim é porque certamente terá outras vantagens...
Repetindo

Se só trás vantagens ter as orelhas direitas quais as razões de termos seleccionado cães com orelhas caídas?
A meu ver são três as razões pelas quais a maioria dos cães tem as orelhas caídas

1 De todas as qualidades dos cães, a que mais seduziu o homem, principalmente na caça, foi o seu faro. Por esta razão o homem, na selecção de várias raças de caça, tentou desenvolver ao máximo o faro e para isso tentou aniquilar o outro principal sentido usado na caça (o ouvido) para que o cão se concentre unicamente no faro como único sentido a usar. É por esta razão que os cães que têm as orelhas maiores e mais caídas são os cães de caça, Nomeadamente os cães de parar e principalmente os cães de rastro.

2 O homem foi seleccionando cães de orelhas caídas porque estes se parecem mais humanos (cabeça redonda), mais submissos (as orelhas erguidas são sinal de dominância) e mais infantis (os lobos nascem com as orelhas caídas).

3 O cruzamento entre um cão de orelhas erguidas e um de orelhas caídas dá, em geral, um cão de orelhas caídas. Logo o nº de cães de orelhas caídas tende a aumentar.
Por estas razões hoje existem muitos cães de orelhas caidas, mas as orelhas caídas são uma selecção contra natura que trás desvantagens po essa razão sempre se cortaram as orelhas a quase todos os cães que não necessitam delas compridas (cães do grupo 6, 7 e 8) e não apenas às raças que hoje se vêm com elas cortadas.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta jun 08, 2007 9:34 pm

nao me parece que alguem sequer pense no seu segundo criterio... so se for alguem muito imbecil.

Olhe se eles nascem com elas assim, deixem-nas estar! o homem tem esta mania de alterar os animais, e nao tem esse direito!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 08, 2007 9:37 pm

sanxeri Escreveu:nao me parece que alguem sequer pense no seu segundo criterio... so se for alguem muito imbecil.

Olhe se eles nascem com elas assim, deixem-nas estar! o homem tem esta mania de alterar os animais, e nao tem esse direito!
O Homem alterou os animais quando fez uma selecção contra natura ao seleccionar orelhas caídas.

o 2º critério refere-se ao inicio da domesticação.
Tem todo o sentido o homem ter começado por seleccionar lobos com um aspecto mais sumisso e mais infantil
dmmc
Registado: terça jun 05, 2007 10:49 pm

sexta jun 08, 2007 10:20 pm

Tabém sou contra os cortes de orelhas e caudas nos animais. Que beneficios trazem para os animais? Acho que nenhuns... Mas se tiver errada corrijam-me!
Com tantos cancros que há por aí algum idiota qaulquer também podia lembrar-se que era bom que quando os peitos das raparigas se começassem a desenvolver, a melhor solução era cortá-los. Que fariam vocês adeptos dos cortes??? Aplico a situação também em relação aos orgão sexuais masculinos...
E esta hem?!?!?!
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

sexta jun 08, 2007 10:38 pm

dmmc Escreveu:Tabém sou contra os cortes de orelhas e caudas nos animais. Que beneficios trazem para os animais? Acho que nenhuns... Mas se tiver errada corrijam-me!
Com tantos cancros que há por aí algum idiota qaulquer também podia lembrar-se que era bom que quando os peitos das raparigas se começassem a desenvolver, a melhor solução era cortá-los. Que fariam vocês adeptos dos cortes??? Aplico a situação também em relação aos orgão sexuais masculinos...
E esta hem?!?!?!
Por essa ordem de ideias também será um crime esterilizar/castrar?
Se nasceram com os orgãos reprodutores, então devemos deixa-los lá estarem e porque a natureza manda deixa-los procriarem à vontade, não?

Será que sou uma carniceira tão grande que já pus na faca 3 cadelas e um cão? elas por esterilização e ele para cortar orelhas?
Sem falar nos meus gatos que todos já foram à faca, embora o ultimo que adoptei por sinal isso é que eu chamo de crueldade, pois amputaram-lhe as 2 patinhas traseiras e deixaram-no na rua para morrer.

Afinal que é cruel?
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 08, 2007 10:54 pm

sanxeri Escreveu:Se as vantagens sao tantas... porque é que os animais sao assim? se sao assim é porque certamente terá outras vantagens...
Oh amigo ... os "cães" são assim, de orelhas erectas ... os lobos têm-nas erectas, certo?

De resto não ha logica nenhuma nessa sua afirmação porque como ja disseram a propria selecção feita pelo homem é contra-natura ... Ou acha que tambem o prognatismo é assim pq sim? :?
dmmc

sexta jun 08, 2007 10:55 pm

Cruel foi o que fizeram ao gatinho que adoptou.

Mas em relação ao assunto principal, sou contra os cortes de orelhas e caudas porque me parece demasiado desnecessário. Penso que não é por estética que se deve sujeitar o animal a alterações desnecessárias porque penso que devem implicar dor.

Quanto à esterelização/castração não vejo mal quando é para evitar males maiores. Passo a explicar, quando a Bolota tiver idade suficiente tenciono esterelizá-la, mas porque não quero que ela e o Bolinhas procriem quando não tenho condições para acolher mais nenhum animal. Não tenciono deixar animais ao abandono nem em más condições.

E porque penso que se os animais nascem com certas caracteristicas é porque deve fazer parte da sua anatomia.

Mas claro cada um tem direito à sua opinião! E como os nossos amiguinhos não podem falar, nós tentamos fazer isso por eles!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 09, 2007 3:55 am

dmmc Escreveu: Quanto à esterelização/castração não vejo mal quando é para evitar males maiores. Passo a explicar, quando a Bolota tiver idade suficiente tenciono esterelizá-la, mas porque não quero que ela e o Bolinhas procriem quando não tenho condições para acolher mais nenhum animal. Não tenciono deixar animais ao abandono nem em más condições.
Er ... vejamos, vai sujeitar a sua cadela a uma operação de barriga aberta, retirando-lhe um orgão perfeitamente normal e saudavel, alterando o seu equilibrio hormonal só porque não os consegue separar?

