comportamento indesejado num Labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TeVSC
Registado: quarta mar 28, 2007 1:19 pm

segunda jun 11, 2007 12:52 pm

Por favor, se me puderem ajudar.. agradecia..

A minha Luna é um espectáculo de cadela mas com um enorme "defeito".. Atira-se para toda a gente mesmo sem a chamarem.. O atirar não é com o intuito de magoar claro.. mas sim porque quer festas e mimos..
Depois tb tem o terrível hábito de morder as mãos/braços das pessoas (a mim ela não faz isso).. o que é chato porque as pessoas ficam chateadas.. e com razão..

Como consigo travar este comportamento?

Sugestões/Dicas aceitam-se!

Obrigada pela atenção,

Teresa Monteiro
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda jun 11, 2007 1:09 pm

Quando ela faz isso, dê um puxão forte na trela e repreenda com um "não", bem firme.
<p>susana</p>
pirilaska
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 12:31 am

segunda jun 11, 2007 2:02 pm

não lhe dê festas quando ela saltar, por exemplo, quando chegar a casa. só o faça quando ela parar de saltar, vai ajudá-la a perceber que esse é o comportamento desejado.
<p>&nbsp;</p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o ... ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante!</p>
<p>In&ecirc;s Santos Pereira</p>
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

segunda jun 11, 2007 6:00 pm

tal como pirilaska referiu deve-se ignorar o animal quando tem esses comportamentos. contudo nao concordo com o puchar a trela que susanastrat sugeriu.

normalmente caes que fazem isso sao animais que nao têm controle na boca.. ou seja costumam ser caes que foram tirados muito ou relativamente cedo da mae, nao aprendendo com esta como controlar a força da boca.. e normalmente quando vêm para casa as pessoas quando vêm o cachorro a dar mordisquinhos nas nossas maos dizem 'ai que fofo' e depois os animais habituam-se.

Por isso, na minha opiniao o melhor é ignorar e apenas dar festas e elogiar o animal quando se estiver a portar convenientemente.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda jun 11, 2007 11:33 pm

eu concordo com o puxão e repreensão quando ela for a saltar :wink:

Peça a um amigo com paciência e roupa velha (de preferência blusão de ganga :P ) que levante o joelho quando ela saltar (eles batem no joelho e magoam-se, é esse o objectivo para pararem :wink: ) e ignore as dentadas. Se possível encoste-se a uma parede, esconda as mãos e ignore. Quando ela acalmar tire as mãos devagar, se tentar morder esconde de novo e ignora de novo até se aclamar. Quando deixar de tentar morder aí dá festinhas, muito calmamente repetindo tudo se ela voltar a morder :wink:

Se puder fazer isto com vários amigos resulta melhor :wink:

Fiz com um husky que tinha a mesma mania e só tenho pena de não ter podido continuar, pois ele já estava a deixar de morder. Não desista e muita paciência acima de tudo :wink:
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

terça jun 12, 2007 1:33 am

O cão da minha sogra faz exatamente o mesmo :lol:
que idade tem ela?
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça jun 12, 2007 3:33 am

Boas!

É a tal historia dos cães do anuncio do papel higienico scotex...já deviam nascer ensinados...

Um labrador é como outro cão qualquer...precisa ser educado.

Arcanjo
jmcochicho
Membro
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

terça jun 12, 2007 10:32 am

Olá,

as respostas já foram dadas :wink:
Gostaria apenas de adicionar uma curiosidade que sei que irá gerar controvérsia.
Os cachorros da Scotex são Goldens, e não labradores.
Infelizmente, e para benefício da raça "Retriever do Labrador", muita gente o confunde até em adultos. :|
TeVSC
Registado: quarta mar 28, 2007 1:19 pm

terça jun 12, 2007 1:55 pm

muito obrigada pelas respostas.

o problema aqui não sou eu, porque ela a mim não salta nem morde.. é mesmo a estranhos/vizinhos.

eu já lhe dou o tal esticão e digo não (bastante firme) mas ela fica tão excitada qd vê pessoas novas que não me liga nenhuma. é muito chato e inconveniente porque nunca posso estar a brincar com ela sossegada e sem trela, porque corro sempre o risco de ela ir atrás de alguém.

quanto a ter saído cedo da beira dos pais, não me parece que tenha sido esse o caso, uma vez que eu a fui buscar com 4 meses ao criador, embora tb realmente não saiba com quantos meses é que ele a separou..

para finalizar, a Luna tem 8 meses.

mais uma vez obrigada por tudo
jmcochicho
Membro
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

terça jun 12, 2007 2:10 pm

Sugestão:

Em espaços frequentados brinque com trela longa ( entre 5 a 8 metros). Desta forma irá dar alguma sensação de liberdade à cadela, aproveitando para treinar com frequencia o chamamento.
O comportamento da labradora é perfeitamente normal para os 8 meses que tem , e irá prolongar-se pelo menos até aos 12 meses, dependendo unicamente de si. Se usar sempre a trela longa até aos 12 meses, treinando o chamamento várias vezes ao dia, nessa idade é bastante provável que já tenha o problema resolvido.
A trela poderá ser um cabo de montanha com um minimo de 6mm de diámetro ,comprado numa casa de desporto e um mosquetão.
Wave7
Membro Júnior
Registado: terça mai 01, 2007 12:35 pm

terça jun 12, 2007 2:31 pm

1. É um comportamento normal por ser cachorra
2. Tem de ser corrigido em duas partes

