Dobermann, que futuro?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Floijdt
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 4:12 pm
Contacto:

sexta mai 18, 2007 10:12 pm

Caros amigos:

Decidi lançar para a discussão este tema que me tem preocupado bastante nos últimos anos: qual o futuro da nossa raça?

Analisando os registos de nascimentos, publicados pelo CPC, dos últimos 8 anos: 1999 = 778, 2000 = 569, 2001 = 340, 2002 = 259, 2003 = 223, 2004 = 215, 2005 = 177 e 2006 = 158, podemos chegar à conclusão que dentro de 3 ou 4 anos o número de exemplares da raça Dobermann será residual e sem significado. Porquê?

É uma raça estável em termos de carácter. É uma raça elegante. É uma raça activa. É uma raça muito disponível para o trabalho. É uma raça muito dedicada ao dono. Enfim, é uma raça que tem tudo para agradar a um grande número de pessoas. Então, porque será uma raça em vias de extinção?

Lanço este desafio a todos os utilizadores deste fórum, gostava que todos participassem com as suas opiniões, pois estamos em risco de perder uma das mais admiráveis raças de cães.

Entretanto lanço alguns tópicos para reflexão:

- Variedade Genética: há muitos poucos padreadores actualmente em Portugal (somente 1 ou 2).
- Raça que exige muita disponibilidade dos donos: A vida stressante que se leva actualmente não permite disponibilizar muito tempo aos cães.
- Criadores da nova geração pouco credíveis: Poucos conhecimentos de criação e objectivos pouco consentâneos com a nobre arte de criar.
- Liderança da estrutura que rege actualmente a raça em Portugal: Entidade muito confusa, prepotente e conflituosa, sem objectivos e com pouca visão a médio e longo prazo.

Comentem, e se têm opinião partilhem-na com todos.

Sílvio Pereira
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo mai 20, 2007 1:48 pm

Em relação aos registos decrescentes de Dobermanns em Portugal, penso que se deve a 2 questões:

1ª Não é mais uma raça "da moda", o que por um lado até é bom...

2ª Porque cada vez há mais "criadeiros" que criam cães cruzando a sua "bela" cadela com o cão "magnífico" do vizinho, e registar para quê? Os compradores até dizem que não fazem questão do LOP :roll: ... Ou seja, para todos os efeitos estes cães não existem, a maioria nem chip têm, nem muito menos registos nas Juntas de Freguesia, e por aí fora...

Outra questão que ainda afecta e muito os Dobermanns, é a questão dos mitos e de que é uma raça que se vira ao dono ao fim de 7 anos e que tem de ser abatido e etc e tal...
Assim como os media também não ajudam muito, com estas notícias sensação que cada vez mais enchem os telejornais, as pessoas começam-se a virar para as raças supostamente mais "meigas", como por exemplo os Labradores...

Quanto à "Entidade muito confusa, prepotente e conflituosa, sem objectivos e com pouca visão a médio e longo prazo" não me vou pronunciar pois não estou a par do que se passa na mesma. Mas já agora gostava de saber o porquê desta afirmação.

Just my 5 cents ;)

Xuga
Shimoda
Registado: sexta fev 02, 2007 4:33 pm

quinta mai 24, 2007 1:40 am

Caro Sílvio,
Decidi lançar para a discussão este tema que me tem preocupado bastante nos últimos anos: qual o futuro da nossa raça?
Uma discussão bastante válida, no entanto discordo totalmente quando diz que é uma raça em vias de extinção, não o é, nem nunca será.
- Variedade Genética: há muitos poucos padreadores actualmente em Portugal (somente 1 ou 2).
Sim, isso em parte até é verdade, mas na minha opinião deve-se ao facto de não haver muitos criadores no nossso país, e nem todos os que estão de momento a criar com regularidade têm Machos de qualidade, por isso recorre-se ao estrangeiro ou aos poucos (seguramente mais de 1 ou 2) que cá existem. Falo em criadores pois salvo algumas (poucas) excepções são os únicos que apresentam os seus cães em provas de beleza, carácter e trabalho, que são essenciais para levar um cão a tornar-se Padreador.
Raça que exige muita disponibilidade dos donos: A vida stressante que se leva actualmente não permite disponibilizar muito tempo aos cães.
Verdade, mas assim acontece com a maioria das raças.
- Criadores da nova geração pouco credíveis: Poucos conhecimentos de criação e objectivos pouco consentâneos com a nobre arte de criar.
Hummm, esta cheira-me a conflito de gerações, no entanto dando o beneficio da dúvida, aguardo o desenvolvimento por sí deste tópico, pois ambos sabemos que a falta de credibilidade não será exclusiva de alguns novos criadores, mas a mesma reina pelos velhos criadores....
- Liderança da estrutura que rege actualmente a raça em Portugal: Entidade muito confusa, prepotente e conflituosa, sem objectivos e com pouca visão a médio e longo prazo.
Opiniões!!!
Como em qualquer democracia quem está no poder, está por vontade da maioria, a direcção actual ainda só cumpriu 1 dos 3 anos para que foi eleita, portanto dificilmente poderá ser culpada pelo actual estado das coisas...
É deixá-los fazer o trabalho para que foram eleitos, e julgá-los nas novas eleições daqui a 2 anos.
E para ninguém me acusar de parcialidade... não votei na actual direcção, acho no entanto que a bem da raça se deve cooperar com a mesma.

