Ajuda - carraça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

sábado jun 09, 2007 10:01 am

Olá a todos.
Ontem à noite encontrei no meu cão uma carraça espetada ! :o

Não estava à espera, pois todos os meses lhe coloco a pipeta, dantes metia advantage para as pulgas, e agora com este tempo coloco pulvex, pois ele demonstrou reacção ao advantix.

Meti azeite, alho e até um pouco de "pecusanol" (não sei se é assim que se escreve) na carraça para ela morrer e cair!

Não a tirei porque podia ficar lá a "cabeça". :(

O meu cão tem aquela zona vermelha, e agora está a dormir, e de vez em quando treme. O veterinário só abre às 10:30... Se alguém entretanto me der algum conselho, agradeço bastante.

Cumprimentos e votos de um bom fim de semana
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado jun 09, 2007 11:07 am

Bem eu arranco-as sempre e queimo-as. E depois desinfecto muito bem a zona. Mas realmente é estranho que ele tenha carraças se lhe mete a pipeta.

Diga-nos como foi no veterinario!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado jun 09, 2007 12:28 pm

Depende do local onde está a carraça, excepto se for nas mucosas, coloca-se éter num algodão e em seguida passam na carraça!

Junto às mucosas, como olhos boca...etc. É preciso muito cuidado.

Só humedecido de éter um cotonete (não encharcado), se conseguirem tocar na carraça apenas, então podem usar o método.

Não se deve arrancar as carraças, elas deixam ficar algo dentro do corpo do animal, forma-se algo semelhante a um quisto...ou infectar.
<p>susana</p>
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

sábado jun 09, 2007 12:56 pm

Olá :)

Eu também as costumo arrancar, depois ponho-as no chão e com uma pedra raspo-as, até estas morrerem! Depois lavo o local, claro!

A seguir desinfecto bem a zona onde o canito tinha a carraça :wink:

Bem, mas as carraças agora não são problema, visto que no mês passado, comecei a aplicar-lhe Frontline, e este, a meu ver, é 100% eficaz, não há carraça que lhe pegue!

Faço sempre isto, mal começa a vir o calor, ponho-lhe Frontline e passo assim um Verão descansado, eu e ele, claro!

Realmente é estranho que com o seu não aconteça isso, o produto não deve ser muito eficaz, experiemnte o Frontline, pode ser que resulte! :wink:

E claro, vá ao vet, e vaj o que ele lhe aconselha!

Passe bem! :wink:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
susanastrat
Membro Veterano

sábado jun 09, 2007 1:01 pm

fmss_6 Escreveu:Eu também as costumo arrancar, depois ponho-as no chão e com uma pedra raspo-as, até estas morrerem! Depois lavo o local, claro!
E no dia seguinte já foste ver o que lá está? Geralmente fica lá um pequeno quisto.
<p>susana</p>
fmss_6
Membro Veterano
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

sábado jun 09, 2007 1:09 pm

susanastrat Escreveu:
fmss_6 Escreveu:Eu também as costumo arrancar, depois ponho-as no chão e com uma pedra raspo-as, até estas morrerem! Depois lavo o local, claro!
E no dia seguinte já foste ver o que lá está? Geralmente fica lá um pequeno quisto.
Não, nunca vi! :o
<p>

</p>
susanastrat
Membro Veterano

sábado jun 09, 2007 1:27 pm

fmss_6 Escreveu:
susanastrat Escreveu:

Mas é o mais provável que aconteça, aliás ainda não vi nenhuma que não deixasse marca; fica com uma protuberância dura que se sente nos dedos.

Passa a remover com éter, como já expliquei. Elas soltam-se da pele do cão imediatamente, só é preciso depois tirar do pêlo.
<p>susana</p>
fmss_6
Membro Veterano

sábado jun 09, 2007 1:29 pm

susanastrat Escreveu:
fmss_6 Escreveu:
susanastrat Escreveu:

Mas é o mais provável que aconteça, aliás ainda não vi nenhuma que não deixasse marca; fica com uma protuberância dura que se sente nos dedos.

Passa a remover com éter, como já expliquei. Elas soltam-se da pele do cão imediatamente, só é preciso depois tirar do pêlo.
Obrigado pela dica :wink:
<p>

</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jun 09, 2007 3:40 pm

e o álccol não serve?
a carlota mesmo com pipetas, por vezes, lá aparece uma. customo arrancar com uma pinça 8) nunca vi que ficasse com problemas
susanastrat
Membro Veterano

sábado jun 09, 2007 8:19 pm

anja,

Eu penso que se pode tentar com álcool, porém o éter tem efeito imediato, assim que se encosta o cotonete na extremidade que está presa na pele, o parasita solta-se do cão, é simples. O álcool nunca não sei se terá o mesmo efeito. Mas podem fazer a experiência.

