A Tourada

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 13, 2007 1:04 pm

susanastrat Escreveu:Embora eu considere que na lide, se for avaliar o homem, possa ser pior no ponto de vista moral, os animais têm menos sofrimento, comparando com outros animais
Ou seja, a crueldade contra os animais avalia-se e aceita-se em proporção de causar mais ou menos sofrimento. Não está sequer em causa a quantificação de sofrimento, está em causa toda a falta de ética e de moral em que se baseia o "espectáculo". Além disso, considero de uma enorme hipocrisia, que num pais de touradas, não sejam permitidas lutas de cães. Mais hipocrita ainda, que quem aprecie touradas se insurja contra a luta de cães. É o problema das tradições... e ainda bem, senão tinhamos serões de lutas de cães a angariar fundos para os desfavorecidos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta jun 13, 2007 8:45 pm

Dispondency Escreveu:Mas qual é a logica de estar a separar o proposito que o homem tem quando mata/maltrata um animal do bem estar deste ultimo?
A lógica disso é exactamente o que se vê. As pessoas criticam essencialmente a tourada porque criticam o seu propósito. Porque não será o animal que mais sofre, porém o objectivo da sua morte/sofrimento, é penalizado em relação a outros usados noutros fins, sendo alguns muito mais justificáveis...como aliás diz:
Se os animais estão como estão é porque o homem os mantém assim e se os mantém assim é porque ha motivos para isso. Do que é que adianta estar a dizer que um animal destinado a nossa alimentação sofre mais do que um touro, se pouco ou nada podemos fazer por esse animal, já que se trata de uma necessidade básica nossa?No caso do touro é diferente já que não há qualquer motivo para que ele tenha que sofrer, a não ser mesmo o prazer que algumas pessoas têm nisso.

E depois também não vou deixar de me preocupar com um animal so porque sei que há animais que estão piores

E mesmo assim haverá animais destinados à nossa alimentação que não sofrem assim como se pensa, aliás podem sofrer mais é no seu transporte. No entanto, haverá também, os que sofrem e, nesses pouco se avança. A justificação "de ser para as atender às nossas necessidades básicas" não implica propriamente que os animais sofram, apenas que sejam criados, transportados e mortos em condições de minimizar o seu sofrimento. E se não se faz nada nesse sentido, é precisamente porque a população vive de causas demagogas.

E podemos ver isso nas participações da ANIMAL, actua onde estão as câmaras da comunicação social, é precisamente onde consegue algum protagonismo, onde consegue reunir mais "adeptos". Ao fazer algo a respeito das condições de transporte de gado, por acaso tem a mesma receptividade? Eu acho que não.

LuMaria Escreveu:
susanastrat Escreveu:
Embora eu considere que na lide, se for avaliar o homem, possa ser pior no ponto de vista moral, os animais têm menos sofrimento, comparando com outros animais

Ou seja, a crueldade contra os animais avalia-se e aceita-se em proporção de causar mais ou menos sofrimento. Não está sequer em causa a quantificação de sofrimento, está em causa toda a falta de ética e de moral em que se baseia o "espectáculo". Além disso, considero de uma enorme hipocrisia, que num pais de touradas, não sejam permitidas lutas de cães. Mais hipocrita ainda, que quem aprecie touradas se insurja contra a luta de cães. É o problema das tradições... e ainda bem, senão tinhamos serões de lutas de cães a angariar fundos para os desfavorecidos.
"(...)a crueldade contra os animais avalia-se e aceita-se em proporção de causar mais ou menos sofrimento."

Não é desta forma, é avaliado o propósito também, como é claro, no entanto, não é o objectivo que está por trás desse sofrimento que aumenta ou diminui o sofrimento do animal...seja para meter na panela ou para ser desfeito em farinha ou ir servir de almoço de outros animais no zoo.

mas é preciso ver que há animais a viver e a morrer em situações muito piores e desnecessárias e, a esses "ninguém" se insurge.

Não estar em causa a quantificação de sofrimento, estar sim em causa toda a falta de ética e moral.

Eu acho que é exactamente assim que as pessoas se manifestam.