Um sincero abraço,

Artur Tavares
DGD
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

segunda mai 28, 2007 10:11 pm

Boa noite Sílvio,

Floijdt Escreveu:Caros amigos:

Analisando os registos de nascimentos, publicados pelo CPC, dos últimos 8 anos: 1999 = 778, 2000 = 569, 2001 = 340, 2002 = 259, 2003 = 223, 2004 = 215, 2005 = 177 e 2006 = 158, podemos chegar à conclusão que dentro de 3 ou 4 anos o número de exemplares da raça Dobermann será residual e sem significado. Porquê?
Boa pergunta, será porque é um cão fora de moda? Espero que sim, além de não gostar de modas, nos cães isso costuma ter um efeito grave que é a criação industrial dos ditos, decréscimo de qualidade, excesso de "produção" e, como tudo o que é em excesso, acaba por "ir fora" se é que me faço entender. Além dos mais, e a agravar tudo isto, falando da raça que é, geraria um aumento de casos dignos de aberturas dos jornais da TVI.
À luz disto não posso dizer que me chateie e preocupe ver números tão reduzidos. Mas pode ter inconvenientes como se verá no parágrafo seguinte.

É uma raça estável em termos de carácter. É uma raça elegante. É uma raça activa. É uma raça muito disponível para o trabalho. É uma raça muito dedicada ao dono. Enfim, é uma raça que tem tudo para agradar a um grande número de pessoas. Então, porque será uma raça em vias de extinção?
Penso que aqui se refere "extinção" comercial. Não me parece grave mercê das razões expostas acima... no entanto, como refere mais abaixo, acontece uma natural diminuição de variedade de material genético disponível. E isso é algo que prejudica os "nossos" Dobermanns, ou seja, o que se pode chamar de as nossas linhas. Acabamos por ter que "importar" e não criar algo nosso se assim posso dizer.

Seja como for estes números podem ser preocupantes no sentido que poderão indicar que alguns criadores estarão a deixar de registar as suas ninhadas "correctamente", ou estarão apenas a criar menos??
Aparentemente caminha-se para criação por carolice... e é assim que deveria ser sempre. Mas ressalvo que não estou dentro do meio e muito menos sou criador, por isso algumas contrariedades desta diminuição de exemplares terão um impacto mais negativo e grave para quem está no meio, do que as que conseguimos (pelo menos eu) imaginar.

Outra questão interessante é saber se a "criação do acasala e toca a parir" do vizinho da esquina, está a aumentar e saber se, em caso afirmativo, isso poderá estar relacionado com a pouca "oferta" que o Sílvio refere.

Quanto ao tempo, sem dúvida que é um cão exigente; aliás todos são mas como é óbvio uma raça com o temperamento/psique e vocação para o trabalho do Dobermann, é exigível um pouco mais que "mínimos olímpicos" para se ter um destes animais.
O ritmo moderno não ajuda, mas a falta de qualidades humanas também para isso contribui... vivemos actualmente numa sociedade algo artificial e do imediato, existem milhentas outras prioridades e, mesmo quando muitas vezes um cão é uma dessas prioridades, não é por uma razão muito válida. E isto dava pano para mangas e análises antropo-sociológicas e mais não sei o quê... mas não tenho nem paciência nem bagagem para isso :)

Quanto aos novos criadores, não posso opinar muito porque, como já referi, não estou dentro do meio actualmente. Penso que a direcção mudou e espero realmente que os padrões de qualidade e exigência se mantenham em relação à anterior e, até, se elevem. Só com provas dadas (incluindo claro os ZTP´s e porque não, os Körung´s??) e muito trabalho, principalmente de criadores e donos, se pode lograr alcançar o objectivo último de ser criador de uma raça: conseguirmos aproximar-nos o mais perto possível da perfeição, da raça que elegemos.