E com uma pinça, quem conseguir, pode também remover, devendo apenas ter o cuidado de mover a carraça em movimentos circulares segundo-a pela parte mais próxima da cabeça e não pelo corpo da carraça e só depois puxar.
(Não se deve segurar com a pinça, pelo abdómen da carraça, mas sim pela extremidade que está agarrada à pele.
Exemplo: Imagem )

É tempo destes parasitas e, como há provávelmente muitas pessoas com dúvidas sobre isto, aqui vai uma nota que eu vi no site da scalibor.
O que é que faço com as carraças que o meu cão já tem?

Em primeiro lugar, está contra-indicado arrancar a carraça, pois ao fazê-lo estaremos somente a eliminar o corpo da carraça, visto que a parte da boca manter-se-á agarrada à pele do cão, podendo causar reacções locais com a formação de granulomas.

O ideal é aplicar umas gotas de vaselina ou parafina líquida em volta da carraça, massajar suavemente com a ajuda de um pinça até que fique mais solta e depois removê-la com cuidado, fazendo movimentos circulares, como que a desaparafusar um parafuso. Peça ajuda ao médico-veterinário do seu cão antes de tentar aplicar esta técnica. Após remover a carraça, devemos mergulhá-la em álcool, para que se consiga eliminar também os ovos. É importante lavar bem as mãos após a remoção e manipulação das carraças. Também existem instrumentos especiais para a extracção do parasita, como pinças de carraças, que se podem adquirir em lojas especializadas.
http://www.scalibor.com.pt/leishmaniose/carracas.asp
<p>susana</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jun 09, 2007 8:42 pm

brigado. :lol:
eu quando tiro, não me parece que fique lá nada. ando sempre a inspeccioná-la. naquele pelo, agarra-se tudo. depois, costumo embrulhar num lenço de papel e deito pia abaixo. a carraça, claro :lol:

tb. quando começo a ver carraças a mais, vou logo comprar uma pipeta. a pikena é alérgica à scalibor. uma florzinha de estufa :lol:
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

sábado jun 09, 2007 8:52 pm

Boas...

Nessa altura provavelmente a carraça já estava morta..

Mal a vi-se convinha tirá-la logo até pk, quando se tira a carraça da pele do animal normalmente nunca fica a cabeça presa.. Eu arranco-as e depois claro, desinfecto.
A carraça não deixa nada no corpo do cão, ela deixa sempre antes alguma coisa mas ñ é nada de especial.

Isso de ter a zona vermelha é normalíssimo pk foi aí que a carraça mordeu, não é preciso colocar nada para corar pk essa cura vai-se curando ao longo do tempo.
Se o seu cão treme é pk está a sonhar, ñ tem efeitos secundários.

Espero ter ajudado!!

Um abraço
susanastrat
Membro Veterano

sábado jun 09, 2007 9:54 pm

Uma outra questão que queria fazer uma observação.

luckey Escreveu:Olá a todos.
Ontem à noite encontrei no meu cão uma carraça espetada ! :o

Não estava à espera, pois todos os meses lhe coloco a pipeta, dantes metia advantage para as pulgas, e agora com este tempo coloco pulvex, pois ele demonstrou reacção ao advantix.

Meti azeite, alho e até um pouco de "pecusanol" (não sei se é assim que se escreve) na carraça para ela morrer e cair!

Não a tirei porque podia ficar lá a "cabeça". :(

O meu cão tem aquela zona vermelha, e agora está a dormir, e de vez em quando treme. O veterinário só abre às 10:30... Se alguém entretanto me der algum conselho, agradeço bastante.

Cumprimentos e votos de um bom fim de semana
Azeite e alho...? A única coisa que eu sei é administrar uns 2 meses, antes da época forte em parasitas externos. Mas é administrar, não sei de nenhum efeito ao esfregar na carraça...existe inclusive, produtos à base de alho desidratado.
O azeite, só se for usado da mesma forma que se usa a vaselina, passar só por passar não faz nada.

O facto de usar o pecusanol em estado puro, pode ser tóxico, certamente que deve ter provocado essa reacção de vermelhidão na pele do animal. Há registo de cães com sinais de intoxicação devido ao uso desse produto.

O tactic diluido em água, ou ectokil é bem mais seguro.

Yohanan Escreveu:A carraça não deixa nada no corpo do cão, ela deixa sempre antes alguma coisa mas ñ é nada de especial.
Desculpe, não percebi.

Diz que a carraça deixa uma coisa nada de especial? O quê exactamente?
<p>susana</p>
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

sábado jun 09, 2007 11:09 pm

Boas...

Ao refiro-me ao que disse..

susanastrat: "Não se deve arrancar as carraças, elas deixam ficar algo dentro do corpo do animal, forma-se algo semelhante a um quisto...ou infectar".

O que eu quis dizer foi, que deixa algum líquido mas nada de especial, ou seja, nada do outro mundo!!

Espero ter respondido á sua dúvida!!

Um abraço
Registado: sábado jun 09, 2007 11:06 pm

domingo jun 10, 2007 12:54 am

eu custumo arrancar com a mao e dps piso-a
nao meto nada de azeites e essas coisas :|
Responder

Voltar para “Cães”