A hipocrisia é enorme e está de todos os lados de quem pratica e de quem se opõe, mas sinceramente na tourada, é onde ela melhor se manifesta, em especial em Portugal, onde não se admite a morte na arena e nos curros nunca é feita imediatamente; como devia.
<p>susana</p>
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quarta jun 13, 2007 9:36 pm

Mas enquanto as pessoas não conseguriem ver o sofrimento de um touro a ser espetado na arena e a sangrar, muito menos vão reconhecer sofrimento nos que não vêm como a falta de condições no transporte e abate de muitos animais para consumo.
susanastrat
Membro Veterano

quinta jun 14, 2007 9:40 am

Ophi Escreveu:Mas enquanto as pessoas não conseguriem ver o sofrimento de um touro a ser espetado na arena e a sangrar, muito menos vão reconhecer sofrimento nos que não vêm como a falta de condições no transporte e abate de muitos animais para consumo.
Eu não acredito que assim seja. Eu conheço pessoas que não são contra a tourada e, no entanto, apenas comem carne de explorações que sabem que os animais tem as condições mínimas...apontado para essa escolha restritiva, o facto dos animais não terem a sua natureza minimamente preservada e, também com prejuízo para a qualidade da carne. E vejo muito poucas pessoas que sejam contra as touradas terem estas medidas.

As pessoas sabem quais as condições de transporte, as pessoas sabem que há más condições de vida e de morte para os animais. No entanto, as pessoas não fazem pressão nenhuma sobre isso. Está em causa as suas comodidades...então não se esqueçam, que para quem participa em corridas de touros, também têm comodidades a zelar...as pessoas não devem é pensar que o outro é pior que eles, porque vendo bem tudo, não são.

Quem nunca viu o transporte de gado vivo? Eu acredito que já os tenham visto, mais de uma vez, eu já vi e estou fartinha de ver.

O touro começa a sofrer logo na altura do transporte, mas só se fala dos 30', que demora a lide. Ao mudarem as condições de transporte mais animais beneficiavam dessas medidas.

Na criação de gado haverá as explorações, onde os animais são mais bem cuidados que outras, por acaso o público beneficia quem melhor cuida? Eu acho que não...as pessoas compram onde lhe agrada(€), sem saber de onde provem. A única coisa que olham nas montras dos talhos é o preço e qualidade gustativa aceitável. Não se coloca na balança todos esses factores e o factor proveniência onde os animais são mais bem cuidados.

Eu como apenas carne de animais que sei como foram criados, para isso é preciso que as pessoas procurem e percam tempo...o preço pode também ser mais caro, mas também acontece o inverso. Eu gosto de comer carne de melhor qualidade, preferia comer menos mas melhor, é o meu lema. E a par disso não alimento explorações que não dão o mínimo aos animais que criam. Mas quem é que perde tempo a ter estes cuidados? Acho que muito poucas.

Não gosto de corridas de touros, não gosto dos moldes que ela é feita, acho bárbaro e inútil, mas também sei olhar para o lado e ver o que está mal e fazer o que me for possível. Eu não acredito que "os bons", estejam todos de um lado e, "os maus" de outro.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 14, 2007 1:11 pm

susanastrat Escreveu:A lógica disso é exactamente o que se vê. As pessoas criticam essencialmente a tourada porque criticam o seu propósito. Porque não será o animal que mais sofre, porém o objectivo da sua morte/sofrimento, é penalizado em relação a outros usados noutros fins, sendo alguns muito mais justificáveis...como aliás diz:
Não será bem assim. As pessoas criticam a tourada por ser um evento festivo construído em cima do sofrimento animal. Um evento festivo camuflado como sendo um sacrificio necessário para a conservação da espécie.
Muito gostaria de saber a vossa opinião, se de repente se vendessem bilhetes para assistir ao abate de animais em matadouros. Até estou a ver, ao fundo uma orquestra, as pessoas sentadas à volta a aplaudir a performance e com sorte era transmitido na TVI para quem está em casa.