Cumps
Nuno RC

PS: Devo também dizer que acho que desta vez o Dobermann não se escapa ao famigerado DL. A manter-se este governo, o mesmo já referiu que a lista está "desactualizada" :roll: Mais umas notícias de abertura de Telejornais como uma que houve aqui há uns tempos, e podem contar com isso mesmo.

PS2: Há cerca de 3 anos sensivelmente, andei à procura do cão que sempre quis ter, o Dobermann. Li e pesquisei muito, fui a umas expos, falei com criadores e até deixei um pedido aqui ao nosso colega de fórum, o Sílvio; como a minha preferência era por um macho e acabaram por nascer só fêmeas não avancei para a compra, não me lembro bem mas sei que o Sílvio me ligou a informar (estava num casamento e já não estava muito acordado :wink:) Entretanto o tempo passou e aqui em casa adoptámos uma Labradora e blá blá blá....
E agora perguntam: porque é que este "gajo" nos conta isto tudo?
Porque espero que este tópico seja só um alerta "exagerado" do Sílvio e que, quando eu voltar a procurar um Dobermann, possa ter onde comprar com qualidade, ter uma associação de raça com credibilidade e fraterna, ter criadores responsáveis e trabalhadores e, acima de tudo, ter a certeza que o Dobermann tem em Portugal pessoas interessadas em divulgar e preservar a raça, representando-a com a dignidade que ela merece.

Foi só um desabafo.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta mai 30, 2007 8:02 pm

De um Dobermann para um Labrador vai uma grandeeeeeeeee distância? Não preferiu esperar mais um pouco?
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Nrc
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 31, 2007 9:37 pm

JoanaElectra Escreveu:De um Dobermann para um Labrador vai uma grandeeeeeeeee distância? Não preferiu esperar mais um pouco?
Não acho que a distância seja assim tão grandeeeeee; apesar de não ter mecionado outras raças, existem umas quantas que gosto em especial. O Dobermann é, é a minha preferida.

Como aqui em casa mandamos 2 pessoas (por isso pus blá blá, porque achei que não era minímamente relevante para o tópico, e continuo a achar :roll: ) e a outra pessoa adora labradores, e como é tudo muito democrático, concordei com a adopção da Débora, labradora de 6anos que, devido a problemas nas maminhas, estava "proibida" de ter mais crias; e lá fomos buscar a "Debbie" a um conceituado criador da raça que a tinha para adopção... E como também gosto de Labradores (tenho hamsters, será que também é estranho? A diferença é tão grandeeeee para Dobbies) juntou-se o útil (para a Debbie) ao agradável (para nós e para ela).

Em relação à espera... se esperei quase 1 ano para que o criador cruzasse a cadela, na qual eu tinha interesse, também podia esperar mais 1 ou 2 anos para que ele a cruzasse outra vez concerteza. Mas como já referi atrás, apareceu a Debbie e as condições para ter 2 animais não estavam reunidas. Talvez agora já estejam mais... a ver vamos.

Espero ter satisfeito a curiosidade dos membros, e já agora espero também contributos para o tópico inicial do Sílvio.

Cumps
Nuno RC

PS. A única coisa que me arrependo, é que se calhar devia mesmo ter ficado com uma menina daquela ninhada, senão um dia o Sílvio "reforma" a Ebi e não consigo ter um cachorro daquela magnífica Dobermann :)
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

sexta jun 01, 2007 12:22 am

Nrc Escreveu:

(tenho hamsters, será que também é estranho? A diferença é tão grandeeeee para Dobbies)[/size] j
)
Não era preciso ser tãooooo irónico. 8) Percebeu o que eu quis dizer, não era preciso estar com "graçolas".
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jun 01, 2007 2:18 am

Nrc Escreveu: [/u]e que, quando eu voltar a procurar um Dobermann, possa ter onde comprar com qualidade, ter uma associação de raça com credibilidade e fraterna, ter criadores responsáveis e trabalhadores e, acima de tudo, ter a certeza que o Dobermann tem em Portugal pessoas interessadas em divulgar e preservar a raça, representando-a com a dignidade que ela merece.

Foi só um desabafo.
Agora tem de certeza.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Nrc
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 03, 2007 9:32 pm

Certezas na vida só conheço uma... e é a antítese da dita.