O mais fácil é o saltar. Cada vez que ela salte, levante o seu joelho e empurre-a com o joelho no peito. Diga aos seus amigos para fazer o mesmo. Quanto mais força ela fizer ao saltar, mais o joelho contra o peito vai doer (mas sem gravidade) e ela vai deixar rapidamente de fazer isso. E claro, como já foi dito aqui, não faça festas senão quando ela parar de saltar. A Mélita fazia o mesmo e deixou rapidamente.

Quanto ao morder, é aproveitar agora enquanto pode. Ou melhor, quanto maior for o cão, mais difícil se torna tirar este hábito. Cada vez que ela for a morder, feche-lhe o focinho com uma ou duas mãos, até ela parar de resmungar. Torne esse hábito desagradável para ela.
Animais: L&oacute;m&euml; e M&eacute;lita.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jun 12, 2007 3:09 pm

TeVSC Escreveu:(...)eu já lhe dou o tal esticão e digo não (bastante firme) mas ela fica tão excitada qd vê pessoas novas que não me liga nenhuma. é muito chato e inconveniente porque nunca posso estar a brincar com ela sossegada e sem trela, porque corro sempre o risco de ela ir atrás de alguém.
Esse puxão deve ser muito brando. Um puxão deve ser dado com a intensidade suficiente para conseguir colocar o cão no comportamento pretendendido. Se um puxão leve não chega, tem de ser um maior. Um cão que receba um estímulo negativo a cada comportamento, este é naturalmente erradicado.

Quando puxar a trela, dê um puxão forte e, mande-a sentar. E faça isso sempre que ela o fizer, pode antes dizer "não", e depois puxe se ela não obedecer.

A sugestão do joelho, dada pela sportinguista, também é uma boa sugestão...já usei esse método e dá resultado, pode ser que estabeleça a associação.
<p>susana</p>
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça jun 12, 2007 7:22 pm

jmcochicho Escreveu:Olá,

Gostaria apenas de adicionar uma curiosidade que sei que irá gerar controvérsia.
Infelizmente, e para benefício da raça "Retriever do Labrador", muita gente o confunde até em adultos. :|
Pois...veja lá pra mim tanto uma raça como outra são iguais...mas isso é uma opinião minha...e obviamente infundada...mas a grande verdade é que tanto uma como outra irão sofrer pelo problema da moda, como foram outras...e infelizmente parece estar a acontecer com imensas raças.

Num futuro proximo e com a venda exarcerbada e a preços de chinoca será impossivel controlar a "qualidade" destes animais...até porque todos sabemos que basta uma ovelha negra...para a raça ser completamente denegrida.

Existem n Criadores de renome...muito bons criadores mesmo mas o grande problema não são eles...são os outros..e esses estão em maioria infelizmente...os tais que vendem esta raça como se fossem pares de meias ou fruta comprada ao quilo

Normalmente e generalizando (coisa que não é muito saudavel fazer) as pessoas que adquirem estas duas raças Labradores e Goldens..pensam que são igualzinhas aos anúncios de TV para elas infelizmente julgam-se no direito de soltar os seus animais em tudo o que é jardins de Portugal pois como todos sabemos!?!?! (ou não) estes cães já nascem ensinados e são todos excelentes de comportamento...alias para mim eu chamo a isto o complexo de cão pequeno, ou seja..é pequeno...logo não precisa nem de trela...nem de educação, claro que o Labrador e Golden não são pequenos...mas generalizando outra vez...os seus donos parecem tb ter esse complexo...

Com isto não quero dizer mal dos detentores destas raças...pois existem em todas as outras incluindo na raça do meu cão (que sofrerá tb num futuro proximo da tal moda)...mas devido ao grande numero de exemplares mais tarde ou mais cedo acidentes vão acontecer e quando acontecerem, nem quero imaginar os cães que serão abandonados por este país fora...basta uma peça de fruta podre para apodrecer as restantes....

Arcanjo
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jun 13, 2007 1:06 pm

Sério?? :o

Isto é um Golden??

http://www.soldevida.com/criadero-canin ... cottex.php
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
mariaborges
Membro Júnior
Registado: segunda fev 05, 2007 7:46 pm

quarta jun 13, 2007 9:21 pm

Arcanjo Escreveu:
Pois...veja lá pra mim tanto uma raça como outra são iguais...mas isso é uma opinião minha...e obviamente infundada...mas a grande verdade é que tanto uma como outra irão sofrer pelo problema da moda, como foram outras...e infelizmente parece estar a acontecer com imensas raças.

Num futuro proximo e com a venda exarcerbada e a preços de chinoca será impossivel controlar a "qualidade" destes animais...até porque todos sabemos que basta uma ovelha negra...para a raça ser completamente denegrida.
Que amargo......
Responder

Voltar para “Cães”