Não percebo porque vão buscar galináceos e outros, quando uma coisa não tem rigorosamente nada a ver com a outra. Que eu saiba, legalmente, com direito a transmissão televisiva e cheia de pompa e circunstância, só existe mesmo a tourada. Numa arena sacrifica-se um animal selvagem debaixo de aplausos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
minhadaisy
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 3:15 pm

quinta jun 14, 2007 2:51 pm

Sou CONTRA as Touradas ou contra kk outra coisa k tenha a ver o divertimento em prol dos Humanos.Dando um exemplo: os póneis no circo á volta uma data de horas e as criancinhas em cima, elas nao tem culpa kem tem culpa sao os crescidos..Circos? Dps admirem se dos leaos matarem até os proprios treinadores..nao tenho pena nh.Os animais tem de ser livres no seu Habitat.
Ophi
Membro Veterano

quinta jun 14, 2007 2:53 pm

minhadaisy Escreveu:Sou CONTRA as Touradas ou contra kk outra coisa k tenha a ver o divertimento em prol dos Humanos.Dando um exemplo: os póneis no circo á volta uma data de horas e as criancinhas em cima, elas nao tem culpa kem tem culpa sao os crescidos..Circos? Dps admirem se dos leaos matarem até os proprios treinadores..nao tenho pena nh.Os animais tem de ser livres no seu Habitat.
Qual é o habitat dos poneis??
minhadaisy
Membro

quinta jun 14, 2007 2:54 pm

Certamente nao é estarem ás voltas nos circos..eu qd referi ao Habitat tava me a referir mais propriamente aos animais Selvagens
susanastrat
Membro Veterano

sexta jun 15, 2007 10:50 am

LuMaria Escreveu:
susanastrat Escreveu:A lógica disso é exactamente o que se vê. As pessoas criticam essencialmente a tourada porque criticam o seu propósito. Porque não será o animal que mais sofre, porém o objectivo da sua morte/sofrimento, é penalizado em relação a outros usados noutros fins, sendo alguns muito mais justificáveis...como aliás diz:
Não será bem assim. As pessoas criticam a tourada por ser um evento festivo construído em cima do sofrimento animal. Um evento festivo camuflado como sendo um sacrificio necessário para a conservação da espécie.
Muito gostaria de saber a vossa opinião, se de repente se vendessem bilhetes para assistir ao abate de animais em matadouros. Até estou a ver, ao fundo uma orquestra, as pessoas sentadas à volta a aplaudir a performance e com sorte era transmitido na TVI para quem está em casa.

Não percebo porque vão buscar galináceos e outros, quando uma coisa não tem rigorosamente nada a ver com a outra. Que eu saiba, legalmente, com direito a transmissão televisiva e cheia de pompa e circunstância, só existe mesmo a tourada. Numa arena sacrifica-se um animal selvagem debaixo de aplausos.

Não tem mesmo. Apesar de terem uma morte cheia de pompa não sofrem metade do que provavelmente sofrem outros aos quais não se batem palmas...e a sua espécie não cairia em extinção se deixassem de ter métodos de criação de carne à pressão, mas enfim.

Sorte do touro que a carne dele não serve para petisco, não tinha palmas mas também sofria muito mais...e a sua espécie não corria perigo de extinção, porque ainda é preciso muitos mais animais para o consumo alimentar que para festas.

O Homem sempre foi bárbaro e vai continuar a sê-lo, haja corridas ou não, seja com os touros ou com outros animais e pessoas, também.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta jun 15, 2007 1:12 pm

:roll: Não adianta mesmo.
Ophi
Membro Veterano

sexta jun 15, 2007 2:21 pm

LuMaria Escreveu::roll: Não adianta mesmo.
8) tell me something new...
tatejos
Registado: quinta mar 22, 2007 7:46 pm

