Cadeira de rodas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
M_L
Membro Júnior
Registado: sábado abr 22, 2006 10:41 am

sexta jun 15, 2007 3:21 pm

Boa tarde!

Em consequência de um triste acidente, o meu cão (Perdigueiro Português, com quase 5 anos) ficou paraplégico. A história é bastante longa e temeu-se o pior dado que no inicio tinha os pulmões furados e não tinha consciência dos membros posteirores nem anteriores.

Após uma onga cirugia à coluna, onde foram retiradas as vertebras partidas, sendo estas substituídas por uma material específico e as probabilidades de ele voltar a andar seriam mais elevadas, mas tal não aconteceu.

As patas da frente recuperaram bem (estavam hirtas inicialmente dado o choque traumático) mas as de trás deixaram de mostrar reacção, estando agora progressivamente a mostrar aos poucos alguma reacção, mas não o suficientemente para andar.

Como disse, o acidente foi grave e foram várias as lesões de ligamentos, anca totalemntes deslocada, mas não vou entrar em detalhes para não me alongar muito (apesar de já estar).

Abri este tópico na esperança de haver alguém que tenha tomado a mesma atitude que eu tomei. Isto é, há alguém que tenha experiência com cadeiras de rodas para cães? Digo isto, pois foram os próprios veterinários a dizer que a maioria das pessoas opta pelo abate, coisa que era completamente incapaz de fazer dada a grande vontade de viver que o Luso sempre teve.

Decorrido um mês, o Luso veio hoje para casa e está progressivamente a adaptar-se, mas se houver alguém que possa partilhar comigo a sua experiência, agradeço sempre, pois é sempre diferente saber do que se fala por exeperiência própria.

Quando os cães são de porte mais pequeno, tudo é mais fácil, no entanto, o testemunho para mim é igualmente importante para me poder habituar a esta situação.

Refiro-me a pequenos hábitos que adptaram para facilitar a adpatação ao cão, mudanças/alterações na casa, acessórios complementares...

Agradeço desde já as respostas e peço desculpa pelo longo texto.

Maria Luís Almeida
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

sexta jun 15, 2007 4:13 pm

Lembro-me de ver (penso que num programa da National Geographic) uma história semelhante. Os donos optaram por criar uma espécie de cadeira de rodas que consistia numa espécie de tábua com rodas onde o cão apoiava as patas traseiras (inertes) que depois era presa a um arnês.
As maiores felicidades e os meus sinceros parabéns pela atitude :wink:
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

sexta jun 15, 2007 4:16 pm

Cá em Portugal também já houve vários casos desses, vou procurar os tópicos onde se falou disso.

Boa sorte ;)

edit: Encontrei um dos tópicos:

http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic.php?t=7487

e aqui também estão alguns exemplos de cadeiras
http://www.petswithdisabilities.org/rescue.html
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
M_L
Membro Júnior
Registado: sábado abr 22, 2006 10:41 am

sexta jun 15, 2007 4:48 pm

I_Pereira, obrigada pela partilha de informação. Já tinha andado à procura, mas não tinha encontrado.

Em relação à cadeira de rodas, o Luso já tem uma que foi construída à medida, mas que ainda vai sofrer umas alterações nas rodas (vão ser colocadas rodas maiores, dada a altura e peso dele).

As cadeiras que vi no site que disponibilizou são mais robustas que a do Luso, mas julgo que ele se adpatará bem.

Cumprimentos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 15, 2007 6:11 pm

É fantástica mesmo a adapatação deles, nestes casos é mesmo uma maravilha ter 4 pernas. Eu só vi o caso de uma caniche que se adaptou a 100% à cadeirinha e fazia uma vida perfeitamente normal. Sei que em casa não andava na cadeira e a dona colocava-lhe umas protecções na coxa que ela utilizava ao movimentar-se, para não correr o risco de se magoar. Na rua, aquela menina era a TurboDog :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta jun 21, 2007 12:49 am

Um bem haja pela sua maneira de pensar e de agir, muitos donos não teriam a sua sensibilidade. :wink:

As melhoras do Luso e vá dando noticias.

Tem novidades da cadeira de rodas?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta jun 21, 2007 1:00 am

Até há bem pouco tempo morava na minha rua um cão com uma cadeira dessas. Não sei como era em casa mas na rua era o máximo. Sempre activo, muito simpático e bastante bem adaptado á condiçao. este era o cãomovel... Morreu há pouco tempo mas com os problemas inerentes à idade que já era avançadita...
No entanto felicito-a pela atitude...é bom ver que ainda há quem não recorra ao mais fácil...Parabéns!!!!
Responder

Voltar para “Cães”