De qualquer das maneiras não sei se entendi bem o "agora"... quer desenvolver?
É que exasperam-me meias palavras ou palavras nenhumas :roll: E já não tenho muita paciência para estas conversas do fala-responde e não se diz nada; já andamos cá há muito tempo para estas lengalengas não acha Anaval? Diga lá o que tem a dizer vá...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 07, 2007 10:17 am

Floijdt Escreveu:

Sílvio Pereira
Não sei Nrc, talvez se o Silvio Pereira nos explicar quem são os criadores de dobermann pouco crediveis e porque a estrutura que me parece já não o ter nas listas é pouco credível.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 07, 2007 10:37 pm

Shimoda Escreveu:
Sim, isso em parte até é verdade, mas na minha opinião deve-se ao facto de não haver muitos criadores no nossso país, e nem todos os que estão de momento a criar com regularidade têm Machos de qualidade, por isso recorre-se ao estrangeiro ou aos poucos (seguramente mais de 1 ou 2) que cá existem. Falo em criadores pois salvo algumas (poucas) excepções são os únicos que apresentam os seus cães em provas de beleza, carácter e trabalho, que são essenciais para levar um cão a tornar-se Padreador.
E qual é o problema de não haver machos em Portugal? Custa assim tanto passar as fronteiras? :o
Floijdt
Membro
Contacto:

quinta jun 07, 2007 11:37 pm

Não sei Nrc, talvez se o Silvio Pereira nos explicar quem são os criadores de dobermann pouco crediveis e porque a estrutura que me parece já não o ter nas listas é pouco credível.[/quote]

Senhor/a Casa de Anaval (desculpe tratá-lo/a assim mas não sei quem o sr/a é):

Em relação aos criadores pouco credíveis, quem está na raça, e eles próprios, sabem quem são.
Com efeito, actualmente não faço parte da estrutura directiva da instituição que rege a raça porque cumpri o meu mandato de 3 anos (2003-2005) e não me recandidatei, portanto saí pelos meus próprios pés e não fui empurrado. E se utilizei aqueles adjectivos para qualificar a actuação do actual Conselho Directivo é com conhecimento de causa e com motivos muito fortes para o fazer.
Entretanto deixe-mo-nos de evasivas e de pormenores sem importância e debruce-mo-nos na questão principal: Porque está a raça Dobermann em declínio em Portugal? Agradecemos os contributo objectivo de todos.

Sílvio Pereira
Dobermann uma vez... Dobermann para sempre http://www.dobermann-pt.com/ccvl/
Nrc
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 09, 2007 12:21 am

Floijdt Escreveu:(...)Porque está a raça Dobermann em declínio em Portugal? Agradecemos os contributo objectivo de todos.

Sílvio Pereira
(o bold é meu)
Cheira-me que o tópico morre aqui, se é que me faço entender :wink:
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jun 09, 2007 8:30 am

Floijdt Escreveu:Porque está a raça Dobermann em declínio em Portugal? Agradecemos os contributo objectivo de todos.

Sílvio Pereira
Se quer dados objectivos só tem uma maneira: elabora um inquérito e vai para a rua auscultar a opinião do "povão". Tudo o mais serão conjecturas. A minha é que a raça vai cair ainda mais até estabilizar na casa das dezenas: a moda actual é dos molossóides, quem vai pela estética já levou uma machadada com a proibição dos cortes de orelhas, e a machadada final será dada quando a proibição chegar às caudas. Apenas os verdadeiros aficionados da raça, que já possuiram exemplares no passado, continuarão a procurá-la. Quanto ao resto, a maioria do pessoal que compra cães está-se a marimbar para padreadores, criadores e associações de raça...
Floijdt
Membro
Contacto:

sábado jun 09, 2007 3:04 pm

Cara Marisa:

Quer mais objectividade quando se dá o nome às coisas? Ou quando se adjectiva actuações que não estão consentâneas com aquilo que nós esperamos de uma estrutura que, só olha para o seu próprio umbigo, delapidando todo trabalho que foi feito até aí. Já que tanto insiste, dou-lhe só dois exemplos: Provas de ZTP - 1996 = 1, 1997 = 1, 1998 = 1, 1999 = 1, 2000 = 1, 2001 = 1, 2002 = 1, 2003 = 1, 2004 = 1 2005 = 2, 2006 = 0. Provas de Trabalho RCI (sempre julgadas com juizes estrangeiros) 1999 =1, 2000 = 1, 2001 = 1, 2002 = 1, 2003 = 1, 2004 = 1, 2005 = 1, 2006 = 0.
Se quiser ainda lhe arranjo mas. É só pedir. Tem razão quando diz "não me vou pronunciar pois não estou a par do que se passa na mesma."

Um abraço

Sílvio Pereira
Dobermann uma vez... Dobermann para sempre http://www.dobermann-pt.com/ccvl/
Bloqueado

Voltar para “Dobermann”