sexta jun 15, 2007 2:41 pm

Eu não deixo de comer carne porque gosto de a comer e pago impostos para que o Estado cumpra o seu papel e assegure-se de que os animais são bem tratados e mortos com dignidade... isto ainda não é uma relaidade? Não, mas para lá espero tarmos a caminhar.. Quanto à tourada, tal como eu como carne porque gosto, os aficcionados vão à tourada para ver o toiro sofrer, com ou sem palmas, enfim... Não me parece que a manutenção da tourada possa ser justificada por atitudes ilegais de produtores de carne bovina. Quem gosta da tourada que assuma que gosta ver o animal sofrer porque para apreciar a dignidade do touro não é preciso torturá-lo. O velcro parece-me uma anedota no meio disto tudo...retiramos a dor físca mas deixamos a psicológica, a aflição, o stress, o desnorte do animal. Se matam o toiro na arena ou não isso para mim é o menos importante. E que se como carne e tenho prazer ao comê-la, não tenho prazer em saber que o animal que como sofreu (embora admito que acontece frequentemente). Os aficionados, sabem que o animal sofre, vêem-no e aplaudem-no...

Mostrem-me o paralelismo porque sinceramente não percebo... Se o Estado não faz o papel dele e não zela pelos animais não é por isso que vamos começar a admitir que a manutenção de animais em condições deploráveis passe a ser legal.. Uma coisa é ser considerado ilegal, mas mesmo assim ser praticado por pessoas sem escrúpulos, outra é ser defendido com desculpas de ecossistemas (pelo que percebi, não passam de desculpas) e orgulho marcarado de tortura...
susanastrat
Membro Veterano

sexta jun 15, 2007 5:49 pm

Ophi Escreveu:
LuMaria Escreveu::roll: Não adianta mesmo.
8) tell me something new...

Eu quase dizia o mesmo... :lol:
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta jun 15, 2007 5:56 pm

tatejos Escreveu:Eu não deixo de comer carne porque gosto de a comer e pago impostos para que o Estado cumpra o seu papel e assegure-se de que os animais são bem tratados e mortos com dignidade... isto ainda não é uma relaidade? Não, mas para lá espero tarmos a caminhar.. Quanto à tourada, tal como eu como carne porque gosto, os aficcionados vão à tourada para ver o toiro sofrer, com ou sem palmas, enfim... Não me parece que a manutenção da tourada possa ser justificada por atitudes ilegais de produtores de carne bovina. Quem gosta da tourada que assuma que gosta ver o animal sofrer porque para apreciar a dignidade do touro não é preciso torturá-lo. O velcro parece-me uma anedota no meio disto tudo...retiramos a dor físca mas deixamos a psicológica, a aflição, o stress, o desnorte do animal. Se matam o toiro na arena ou não isso para mim é o menos importante. E que se como carne e tenho prazer ao comê-la, não tenho prazer em saber que o animal que como sofreu (embora admito que acontece frequentemente). Os aficionados, sabem que o animal sofre, vêem-no e aplaudem-no...

Mostrem-me o paralelismo porque sinceramente não percebo... Se o Estado não faz o papel dele e não zela pelos animais não é por isso que vamos começar a admitir que a manutenção de animais em condições deploráveis passe a ser legal.. Uma coisa é ser considerado ilegal, mas mesmo assim ser praticado por pessoas sem escrúpulos, outra é ser defendido com desculpas de ecossistemas (pelo que percebi, não passam de desculpas) e orgulho marcarado de tortura...
Deixe estar, não se esforce, ninguém o vai perceber e vamos todos voltar ao mesmo. Ou não percebem, ou fingem que não percebem, porque isto cai mal, convenhamos. É quase como o tabaco, os fumadores já sentem vergonha e repúdio em fumar, esperemos que um dia na tourada seja igual. Quem sabe, se nas bancadas existissem cartazes do género: Não maltrate os animais. Os animais são nossos amigos. Não pratique violência contra os animais, talvez, talvez, as pessoas sentissem vergonha também.
minhadaisy
Membro

sexta jun 15, 2007 6:02 pm

Dps qd um touro mata um forcado "ai coitadinho do forcado" Coitadinho o caraças tem pena do forcado k tá ali pk ker e nao tem pena dos touros k tao ali forçados?! Deixem masé os animais morrerem c a funcao de alimentarem os Humanos do k tarem a dar espectaculo á *** de Pessoas k somos.. :evil:
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”