E mesmo assim é contra o corte de orelhas ? É que do meu ver, o corte de orelhas (para alem da origem funcional) apenas altera o aspecto do animal; a esterelização altera não só o aspecto, no caso dos machos, como lhes altera o comportamento ....
dmmc Escreveu: E porque penso que se os animais nascem com certas caracteristicas é porque deve fazer parte da sua anatomia.
Er ... e o utero, os ovarios e os testiculos não fazem parte
dmmc

sábado jun 09, 2007 10:06 am

Claro que o utero, os ovários e os testiculos também fazem parte.

Só vou mesmo sujeitar a cadela a essa operação para evitar a procriação, tal como expliquei, por não ter condições para não acolher mais animais em minha casa.
Acredite que não é por simples capricho que o vou fazer...

Quanto aos cortes das caudas e orelhas continuo contra. Mas como já disse anteriormente cada um tem direito à sua opinião!
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado jun 09, 2007 11:04 am

Meus senhores e senhoras... se voces querem cortar as orelhas e as caudas, cortem-nas!

Mas castrar um animal é apenas contribuir para o seu bem estar. evita doenças. Alem de que evita que nasçam novos bebés sem familia.

Cortar as orelhas é uma escolha do homem (ou como diria o/a FBC, é uma escolha do homem para o animal voltar ao que inicialmente era. De qualquer modo nao me parece correcto nem que o homem as corte nem que as faça ficar caídas... os animais sao como são e devem ficar assim. se evoluirem naturalmente, tudo bem. de outro modo o homem nao tem de se meter.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
SeaLords
Membro Veterano

sábado jun 09, 2007 11:17 am

Animais domésticos a evoluirem naturalmente? É só líricos :roll:
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado jun 09, 2007 12:49 pm

dmmc Escreveu:Tabém sou contra os cortes de orelhas e caudas nos animais. Que beneficios trazem para os animais? Acho que nenhuns... Mas se tiver errada corrijam-me!
E esta hem?!?!?!
Eu até corrigia, porém essa explicação foi dada pelo FBC e para uma pergunta como a sua, que surge depois da explicação, só me parece que não leu, partindo do princípio que se escreveu também deve saber ler.

E nem há comentário a fazer à sua comparação dos peitos das raparigas/órgãos sexuais masculinos, com os cortes, é um exemplo tão bruto e tão estúpido, que não tem ponta onde se lhe pegue.

sanxeri Escreveu:(...)os animais sao como são e devem ficar assim. se evoluirem naturalmente, tudo bem. de outro modo o homem nao tem de se meter.

Não acredita no que disse pois não? O que entende por "evoluirem naturalmente"...? Isso podia aplicar em animais selvagens nos seus hábitat prórprios, não em relação a animais domésticos que a evolução está intimamente ligada ao homem e à selecção que o homem tem feito.
<p>susana</p>
dmmc

sábado jun 09, 2007 2:00 pm

A verdade é que cada pessoa tem direito à sua opinião...

Se eu sou contra os cortes posso vir dizer isso para o forum, tal como opiniões contrárias também, naturalmente, se manifestam.

Eu só não percebo porque é que as pessoas para afirmarem a sua opinião têm que desrespeitar os outros ou fazer comentários irónicos... Será que é para tornar o comentário mais válido?

Dar a nossa opinião não é sinónimo de desrespeitar a opinião dos outros...
Nunca o fiz e não tenciono fazer!!!
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado jun 09, 2007 2:39 pm

dmmc Escreveu:A verdade é que cada pessoa tem direito à sua opinião...

Se eu sou contra os cortes posso vir dizer isso para o forum, tal como opiniões contrárias também, naturalmente, se manifestam.

Eu só não percebo porque é que as pessoas para afirmarem a sua opinião têm que desrespeitar os outros ou fazer comentários irónicos... Será que é para tornar o comentário mais válido?

Dar a nossa opinião não é sinónimo de desrespeitar a opinião dos outros...
Nunca o fiz e não tenciono fazer!!!
Não lê o tópico, vem fazer perguntas que já foram respondidas, quer o quê...?

O normal era ter contra argumentado, os motivos apresentados; uma vez que é contra....é natural.

... agora fazer a pergunta pelos motivos e dizer que não os há, depois de já terem sido apresentados?! Não é absolutamente uma forma de avançar com o tema.
<p>susana</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 09, 2007 3:28 pm

dmmc Escreveu:Acredite que não é por simples capricho que o vou fazer...
E separar os caezinhos dá muito trabalho, pois dá?
sanxeri Escreveu: Mas castrar um animal é apenas contribuir para o seu bem estar. evita doenças. Alem de que evita que nasçam novos bebés sem familia.
Pois claro ... retirar um orgão perfeitamente saudavel e natural de um animal é algo que contribui para o seu bem estar.
Contribui em que bem estar? Em altera-lo fisicamente e mais importante, temperalmente? Realmente o cão deve agradecer imenso ...

Meu caro, se fosse por essa ideia, para evitar doenças cortava-se mais de metade do caozinho e por essa mesma ideia seria permitido cortar os presunhos, que são muito mais atritos a problemas do que um utero :roll:

E não, não sou contra esterelizações/castrações. Sou sim contra hipocrisias e contra pessoas que são contra e que condenam o corte de orelhas e depois são a favor da esterelização, que é algo muito mais violento, a todos os niveis, para um cão!
Responder

Voltar para “Cães”